Como usar um psr E-403 como controlador midi ao vivo?

    Autor Mensagem
    Lex ttt
    Veterano
    # jul/07


    Galera, acabei de entrar no Fórum, mas já de muito tempo que venho utilizando vocês como fonte de muita informação. É um espaço excelente, com pessoas excelentes!
    Bom, mas vamos à minha questão:

    Tenho um humilde teclado Yamaha Psr E-403, e toco em uma banda de Pop Rock sem fins lucrativos(!). Em algumas músicas os timbres que possuo no teclado não atendem de forma satisfatória o som que pretendo fazer. Não tenho grana pra investir em instrumentos mais caros, pelo menos não no momento, e gostaria de usar meu computador para gerar timbres mais fiéis aos sons originais.
    As perguntas são:
    - Isso é viáviel? Dá pra tocar ao vivo sem medo de dar pau?
    - Minha configuração de PC é 2,4 Gb de processador (pentium), 1 Gb de RAM e vídeo (não sei se faz diferença...) de 256 Mb. Que placa de som eu precisaria comprar (já que a minha é onboard, Gigabyte) para conseguir usar algum sampler?
    - Fisicamente, o transporte de tudo (teclado e computador) seria viável? Alguém já fez isso? Ou esse tipo de opção funcionaria mesmo com Notebook?

    Agradeço a todos que puderem me ajudar!
    E se tiverem outras idéias para melhorar os timbres desse teclado(principalmente os de orgão), como módulos ou outras opções, agradeço também.

    Um abraço a todos.

    Alexander.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Seria mais prático usar um notebook pelo transporte, mas existem bandas que usam um desktop. Quanto a placa, seria legal uma M-Audio Adiophile 2496. Essa teria de ser USB no caso de um notebook. O video pode fazer diferença sim, pois muitos VSTis atuais têm gráficos lindos, cheios de botõezinhos lindos que mandam sua memória a merda. Só que esse teclado não tem nada para que você possa usar em tempo real. Você teria que deixar tudo prontinho pra hora da música. No mais, é uma idéia bastante viável, porém, se vc quiser bons sons, lembre-se que pra onde vc for é teclado, notebook, e placa de som. Se vc não tiver um notebook, vale lembrar que o preço de um, uma placa de som boa e o valor desse teclado vendido podem ser suficientes para comprar um super teclado.

    Fui!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Música de Preto
    Falou tudo... em relação ao trasnporte do pc... acho q nao é viável mesmo... ja vi bandas com um "case" q dentro dele tinha um lcd e um gabinete!!! mais eh banda grande... não sei o caso da sua banda... mais vc taria perdendo o pc de casa praticamente pra poder deixar ele pra ficar rodando... e se tu queres usar um PSR... não eh o mais apropriado... tenta vender o PSR... pegar um controlador midi bom... e ai começa trabalhando no desktop depois tu parte pra o notebook!!!

    johnny_floripa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se eu não me engano o psr e-403 manda mensagens midi através dos knobs frontais... configurando certinho você tem dois controles em tempo real (melhor que muito controlador baixo custo)

    Lex ttt
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Música de Preto

    Não tenho noyebook, e pra comprar um com um placa de som maneira valeria mais a pena invistir num teclado melhor... Outra coisa... eu tenho tido problemas em passar as minhas músicas gravadas no teclado para o computador (ele só manda um arquivo inteiro de backup), com essa placa de som eu poderia gravar direto com ela, por uma entrada de mic ou usb, enquanto eu toco? A qualidade do som ficaria boa?

    ThyagoAmaral

    Eu pensei melhor dps e vi que não ia valer a pena mesmo, justamente pelo que vc falou, perder o pc de casa pra botar ele pra rodar com a banda... e pra comprar outro eu caio na mesma história do investimento...
    Acho que investir assim em equipamentos sai quase na mesma que juntar uma grana e pegar um teclado bem melhor...
    Mas valeu pela dica!


    johnny_floripa

    Cara, vc me deu uma idéia realmente boa! Esses knobs frontais do e-403 controlam em tempo real algumas características dos timbres (como reverb, chorus e outros mais complicados). De repente se eu ajustá-los pode ser que melhore os som dos timbres, mesmo que pouca coisa...
    Vou testar!
    Valeu mesmo pela dica!

    Um abraço a todos e obrigado pelas respostas!

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Lex ttt
    Po, hoje eu vi o teu teclado na loja e reparei nos knobs dele. Fica tão mal assim o som mesmo assim? Quer dizer, um teclado com esse tipo de recurso costuma ter bons timbres.

    johnny_floripa
    Se esse teclado de fato faz isso pode ser interesante. Mesmo assim ainda acho que seria melhor comprar um bom teclado do que um notebook, principalmente se ele só serviria pra isso.

    marcelo duke
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    bom dia galera, eu to com um teclado psr e313 e to tendo dificuldades em ligar ele na entrada midi da placa de som q é uma m-audio audiophille 192, o som ta com latencia demais, o q sera q eu tenho q fazer pra normalizar e gravar meus midis????????

    pra reforçar, meu soft é o sonar 6, e eu uso timbres dos vstis, como ezdrummer, roland, sax lab e outros

    marcelo duke
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    bom dia galera, eu to com um teclado psr e313 e to tendo dificuldades em ligar ele na entrada midi da placa de som q é uma m-audio audiophille 192, o som ta com latencia demais, o q sera q eu tenho q fazer pra normalizar e gravar meus midis????????

    pra reforçar, meu soft é o sonar 6, e eu uso timbres dos vstis, como ezdrummer, roland, sax lab e outros

    Paulo Wesley
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olá amigos, sou novo aki e por isso nem sei se minha pergunta é pertinente...
    Existe algum programa equalizador de áudio que eu possa usar no meu teclado via notibook em tempo real?
    Valeu!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Paulo Wesley
    deixa a pergunta em um lugar só e em um lugar que tem a ver com o assunto e espera que talvez alguem responda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como usar um psr E-403 como controlador midi ao vivo?