Para uso de VST's: laptop, ou desktop?!

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# jul/07


Olá, pessoal.

Nesses últimos dias, bateu essa dúvida na minha cabeça: será que vale a pena comprar um desktop ao invés de um notebook, para uso ao vivo? A diferença de preço é considerável entre uma e outra opção?

Se alguém soubesse, gostaria de saber uma configuração (e, se possível, um preço estipulado) de desktop para rodar VST's ao vivo. A princípio, peço que postem apenas o preço do CPU do notebook com tudo já incluso: placa de som e tudo mais o que for necessário. Já a configuração legal de notebook acho que nem precisa mais ser mencionada, não é mesmo?

Outra coisa que gostaria de saber, é o seguinte: existe alguma "carcaça" de desktop que seja menor do que as mais comuns, que ficam de pé, normalmente, nos computadores domésticos? Conheço aqueles computadores de mercado, que ficam deitados (e foram feitos para isso mesmo)... será que dá para montar um PC "regaçado" numa "carcaça" daquelas?!

Estive pensando na possibilidade de comprar um desktop (mais compacto possível), um monitor LCD, teclado e mouse e montar tudo dentro de um case (até já tive umas idéias insanas para fazer o monitor deitar e levantar), para que não houvesse toda a perda de tempo de ficar arrumando lugar para colocar o CPU, plugando cabos, etc. A idéia é fazer um "notebook" um pouco maior, ou seja, só abrir o case, plugar o teclado no computador e sair tocando.

E aí, o que acham da idéia?

Abraços.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul

Cara... você vai penar muito com desktop ao vivo. Imagine ficar carregando por aí CPU, monitor, teclado, mouse, suportes, controladores, cabos, filtros de linha, estabilizadores... heauheuaheauhea

Agora a idéia do case é legal, se você tiver alguma habilidade de marceneiro pode tentar inventar alguma coisa....

Eu ainda sim preferiria um notebook, a diferença de preço não é tão grande assim.....

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


cara... tu ia gastar tanto no casemod que sairia melhor vc comprar log um Note...

já quanto a montar uma CPU All in One em um case daqueles pequenos, dá sim. Já ouviu falar nas "novas" placas Nano ITX? elas cabem dentro de qualquer coisa... as configs delas não são lá essas coisas, mas cabem um Processador AMD AM2 (Athlon X2 e FX) ou 775 (Core 2 Duo, Core 2 Quad), tem slot pra 2 memórias (até 4 Gb DDR2, 2x2Gb), e um Slot PCI exatamente pra espetar uma placa de som PCI... acho q essa solução resolve.

vem com video onboard (vc não vai jogar Crysis dentro do Windows Vista, não é??? hehehe) ai vc procura um display LCD desses de DVD Player portátil, de 7", tá ligado? roda em 720x380 ou 800x600... acho q dá pra fazer sim... é só ter paciencia e as peças certas...

resumindo... COMPRA UM NOTEBOOK mesmo!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# jul/07
· votar


A vantagem do desktop é de vc poder dar um uprgade sem problemas na hora que quiser né? Se o cara cuidar bem e tiver um esuqema de Case massa, acho que compensa o desktop. São só R$1.000,00 reais de diferença pra vc ficar mais 10 min no palco pra desmontar...

ROTTA
Veterano
# jul/07 · Editado por: ROTTA
· votar


Algumas considerações/opiniões:

1. Pelo preço de um notebook mediano você compra um desktop excelente.
2. A expansibilidade do desktop é muito maior que a de qualquer notebook.
3. As peças de notebook são mais resistentes a movimentos.
4. Existem gabinetes para desktop menores, mas não espere muita redução, porque as placas-mãe não são assim tão pequenas, bem como as fontes.
5. Placas de som de notebook, com raríssimas exceções, são ruins (on board).

Abraços.

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul


Eu andei conversando com uns produtores, eles aconselharam desktop, pelos upgrades e também por ser mais confiável. A idéia do case é legal, é o que eu vou fazer assim que tiver grana.

Preço: um cara cotou pra mim: dual core 3600, 2 giga dual de ram, dois hdds fonte real, dvdrw teclado mouse e monitor lcd 17,

R$ 2600,00 a vista. dois dias pra montar. Já com a comissão dele, é aqui de Sampa.


ai a placa de audio é uma conversa a parte...
a partir de 400 reais.


Ou seja: 3 pilas vc tem uma puta máquina para usar tudo com segurança ao vivo. Antes que caiam matando em cima, vou dizer: essa é uma configuração Top, para quem quer Trabalhar com isso Profissionalmente, e não apenas para usar em casa e fazer gravações para os amigos.

Com um case legal de madeira, acho que 100 reais vc manda fazer um bom e resistente, e pronto, deixa tudo montado dentro do case, leva ele pro show e o controlador, liga o cabo midi, liga a saida do pc na mesa e tá pronto.



Abraços.

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


O desktop só perde no quesito portabilidade, de resto leva em todos.
Vc vai ter mais opções de configurações, maior capacidade de upgrades e preços menores.

Ah se o problema é a "carcaça", o negócio é montar num gabinete rack 19": http://www.nilko.com.br/gabinetes19_produtos.php

Dai vc manda fazer um hard case desse tipo pra não ter problemas no transporte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59824353-hard-case-rack-19-pote ncia-equalizador-behringer-cdj-mixer-_JM

mikemax2
Veterano
# jul/07
· votar


Mauro Lacerda
ta carinho ainda, vc acha bem mais barato veja com só as peças individuais apenas uma media;

Kit placa mãe gigabite + processador core2 duo 4300 R$ 530,00
Memoria 1G +1G R$ 300,00
Hd 250G R$ 250,00
DVDRW R$ 120,00
Gabinete (isso pode variar bastante) R$ 100,00
monitor 15 (pra que um de 17?) R$ 500,00
mouse, teclado, estabilizador R$ 80,00
M-audio audiophile 2496 R$ 450,00

total R$2330,00

isso sem chorar na santa ifegenia em uma hora eles montam seu micro com windows, office e tudo mais.

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Mauro Lacerda

Realmente, concordo com o mikemax que ainda está um pouco acima do que eu esperava pagar em um desktop, mesmo que seja um bom preço...

Couto

Interessantes esses gabinetes.

Alguém mais conhece esses gabinetes aí e poderiam informar se há algum problema em comprar algo mais compacto, ou se é a mesma coisa?

mikemax2

É um bom preço. Aí sim já leva uma boa vantagem sobre o laptop, na minha opinião, se formos considerar o custo/benefício.

A propósito, acho que se trouxer algumas peças do Paraguai (nada além da cota dos 300 dólares, para não ter perigo) fica mais em conta ainda.

isso sem chorar na santa ifegenia em uma hora eles montam seu micro com windows, office e tudo mais.

Mas nesse lugar aí os produtos são originais ou não? Se for vale a pena. Aonde fica?

Abraços a todos.

mikemax2
Veterano
# jul/07
· votar


Couto
excelente dica!!
só precisa pensar agora em como carregar o monitor, mouse e o teclado.
acho que o bom é ter um desses aqui tambem.

http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTyp eId=10&CatId=18224&PrevCatId=18222&ProdId=293470&ST=BL18224&OperId=0&C ellType=2

mikemax2
Veterano
# jul/07
· votar


Cara a rua santa ifigenia aqui em são paulo e praticamente uma rua inteira só de produtos de informática.
Fiz a pesquisa baseada mais ou menos no mercado livre, mas sei com certeza que não foge dos preços de la, dai la, vc quem escolhe a loja que achar mais confiavel, são inumeras.

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


mikemax2


Onde vc cotou esses preços? Mercado livre? É uma boa configuração, bem completo. Mas tem uma coisa: que precisaria além disso? Coolers, portas usb, eu não sei bem ao certo...


Essas dicas do Couto são ótimas...

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Ops, demorei hahahahaha

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Off topic: estou testando agora o DspDiscovery, o Synth virtual do Nord Lead 2X, caras, é espetacular, porrada mesmo...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


eita... tinha me esquecido dos racks de servidor em 19"... ai só vai ter q achar um bom sistema de refrigeração pro gabinete... cooler normal, já dá pra perceber q não rola né? vai ter q partir pra watercooler ou cooler de notebook.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul

O Desktop vai dar mais performance... Manja o Marcelo Duarto do Anjos de Resgate =/??? Ele usa um modelo (acho que se escreve Bearbone) que é muito pequeno.... Usa um monitor LCD de 10" que ele coloca no próprio pedestal... Fica muito bom.. Já toquei em 2 shows que eles tocaram depois e vi bem de perto o esquema...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Chama-se Barebone... tem estes também... mas estão em desuso... já viu um Mac Mini também? seria o que vc procura?

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul
Se vc quiser algo menor, monte teu Desktop numa placa mãe padrão microATX, q são menores e mais baratas q as normais, só q com menos recursos e performance um pouco a baixo.

Mas se a treta é portabilidade, então o Laptop é mais esquema. Já q com Desktop vc vai ter q carregar 2 cases por ai, 1 com gabinete e outro com LCD, mouse, teclado, establizador...

fdelfini
Veterano
# jul/07 · Editado por: fdelfini
· votar


fábio_soul, Realmente o esquema seria montar um gabinete pequeno ou um rack de servidor, porém gabinetes pequenos além de não suportar placas padrão ATX tem problemas de refrigeração, e os dual core esquentam muito e necessitam de refrigeração o meu aqui de casa com vários fans no gabinete fica sempre no limite do aceitável em relação a temperaturas.

Além disso, para uso ao vivo existe o programa forte, porém ele dá muitos problemas, eu aqui testei e toda hora dá problema, pode ser incompatibilidade com alguma coisa aqui no meu pc, mas ele não é muito confiável não.

Tem um gabinete pequeno que suporta placas atx, esse é o menor que já vi, quase comprei ele na época que comprei meu pc, mas preferi um gabinete normal
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59235845-gabinete-cp-502l-slim- branco-casemall-lcd-nf-melhor-frete-_JM

Usar não apenas vst´s, mas existem samples de cada timbre tanto do fantom como do motif para usar no reason(que é um programa host como cubase,etc) que pelo que me lembro o brainspawn forte também pode gerenciar via controlado para mudanças de timbres e criação de layers.

Espero ter ajudado

abraço

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


fdelfini
Além disso, para uso ao vivo existe o programa forte, porém ele dá muitos problemas, eu aqui testei e toda hora dá problema, pode ser incompatibilidade com alguma coisa aqui no meu pc, mas ele não é muito confiável não.

No site da Brainspawn (fabricante do Forte) tem uma entrevista pra Sound on Sound do Mark Kelly, tecladista do Marillion. Ele usou o Forte na Tour inteira de 2004 e não deu um pau. Deve ser incompatibilidade com algum VST por ai.

apaixonados por teclado
Veterano
# jul/07
· votar


Ai galera to meio por fora do assunto.
Do que vc's ta falando?

Música de Preto
Veterano
# jul/07
· votar


apaixonados por teclado
Lê o início do tópico

fábio_soul
Cara, a configurção seria parecida, mas a portatibilidade não é muito boa. Se você usa mais de um teclado então, vixe! Cara, apesar do preço e da impossibilidade de upgrade é melhor um Notebook mesmo. Um gabinete num rack de 19" é uma boa, mas ainda não é melhor que um Notebook. Além domais, o Notebook vai servir pra ser usado em qualquer outro canto, já o desktop...
off: valeu pelas dicas sobre os teclados!

Leo KB
Veterano
# jul/07
· votar


Bom dia amigos.
Esse tópico tá muito interessante. Tenho sofrido com essa dúvida há meses.
Minha principal preocupação: MANUTENÇÃO!!!!!
Sei q provavelmente a frequência de problemas resultantes da utilização será maior nos desktops, por serem mais sensíveis. Aí vem a pergunta: E QUANDO DER PAU NO LAPTOP? Não tô falando de pau em show...tô falando de problema de hardware... Creio eu que o custo de manutenção do laptop seja muito maior, certo? Tipo... se por algum motivo der pau no meu HD ou memória... o que fazer??? É bem mais caro que os ítens para desktop, certo?
Alguém esclarece isso pra mim!
Outra coisa... Levando em consideração que não tenho problema de visão... não é necessário monitor LCD de 17" pra palco, certo? Qual o tamanho mínimo que vcs recomendam???

Música de Preto
Veterano
# jul/07
· votar


acho que 14" é o mínimo. menos que isso seria péssimo! quanto a manutenção é realmente cara! Todas as pessaoas que eu conheço que tem defeito no notebook pensam logo em outro. as vezes nem consertam pra vender!

Leo KB
Veterano
# jul/07
· votar


Blz.
E qto custa um LCD 14"? Compensa realmente trabalhar com um monitor reduzido? Pô... vai ter q carregar de qq jeito, né?
Bom... podemos então concluir que com R$ 2500,00 + M-audio audiophile 2496 dá pra ficar com uma máquina sinistra????

fdelfini
Veterano
# jul/07 · Editado por: fdelfini
· votar


Leo KB, Com esse valor com certeza você fica com uma máquina muito boa, não apenas para vst´s mas para qualquer outra coisa também.

Couto, Também acho, já que todo mundo elogia o programa. É que eu não testei ele ainda porque não comprei meu teclado ainda, então acho que quando ele não encontra um teclado ele não funciona. E fica reiniciando o programa.

[]´s

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


que mané 14"... geralmente modelos com 14" são mais caros... compra um de 15,4" Wide (ou um de 14" Wide)... qualquer note de 1800 pila hoje em dia vem com um desses..

compra um Note... HP, q permite q vc adicione memórias/HD/processador sem precisar levar na assistência técnica. compra um Core 2 Duo, com 512 de Memória e HD de 80... bem básico... chegar em casa, compra memórias Kingston Dual Channel... um HDzinho de 120 ou 160 e fim de papo... a placa de som pode ser Express Card... vc vai querer fazer upgrade de placa de vídeo é?

HD, Memória, processador e placa de som, dá pra fazer tranquilão

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


só pra não faltar meu voto: desktop com certeza absoluta.
Preocupe-se com a ventilação do mesmo viu? Não é só frescura, isso vai mudar a performance, durabilidade e conriabilidade do sistema num todo. Por favor, não ignore isso.
Outro fator que ninguém cita (se alguém disse, desculpe): fonte. Pelo amor de tudo que há de mais sagrado, não vai enfiar seu Core2duo e seus 2Gb de RAM numa fontezinha Satellite barata. Primeiro pela potência dela ser baixa, e segundo pela confiabilidade ser tão pequena quanto. Não precisa ser a senhora fonte de 500W reais, mas uma fonte honesta de 300W já é muito melhor que uma Satellite ou Dr. Hank de "500W". Há várias boas marcas no mercado: Akasa, Cooler Master, Thermaltake, Zalman, etc... umas marcas melhores que outroas, uns modelos melhores que outros, mas ao menos não são fontes genéricas. Dá uma pesquisada no www.clubedohardware.com e se informe um pouco mais acerca do assunto.

Um outro pequeno adendo. Todo mundo falando em configurações mas ninguém foi muito específico. Eu uso uma placa-mãe ASUS A8V, mas se pudesse, escolheria uma ASUS com chipset NForce, e não VIA. No seu caso, compre uma mobo INTEL, já que vai de Core2Duo. Leia bastante sobre o assunto pra não levar gato por lebre. Acesse o site que eu mostrei acima e devore os testes e reviews. Ninguém falou da marca das memórias, mas prefira OCZ (geralmente muito caras), Kingston, Corsair (bastante falsificada, cuidado) e outras tops... pagar a menos e levar Samsung é besteira. A Samsung é ótima em algumas coisas, mas não em memórias. Só descobri isso depois que comprei as minhas... lendo em outros lugares descobri que eu não era o único azarado.. rs

Não sei se citaram, mas TENHA uma placa de video, mesmo que simples, com saída DVI (pro seu LCD). Não custa muito mais que R$100 e já desafoga seu processador e RAM.

Bom, eis as considerações que lembrei agora.

Abraços e boa compra.

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


O preço dos notebooks não está tão caro !!!

Estou pensando em comprar um Notebook Acer 5570-2758
Core Duo / 1,6GHz / 1GB DDR2 / HDD 100Gb / DVDRW
Leitor de cartões / tela 14,1" WXGA / 3 USB / Lan
Wireless / phones-out / Line-in / mic-in / VGA-out
Modem / S-vídeo-out

Já achei-o por R$2089

Se não quiser a placa de som onboard, é só conectar em USB uma placa de som melhor, e está pronto !!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti

cara... hoje em dia, para processadores AMD, nem precisa se preocupar muito com o chipset. A principal função dele que influenciava no desempenho final era fazer a ponte do processador e das memórias, que quem o fazia era o controlador de memória, q ficava dentro dos chipsets (ponte norte)...

mas hoje em dia, o controlador de memória fica dentro dos processadores (ATENÇÃO! Só AMD soquete AM2). O que torna desnecessário escolher uma placa pelo seu chipset. Mesmo o vídeo onboard, placas mãe com chipset NForce (as atuais usam o geForce 6100, 6150 e 7050 como vídeo onboard) tem desempenho similar em relação aos videos onboard da VIA e ATi. Só fuja das SiS, pq tem menos recursos... e o video onboar é realmente podre...

mas claro que dependendo do chipset, vem mais opções de expansão. Por exemplo: Existem chipsets que só suportam 2 SATA. Outros suportam 6 ou até mais. O mesmo para a expansão, o PCI Express... Minha placa por exemplo, tem 2 IDE (as mais recentes hoje em dia só tem uma, por questaõ de redução de custo) FDD (q nem uso), 4 SATA300, 8 USB, 3 Firewire e Audio 7.1 (com 6 conectores... nada de gambiarra)... Meu chipset é um nVidia...

então... concluindo... no caso da AMD (AM2), não precisa associar desempenho ao chipset... tanto que, no www.clubedohardware.com.br , sempre que eles fazem review de uma placa, já dizem q o desempenho de placas para soquete AM2 é praticamente igual...

Uma observação importante: se for comprar Core 2 Duo e pensar em expansibilidade, cuidado com as placas de desova q tão vendendo por ai... Não são todas q suportam o barramento 1333 (novos C2D e C2Q). Existem placas soquete 775 (o mesmo soquete do Core 2 Duo) q não suportam o Core 2 Duo, apenas Pentium 4, Celeron e Pentium D. Fuja delas também.

Algo q já foi citado, mas q vale ser observado de novo... nada de fonte genérica. Invista numa fonte de watts reais de pelo menos 200 reais... Cuidado com as Thermaltake 350 e 450 BKV... apesar de serem de watts reais, tem um circuito nela q é discaradamente igual ao que usavam nas antigas fontes AT. Parece mentira mas não é... Compre uma HuntKey, SevenTeam, Thermaltake (menos as BKV). De preferencia com PFC ativo.

Quanto às memórias, fuja das genéricas. Não precisa ser OCZ Top de linha. Sendo Kingston, Corsair, GEIL já tá valendo... Compre um Kit Dual Channel de 800 Mhz. Fuja das de 533 e 667. Não precisa comprar as de 1333, pq além de caras, são difíceis ainda de encontrar. Eu voto na Kingston, q tem garantia vitalícia e escritório no Brasil. Se precisar da garantia, ela vai funcionar. Já quanto a outras marcas, eu não sei. Garantia vitalícia só funciona se vc tiver comprado no Brasil e com nota fiscal.

Placa de vídeo, não precisa uma off... essas geForce 6100, 6150 que vem onboard dão conta do recado muito bem. Digo isto pq meu segundo PC (de lazer) tem um desses e eu consigo jogar os jogos novos (não no máximo, mas rodo). Elas tem GPU (graphics processor unit). Elas são onboard, mas elas não usam o processador como placa de vídeo. Usam o proprio GPU. Ela só vai roubar RAM. Mas 128 Mb resolve. quem tem 2 Gb de RAM, não faz falta 128 não...

Cuidado com algumas placas de video baratas demais... elas geralmente roubam RAM (as Turbocache). Elas vem dizendo que são de 512, mas qdo vc espeta ela no PC, ela tem 64, 128 ou 256, e o restante, "rouba" de sua memória RAM principal.

se ainda assim quiser placa de vídeo offboard, compra ao menos uma 7300GS, que não é lá essas coisas (pra jogos) mas não rouba memória RAM não...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para uso de VST's: laptop, ou desktop?!