Microfonando um piano

    Autor Mensagem
    Raizen
    Veterano
    # jun/07


    Olá, gostaria de saber qual modelo e marca de microfone vocês utilizam para microfonar o piano e fazer gravações. Também gostaria de saber qual técnica utilizam, onde posicioná-lo, distancia, etc.

    Estou pensando em comprar o Shure SM57, o que acham?

    Até mais.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Condensadores são melhores para piano, os dinâmicos tipo o SM57 são meio "duros" para captar as nuances delicadas que um piano pode ter. As maneiras de microfonar vai depender de quantos mics vcs quer/pode usar, modelo do piano(armário, 3/4, 1/2, cauda inteira...) e tb o estilo musical.
    Eu tenho um material com dicas de microfonação de vários instrumentos(incluíndo o piano), se achar posso te passar, beleza?

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    Opa...manda sim cara, ficarei agradecido...É que ocorre o seguinte...eu toco guitarra e um amigo meu é pianista...cara pro já toca a 30 anos e queria gravar ele tocando e aproveitar pra gravar minha guitarra...porém..quero qualidade em ambas as gravações..se preciso compro 2 mics...

    queria uma gravação de alta qualidade em estéreo...Mas não gastar TANTO...tipo esses mics de 600 reais aí não rola.

    meu e-mail é r r c t r e v i s a n no g m a i l . c o m

    valeu

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raizen

    Ok. logo que achar vou te mandar(arquivo em PDF).
    Já gravei piano usando tanto 1, 2 e 3 mics. Condensadores e eletros(mais baratos que os condensadores). Gravei 3/4 e 1/2 cauda. Quando usei 3, foi um ominidirecional que ficou mais afastado para ambiência, os outros 2(cardiódes eletros com fases invertidas em relação ao de ambiente) em V(é importante que sejam do mesmo tipo e modelo de mic pra ficar uma imagem stereo equilibrada) logo acima das cordas(com a tampa do piano aberta), cada um virado um pouco mais para uma região(grave e aguda).
    Com 2 foi como antes, mas sem o de ambiência.
    Com um foi usando um condensador na mesma posição dos em V(mas um pouco mais longe)
    Controle a distância em busca de mais ou menos ambiente, vire um pouco mais para cada região em busca de mais ou menos brilho e grave. A distância também implica em mais ou menos articulação e ruídos(do pedal, dos martelos, etc...). Mas não elimine totalmente os ruídos, fazem parte do som real do piano. Quanto mais perto mais intimista vai ser o som, no entanto pode ficar chapado demais se for muito perto...
    Há também microfonação por baixo do piano, entre outras...
    Vc pode usar mics stereos tb.

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hummm..tenho muito o que aprender sobre isso então viu....vou ficar no aguardo do material.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raizen

    Enviei, espero ter acertado na "tradução" do e-mail, troquei o no do meio pela arroba, está certo?

    Pianist
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Raizen
    Boa pergunta cara...

    Como que faço para microfonar o meu piano? O seu modelo é armário.
    Os microfones estão na faixa de quanto?

    Falou!

    Pianist
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Up.

    korgman
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Muito embora eu já tenha me apresentado ao vivo, e tenha gostado muito da combinação de um microfone PZM, utilizado para captação embaixo do piano, combinado com um consendador em over na parte superior.

    Entretanto é possível visualizar no site da Shure Brasil, uma tabela para microfonação de diversos tipos de fonte sonora, sempre exibindo no topo de cada opção o microfone de melhor qualidade seguido-se das 2as opções com o melhor custo benefício

    Guia de microfones Shure - http://www.shure.com.br/info/info2.php?codigo=17#nota

    Valeu Galera

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    korgman

    Eita não entendi direito aquela tabela não cara...o que significa aquela nota 2?

    Outra coisa...apra gravar em estereo preciso de no mínimo 2 mics?
    makumbator

    achou o arquivo com os desenhos de como microfonar? se sim, me manda

    brigadão.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raizen

    Achei, vou te mandar em breve. Pra gravar em stereo real precisa de dois mics(ou um mic stereo), pois assim se obtem uma imagem sonora com duas fontes diferentes. Caso contrário vc terá o mono distribuído nas duas caixas(o que não é a mesma coisa). Quanto mais aberto o desenho do V dos mics, maior a diferença entre cada uma das fontes, o que deixa o instrumento mais espacial, entretanto se abrir demais fica estranho, pois fica com uma imagem e tamanho irreal, além de perder peso no centro.
    Que nota 2? Diz a página...

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Raizen
    Quando gravar, mostra pra gente e retorna aqui para explicar como o fez na prática, afinal, o assunto interessa a muitos, pelo ao menos à galera que está aqui.

    Certa vez participei de um Festival onde colocaram apenas 1 microfone no meio do PIANO... ficou horrível, tivemos o mó trabalho pra levar o PIANO para o local (imagina só) e depois o cara não microfonou legal. DETALHE: Uns 8 homens pra levar a criança hehehhehe sem falar que meu dedo indicador foi pressionado pela criança, fiquei mais de semana com o dedo dormente... (cara, foi f*)

    Por enquanto tenho feito gravações aqui usando um CONDENSER (apenas um) para gravar a BATERIA, e tenho gostado do som que conseguimos tocando com vassourinhas e baquetas, ao menos da BATERIA (Se quiser ouvir, http://www.4shared.com/file/17220934/4c6ee25b/ERA_UMA_VEZ.html
    ).

    Eu gostaria de fazer uma gravação com um PIANO também (e um pianista, é claro rsrsr); deve ser uma experiência legal!

    makumbator
    Se puder, manda pra mim também o tal arquivo... heraclito4arrobaHOTMAIL.com

    Obrigado!

    korgman
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Caro Amigo Raizer,

    A tabela que me refiro é a primeira, designada para vários tipos de captação para vocais e na sequencia para instrumentos.

    Sendo que para cada aplicação existem no máximo 8 opções de microfone ideais, partindo do primeiro produto da tabela de cada aplicação que é sempre a melhor opção seguindo-se opções de custo beneficio melhor.


    Tabela Shure - http://www.shure.com.br/info/info2.php?codigo=17#nota

    Gravação estéreo:

    Nesta tabela existe também a opção para gravação estéro de ambiência , onde estão destacados microfones "em pares" para gravação estéreo.

    Inclusive lá está no fim desta tabela o microfone Shure VP88 que é um microfone a condençador estéreo.

    SHURE vp88:
    http://www.pridemusic.com.br/produtos/shure/shure_3528_gra.jpg


    Valeu

    Korgman

    Raizen
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Raizen
    · votar


    makumbator

    Bem então no caso seria o seguinte:
    1 microfone estereo para ambiencia....e dois microfones normais um para a parte grave e outro para o agudo do piano?

    fora isso vou precisar de uma mesinha bem simples né? pq quero fazer a produção no computador mesmo...

    To vendo aqui sai bem carinho hehe

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raizen
    VC pode usar 2 eletros no piano(tem que ser iguais em marca e modelo) e um condensador de ambiente(tem que ser em ominidirecional). Mas se não puder dispor do de ambiente, vai só nos 2 no piano mesmo por enquanto(ou um stereo).
    A questão da mesa é relativo, se sua placa não fornece phantom power, e então vc usar o condenser, vai precisar de mesa ou pré com phantom power. O ideal não é fazer uma mixagem dos mics na hora e enviar em stereo para a placa, e sim gravar cada canal verdadeiramente isolados(portanto 3 canais, L , R e ambiente, ou 4 se o ambiente for stereo) e depois com calma equilibrar e posicionar cada canal após a gravação.

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Putz...to vendo que vou precisar ler bastante sobre microfones..não entendo nad do que é cardióide, eletro ou o escambal xD

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    Opa...esotu no aguardo do desenho do esquema de como fazer a microfonação pra poder gravar.
    até mais.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raizen

    Verifica o seu e-mail, te mandei ele.

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bem...hoje pedi para cotarem aqui na loja de música os microfones vp 88 e o bg 4.1

    Segunda feira ele me fala o preço de cada um...Mas uma pergunta...Será que fica legal gravar só com o vp 88? Posicionado não tão longe do piano a sua frente.

    has4
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4 AGRADECE a makumbator por ter enviado materal sobre microfones e microfonação.

    Obrigado
    makumbator ou M.S. por ter enviado o excelente material.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    up [revival]

    se o Sr. Makumbator ainda possuir esse material e ainda estiver ativo no fórum... please mande esse documento pra gente...

    :)

    Raizen
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    gustavocp
    No site da Shure tem essa informação.
    Pode tentar também no site da Roland...Steinway...

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    gustavocp

    Tenho que procurar novamente aqui. Depois vou colocar no 4shared para facilitar para outras pessoas pegarem também.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Tranquilo pessoal...

    Valeu!

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Oi. Acrescentando um pouco, eu uso o gravador Zoom H4 pra gravar meu piano acústico. Acho muito bom, ele capta bem toda a dinâmica do piano e etc. =]

    Optei por ele porque vi que microfonar piano com microfone mesmo é BEM complicado. Se quiserem ver exemplos, só olhar meus tópicos mais recentes.

    has4
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    CheshireCat vou ver e ouvir lá depois sobre a sua dica - parece ser interessante mesmo!


    makumbator - aguardando [Ehhh sumido, só ressuscitando tópico mesmo! rsrsrs]

    Raizen - faz sentido mesmo

    gustavocp
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Segue um link que eu encontrei a pouco tempo sobre como microfonar pianos.

    http://www.wikirecording.org/Guide_to_Recording_Pianos


    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonando um piano