Pra q 2 sintetizadores?

    Autor Mensagem
    allangothic
    Veterano
    # set/07


    Na minha banda vou usar apenas um (Korg Triton Le 61). Quando eu quiser usar mais de um timbre ao mesmo tempo (aliás, farei isso em todas as músicas), uso a função playback, e se preciso, uso o sampler do nosso programador.

    Sendo assim, qual a necessidade de 2 sintetizadores? Todos os tecladistas de metal usam, o Tuomas Holopainen, por exemplo, usa 4(!).
    Qual a vantagem disso?

    vmanzoni
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mania de grandeza :D
    hahuhuhu

    Não resisti! :P


    agora falando sério:
    Existem alguns synts q tem vantagens em relação a outros,...
    alguns possuem melhores leads, outros melhores pianos, outros melhores órgãos. Este é Um dos motivos,...
    outros é o fato da facilidade de se trocar de instrumento no meio de uma música.
    E existe tb a questão da impressão q causa um tecladista com vários teclados...
    Mas em muuuuuuuuitos casos é realmente completamente desnecessário!

    eu por exemplo tenho 2 teclados, um Juno-G e um VA-3 ambos Roland!
    em palco e nos ensaios eu uso somente o Juno-G! (o VA-3 está parado aqui em casa)
    o pessoal da banda vive falando: Rapaz vc tem q usar dois teclados, quase todo tecladista usa,...
    toda vez eu pergunto: para q?
    Eu não faço oq tenho q fazer com esse? o outro no meu caso é desnecessário... pois o som do JG é melhor q do VA-3...
    agora se fosse um piano elétrico por exemplo, já seria outra história!

    as pessoas tem q ver a necessidade,..

    Música de Preto
    Veterano
    # set/07
    · votar


    E existe tb a questão da impressão q causa um tecladista com vários teclados...
    Isso realmente é uma moral e tanto, mas deixando isso de lado, eu gosto de tocar com dois teclados ra usar dois timbres ao mesmo tempo fazendo coisas diferentes. Em alguns casos, acho melhor usar o layer, mas é interessante ter dois teclados pra usar dois instrumentos. Principalmente nesses sintetizadores que levam uma eternidade - além de cortar o som - pra trocar de timbre. Quanto ao som, eu toco de vez em quando com um S30 e um PSR-510. Eu não ligo muito pra qual deles vai servir pra quê, mas prefiro usar o piano elétrico do 510 e os ógãos do S30 e às vezes faço o contrário. Resumindo, além do visual, acho interessante sim tocar com dois teclados. Lembre-se de colocar um do lado do outro pra o pessoal ver as suas mãos e suas escalas esculachantes - e principamente seu rosto. Nada de colocar um em cima do outro! hehehehh

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Dois teclados é o mais recomendado para bandas, pois nem sempre existe a possibilidade de fazer uma troca rápida de configurações, digamos, da estrofe para o refrão. Ou acontece de um ter maior quantidade de timbres, mas outro ter teclas e funções melhores. Mas não que não dê para se fazer com apenas um.
    Não vamos muito longe: eu estou com 2 teclados no momento, um Kurzweil SP-76 e um Roland GW-7. O primeiro tem 76 teclas semi-pesadas, mas não tem muitos timbres; já o segundo tem vários timbres e outras possibilidades, como controle em tempo real (ainda que básico), porém são 61 teclas leves. Logo, um complementa o outro. Mas em alguns casos, só o SP basta.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/07
    · votar


    allangothic
    Quando eu quiser usar mais de um timbre ao mesmo tempo (aliás, farei isso em todas as músicas), uso a função playback,
    Eu te sugeriria usar o "Split" (ou como quer que isso se chame nos Korg). Assim dá para tocar com 2 timbres, com as duas mãos, de forma independente.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    allangothic
    Tem o lance da versatilidade também... Eu costumo usar um Fantom-X7 e um Juno-G. Em termos de diversificação e recursos é descessários, mas pra usar dois timbres ao mesmo tempo, pra usar em arranjos dá muito mais versatilidade...

    Daniel.m
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É excesso de roaldie!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É realmente pela versatilidade mesmo e a troca de timbres...

    Mais q fica muito mais bonito fica!!! kkkkk

    mazza
    Veterano
    # out/07
    · votar


    qdo o cachê é maior, eu levo dois, mesmo que vá usar só um o tempo todo... porque? impressiona o cliente, ele se sente valorizado pelo que pagou hehehe e coloco um em cima do outro, assim ele não percebe que eu uso um só o tempo todo HUAHUAHUAHUAHUA

    allangothic
    Veterano
    # out/07
    · votar


    realmente com 2 sintetizadores é mais fácil tocar de timbre, mas o nosso programador controla os timbres pra mim, além de controlar as pedaleiras, fazer efeitos na voz e tocar samples que eu tiro do filmes como O Chamado e O Grito

    expedifer
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pq 2 sintetizadores?

    1-Necessidade real do tecladista: cada estilo de música pede um tipo de timbre (instrumentos) e cada marca é forte num grupo especifico pois não existe marca que tenha bons timbres em todos os tipos (grupos). Uma pode ser boa em cordas, outra em metais e outra em piano ou nos demais.

    2-Ostentação da banda: as melhores bandas sempre mostram os melhores instrumentos e nenhuma quer ficar atras das outras em recursos tecnologicos, dando a impressão que repassam ao fã a melhor qualidade possível de som.

    3-Porte e poder pois além dos melhores instrumentos, ainda muitas levam junto excelentes equipamentos de iluminação e ate mesas digitais de som.

    Quem ganha com isso realmente é o fã/ouvinte. Bom pra nós. Espero que exagerem mais ainda.

    Alexandre Prado
    Veterano
    # out/07
    · votar


    (aliás, farei isso em todas as músicas), uso a função playback

    Me desculpe , mas com esse pensamento,,,,,,,, porque entao nao metemos o pé na bunda do tecladista e sampleamos tudo entao????

    krydes
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alexandre Prado



    pq o tecladista é a alma do negócio, sem teclado só pode ser pagode, hehe

    A. Cordeiro
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allangothic

    Cara, uso dois sintetizadores na banda e com certeza não vejo que seja desnecessário:
    - Maior praticidade;
    - No caso de teclados diferentes, uma variedade maior de timbres;
    - Como varios aqui já citaram, por tabela acaba servindo de ostentação tanto pra o músico como pra banda e o dono/produtor.
    - Maior organização entre as suas programações de timbres, samplers, loops, etc... divididos entre os teclados sendo usados ao vivo no palco.
    Claro que possui seus contras tb, como portabilidade e responsabilidade em dobro, assim como ter que lebrar bem o que vc vai fazer em cada um pra não se atrapalhar, mas isso comparado ao pros é considerável. Possa ser que eu mude por algum motivo superior futuramente, mas minha idéia de setup é sem dúvida com dois teclados, sejam piano digital/work, ou work/synth, ou p. digital - work/controlador + notbook, etc...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # out/07
    · votar


    No meu caso é para se tocar um Hammond como ele merece... direito!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu particularmente ODEIO samplers e playbacks ! Na minha banda todos nos recusamos a usar. Se é bom faz ao vivo. Por isso a necessidade de eu tocar com 3 teclados. As vezes o vocal ajuda a tocar kkkk, nas sessoes instrumentais ele sempre ta la quebrando um galho, e também é mais facil, para não ter que ficar perdendo muito tempo para trocar de timbres etc,, e sem contar a impressao que causa mesmo. Mais presença de palco.

    haniel cedraz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu gosto de tocar com 2 teclados, mesmo tendo só 1 *-)

    tecladomax
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu tambem gosto de tocar com 2 teclados

    principalmente quando os teclados tem caracteristicas diferentes

    quando um teclado cobre a deficiencia do outro

    abraços!

    allangothic
    Veterano
    # out/07 · Editado por: allangothic
    · votar


    Alexandre Prado

    Vc não entendeu. o negócio é que só tem eu de tecladista na banda, e como eu vou fazer pra tocar base e solo ao mesmo tempo? tem que ser com playback, né?

    eu quando for, por exemplo, pra começar o solo primeiro e a base entrar depois bem baixinho e aos pouos ir subindo o volume, eu toco o solo e o sampler toca a base.

    Logo o playback e o sample sao absolutamente necessários na minha banda. se vc consegue tocar a base num teclado e o solo no outro ao mesmo tempo, parabéns, mas eu nao[/b][b]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra q 2 sintetizadores?