Um piano digital para um pianista acústico

    Autor Mensagem
    algol_i
    Veterano
    # jul/07


    Oi pessoal,

    Tudo bom por ai?

    Então, toco piano por diversão (mas me formei em conservatório), em especial clássicos, e vez ou outra jazz e bossa-nova.

    Bom, estou morando na europa para fazer uma parte de meu doutorado (em astrofísica), e ficarei aqui apenas uma ano e meio... como fico pouco tempo, e vou morar no terceiro andar de um prédio do século XIX, por motivos que vocês devem imaginar não vou comprar um piano acústico e pagar o transporte para cima (e tb para baixo dq a pouco). Assim, decidi ir para o digital...

    O problema é que na cidade onde estou só encontro Privas, Clavinovas, Kawais baratos e um Roland FP4... Não gostei de nenhum dos que testei (nem da mecânica, muito menos do som). Desse modo, decidi viajar até Paris para testar e comprar por lá o piano digital...

    Bom, sendo um pianista acústico, não tenho muita idéia de marcas e modelos de pianos para testar. Procurando em foruns (neste incluso), encontrei sugestões de alguns modelos... aqui vão as dúvidas, afinal:

    1. Vocês tem alguma sugestão de que instrumentos eu deveria testar?

    2. Também precisarei comprar um fone de ouvido e um par de monitores, agradeceria bastante uma sugestão sobre esses itens também.

    3. Estive imaginando se não seria possível comprar um piano mid-range, tipo um FP4/FP7 e usar somente como um controlador para um computador que pudesse produzir o som usando os samples Bardstown Bosendorfer, mas em tempo real... Isso é possível? Se sim, qual CPU e processador eu precisaria estar usando?

    Ah, tinha reservado $$ para um piano acústico, então, deve dar de sobra para o digital (ou estou enganado?). Acho que o budget deve ficar por volta de $3k US dólares.

    Um abraço, e valeu pela ajuda!

    Alberto.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    1. Já testou algum Ketron?

    2. Não tenho idéia. Talvez algum Peavey.

    3. Pega um Core 2 Duo ou Core 2 Quad. Ou ainda um Athlon X2 6000 pra cima... Se for para o Fim do ano, estão chegando por ai os Phenom X2 e X 4 (2 ou 4 núcleos, respectivamente) da AMD de 4 núcleos reais. (os Intel usam dois Core 2 Duo no mesmo processador... os AMD serão 4 núcleos distintos) 2 Gb de Ram no mínimo. Pq Dual Core? Duas cabeças pensam melhor que uma, não é mesmo? Com um HD grande também. Algumas amostras de Piano são enormes. Além do mais, você vai querer fazer gravações não é?

    gustavorino
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    algol_i

    se voce testou clavinovas, kawais e etc e nenhum agradou, provavelmente nenhum piano digital vai te agradar... acho que voce ia gostar de um Kawai Mp8 pelo fato de ter teclas de madeira e uma das ações de tecla mais realista que tem no mercado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    gustavorino
    se voce testou clavinovas, kawais e etc e nenhum agradou, provavelmente nenhum piano digital vai te agradar...

    eu ia dizer isso... mas fiquei com medo de frustrar nosso amigo... hehehe...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    algol_i
    Se você quer realismo em tudo, então teste pianos digitais apenas pensando na ação das teclas e use a sua opção 3. Não tenha preconceitos de valor e marca, pois vc pode se surpreender. Um computador com processador de 3Ghz (talvez até um de 2 cores) e 2Gb de RAM (ou o máximo que puder) dá conta do recado, contanto que tenha uma placa de som razoável que tenha suporte a ASIO. Memória RAM é importantíssima pro uso de samplers (como o que você citou). Na verdade, seu processador mal será usado, apenas se você partir pra área de síntese, mas aí já é outra história. Como acredito eu e muitos que a síntese sonora seja o futuro dos instrumentos virtuais, esteja preparado.

    Outra coisa: você quer monitores como retornos de palco ou monitores de áudio de bstante qualidade e não tanto volume? Nessa segunda oção eu sugiro os KRK RP-8. Um bom fone de ouvido seria um Sennheiser HD555. É o meu preferido até R$400, mas não isola o som em nada.

    Com o seu orçamento de 3k dá pra fazer tudo isso com tranquilidade.

    elektrodisco
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Teste a linha P da Yamaha, mas não vai ser muito diferente do que voce ja testou..so por desencargo de consciência.

    algol_i
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Oi Pessoal,

    Obrigado pelas dicas.... Estive rodando um pouco mais por aqui e encontrei um Roland FP7, que embora não seja oq eu procuro, já foi o melhor que já testei até agora.

    Alguns amigos daqui me sugeriram testar em minha viagem o Yamaha CP300 e o CP33, e os Roland RD300SX e RD700SX, e um vendedor de uma loja me disse para esperar um mes antes de viajar para aguardar a chegada na Europa do Kurzweil SP2... Por acaso vcs tem de quão bons são esses equipamentos (em termos de sonoridade de piano, é claro)?

    Abração!

    Alberto.

    algol_i
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: algol_i
    · votar


    Eder
    Se você quer realismo em tudo, então teste pianos digitais apenas pensando na ação das teclas e use a sua opção 3.

    Eder, isso é algo que já estou fazendo. Estou inclusive pensando em desenvolver um sistema de simulação de sons de piano baseado não em samples, mas em síntese com termos gerados por análise fourier com termos cross-correlacionados (obtidos estes sim a partir da análise de sons de um piano acústico de verdade), no qual não apenas o espectro harmônico da nota (ou do conjunto de notas) que está sendo tocada será sintetizado, mas a influência desse em todas as outras cordas e o efeito que ele está induzindo no material do piano (e um feed-back de primeira ordem do material do piano nas cordas). Essas coisas todas dependem da força que você está tocando, o que não pode ser reproduzido por um sistema de sampling, a não ser você grave cada nota sendo tocada com uma infinidade de forças diferentes, o que geraria bibliotecas de samples gigantescas... Uma das coisas que penso, é em modelar bem o sistema de interação martelo-corda (que deve ser reproduzido pelo conjunto martelo-sensor de um piano digital), e que embora seja uma interação não-linear bastante complexa, deve de algum modo poder ser modelada como uma superposição de interações simples discretas (0 ou 1) em cada elemento de tempo durante a batida (que é formada por infinitos elementos de tempo, mas que podemos discretizar tanto quanto quizermos)... Não sei se vai sair alguma coisa, e nem comecei a dar uma olhada no que já foi feito até hoje, mas tenho certeza que isso será um passatempo divertido.... ;-)

    Obrigado pelas sugestões do monitor, vou dar uma olhada nesse que me passou.

    Sobre os fones de ouvido, estive testando e gostei muito dos Sennheiser 595 e do 600, mas pela diferença de preço (200 euros a mais), vou provavelmente ficar com um 595. Não encontrei o 555 aqui para testar, mas me disseram que chegaria essa semana, e como a diferença de preço entre o 595 e o 555 é razoável (50 euros), resolvi esperar para ver, embora tenham me dito que o 555 tem problemas nos agudos (e em especial nos sons de flautim). O que de fato pode ser visto em uma comparação entre o 555, 595, 600 e o Beyer DT440:

    http://graphs.headphone.com/graphCompare.php?graphType=0&graphID[]=441 &graphID[]=249&graphID[]=243&graphID[]=507

    Bom, como disse na mensagem anterior, assim que tiver testado os novos modelos de piano digital (e o 555) e me decido pelos monitores e pelo fone, posto aqui minhas impressões...

    Grande abraço,

    Alberto.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    algol_i
    certamente o 595 é consideravelmente superior ao 555. Já testei o 580 que era o modelo que saiu de linha pra entrada do 595, e já era melhor qu eo 555. Compre-o e você não se arrependerá.

    Quanto ao seu sistema de síntese, talvez você consiga uma idéia daqui:
    http://www.pianoteq.com/
    Esse VSTi é TOTALMENTE à base de síntese, usa praticamente só CPU e não memória RAM e/ou HD. Nota-se pelo tamanho do aplicativo.
    Ele ainda está em fase de aperfeiçoamento, afinal, a síntese pura para reprodução de instrumentos acústicos está começando a explodir agora. Mas já obtêm-se um timbre muito legal, sobretudo no que diz respeito a harmônicos e interação das cordas, além de timbres "estranhos" que se consegue mexendo nos parâmetros do programa.

    Boa sorte nas pesquisas e nas comprar.

    Abraços.

    algol_i
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Gostei do software, de ocupar 15 megas, e gostei muito da possibilidade de ver o repedalling funcionando! O som de cada nota está longe de ser perfeito (com samplings talvez sendo melhores, não tenho certeza, pois nunca vi funcionando "ao vivo"), mas a sutileza da dinâmica que pode ser facilmente percebida pelas valsas de Chopin disponilbilizadas no site é infinitamente melhor do que qualquer sistema baseado em sampling poderia fazer, transformando esses últimos praticamente em brinquedos (é só escutar os arquivos disponibilizados no site da biblioteca do Imperial Bosendorfer da Bardstown)!

    Aliás, muito bom que estejam tentando fazer isso... não sei por qual motivo as pessoas insistiram durante todos esses anos em samples: já fazem anos que temos cpu suficiente para simular satisfatoriamente instrumentos musicais (e se não tivessemos, seria mais barato produzir circuitos digitais com FPGAs do que colocar memória RAM em teclados e computadores).

    Bom, obrigado pelo link, e pela dica do 595!

    Abraço.

    algol_i
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: algol_i
    · votar


    Opa... só para dizer que eu não vou desistir do meu passatempo... mas pqp (desculpem moderadores)... olhem só quem se meteu a fazer um piano digital bem feito também:

    http://www.boesendorfer.com/index.php?menu=275

    se eles quisessem vender o brinquedo por um preço razoável (tipo uns 10.000 USD), acho que ou acabavam com o mercado de pianos digitais high-end, ou Kawai, Yamaha, Kurzweil, Roland, etc, iriam ter que começar a trabalhar direito, hehehe... iriam não, vão, pq esse piano (que é baseado em sample) ainda não foi lançado, mas quem quiser escutar é só entrar no link (e "babar").

    Um abraço, e desculpem pelo vocabulário,

    Alberto.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    algol_i
    Eder, isso é algo que já estou fazendo. Estou inclusive pensando em desenvolver um sistema de simulação de sons de piano baseado não em samples, mas em síntese com termos gerados por análise fourier com termos cross-correlacionados (obtidos estes sim a partir da análise de sons de um piano acústico de verdade), no qual não apenas o espectro harmônico da nota (ou do conjunto de notas) que está sendo tocada será sintetizado, mas a influência desse em todas as outras cordas e o efeito que ele está induzindo no material do piano (e um feed-back de primeira ordem do material do piano nas cordas). Essas coisas todas dependem da força que você está tocando, o que não pode ser reproduzido por um sistema de sampling, a não ser você grave cada nota sendo tocada com uma infinidade de forças diferentes, o que geraria bibliotecas de samples gigantescas... Uma das coisas que penso, é em modelar bem o sistema de interação martelo-corda (que deve ser reproduzido pelo conjunto martelo-sensor de um piano digital), e que embora seja uma interação não-linear bastante complexa, deve de algum modo poder ser modelada como uma superposição de interações simples discretas (0 ou 1) em cada elemento de tempo durante a batida (que é formada por infinitos elementos de tempo, mas que podemos discretizar tanto quanto quizermos)... Não sei se vai sair alguma coisa, e nem comecei a dar uma olhada no que já foi feito até hoje, mas tenho certeza que isso será um passatempo divertido.... ;-)

    Por um acaso isso não se chama modelagem física e o VL-1 - e os simuladores de amp, mics e etc. - funcionam assim? Ih, cara, a Yamaha chegou na sua frente...

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alguém conhece esse VL-1, já tocou em um...?

    algol_i
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: algol_i
    · votar


    Música de Preto
    A Yamaha chegou na minha frente, mas antes dela, em 1971, com certeza Hiller e Ruiz chegaram antes, no trabalho Synthesizing Musical Sounds by Solving the Wave Equation for Vibrating Objects, publicado no Journal of the Audio Engineering Society, assim como muitos outros depois deles... ;-) Alem de que existem diversas variações possíveis sobre um mesmo tema (e ângulos diferentes para encarar a modelagem de um mesmo sistema físico).

    Sobretudo, hehe, não estou nem um pouco interessado em vender essas coisas (e com certeza pouco do que a Yamaha vende, foi ela quem inventou ou descobriu - na melhor das hipóteses, financiou pesquisas dentro de alguma universidade, no caso Stanford, e ficou com metade da patente). Estou é interessado em ajudar (se possível) a desenvolver um pouco o conhecimento humano, seja como um amador em música e acústica, seja como um profissional em astrofísica! ;-)

    A propósito, o pessoal anda chutando pela internet que o Bosen digital deve ficar na casa dos 20 mil (USD), o que não é para qualquer um... Mas bom, segundo o que o pessoal da Bosen me disse por telefone, a parte da ação mecânica do instrumento é a mesma -100%- de um Bosen 280 (e ela sozinha -chute meu- deve custar uns 15 mil USD)...

    mikemax2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    algol_i
    cara da uma ouvida nesse steinway B e ve o que acha...

    http://www.artvista.net/VGP_Demos.htm

    Wine and Roses achei uma musica bacana.

    Estou longe de ser um pianista mas gostei bastante desse timbre.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    algol_i
    Isso é fato, como no caso da síntese FM. Só quis dizer que talvez já exista o que vc está procurndo e você talvez não tenha que ter o trabalho de reinventar tudo.

    mikemax2
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um piano digital para um pianista acústico