Pra quê serve uma Zoom 505 no teclado?

Autor Mensagem
Eduardo 336
Veterano
# mai/07


Fico muito intrigado quando vejo fotos de tecladistas com um set composto por 5 teclados caros e uma Zoom 505 II alí no cantinho, quando se trata de uma pedaleira pra guitarra, que por sinal, todo guitarrista fala muito mal a respeito. Qual a utilidade dela?


abraços

Guitar_L
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336
Efeitos (delay, reverb, etc). As distorções delas que são ruins, os efeitos são até que usáveis.
Abraços

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


Guitar_Luppi

Mas os efeitos dela superam os efeitos internos do teclado?

ROTTA
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336
Mas os efeitos dela superam os efeitos internos do teclado?

Depende do teclado. Outra coisa que deve ser considerada é o limite de números de efeitos que você pode aplicar, existente em alguns teclados.

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


se pegar algum teclado antigo com o meu d-20 tem timbres bons mas só tem reverb e delay curto, então ajuda muito, pra efeitos do tipo: flanger, oitavar algum timbre
mas também já usei essa com um mic pra ter efeito na voz do cantor, e já fiz umas demos onde eu usei o compressor pra regular o vocal

no meu caso comprei mais por quebra galho já que não tinha grana pra um processador de efeitos melhor ou um teclado com mais inserts de efeitos

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Eu tenho um sintetizador CZ 5000. Ele tem apenas um chorus analógico, mas não tem Delay, Reverb, etc... Aí, eu ponho um 505 II na entrada de efeitos na minha mesa de som. Desse jeito, posso mandar a Zoom para qualquer canal da mesa... Escolhi alguns efeitos básicos, para modular o som do Synth: em um programa da Zoom, pus apenas reverb; no outro, pus apenas, delay; no outro, pus um Ring Modulator: etc...
Aí, escolho qual efeito quero colocar, faço testes, e incremento um efeito no outro. Simples assim.



Abraços.

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


Mauro Lacerda
fernando tecladista

Tem como configurar os parêmetros dos efeitos?

um amigo meu ta vendendo uma 505 II por R$100,00, vale?

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo

Vale sim, e dá para configurar os parametros e deixar gravado na Zoom. Eu paguei 150 chorado na minha, usada, em uma loja.

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336
vai usar em qual teclado?

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


Cara eu tenho um Privia PX-700 no qual não vou usar, no WK-3800 vou usar só alguns efeitos já que o WK vem com 200 efeitos que podem ser editados e no PSR-260 que é um teclado fraco porém eu só disponho de dois teclados pra tocar na banda, e um deles é o PSR-260. E também penso no futuro como um Roland D-50.

abraço.

mano_a_mano
Veterano
# mai/07
· votar


Mauro Lacerda
Quantos e quais são exatamente os efeitos da Zoom 505? Valeria a pena ligar uma dessas num Yamaha (que só tem efeitos básicos de reverb e chorus)? Detalhe: a saída do meu Yamaha é P10 stereo e, pelo que eu sei, a entrada da Zoom é mono - para ter o efeito stereo, seriam necessárias duas pedaleiras?

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


mano_a_mano

excelente pergunta, o meu caso é o mesmo, o WK é stereo também.

outra pergunta:
no meu caso que não tenho mesa de som, nem caixa, o som sai dos próprios falantes do teclado, como ficaria a conexão com a Zoom?


abraços

mano_a_mano
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336
Aí seria necessário ter amplificação externa, pois o som sai pela pedaleira.

t roque
Veterano
# mai/07
· votar


hahahah
eu usava uma B-2 (de baixo, tbm so baixista) com o meu psr 520
dava pra brinca bastante com os timbres de orgao

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Para sair estéreo, eu ligo a Zoom na entrada de efeitos da minha mesa de som (uma watsom de seis canais, porque uso dois teclados em estéreo). Então, no insert de efeito dos dois canais que uso para o synth eu ponho a quantidade de efeito igual. Aí sai estéreo, com os efeitos.
Eu uso efeitos básicos, por exemplo programa 1, somente reverb, no 2 chorus, no 3 pitch, no 4 ring modulator (é, tem ring modulator, dez níveis), etc...

Eu gosto de usar na mesa, porque dependendo do timbre, aumento ou diminuo o efeito facilmente, mais fácil que ter que fezer isso pela pedaleira. Uma coisa que eu não gosto é de colocar muitos efeitos em cascata, porque descaracteriza demais o som. E outra coisa, acho difícil usar a distorção/overdrive nela, não gosto muito do resultado final, mas aí já é questão de gosto.

A primeira vez que usei, foi em um ensaio, peguei a Zoom do guitarrista e liguei em um teclado antigão, bem ruim. Putz, eu me sentia o próprio David Guilmore hahahahahaha Enchia de efeitos, curti pra caracas...

Aí, comprei o CZ 5000, que tem apenas um chorus bem agressivo, quase nunca usei. Lembrei da Zoom, mas fiquei com medo de ter tido uma impressão ingênua sobre o som da pedaleira. Ela é realmente legal, não é um super efeitos de milhões de reais, mas quebra um galho massa...


Abraços.

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


Pessoal, o mano_a_mano tinha comentado comigo que talvez fazendo um cabo P10 stéreo com a outra saída P10 mono o som vá sair mono no amp, será que isso dá certo mesmo?

abraços.

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


Pra que serve uma na guitarra??

A mesma coisa no teclado.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


outra pergunta:
no meu caso que não tenho mesa de som, nem caixa, o som sai dos próprios falantes do teclado, como ficaria a conexão com a Zoom?


assim não fica
só vai funcionar no minimo no meio do caminho pra um ampli
se você toca por ai com banda e liga direto o teclado na mesa do P.A.
então vai ter que ligar o teclado no pedal e o pedal na mesa

---------------------------------------
Pessoal, o mano_a_mano tinha comentado comigo que talvez fazendo um cabo P10 stéreo com a outra saída P10 mono o som vá sair mono no amp, será que isso dá certo mesmo?

se você tem algum timbre stereo proprio no teclado, daqueles onde um piano sai grave pra um lado e agudo pra outro, por exemplo, isso você perde, já que a entrada da pedaleira é mono

-----------------------------------
WK-3800 vou usar só alguns efeitos já que o WK vem com 200 efeitos que podem ser editados e no PSR-260 que é um teclado fraco

pelo set que você tem, acho que seria interessante ligar a pedaleira só no PSR então dá uma garibada no timbre dele
delay em algum lead, oitavar algum outro timbre, um pouco de phase no strings pra ficar com mais cara de analogico
já que o WK tem alguns efeitos talvez ainda você compensa usar os proprios do teclado

cacero
Veterano
# mai/07
· votar


eu tirei uns timbres bem legais...da minha escaleta ao misturar com os efeitos da zoom.......coloco o efeito do pedal no canal do microfone onde capta a escaleta....ficou muito bom.....

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


Mauro Lacerda
Aí, eu ponho um 505 II na entrada de efeitos na minha mesa de som. Desse jeito, posso mandar a Zoom para qualquer canal da mesa...

fazendo isso o som não fica com cara de flanger

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


fernando tecladista

Eu não entendi...
##fazendo isso o som não fica com cara de flanger##

Sério, não entendi...


Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


Mauro Lacerda

também tá de plantão por aqui
:)

mesmo com um efeito simples do tipo reverb ou delay e se eu ligo como você comentou pela mesa, o som original mistura com o som com efeito, então fica um som meio "entubado" como se estivesse com o efeito flanger do pedal ligado

aqui eu tenho que ligar:
teclado--->pedal--->mesa
então escuto o timbre normal + o efeito que escolhi

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


ó os cara comentando as 4 da manhã... uaehuaehuaheuae...

Eu consegui um amp de guitarra emprestado até eu comprar o meu. O que me encomoda é esse lance de stereo/mono. Se o som for sair mono não vejo vantagem em comprar a pedaleira.

abraços

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336
mas se você for usar no yamaha por exemplo não vejo diferença com mono/stereo
e a saida do pedal pode ser com um cabo p-10 stereo

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


fernando tecladista


Agora entendi, porque fica misturado sinal limpo mais um pouco do sinal que é processado pelo efeito. Boa dica... Eu usava assim, porque podia regular a entrada de efeito, e escolhia a intensidade de acordo com a vontade, mas realmente faz diferença. Vou seguir esse conselho que você deu...
Uma coisa que me incomoda é: mesmo com fone de ouvido, eu não consigo perceber a diferença entre mono e estéreo do meu CZ 5000, o que não ocorre no SP 76. Quer dizer, tem duas saídas, fora a de fones de ouvido: left, e right/mix. Se eu ligo o fone na saida do fone, ou na saida mix, não vejo nenhuma diferença. Será que por ser um teclado antigo, não havia ainda essa preocupação em deixar as saídas estéreo? Então porque left + right/mix?
Vou ligar essa saída mix no pedal, e ele na mesa...


Abraços.

mayconcvel
Veterano
# mai/07
· votar


Eu testei ontem a pedaleira no teclado, pra quem nunca tinha pensado em fazer isso, foi divertido, os efeitos são mto interessantes, menos é claro a distorção. Apesar que em alguns efeitos ficava bem baixo e outros mto alto, mas é questão de prática e a finalidade daquilo no teclado. Nos órgãos alguns ficaram lgais, nos synths também.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


mayconcvel

Em relação a volume e outras coisas, dá para configurar tudo e salvar na pedaleira...


Abraços.

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/07
· votar


Interessante...

Eduardo 336
Veterano
# mai/07 · Editado por: Eduardo 336
· votar


fernando tecladista

Verdade, mas acho que não vale a pena investir grana no PSR, vale mais a pena eu juntar um pouco mais e comprar um outro teclado simples pra quebrar o galho.

Outra pergunta:
Existe alguma outra pedaleira que tenha bons efeitos e seja stéreo?

abraço.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


Eduardo 336
Existe alguma outra pedaleira que tenha bons efeitos e seja stéreo?
não vou valar que não porque não conheço muito, mas pelo que conheço as de guitarra são mono já que não tem guitarra com saida stereo

vai encontrar processador de efeitos em padrão rack com entrada em stereo, já que são voltados pra qualquer tipo de uso (não somente pra guitarra)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra quê serve uma Zoom 505 no teclado?