Preciso de opiniões a respeito do TX 5 como teclado master!

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/07


    Galera, estou seriamente pensando em trocar meu SP 76 e o CZ 5000 em um TX 5, talvez o Classic se der...
    O que eu quero é utilizar o PC para tocar, tanto pianos acústicos e elétricos, Hammond e synths. Só que estou com receio de ter apenas dois controladores sem som com o PC. A minha idéia é mais pra frente pegar um controlador de 88 teclas pesadas e com muitos controles em tempo real. Mas como eu disse quero ter um teclado que tenha sons, inclusive para ensaios, tocar de vez em quando com os amigos, etc...
    Aí vem as dúvidas:
    ele tem aqueles sons de brinde (um piano, eletric pianos, etc..) ?
    ele pode ser usado para tocar via MIDI com o PC um som de piano? Falo da ação das teclas, tem sensibilidade? Alguém já tocou com ele algum som de piano?
    o que vocês acham dessa troca? estou me precipitando em me desfazer do SP 76 para ter o TX?
    pode-se utilizar o TX via midi para controlar o Native B4? Os Drawbars enviam informações MIDI em diferentes canais, mas é possível controlar inteiramente o B4 através do TX?

    Eu sei que tem um monte de tópicos sobre o TX 5, mas não consegui sanar todas essas dúvidas, e como são muitas eu resolvi condensar elas em um único tópico. E gostaria da opinião sincera de vocês sobre essa troca, o PC eu vou utilizar de qualquer jeito, mas tendo um tx com drawbars etc... mais um controlador eu penso que vou ter todos parâmetros na mão, sem necessidade de encostar no mouse. Vale a pena essa troca?


    Abraços.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    ele tem aqueles sons de brinde (um piano, eletric pianos, etc..) ?
    ele não tem os sons de brinde .. .é um emulador de hammond

    ele pode ser usado para tocar via MIDI com o PC um som de piano? Falo da ação das teclas, tem sensibilidade? Alguém já tocou com ele algum som de piano?
    pelo que me lembro não tem sensibilidade não ... não é bom para controlar softwares ou racks ...

    o que vocês acham dessa troca? estou me precipitando em me desfazer do SP 76 para ter o TX?
    eu acho que se precipitaria sim ...

    pode-se utilizar o TX via midi para controlar o Native B4?
    não acho q seria uma boa ... pois seria um pouco redundante nao?

    Os Drawbars enviam informações MIDI em diferentes canais, mas é possível controlar inteiramente o B4 através do TX?
    enviam sim .. mas não me lembro de saber como configurar que parametro no soft deve controlar ... tipo .. draw 2' não ser a 16' ... entendeu?

    se puder recomendo que teste um ... tanto o DsPlus qto o Classic ... e tu terá a exata noção do que ele é e saberá ponderar para o que tu precisa ...

    abrax!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    _BLACKMORE_


    Valeu pelas respostas. Em relação a redundância, é como eu falei quando tiver algo grande que exija levar o PC eu levo, senão apenas ponho o tx debaixo do braço e levo para fazer algumas jams, etc... Por isso também perguntei dos sons de brinde. Minha dúvida é que o TX é um simulador dedicado, e não sei até que ponto ter um controlador + módulo iria me satisfazer enquanto eu não estiver usando o PC, com o TX supostamente eu taria munido de um excelente simulador, mas não teria os outros sons.
    Não quero fazer uma besteira, vou pensar com muita calma nessa possibilidade, vou lá na teodoro sampaio testar ele, para ver se o som é tão fraquinho como eu ouvi falar de alguns proprietários de Hammond, ou se é legal como a opinião geral...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    ver se o som é tão fraquinho como eu ouvi falar de alguns proprietários de Hammond
    acho q esses caras nem ouvir ouviram ... jah ouviu falar de teste cego? pow ... tem muito nego q ouve e acha q eh outra coisa!
    eu e 99% dos que conheço dizem que é ótimo ...
    veja os vídeos do alex bessa .. garanto q não tem efeitos .. é TX e pronto ... no começo do ano fiz uma Jam com amigos e levei ele para q pudéssemos brincar com as músicas .. .bah ... imagina se paramos de tocar .. foi música após música e timbre após timbre ... satisfação total !! haha

    abrax!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    _BLACKMORE_


    É exatamente por isso que eu quero ele...E em relação aos sons eu acho que deve ser bom mesmo, eu já tinha visto os vídeos do Alex, mas opiniões para mim, em relação ao som, eu nunca dou muito crédito, eu mesmo tenho que bota a mão na coisa e sentir o som.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    bom .. naquela JAM se tiver alguém que se habilite eu poderei levar o meu TX ...

    abrax!

    storrecilha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mauro,

    Ja tive um TX por um tempo e toquei com ele ligado a um modulo, vou tentar te ajudar

    ele tem aqueles sons de brinde (um piano, eletric pianos, etc..) ?

    R: como dito pelo Black, não!

    ele pode ser usado para tocar via MIDI com o PC um som de piano?

    R: sim, via canal midi, mas apenas 1 canal por vez e ele não grava preset na propria memoria

    Falo da ação das teclas, tem sensibilidade? Alguém já tocou com ele algum som de piano?

    R: ele tem a acão de sintetizador, e tem sensibilidade, alias tem quatro curvas de sensibilidade, mas as teclas são de sinth, ou seja, leves... tocar piano é possivel mas eu prefiro usar um pedal de volume (é o que faço com meu sinth atual)

    o que vocês acham dessa troca? estou me precipitando em me desfazer do SP 76 para ter o TX?

    R: vc vai sentir uma diferença enorme entre o SP76 e o TX, se vc ficasse com os dois talvez seria melhor...

    pode-se utilizar o TX via midi para controlar o Native B4? Os Drawbars enviam informações MIDI em diferentes canais, mas é possível controlar inteiramente o B4 através do TX?

    R: As drawbar não são endereçaveis, alias nenhum outro botão é endereçavel, o pitch e o modulation tb não podem ser endereçados a nada exceto as funções de pitch e modulation mesmo! (favor confirmar, mas eu pelo menos nunca consegui endereçar nada, mesmo porque, não há interface para se alterar endereçamento midi no painel dele)

    Mas é um puta orgão, isso eu tenho certeza!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    storrecilha


    Cara, brigadão pelas respostas, eram exatamente minhas dúvidas. E é bom saber que ele é um puta órgão, já me anima mais, mas vou pensar bastante antes de trocar, o que é minha intenção.


    Abraço.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/07 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Mauro Lacerda

    queria falar contigo agora ... msn .. tu usa? ...

    storrecilha
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    disponha

    som
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Se os DRAWBARS do TX-5 controlam os DRAWBARS virtuais do B4, ainda que a correspondência entre elas não esteja correta, significa que os DRAWBARS do TX-5 enviam CONTROL CHANGE. Sendo assim é possível ajustar o B4 ao TX-5 e ajustar qualquer outro instrumento virtual para ser controlado pelas DRAWBARS do TX-5: o MOOG, o FM8, o LEGACY CELL etc.

    Isso é feito através do SETUP e dos CONTROL MAPS dos SOFTWARES. Basta descobrir qual o número de CC# (CONTROL CHANGE) de cada um dos controles do TX-5 e programar os sintetizadores de acordo com isso, ou ainda mais fácil: ativar a função LEARN, clicar sobre o parâmetro a ser controlado e mover a DRAWBAR que se deseja que fique a controlá-lo – o vínculo estará feito.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    som


    Exatamente, pesquisei pra caramba e descobri que dá para fazer isso, pensei que não dava. Valeu pelas dicas.


    Abraço.

    som
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    o/

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/07
    · votar


    storrecilha


    Pela revista Teclado e Audio diz que os drawbars são enderessáveis, assim como Key Clic, etc... O que significa que posso usar os botões dele para trabalhar com o B4. Mas na realidade isso seria apenas um luxo redundante, eu quero mesmo é o som dele, e ainda com essa possibilidade de controlar outros VSTs me fez chegar a conclusão que vou fazer essa troca mesmo, e futuramente pego um UF8 ou similar.

    Galera, valeu pela ajuda aí, espero botar a mão o quanto antes no TX5, já pensei bem e decidi por ele, sei que não vou me arrepender. Estava com pena do meu SP 76, mas com o UF8 com teclas pesadas, se eu quiser o timbre Kurzweil eu pego um micro piano que é barato.


    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de opiniões a respeito do TX 5 como teclado master!