Quem por aí manda um forró no teclado?

Autor Mensagem
riceira
Veterano
# ago/07 · Editado por: riceira
· votar


O tópico era sobre quem tocava Forró nos teclados, mas o criador "rato" abandonou o barco, pois ouviu que "aqui o pessoal só toca pianos, nada de forró" do emanuel macedo.
Depois nosso moderador disse: "De onde eu venho não existe isso... =)", até o jonathas lacerda dizer que "os caras que mandam bem no fórró (Sivuca, Dominguinhos... e por ai vai) não se rebaixariam a tanto."
Foi aí que comentei ter ficado assustado (e decepcionado) depois de procurar a sanfona no palco de uma churrascaria e perceber que o solo vinha do teclado eletrônico lá ao fundo... A banda não era lá daquelas que faça você parar de jantar para ouvi-la, mas parei, como bom ouvinte, para ouvir o solo choroso de sanfona tão melódico, contagiante e irressistível que é. Então pequei em querer ver a sanfona, deveria me contentar em ouvir o som apenas, embora não estivesse ouvindo um CD e sim assistindo a um show de banda ao vivo se apresentando no palco. Pequei em julgar e dar nota zero a uma banda que estava lá no palco batalhando o seu pão e o seu espaço. Pequei por que de uma hora para outra, surgiram tecladistas de tudo quanto é canto reclamando: "ALTO LÁ! Mais respeito comigo, pois virei a madrugada tentando aprender a tocar alaúde no teclado com perfeccionismo!"
Apesar de incorrer em pecado, tenho a consciência tranqüila pois sempre respeitarei tecladistas e em nenhum momento quis impor-lhes limitações no trabalho. Limitado sou eu que estou em eterna fase inicial de aprendizado no ramo e tudo o que disse foi como mero ouvinte apenas.
Mas não retiro uma vírgula do que falei e podem ter a certeza de que tudo o que foi dito tem sustentação e analisei cada palavra utilizada cuidadosamente, cada qual com sua folha de juízo de valor.

yurikat
Veterano
# ago/07 · Editado por: yurikat
· votar


Jonathas Lacerda

Exatamente cara, vc disse tudo!!!
É um baita trabalho passar dias estudando a "pegada" de um instrumento.
O q ñ concordo é vir um cara e dar nota zero depois de todo este esforço.

Nota zero a gente da pra uns mané q vem no forum e escreve o seguinte: "Quero midis da música do titanic com styles, cifra simplificada indicando o timbre q tenho q usar e o tempo do acompanhamento. Tmbm quero a partitura do solo de flauta com as notas escritas dentro da cabeça da figura ritmica". Nota zero por falta de esforço e dedicação, se é um iniciante blz, mas tem uns caras com anos de música q ainda ñ perderam esta hábito.

riceira

Blz cara, relaxa!!!
Ninguém é dono da verdade e em momento algum tive intenção de te ofender, pena q partimos para "extremos" em nossos comentários.

Falou

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


Pois é. Não vale a pena criar rusgas por pouca coisa...

riceira
Depois nosso moderador disse: "De onde eu venho não existe isso... =)"

Quem disse isso foi o usuário do fórum de teclado que mora em Blumenau (SC) onde, de fato, não existe isso ("cãozinho do teclado", "mariazinha do teclado"), que era o assunto do tópico. =)

Abraços.

Teccláudio
Veterano
# ago/07
· votar


"mariazinha do teclado"
Putz...O_o

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Teccláudio

Putz...O_o (2)

riceira
Veterano
# ago/07 · Editado por: riceira
· votar


yurikat

Caro amigo, não considerei seus comentários ofensivos e, para ser sincero, nem acho que chegamos tanto aos extremos assim, apenas apresentamos pontos de vista diferentes e não necessariamente opostos (sic). Quer melhor relaxante do que falar sobre música e diretamente com músicos como vocês!... Pelo menos da minha parte achei saudável e construtiva a troca de idéias e posições sobre os temas em questão.
Em nenhum momento disse que um teclado não pode simular sons de outros instrumentos... e ainda não entendi por que todos explicaram tanto isto para mim...
Quando dei nota zero para a banda que solava acordeão no teclado fui injusto pois na verdade aquela banda estava ali para fazer com que os os casais dançassem o forró na pista e ninguém da platéia estava preocupado de onde saía o som, exceto eu que resolvi tentar aprender a tocar e fico observando tudo...
Bandas de botecos, de barzinhos, de churrascaria, de praças de alimentação de shopping, bandas de festas etc enfim, com orçamentos limitados, jamais poderão se dar ao requinte de encher um caminhão de instrumentos... assim como bandas de igreja jamais contratarão orquestras sinfônicas para os cultos... e também as bandas covers que normalmente não se apresentarão para um público de 50 mil pessoas...
Agora, se você vai gravar um CD comercialmente, se possui banda com repertório próprio e quer que o teclado cubra as cordas e os metais e tutti quantti... se prepare por que não só a crítica como os próprios colegas irão cair de pau!
Por esses e outros motivos que citei Pink Floyd, JMJ e poderia citar muitos outros...
Por que Edgar Froese, com tantos e tantos Kurzweils e Proteus e módulos de todas as formas e cores nos palcos, usa guitarristas em alguns shows e ele próprio e o filho executam seus solos de guitarra?
E por que no show Tangerine Dream - Live in America o líder do TD mandou a loira largar as teclas de seu Kurzweil lá do fundo e ir lá na frente soprar um solo belíssimo de Sax na apresentação da monumental "Oriental Haze"???
Todos nós sabemos a resposta... só não queremos saber responder.

Marco Alan Rotta

Ok. De acordo com a sua declaração anterior, então temos em comum o teclado como hobby (por acaso já ouviu alguém dizer "que hobby caro!...", afinal quando se pensa em hobby, se pensa em algo como trocar figurinhas, selos, algo... menos dispendioso, digamos assim).

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


riceira
Pois que se toque de tudo na teclas, ao vivo e a cores, e como sou do Rio já fico imaginando o próximo desfile das Escolas de Samba na Sapucaí e a bateria da Mangueira, tão tradicional, descendo a passarela com Motifs para repiques, Fantons para os surdos e caixas, Extremes para os tamborins, Fusion para os naipes de agogôs etc etc...

Achei isso o máximo!!! Ri quando li e tudo! Quero ver a galera segurar um Motif por 80 minutos... Também acho que você abusou, mas vale lembrar que temos aí o Bossacucanova que canta Bossa Nova sem bateria!

yurikat
Tem instrumentos q eu particulamente não atrevo simular no teclado, como o sax, não consigo simular as particularidades do instrumentos. Quando ocorre uma ocasião na qual tenho q fazer um solo do mesmo, procuro sempre substituir por outro timbre, pegar a ideia do solo e adequar para o timbre q estou usando. Mas se um dia ver um cara no teclado usar o timbre de sax com perfeição vou dar nota 10 para ele.
Concordo plenamete! O grande lance é saber simular o que cada instrumento faz. Até do piano acústico para o piano elétrico tem diferença na hora de se tocar. Eu acho que esse é o grnade barato. Alguns timbres eu prefiro substituir. Eu não me atrevo a usar sax de teclado nem a pau! E nem venha dizer que tem aquele teclado que o sax dele é o bicho que pra mim não tem! Como eu já disse em outro tópico, o teclado é um instrumento eletrônico e certamente vai soar como tal! Devemos aceitar esa verdade se quisermos ser tecladistas.

Teccláudio
"mariazinha do teclado"
Putz...O_o

[2]

Aliás, vi o título desse tópico e não imaginei que ele chegaria tão longe... Inclusive, o cara tem todo o direito de tocar forró. Pra isso existem arranjadores, sintetizadores e por aí vai! O teclado é dele ele toca o que quiser, uai!

riceira
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

"o teclado é um instrumento eletrônico e certamente vai soar como tal! Devemos aceitar essa verdade se quisermos ser tecladistas."

Meu amigo: tem consciência do PESO da sua afirmação? Se prepara por que ela vai pesar nos seus ombros... espero que você a sustente, pois tem muita força no que disse e isto com certeza irá incomodar muita gente.
Mas eu endosso o que acabou de dizer com todo o respeito que ela merece.
Abraços.

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


Poxa! Pra mim, um dos grandes baratos do teclado é termos "o mundo" em nossa mãos! Ou não?

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


"mariazinha do teclado"
Putz...O_o


Só para esclarecer, eu inventei o nome. Mas não duvido nada que exista.
Abraços.

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


Uma vez a "Lourinha do Forró" fez um fake usando o meu teclado que estava esperando a apresentção da banda com quem eu estava tocando no dia.

Quanto ao meu comentário, vale lembrar que o que popularizou o sintetizador era a possibilidade de tocar sons inexistentes na natureza. Depois que a coisa mudou de figura, mandando, por exemplo, o DX7 pra vala! Enfim, não julgue o cara por fazer um solo de um instrumento acústico no teclado. Por que não parabenizá-lo por conseguir adaptar a execução de um instrumento a outro? Eu acho que o mérito dos tecladistas sobre outros músicos está. Temos que sr pianistas, organistas, clavinetistas - isso existe? -, baixistas, bateristas, flautistas e até maestros, quando fazemos lindos arranjos de cordas e metais. E por aí vai...

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


maestros, quando fazemos lindos arranjos de cordas e metais.
Aí você é arranjador. Maestro rege e comanda uma orquestra, só.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Aí você é arranjador. Maestro rege e comanda uma orquestra, só.

boa observação...

yurikat
Veterano
# ago/07
· votar


riceira

Acho q vc não me compreendeu cara.
A nossa discussão era sobre execução de uma música e não a gravação da mesma.
Desde o meu primeiro post bato na mesma tecla: Não abro mão de ter uma variedade de instrumentos ao meu lado, mas nem sempre é viável, nestes casos não vejo mal algum em simular o instrumento q falta com meu teclado.
Já no caso de gravação é outra coisa, não iria de forma alguma colocar metaleira de teclado em uma música, a não ser que eu tenha feito o arranjo baseado em metaleira de teclado (q é o caso de muitas musicas gospel americanas, os caras montam a musica ja pensando em uma metaleira um pouco "sintetizada")
Cada caso é um caso!!!!!!!!!!
De uma olhada nesta música: http://www.megaupload.com/pt/?d=OH24AS6K

Música de Preto
o teclado é um instrumento eletrônico e certamente vai soar como tal!
As vezes sim, as vezes não...
Nunca vi um som de sax bonito no teclado, mas já vi belos timbres de flauta q não devem em nada ao instrumento verdadeiro.
Tenho apenas 23 anos e toco desde os 14, comecei com um QS7 e hoje tenho um Korg Tr, mesmo sendo novo vi a grande evolução dos sintetizadores no q tange a reprodução de instrumentos acústicos nestes 9 anos, será q quando eu tiver 43 anos a tecnologia dos teclados vai ser a mesma de hoje?

O mais engraçado é q este é um topico de forro!!!!
huahuahuahuahuahua
[url=null]null[/url]

riceira
Veterano
# ago/07
· votar


yurikat

Oh amigo, admiro muito aqueles que se iniciaram cedo na música como você que chega aos 23 anos com boa bagagem musical. Não tive a mesma sorte que você e hoje com 44 estou dando os primeiros passos... tentando compreender os processos tanto de execução como de criação musical e nada melhor do que um teclado eletrônico para esta finalidade.
O que eu disse em minhas colocações vale tanto para gravação quanto para execução em palco indistintamente, mas acredito que a polêmica já esfriou e cada um pensa do seu jeito, sem unanimidade, o que de certa maneira é até bom.
Apenas fiquei um pouquinho surpreso com a maneira como a galera tecladista defendeu a causa...


Ken Himura

"Maestro rege e comanda uma orquestra, só."

Então quando um maestro, digamos Herbert Von Karajan, selecionava uma obra para executar, o trabalho dele se restringia a reger e comandar apenas?
Pergunto isto por que não entendo muito do assunto mesmo, não é para polemizar...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Definição para Maestro segundo a Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maestro

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


Então quando um maestro, digamos Herbert Von Karajan, selecionava uma obra para executar, o trabalho dele se restringia a reger e comandar apenas?
Sim, o instrumento dele é a orquestra. Se tiver a oportunidade um dia, tente ir a um ensaio de uma orquestra, principalmente jovens porque são mais abertas.

O que acontece muito é o maestro fazer comentários do tipo: "Violinos, quero golpe de arco tal nesta passagem aqui", "Flautas, oboés e trompas, separem mais essas notas ligadas, pra aumentar a clareza", "Baixo, mais staccato nesta parte" etc.

O bom maestro é aquele, que além de bom instrumentista, tem a sensibilidade suficiente para saber o que cada fragmento de música pede, e consegue extrair isso de seus músicos. Por isso, maestros como o Karajan, Toscanini, Mehta, Tibiriçá, Boulez e outros se destacam (ou se destacaram). Como em qualquer instrumento, há bons e maus regentes.

Acontece bastante também o maestro ser compositor. Volta e meia, ele pode até mexer na orquestração da peça, ou fazer um outro arranjo, variação etc. O Brasil teve ótimos compositores que eram grandes maestros também, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro e Carlos Gomes, por exemplo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura

EXCELENTE OBSERVAÇÃO

yurikat
Veterano
# ago/07
· votar


riceira
minhas colocações vale tanto para gravação quanto para execução

Ué, primeiro vc citou sobre a execução da banda de forro, depois a execução do tecladista Jean Michel...

Em nenhum momento citou sobre gravação! Cada caso é um caso, para a execução é válido usar teclado mas para gravação não (salvo excessões).

Mas blz, cada um tem sua opinião
falou!!!

MRViolla
Veterano
# ago/07 · Editado por: MRViolla
· votar


Amigos, preciso de uma dica: tenho um teclado yamaha com portas MIDI, notbook, interface MIDI/USB e não sei que programa usar!?
Toco em uma banda, queria alguma coisa pra usar em cima do palco, não programas pra estudio!... as vezes usamos acompanhamento do teclado. Podem me indicar alguma coisa?
um abraço, obrigado.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


MRViolla

cara... vc criou um tópico sobre isto... Não fica floodando (e desvirtuando) tópicos sobre outros assuntos...

wernegher
Veterano
# ago/07
· votar


Quem por aí manda um forró no teclado?

Nada se compara ao rei V.A....

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


maestros, quando fazemos lindos arranjos de cordas e metais.
Aí você é arranjador. Maestro rege e comanda uma orquestra, só.

Escrevi dessa forma porque geralmente, quem fazem os arranjos de cordas e metais em um disco são maestros, não que isso seja uma regra. Eu mesmo já fiz um arranjo de cordas, bem interessante aliás, em uma música e nem leio partitura, quanto mais sou maestro. Só isso.

yurikat
Vou quotar:o teclado é um instrumento eletrônico e certamente vai soar como tal!
O que quero dizer é o acordeon é um instrumento e um teclado com som de acordeon é outro. Embora em algumas ocasiões o som seja praticamente idêntico, é outra sonoridade. A questão é o que se espera, que sonoridade se espera pra uma determinada música. Enfim, preciso de uma guitarra distorcida ou um lead pode fazer aquele solo? Uso um piano de cauda ou um piano de teclado, ou ainda um piano elétrico de teclado? É lógico que hoje muitos teclados tem sons muito, mas muito iguais, mas não dá pra esquecer que o teclado é um instrumento eletrônico e com exceções nunca será um instrumento "de verdade", embora eu deteste essa afirmação, pois o teclado é um instrumento de verdade. O conceito é o seguinte: não pense numa flauta, pense num teclado com som de flauta.

yurikat
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

Embora em algumas ocasiões o som seja praticamente idêntico, é outra sonoridade
?????????
O conceito é o seguinte: não pense numa flauta, pense num teclado com som de flauta.
?????????

Cara, num entendi?????
Sonoridade = qualidade do que é sonoro
Sonoro = que produz som
Som = sensação produzida no ouvido pelas vibrações dos corpos sonoros

Se o som é o mesmo (ou praticamente), como a sonoridade é outra?

O q eu afirmei é sobre a evolução da tecnologia dos teclados no q tange a reprodução de instrumentos acústicos. Sei q pode demorar mas creio q um dia um teclado vai reproduzir instrumentos acústicos com perfeição.
Tmbm citei o exemplo da flauta, um instrumento q na minha opinião os teclados top's reproduzem com tamanha perfeição q é impossivel distinguir o que é "teclado" é o que é a flauta!
Falou

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


O q eu afirmei é sobre a evolução da tecnologia dos teclados no q tange a reprodução de instrumentos acústicos. Sei q pode demorar mas creio q um dia um teclado vai reproduzir instrumentos acústicos com perfeição.
Realmente, mas as teclas nunca vão reproduzir com exatidão o efeito da boca na flauta. A diferença que resultará de uma leve mudança na embocadura. Será um teclado com um ótimo som de flauta, mas será um teclado. Cara, eu não tenho nada contra teclados ou som de teclado em lugar de som acústico, mas serão sempre teclados. Na minha opinião a idéia é a seguinte: VAMOS ENTUBAR O MERCADO COM TODO O SOM ELETRÔNICO POSSÍVEL!!!!!UHUUUUUUU

off: vix, endoidei...

yurikat
Veterano
# ago/07 · Editado por: yurikat
· votar


Música de Preto

mas as teclas nunca vão reproduzir com exatidão

Blz cara, é q eu ñ tinha entendido mesmo.

Bom, o Oasys consegui reproduzir a palhetada do violão (um baita avanço), talvez no futuro algum teclado reproduza o efeito da boca de uma flauta ou outro instrumento. (Eu não duvido q isso possa vir a acontecer)

off: vix, endoidei...
hahahahahahaha - ta certo cara!!!!!

MRViolla
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda, desculpe-me, foi a inexperiência...
Foi a primeira vez no forum, não queria atrapalhar.

Já aprendi! desculpas amigos...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


\o/

emanuel macedo
Veterano
# set/07
· votar


Taí o forró.



Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


hASuAHSuaHSUAShAUShAUShAUShAUShAUShAUSH

eu jah postei esse video... pqp!!! a gente aqui no NE eh obrigada a ouvir estas merdas... Mas isso é forró mesmo???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem por aí manda um forró no teclado?