Hungarian Rhapsody - Franz Liszt

Autor Mensagem
Pedro-Ska-Jazz
Veterano
# jul/07


Boa tarde galera,,,,,,
Entao eu sou louco para tocar essa obra de liszt "Hungarian Rhapsody" sei que requer muita habilidade para tocar uma obra dessa mais a maior dificuldade é não saber ler partitura ainda, sei sim principios basicos de como ler mais é muito complexo em tempos e tal, sera que alguem teria ela em guitar-pro, power tab, encore, qualquer coisa que tocasse junto com a partitura para que eu possa tirar essa obra, sou completamente louco para tocar ela.
Valeu abrasss

gustavorino
Veterano
# jul/07
· votar


Bom, se você não tem técnica, nao sabe ler partitura.. acho que nao vale a pena tirar essa musica, você vai levar talvez anos para tirar ela e ainda por cima é bem provavel que fique meia boca.

mas se quiser tentar mesmo assim pega a midi

www.midisite.co.uk

Pedro-Ska-Jazz
Veterano
# jul/07
· votar


HAUHauhAUHu entao eu tbm concordo, mas assim tudo é tecnica, nao menospreze uma pessoa que nao sabe ler partiitura com desempenho em um teclado ou piano, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outa coisa, eu tiro scott joplin, the entertainer entre outras musica dei exemplo de um rag pq todos nos sabemos que é contratempo a musica e requer no minimo uma independencia de ambas as mãos, sei que é muito dificil mesmo e quase impossivel um iniciante tocar hungarian mas com certeza as vezes um iniciante com muita dedicação e treino tira com mais facilidade que um amador que sabe ler e nao é tão aplicado assim.
Mesmo porque não estou falando em tirar perfeitamente pq isso é vai tempo com certeza, so quero mesmo poder começar a tirar ela, adoro essa musica.....
Estou louco para começar a fazer aula e aprender a ler partitura isso vai me ajudar em 100% a toca e vai levar um tempinho ate conseguir ler uma 100% tbm... hehe mais vlw a força ai gustavo, quem tiver mais links por favor...

gustavorino
Veterano
# jul/07
· votar


Pedro-Ska-Jazz

nao estou te menosprezando amigo.. até por que nunca te vi tocando, pode ser que voce toque pra caralho, nunca se sabe

gatoper
Veterano
# jul/07
· votar


As obras de Franz Liszt são bem trabalhadas e complicadas boa sorte!
A propósito existem várias rapsódias hungaras, especifica qual vc quer pra te ajudarem, imagino que seja a nº 2, certo?

Eduardo 336
Veterano
# jul/07
· votar


Eu sei tocar um pedaço da Rapsódia no. 2, ela inteira não tem jeito...

Pedro-Ska-Jazz
Veterano
# jul/07
· votar


Correto é a n° 2
Longe de mim dizer que toco muito mesmo porque não toco nada sou iniciante sei algumas obras mais aquelas qeu todo mundo aprende quando começa, etude, the entertainer, Pour Elise, entre outras mais por favor me ajudem e me dee toques pq comprei tudo para aprender de verdade e agora que tenhu equipamento bom nao tenhu como evoluir e so vou começar a fazer aula em janeiro, tenhu 6 meses pela frente e nao queria perder hehe....
Qualquer opiniao é valida abrasss

vmanzoni
Veterano
# jul/07
· votar


hehe
a numero 2 é legal...
eu nunca tirei um pedaço da friska da maneira correta...
é complicado,... exige bastante empenho e estudo,...
como nao tenho tanto tempo pra isso desisti de estuda-la tem tempo ja hehehe

assim,.. uma coisa é vc tocar scot joplin outra é tocar liszt...
eu aprendi algumas pessas de joplin assim q omecei a tocar piano,...
é algo q não exige tanta técnica...

acho q Liszt é algo muuuuuuuito mais softsticado...

mas se vc quer isto,... vai fundo,...
ouça bastante,...
o começo dela é fácil,... na friska começa a dificultar...
depois q tirar ela tenta tirar a valsa Mephisto ... esta sim é espetacular, mas nunca tive coragem nem de tentar!
hehhe

agora com estudo acho q é possível,...
boa sorte :D

vmanzoni
Veterano
# jul/07
· votar


Pedro-Ska-Jazz...
um conselho,...
antes de tentar pegar a música, vc vai ter q deminar bem várias técnicas básicas, como arpejos com as duas mãos, junto com trinados em altíssima velocidade, alternando com a melodia da música...

tem q ralar bastante no estudo de escalas principalemnte....
acho mais válido fazer isto primeiro do que ir logo pegando a música (com erros), pois se vc adiquirir vícios, vai ser muito difícil tirá-los futuraente!

um abraço!

Eduardo 336
Veterano
# jul/07
· votar


Pedro-Ska-Jazz
Treina todas as escalas com a mão esquerda, treina fazer melodia com notas distantes uma das outras, Liszt devia ser canhoto, a mão esquerda é tão presente quanto a direita... xD

Ken Himura
Veterano
# jul/07
· votar


ei que é muito dificil mesmo e quase impossivel um iniciante tocar hungarian mas com certeza as vezes um iniciante com muita dedicação e treino tira com mais facilidade que um amador que sabe ler e nao é tão aplicado assim.
Quase impossível não, É IMPOSSÍVEL um iniciante tirar esta música.

Uma vez, um professor de piano que eu tive me disse: "Nunca encare Liszt se não tiver uns 10 anos de piano nas costas". Quando falo isso pra todo mundo, ninguém acredita e chia bastante. Mas ele é concertista (e dos bons), sabe muito bem do que tá falando. Enquanto que a galera que chia... nem precisa comentar, né?

Dá pra você começar a estudar só essa música, só que isso vai te acarretar problemas de técnica enormes. Estudando só por ela, no início dos seus estudos, você vai desenvolver uma "técnica" pra tocar essa música. Mas ela vai estar tão torta e errada, tanto em interpretação quanto tecnicamente, que só vai fazer mal. Por isso, é melhor desenvolver e consolidar uma boa técnica pianística, pra encarar e poder executar bem uma obra desse calibre.

Ah, gosto também da #6. =]

Pedro-Ska-Jazz
Veterano
# jul/07
· votar


Nossa entao galera melhor mesmo é comçar por onde estou perdido ja, nao tenhu medo mesmo de começar de baixo e ir subindo mais tenhu que ter visão de onde quero ir, onde devo começar pegar obras de quem inicialmente??

Tarara_Leo
Veterano
# jul/07
· votar


O grandeza do obra ja começa por ai ! Não tem nem como você querer tirar a música perfeita sem ser por uma partitura. A música não é só sair tocando as notas certas no tempo, em uma mid você nao tera as indicações de nuncas, dinamismo e muito além. Eu também sonho em tocar essa peça, mas por enquanto estou no quarto ano de piano erudito, e ha muito o que aprender ainda. È realmente complicado, eu tenho um vídeo de 2 pianistas que tocam ela brincando, depois eu posto aqui.

gatoper
Veterano
# jul/07 · Editado por: gatoper
· votar


Bom eu também acho essa uma obra muito bonita e pretendo tocá-la um dia, mas como é um outro nível, até lá vou estudando e tocando tantas outras músicas boas que tem por aí
Pedro-Ska-Jazz
Nossa entao galera melhor mesmo é comçar por onde estou perdido ja
Procure um professor para ajudá-lo melhor, acredito que Hanon seja um bom começo, ou pelo menos depois de se conhecer um pouco de partitura
Tarara_Leo
eu tenho um vídeo de 2 pianistas que tocam ela brincando
É aquele do Victor Borge? heauhahaha muito legal, eu vi ele no tópico de videos daqui do forum:

caso não seja esse manda ae pra gente ver!

algol_i
Veterano
# ago/07
· votar


Essa música é difícil pacas. :-) Concordo com o Ken, e especialmente com o professor dele, embora abaixe a idade para 8 anos (se for de educação formal em piano)...

Pedro, não sei o quanto você já toca, mas assumindo que você queria estudar mesmo, o legal seria você começar arrumando um professor de piano (li que vc vai começar aulas, muito bom!)... Como você não sabe ler direito, certamente ele vai te recomendar coisas como o Livro de Ana Magdalena Bach, Czerny v1, Hanon, etc, mesmo que que você já consiga tocar alguma coisa mais elaborada de ouvido...

Se evoluir muito bem (mas bem mesmo), provavelmente vai chegar nos Prelúdios de Chopin e nas Suites Francesas&Inglesas do Bach depois de um tempo (4/5 anos de conservatório)...

Ai, uma hora (para pessoas normais, depois de 6 anos de conservatório) vc vai fazer os Estudos de Chopin, o Cravo Bem Temperado do Bach, e as Sonatas de Beethoven...

Enquanto isso vc já vai poder ir brincando com Liszt...

Depois (geralmente no terceiro ano técnico do conservatório), se você se dedicar bastante, mas bastante mesmo, você pode parar de brincar com Liszt e tocar Liszt... mas ai vc tb vai estar no nível de tocar Rachmaninoff ;-)

Se você realmente quiser tocar, segue esse caminho, pq vc não vai se arrepender... Óbvio que se você parar de estudar por um tempo (que não é muito grande), você volta para o nível das Sonatas (onde normalmente as pessoas ficam depois que passam alguns anos de terminarem o conservatório), e se parar de estudar por mais tempo, volta para o nível dos Prelúdios, que é mais ou menos estável pelo resto da sua vida, mesmo que você não estude mais (é o nível tipo andar de bicicleta sem participar do Tour de France)...

Ao contrário de você, só toco erudito com partitura pq simplesmente não consigo decorar nada... na verdade deve ser algum problema psicológico, pq geralmente a partitura só fica na minha frente, e quase nunca olho para ela... mas quando ela não está, simplesmente me dá brancos em alguns compassos que empaca, hehe :-) Jazz é diferente, e usualmente sai bem mesmo sem o realbook...

Abraço,

Alberto.

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


algol_i
Isso aê!

Mas o problema principal dessa música é a interpretação (além do show de técnicas). As ligaduras têm que ser muito bem obedecidas, senão cortam o sentido da frase, nisso Liszt era foda.

Precisa de muita maturidade (tanto emocional quanto instrumental) pra tocar bem Liszt.

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


gatoper
OIAUehOAIUehAOIUehAOIeuhAOIuehAOIuehAOIuehAOIuehAOIuehe
AOEiuHAoeiuAHOeiuAHeoiuAHeoiuAHeoiuAHeoIUAheoIAUehAOIuehAOIe

MTO Foda o vídeo!

algol_i
Veterano
# ago/07
· votar


[Ken Himura]
Você tem toda razão em relação à maturidade! E aliás, maturidade é algo que só se ganha vivenciando boa música... escutando gravações de boa qualidade (aqui não tem muito jeito, se você quiser ser manter dentro da lei, vai gastar uma boa quantidade de dinheiro quando somar tudo depois de 8/9 anos) e/ou indo a concertos frequentemente (relativamente baratos em São Paulo - ok, não estou falando das séries do Mozarteum, que são eventos sociais), tocando em um bom piano (por impressionante que pareça, ele não precisa ser um Bosendorfer ou um Steinway, e nem sempre é caro! Nós aqui no Brasil temos sorte, pois durante algum tempo tivemos uma ótima marca de pianos, chamada "Brasil", mas que não são mais fabricados, e que podem ser comprados por quatro, cinco mil reais - não vinte vezes mais do que isso, como os modelos apto. das outras duas marcas citadas)... e como você sugeriu, hehe, vivendo vários anos embebido nesse ambiente :-)

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


algol_i
Sem dúvida! Aproveitar, ainda mais agora, a onda de grandes pianistas brasileiros!!!

Aqui no Rio, vira e mexe tem um bom pianista se apresentando. Uma das apresentações que eu me arrependo de não ter ido (tinha trabalho na faculdade, no mesmo horário) foi um duo de pianistas excelentes que tocaram a redução original a quatro mãos da Sagração de Primavera com acompanhamento da percussão sinfônica.

Todo mundo que foi ficou elogiando... e eu fazendo trabalho na faculdade heheheh

Foi realmente uma pena! =/


Ei, ninguém dorme aqui? xDDDDDD

algol_i
Veterano
# ago/07
· votar


é, hehe, o pessoal não dorme... mas eu durmo sim: escrevo nesses horários meio bizarros pq moro em Bordeaux... ;-)

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


Pedro-Ska-Jazz
É muito difícil, mas se é determinado tu pode...
http://www.sheetmusicarchive.net/single_listing.cfm?composer_id=24, aí tem toda obra de Liszt...maravilhosa!
Depois posta aqui para contar tá?
:)

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


algol_i
Hauahuahauah explicado então! =]

Eduardo 336
Veterano
# ago/07 · Editado por: Eduardo 336
· votar


De acordo com o que lí aqui posso concluir que é preciso freqüentar um psicólogo pra tocar essa música.

Eduardo 336
Veterano
# ago/07 · Editado por: Eduardo 336
· votar


Aqui está o nosso grande amigo Tom tocando ela:
http://www.youtube.com/watch?v=NDCG772wqc0

Engraçado é que a afinação do piano do Tom não é a afinação normal, ta QUASE que meio tom acima...
Os dedos dele tocam nas teclas certas mesmo, o produtor deve ter pedido auxílio de um pianista...

Tarara_Leo
Veterano
# ago/07
· votar


É esse video mesmo !! Demais hehe ! Os caras tocam perfeitamente brincando. Eu não toco nem com 4 maos essa musica (por enquanto) mas é minha meta !! Um dia chego la, só com muito sacrifico e estudo.

Eduardo 336
Veterano
# ago/07
· votar


Tarara_Leo

Cara, to pra te dizer como já foi dito: não dá pra tocar ela.
Mas... eu consegui tirar algumas partes de ouvido e já me divirto bastante ;)
Essa é uma música que se tu tirar ela completa ou mesmo se tu fizer uma interpretação ela vai te servir para o resto da vida.

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


De acordo com o que lí aqui posso concluir que é preciso freqüentar um psicólogo pra tocar essa música.
Freqüentar um psicólogo é sempre bom! Hahahahaha

Mas não necessário pra tocar.

Tarara_Leo
Veterano
# ago/07
· votar


O começo dela cosingo tirar até que legal, mas na parte final, aquela famosa do tom e jerry, caramba !

algol_i
Veterano
# ago/07
· votar


Tarara_Leo, eu também brinco com as primeiras páginas do Rach-3... o que não significa que eu seja capaz de tocar essa música... talvez se estudasse essa música ao menos 4 horas por dia, todos os dias da semana quem sabe??? ;-)

Estou brincando! Essa rapsódia não é tão terrível assim... apesar de ser terrível ;-)

marco (boicatolico)
Veterano
# ago/07
· votar


Engraçado é que a afinação do piano do Tom não é a afinação normal

Deve ser por causa que o video é muito antigo, salvo em fitas, sei lá....daí na hora de reproduzir/digitalizar deu nisso! É como tocar um disco de vinil numa rotação mais lenta!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hungarian Rhapsody - Franz Liszt