qualidade em midi-files

    Autor Mensagem
    do-bandolim
    Veterano
    # mai/07


    Olá pessoal do fórum,
    Por favor me ajudem: Sou cantor e sempre trabalhei com outros músicos no palco (baixo, guitarra, bateria e teclado) só que a banda terminou e na cidade onde moro atualmente não consigo encontrar outros músicos. Não sou tecladista mas a solução (por enquanto...)que encontrei foi tentar comprar um teclado e colocar um midi-files (apesar de achar meio vergonhoso) só para não ficar parado de todo e dar uma praticada no vocal. Só tem um problema: já ouvi uns midis ruim pra caramba! sei que os midis são dados e o que se ouve é o som da placa do teclado, então gostaria de saber dentro da faixa de R$6.000,00, qual teclado irá me dar um midi-file com a melhor qualidade sonora possível? ou tem algum outro jeito para que eu possa ter qualidade nos midis? Por favor, desculpem minha santa ignorância! mas me ajudem sim? ficarei muito grato pessoal!!!!!

    makumbator
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    do-bandolim

    A melhor coisa são os VSTi, que são amostras sampleadas de instumentos reais gravados com os melhores equipamentos, que podem ser tocados no computador tendo como base um arquivo midi ou através de um instrumento midi. Se vc for fazer isso em casa(praticar com os arquivos em playback) fica perfeito. vc vai gastar muito pouco(talvez tenha que aumentar memória, HD, entre outros dependendo do seu computador.

    do-bandolim
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Obrigado Makumbator por dar uma clareada em minhas dúvidas. Mas aí vai outras, e se você ou alguém do forum puder esclarecer p/mim, ficarei grato: Como faço p/adquirir esses arquivos VSTi? qual é o programa que contém eles? e qual a configuração que irei precisar para rodar esse programa? estou mais perdido do que peixe fora d"água...

    RafaelValeira
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=VSTi&b oolean=1&forum8=1

    Dá uma olhada nesses tópicos, talvez eles te ajudem!

    makumbator
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    do-bandolim

    Os Vsti já vem em pacotes prontos. Há os de piano, baixo, guitarra, bateria, orquestra, metais, etc... tem de tudo.
    vc vai precisar de um programa de gravação que seja compatível com a plataforma VST, como o Cubase, Nuendo, Sonar, etc... depois basta carregar o vsti no programa e tocar, que vc vai ouvir o som de sua trilha com os sons reais do instrumento, então vc poderá gravar, tocar junto...
    Dá uma olhada no link que o Rafael passou.
    As configurações variam de vsti para vsti, mas como regra geral, quanto mais capacidade de memória, espaço em HD(eles são imensos, os menores tem alguns gigas)e velocidade do HD para leitura, melhor para rodar(principalmente se quiser carregar vários ao mesmo tempo).
    Aqui uma pequena lista de VSTi para vc procurar(vá nos sites dos fabricantes para detalhes de configuração e demos):
    Piano:
    The Grand 1 e 2
    Ivory Piano
    Akoustik piano

    Bateria

    Drum kit from hell 1 e 2
    Ezdrummer
    Drum kit from hell superior
    Battery

    Orquestra:
    EWQL gold, silver, platinium

    Metais:
    Cris Heins horns

    Big band:
    Gary Garitan jazz and big band

    Logicamente há muitos outros, como toco baixo e guitarra, não uso os vsti desses isntrumentos(gravo eu mesmo, lógico), mas há vários para eles também.

    mazza
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    como faço para carregar esses programas no Sonar? tenho o Akoustic mas nao sei carregar qualquer ajuda agradeço obrigado

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    mazza

    Não sou acostumado com o Sonar(uso o Cubase), então não poderia te passar em detalhes os comandos, mas basicamente vc deve abrir o vsti por dentro do programa, e então direcionar uma trilha midi para ele(ou o midi do seu teclado se for o caso).
    Vc instalou corretamente? É preciso que a dll do plug-in esteja na pasta correta para o programa achá-lo(seja ele Sonar, Cubase, o que for). No caso do Cubase, mesmo após instalar o vsti, as vezes ele não copia a dll para a pasta de plug-ins do programa, então a gente tem que copiar manualmente.

    alex ryder
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    sera q alguem pode me ensinar a carregar esses arquivos no nuendo?

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    alex ryder
    Eu sei com detalhes no Cubase SX 3, o Nuendo eh parecido?

    mazza
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    abrir o vsti por dentro do programa

    valeu mas fiquei na mesma... quer dizer que devo copiar os arquivos do CD para uma pasta dentro do programa SONAR? como [e feito isso no Cubase? Tenho o Cubase também mas nunca instalei, posso até usar esse se for possivel... obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    mazza

    Não!!! Vc deve instalar o VSTi normalmente através do instalador dele. Depois vc abre o Sonar e procuro dentro dele onde vc carrega os Vsti, e se ele foi corretamente instalado, vc vai ver a opção de todos seus vsti, então basta clicar nela.
    No Cubase SX 3 é assim:
    Vc abre o programa, cria a sessão(ou vai em uma sessão já criada) e vai no menu DEVICES e depois VST INSTRUMENTS. Vai abrir uma janela. Em cada ponto da janela vc pode abrir um vsti(pode abrir mais do mesmo, por exemplo, 2, 3, 4, etc do mesmo vsti, ou diferentes). Clique nesse campo que vc vai ver a lista de vsti disponíveis(se vc instalou e não apareceu aqui, de duas uma, ou a instalação foi incorreta ou ele não copiou a dll referente ao vsti para a pasta de vst dentro da pasta da steinberg). Carregue o vsti que deseja(alguns requerem que vc espere o tempo total de carregamento dos samplers, nesse caso vai haver um mostrador). Agora com ele carregado. Vá em uma trilha de midi aberta(ou crie uma) e no campo do midi out escolha a opção com o nome do vsti que vc carregou antes. Pronto, basta dar o play que vc vai ouvir a trilha midi com o som do vsti escolhido. Vc pode mexer no pan, velocity do midi e também nos parâmentros do próprio VSTi(pan, volume, e outros comandos do instrumento em questão).
    Mais que isso não posso ajudar, tentem ler a parte de vst do manual getting started do Cubase(em HELP/Documentation/getting started), ou mesmo a parte de vst do manual completo(Help/documentation/operation manual)

    do-bandolim
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Agradeço a ajuda Makumbator e Rafael. Estive dando uma pesquisada sobre os vsti e vou ver o que consigo fazer, ou melhor, entender sobre o assunto porque de computação entendo tanto quanto entendo de abobrinha. Se vocês puderem também me dar uma dica a respeito de teclado ficarei satisfeito: Atualmente, na opinião de vocês, qual é o teclado que roda midi-files com a melhor qualidade sonora? Roland E 60, Korg PA 50 ou Yamaha Psr 3000? Ou tem algum outro melhor dentro da faixa de preço que mencionei? Pois se as VSTi e esses programas estiverem muito complicado para mim, terei que adquirir um teclado desses, pois acho mais prático, pois é só colocar os midis e mandar ver. Aguardo a opinião de vocês. Desde já agradeço....

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    do-bandolim

    Na questão de teclado não posso te ajudar, pois na verdade sou baixista e guitarrista, então não conheco os teclados a ponto de te indicar nada.
    O esquema de VSTi não é tão complicado quanto parece, tenta que com o tempo vc vai estar mais habituado. Claro que o lance das vsti não elimina a possibilidade de ter um teclado foda!

    mazza
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    valeu a dica, brigadao!!! anotei, vou tentar num dia que eu tenha tempo, com mais calma.

    alex ryder
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    cara eu acho q deve ser igual sim, meu oq vc tiver sobre ele passa pra mim valeu ,eu end é cristiano_lma@hotmail.com. blz! valeu e forte abraço!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    alex ryder

    Tenta essa sequencia que passei do Cubase no Nuendo(uma vez que vc falou que é parecido), e diz se funciona

    do-bandolim
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Só agora tô acessando a net, por motivos particulares, obrigado pela força e pelas explicações; quanto as VSTi vou ver o que consigo fazer, em relação ao teclado fico agradecido pela sua sinceridade, mas tem coisas que só a boa intenção já faz uma grande diferença, pois só você e o Rafael foi que se manisfetaram em relação aos midis; quanto aos mestres-tecladistas nem se manisfetaram: midi? isso é coisa para amador! Mas lembrem-se de que não sou tecladista e acho que não custava nada me darem uma forcinha também. Afinal de contas prá quem programação de sintetizadores é café-com-leite, saber qual teclado na faixa de uns R$6.000,00 toca midis com a melhor definição e qualidade sonora é fichinha. Mas é assim mesmo... não se pode contar com todos. Mas aos tecladistas de plantão que quiser ajudar fico agradecido. Obrigado!!!

    do-bandolim
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Correção:

    Em relaçao ao manisfetaram digo Manifestaram, como disse anteriormente não sou tecladista e muito menos professor de português.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    do-bandolim

    Beleza! Pode ser que algum tecladista experiente em equipamento entre aqui pra de dar uma luz...
    Vc pode também criar outro tópico específico para isso, tipo: Teclado maneiro por R$ $$$$. Talvez assim eles entrem no tópico!!!

    alex ryder
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    meu pra mim nao chegou nada nao, vc mandou pro meu end? tenta mandar pra esse aki motanatan@superig.com.br blz? valeu to no aguardo!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    alex ryder

    Mandar o que? Não entendi...tem uma resposta minha aqui nesse tópico explicando passo a passo como fazer no Cubase

    alex ryder
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator
    blz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qualidade em midi-files