DGX-220, Meu review

    Autor Mensagem
    Roger Augusto
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Roger Augusto


    Review - DGX 220

    Olá a todos, mesmo sendo meu primeiro tópico já frequento o fórum a muito tempo, pois gosto de tirar minhas dúvidas e saber das opiniões dos outros sobre os mais variados assuntos. Percebi que alguns usuários do fórum tem algumas dúvidas sobre o teclado DGX-220 da Yamaha e resolvi fazer um review, espero que seja de utilidade.
    Sou estudante de piano e não estava mais conseguindo estudar no meu velho PSR de 05 oitavas. Precisava de um teclado que tivesse 06 ou 07 oitavas, uma boa sensibilidade e bom timbre de piano. Ao conhecer a série DGX achei o que queria. Não que substitua um piano acústico ou digital, mas atendeu muito bem minhas expectativas.

    O Visual
    Simples e sóbrio. As 76 teclas são no estilo de piano (mas não possuem o mesmo peso) e são muito confortáveis de tocar. O visor é o mais básico possível, mas não ligo muito para isso. O que fez falta na minha opinião foram botões de atalho para ajustar/ligar o Touch Response e botões separados para Style Main A/Main B.

    Os Timbres
    Ao ligar meu DGX-220 pela primeira vez estava ansioso para conferir o timbre de piano. Não me decepcionei, o timbre é muito bonito e realista. Os sons Sweet! e Cool! me impressionaram, principalmente a flauta e o sax soprano. Gostei bastante dos pianos elétricos e dos órgãos, basicamente o que uso mesmo, só não dou nota 10 porque deveria ter alguns sons Live!, ao menos o piano.

    Os Styles
    Não utilizo muito styles mas quando estou a fim de me divertir um pouco mais costumo tocar com acompanhamento automático. Os styles do DGX-220 são muito bonitos e de muito bom gosto. Mas todo mundo sabe que se apoiar apenas nesse recurso pode fazer a música ficar repetitiva e para evitar isso foram criados os Fill e variações. Então por que será que a Yamaha está retirando as variações dos teclados mais econômicos ultimamente? Para baratear o produto? não sei, mas acho uma pena styles tão bons com só 02 variações em um só botão, até meu jurássico PSR-240 tem mais variação que isso. Uma pena, mas já comprei o teclado sabendo dessa limitação, pois precisava mais das 76 teclas do que styles.

    Conectividade com PC
    O DGX-220 conta com uma pequena memória flash que serve para transferir algumas midi e styles através de cabo USB. Bom, mas se tivesse drive para Smart Media seria MUITO melhor. Tocar aquelas Midi das músicas preferidas em um teclado de qualidade é divertido e até útil, por isso uma memória expansível é muito mais conveniente.

    Demais recursos
    O indispensável nos teclados modernos: Split, Dual voice, Harmony, Reverb, Chorus de alta qualidade. O sequenciador de 06 pistas é simples de usar e muito bom. No mais, chamar o tal do "Performance Assistant" (PAT) e o "Easy song arranger" de recursos é ridículo. Deviam ter colocado no teclado uma coisa mais útil. Já o Music Data Base realmente tem alguma finalidade para quem toca com acompanhamento automático. Você seleciona uma canão entre as disponíveis no banco de dados e o teclado ajusta a melhor combinação de styles/voice e efeitos para você tocar a música. Costumo usar o Music Data Base nº 120 para tocar a música "Moonlight Serenade" e fica até parecido com a original.


    Concluindo...
    O DGX-220 é um excelente teclado, possui tembres de qualidade e é fácil de usar. Para ter ficado perfeito faltou um timbre de piano Live!, mais variações para os styles, atalho para Touch Response e drive de Smart Media. É um instrumento ideal para utilizar nos estudos em casa, mas também serve para tocar fora, ( Mas fica avisado que transportar teclado de 6 oitavas não é fácil ) eu mesmo toco em uma Big Band, mas para Rock recomendaria um sintetizador. Isso sem falar no excelente custo-benefício. Para mim está sendo uma ótima alternativa para meus estudos de piano e enquanto espero pelo meu PSR-3000 ou similar. Ponto pra a Yamaha.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    principalmente pela faixa de preço dele... meu DGX520 tá vindo ai... junto com meu review também...

    riceira
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Roger Augusto
    Tenho um DGX-205 e, de fato, o timbre de Sax Soprano é excelente e não se encontra em muitos teclados. O USB para mim foi uma decepção, pois só posso importar songs em MIDI (styles não), mas não posso enviar as songs compostas nele para o computador, espero que o problema tenha sido resolvido no 220. Quanto à ausência de SmartMedia, não lamente, pois a fabricação deste tipo de cartão foi descontinuada. Pergunto se alguém já utilizou o programa VOYETRA para gravar em midi songs do DGX? Caso positivo, como configuro o teclado e o programa para haver comunicação emtre ambos, possibilitando a gravação de songs?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    na linha DGX x20 (220, 520, 620) o USB serve para armazenamento em Pendrives, se nao me engano. Então, Roger, dá uma checada ai no teu manual pra ver. Creio que o seu modelo permite uso de pendrives (memory keys) nele

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Creio que o seu modelo permite uso de pendrives
    No caso do DGX-220, não. Só os DGX-520 e DGX-620, além dos PSR-S500 e superiores.

    Roger Augusto
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Roger Augusto
    · votar


    Pois é, até um amigo meu que é saxofonista achou o timbre do sax muito bonito, principalmente a nota si3, estranho como essa nota é mais realista que as outras!

    No caso do DGX-220 eu transfiro midi e styles e acho que dá para transferir composições para o PC. Realmente, essa memória tão pequena me decepcionou, e não tem como usar pendrive nele mesmo, mas ainda pretendo ter um PSR top algum dia, vou usando o DGX para estudar piano mesmo

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    mano_a_mano
    No caso do DGX-220, não. Só os DGX-520 e DGX-620, além dos PSR-S500 e superiores.

    então tá! valew... eu não sabia mesmo... então a Yamaha era pra ter lançado o DGX 320, hehehe, q seria um 520 com 76 teclas...

    bygoo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ae galera!
    Comprei um dgx-220 pra fazer aula...
    O que vcs tem a me dizer dele, é um bom teclado mesmo pra iniciante?
    E vcs conhecem alguma tecnica pra tirar musica de ouvido?
    Edione, vitoria-es

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DGX-220, Meu review