Musica e acordes compostos

Autor Mensagem
Luis Paulo Tonini
Veterano
# out/07


Galera... vim pra faze 2 coisa...

Divulga minha musica, que ganho um festival aki nu RS
Tinha que falar nos 8 de jeitos de mudar o mundo
http://palcomp3.com/ummundodiferente/

Quem quizer conferir ta aee

E otra coisa gurizada...

Tamo criando otra musica prum festival daqui... mas a harmonia ta bem quebradona...

Ta tri show, mas as notas nu teclado não ficam boas...


Tipo.... Am7(9M)

Fica feio pra caraio no teclado... que que eu posso usar?

fasso todo acorde?
Toco o que? valeeu!

Luis Paulo Tonini
Veterano
# out/07
· votar


ningueem?

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# out/07
· votar


Luis Paulo Tonini

seja mais específico....

Luis Paulo Tonini
Veterano
# out/07
· votar


Ok... no violão o acorde Am7(9M) soa muito bem...
Mas quando toco essas notas no teclado... Fica um som feio... parecendo que te algo errado, mas não... o acorde esta certinhu...
Eu tenhu que tira auguma nota? que que eu fasso? abraço a todos!

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# out/07
· votar


vai depender muito da melodia, da sonoridade que voce procura...

tipo: voce pode suprimir a 3ª e a 5ª, por exemplo

ou mesmo usar a nona uma 8ª depois, ou seja, sem q necessariamente venha depois da 7ª

teste esse acorde nessa formação, nessas notas seguidamente: A - G - (com a mão esquerda) E - B (com a direita)

ou ainda:

com a mão esqueda fassa um dueto A-A ou trio A-E-A e com a mão direita faça o acorde Em...

tente explorar outras opções, utilize sempre uma formação do acorde que facilite melhor as passagens dos acordes da musica e que fique mais agradavel pra voce executa-las.....pra quem tem a mão pequena é sempre bom dividir o acorde pras duas mãos...

vlw.

atleber
Veterano
# out/07
· votar


Dependendo da situacao fica legal GBCE no caso de II IV I indo pra
F#BCE e caindo em F#ABD os acordes ficam perto,da liberdade pro baixista e deixa livre a mao direita para alguma frase,mas,na minha opiniao acho bastante consonante o som do Am7(9M).

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


Luis Paulo Tonini

abre bem o acorde no teclado... da tonica na ME até a 9 na direita entre umas duas ou tres oitavas, obviamente encadeando com os outro acordes

outra opção é omitir alguma nota....

Luis Paulo Tonini
Veterano
# out/07
· votar


Ok Ok... vou tentar isso!

Sei lah, o som fica muito embaralhado... sentem isso tmb?

Fica feio na hora de tocar, apesar de estar correto...
Abraço á todos que ajudaram!
Brigadão!



E ninguem escutou a musica?

Da uma força aee galera hehehe!

Victorkeyboard
Veterano
# out/07
· votar


tem uma musica na banda q eu uso esse acorde e é bem numa hora q o teclado destaca, eu faço com a direita normal A - A ou A - E - A e com a esquerda E - G - B - C - E, cai legal pro som q a gente faz, piano e bem batido.

Luis Paulo Tonini
Veterano
# out/07
· votar


brigado cara... soou melhor...
Vem cá... existe alguma tecnica ou coisa parecida pra usar quando forem acordes assim??

Valeeu!

victorio
Veterano
# out/07
· votar


Vem cá... existe alguma tecnica ou coisa parecida pra usar quando forem acordes assim??

Ouvido... :-P

Tente todas as inversões possíveis e veja qual se encaixa melhor...

Algumas regrinhas q ajudam.

MEXA O MÍNIMO POSSÍVEL COM A MÃO, ou seja, se vc toca um C na fundamental (dó - mi - sol), e depois um G, não vá fazer o sol na fundamental tb. Faça (si - ré - sol), pq assim vc encadeia o acorde e anda pouco com a mão.

Se estiver tocando strings, TOQUE ACORDES ABERTOS, tipo um C toque assim: dó - sol - mi, A NÃO SER QUE esteja querendo dar um peso a mais na música, ou um efeito diferente.

Na dúvida, o OUVIDO é o júri final. :-P

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# out/07
· votar


Faça (si - ré - sol), pq assim vc encadeia o acorde e anda pouco com a mão.

nesse caso o acorde ficara um G/B. se a musica pedir um G então esse tipo inversão ficara errada.

como alguns pensam, os acordes G-B-D (acorde G) B-D-G (acorde G/B) e D-G-B (acorde G/D) não é o mesmo acorde, apesar da mudança estar na simples transposição da ordem das notas, e nem soa igual...

as inversões acimas citadas (nos posts anteriores) foram acerca das tensões e não das notas que compõem o acorde, ok!
no caso do G o que poderia ser feito era acrescentar essas tensoes como as: 7ª, 9ª, 11ª, 13ª...

vlw!

jukabala
Veterano
# out/07
· votar


Sol com baixo em Si não seria B-G-B-D?

As inversões não mudam o acorde. Para se adicionar um baixo o acorde deixa de ser uma tríade e passa a ser um tretracórdio, com o baixo adicional.

A única coisa é que com os acordes invertidos a música fica mais suave.

[]'s

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# out/07
· votar


Sol com baixo em Si não seria B-G-B-D

alguem disse algo diferente disso???

As inversões não mudam o acorde
em nada....se bem que as cifras de teclado não deveriam conter essas inversões, já que o baixo vai fazer , neh?? hehehehehe....


A única coisa é que com os acordes invertidos a música fica mais suave.

qual manual vc viu isso???hehehe....

numa sequencia muito comum com os acordes G - D/F# - Em, substitua o acorde D/F# por D natural....será se soará do mesmo modo????
a questão ai não esta em ficar mais suave a musica e sim em musicalidade, melodia....

outra..... para ficar mais suave a musica, no G natural vou adicionar um F no baixo...hehehe...NUNCA!
alias, G/F então seria a mesma coisa que G7???....creio q não...

pessoal, inversão não é pra melhorar as passagens de G pra Em, ou de C pra Am, não!!! muito menos pra musica ficar suave!! todo acorde com suas dissonancias são tocadas por que a musica pede, simplesmente!!!

ai vai do ouvido de cada um!!! ou da cifra da internet!!!

victorio
Veterano
# out/07
· votar


nesse caso o acorde ficara um G/B. se a musica pedir um G então esse tipo inversão ficara errada.

Sim, fica... A NÃO SER QUE o cara esteja tocando um sol grave com a mão esquerda. Aí o acorde continua sendo G, independente do que vc fizer com a mão direita.

Inverter ou não os acordes na mão direita não vai mudar a nota que o baixo está fazendo (considerando que vc está fazendo baixo com a mão esquerda), ou seja, não vai mudar a inversão da nota, mas facilita na hora de trocar de acordes e torna mais suaves as passagens de uma nota pra outra no teclado.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# out/07
· votar


A NÃO SER QUE o cara esteja tocando um sol grave com a mão esquerda.

exato.

Victorkeyboard
Veterano
# out/07
· votar


Faça (si - ré - sol), pq assim vc encadeia o acorde e anda pouco com a mão.

nesse caso o acorde ficara um G/B. se a musica pedir um G então esse tipo inversão ficara errada.


:S dueu até o estômago agora

Luis Paulo Tonini
Veterano
# out/07
· votar


Pra quem não sabe direito ainda...
Esses fasso isso e não fassa akilo dexa o cara perdido...

Soh pesso assim, soh fale quem sabe memso o que ta falando!

Li antes que G/B era o G na mão esquerda e o B na direita, eu sie que isso eh ridiculo, mas pode ter gente olhando o topico que não saiba ainda isso... e vai aprender errado...

Por favor, soh se manifeste quem realmente sabe o que ta falando

E bah, to perdido mais ainda nesses G/B...

Peloq ue eu sei isso eh o G com a nota mais grave B... usado para fazer caidas como G - D/F# - Em! Fica com uma sonoridade muito boa! como jah disse nosso amigo ali em cima!

Falow gurizada!

victorio
Veterano
# nov/07
· votar


Peloq ue eu sei isso eh o G com a nota mais grave B... usado para fazer caidas como G - D/F# - Em! Fica com uma sonoridade muito boa! como jah disse nosso amigo ali em cima!

Exato. Entendeu bem. O que vem depois da barra é sempre a nota mais grave do acorde.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/07
· votar


:S dueu até o estômago agora

se vc explica as coisas pela metade dá uma dor no estomago mesmo de quem te ouve....

se ele fizesse si-re-sol com as duas mãos ficaria sim G/B...essa formação é um G se vc fizer o baixo em G....entendeu o que eu quiz dizer??? agora se não concorda ainda, aconselho estudar um pouco mais!!!

ninguem ta aqui pra diminuir ninguem, se não quer contribuir não atrapalhe!!!

ou faça como o victorio, que lembrou bem a questão do baixo com a mão esquerda....

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/07
· votar


Victorkeyboard

ah, colega, não foi vc que disse, mas tudo bem...

acompanhe com mais atenção as discussões e tente ajudar se não concorda....

alias, não deixou nenhuma outra opção!!! por favor neh?

dilmerfloyd
Veterano
# nov/07
· votar


Os acordes podem ser abertos ou fechados, depende a sonoridade desejada. No caso de MPB é importante vc abrir o acorde no caso do Am7(9M) vc pode simplesmente tocar no grave a tônica A e a 5ª E e na mão direita fazer B-G- ou faz um acorde de Em. nunca vai soar um som desagradável, claro depende também do que o Baixo vai fazer.

dilmerfloyd
Veterano
# nov/07
· votar


Também dá pra fazer um C7M na mão direita e o A no baixo. Não sei se ajudei alguma coisa.

Lord fafe
Veterano
# nov/07
· votar


Também já tive essa duvida...
mais é simples é só fazer inversão.
ex: Am7(9)= vc faz a 7 na parte mais grave é como se você fizesse assim: 7Am(9) fica mais ou menos assim...
espero ter ajudado...

Ken Himura
Veterano
# nov/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


Faça (si - ré - sol), pq assim vc encadeia o acorde e anda pouco com a mão.
Tá errado isso não, encadeamento de vozes é o campo primordial da harmonia. Faz você pensar em como a música vai se movimentando. Por exemplo ao invés de só fazer: dó-mi-sol-dó, sol-si-ré-fá# e dó-mi-sol-dó, denovo, você faz:

dó-mi-sol-dó (C), ré-fá#-sol-si (G7/D), ré-mi-sol-dó (C9/D). Evita saltos desnecessários que mecanizam a música e torna a harmonia mais simples. A partitura da "solução", se ficou difícil de entender: http://img218.imageshack.us/img218/971/acordeszt6.jpg

O que você ganha com isso? Beleza e consistência harmônica, mais facilidade para mover a mão de um acorde a outro e, dependendo até da música, tempo pra pensar em mudar o arranjo.

victorio
Veterano
# nov/07
· votar


Ken Himura

Disse tudo.

;-)

poperô
Veterano
# nov/07
· votar


ré-fá#-sol-si (G7/D),
esse fá# com o sol dão um choque feio

se fizer a tônica na mão esquerda, nem é necessário fazer a tônica na mão direita

mas a intenção era fazer o acorde com maj7 ou só 7?

victorio
Veterano
# nov/07
· votar


poperô

O acorde é com maj7 ou 7M, ele deve ter errado na digitação.

E esse choque fica bonito (a não ser em voz, nem tente!), contanto que vc toque o si como nota mais aguda e mantenha a mão esquerda com baixo em sol. Coloque um piano ou rhodes de timbre.

Experimenta! ;-)

Lord fafe
Veterano
# nov/07
· votar


a inversão é a melhor jeito...

Ken Himura
Veterano
# nov/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


O acorde é com maj7 ou 7M, ele deve ter errado na digitação.
É, isso mesmo. Perdão. Nesse acorde você tem a superposição de dois acordes: Ré e Sol. Se colocassem a segunda de sol (lá) ía ficar ainda mais bonito harmonicamente.

Claro que o caminho normal é colocar a 7ª menor no acorde da dominante, pra causar um trítono e resolver na tônica. Mas eu acho mais bonito (e mais dissonante) colocar a 7ª maior. E ainda pode fazer um retardo com esse fá# pra criar um trítono quando entrar no acorde de dó. Esse fá# dá uma acentuada no acorde, e acaba provocando mais afastamento que aproximação - colocando um acorde com pelo menos ré e lá, dá a sensação que modulou pra sol maior. Ou fazer modulação cromática, o que vier à sua cabeça hehehe. Compara só os acordes

Isso dinamiza muito a música, acaba ficando melhor que aquelas paradas que soam como cifra de revista hahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica e acordes compostos