Sample: agora deu certo!!! ufa...

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# mai/07


E aí pessoal.

Só estou criando este tópico para falar sobre os samples que coloquei no TR e comentar alguns aspectos curiosos:

Em primeiro lugar, se alguém tiver um teclado semelhante ao meu (Korg TR) e estiver com dificuldade para fazer funcionar os samples, é só postar aqui, que agora eu tô manjando esse negócio de samples no TR (eu acho).

Agora, o mais curioso de tudo é o seguinte: eu baixei vários samples de piano (um deles sampleado em 8 layers, de 75Mb), e, resumindo, coloquei um total de 102Mb de samples no meu SD card, entretanto, só achei um piano bom, e, o tamanho dele é menos de 3Mb! É um sample do piano do SP da Kurzweil.

Então, para dar mais credibilidade ao que estou dizendo, tem um outro fato: o dia em que consegui colocar o sample no TR foi sábado. Então, no domingo, fui tocar em um encontro, e o outro tecladista da banda tem um SP 76. Foi incrível a semelhança de um sample tão pequeno ao som real do Kurzweil, eu diria, uma semelhança de uns 90%, impressionante.

É isso! Agora eu queria saber de vocês uma possível explicação para isto, ou alguma curiosidade de vocês a respeito.

Um abraço a todos.

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Só uma dúvida: foi você mesmo que fez os samples ou conseguiu em algum outro lugar?(qual lugar?)

abraço

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Não... quem dera eu ter um sampler! Eu consegui todos os samples baixando da internet, entretanto, o único bom, aquele do qual eu falei, eu peguei do e-mail de uma comunidade do Orkut, a do Triton Le, se não me engano.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


Foi incrível a semelhança de um sample tão pequeno ao som real do Kurzweil
Agora eu queria saber de vocês uma possível explicação para isto

de funcionamente de sampler não entendo quase nada
mas pelo que andaram postando por ai o timbre do Kurzweil não altera conforme a intensidade com que se toca, somente altera o volume, então o cara deve sampleado somente um nivel de intensidade
diferente de um acustico que quanto mais forte mais brilho tem, então teria que no minimo uma amostra suave, uma media e uma forte pra ficar legal....
algo assim

Eduardo 336
Veterano
# mai/07
· votar


fernando tecladista


essa de que quando toca forte só o volume que aumenta os caras pegaram pesado, o timbre não tem muito brilho, é verdade... mas falar que só o volume varia aí é demais...

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


fernando tecladista

pelo que andaram postando por ai o timbre do Kurzweil não altera conforme a intensidade com que se toca, somente altera o volume

Inclusive foi eu mesmo que disse isso aí, o que não deixa de ser verdade...

Realmente só tem uma velocidade sampleada, mas o que eu quis dizer é que, pelo tamanho do arquivo, o resultado foi muito bom, além do esperado. Com relação ao filtro TVF, que no SP não funciona, é só eu fazer funcionar o do meu TR que aí o problema está praticamente resolvido.

Eduardo 336

como eu disse acima, realmente só o volume do som do SP varia, de acordo com a velocidade que se toca, e não estou pegando pesado, é só pegar um teclado desses e reparar... é fato.

Um abraço.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Pelo que li em posts anteriores, achei que você não suportava os timbres dos SP's rsrs....

Então quer dizer que o "samplerzinho" de 3Mb soou melhor que os de tamanhos beeeem maiores?

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Scoth_Pr

Quanto ao som do SP, realmente não sou muito fã dele, e os defeitos que falei naquele tópico que fiz a respeito, continuam lá: o brilho que não muda,... mas, como disse, colocando o som no TR, ele passa pelo filtro TVF e resolve o problema do brilho... e o timbre de SP em si, por mais que não simule os harmônicos e, dependendo da região, seja meio estranho, é mais pesado (bem mais) do que o do meu TR, isso eu tenho que confessar!

Realmente, o sample de 3Mb ficou bem melhor do que os outros maiores, mas tem um detalhe que eu esqueci de dizer: os samples maiores estavam em .sf2. No Awave eles soavam uma maravilha, mas na hora que eu coloquei no TR, muitos deles (quase todos) ficaram ridículos. Suponho que estes samples tenham sido feitos em computador, e isto, de alguma forma, influenciou na hora de executálos no TR (suponho eu). Agora, o timbre do SP (e um timbre de piano do TS-12, que também retratou bem o piano do TS-12, que por sua vez não retrata bem um piano de verdade) foi baixado de um e-mail da comunidade do Orkut. Ninguém me disse, mas suponho que ele tenha sido sampleado em algum teclado, pois quando eu baixei, ele já estava convertido. Daí foi só botar no TR e mandar ver.

Não sei se o que eu disse pode explicar o fato, para o qual eu mesmo pedi explicação, mas acho que é uma hipótese.

Um abraço.

Couto
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Aqui tem uns samples tb pros Tritons:
http://www.dedicatedtotriton.net/downloads.htm

Eu tenho um TR tb, mas não tenhos as memórias. Vc pode me informar onde vc comprou, qto pagou, modelo, marca... ouvi dizer q algumas podem dar um chiado no som.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Couto

Na verdade eu comprei as memórias em particular, mas tem uma loja em São Paulo que vende com garantia. O site dela eu acho que é www.somemorias.com.br ou .com só, não lembro. Aliás, eu quase comprei lá, estava numa promoção de R$15,00 por slot, mas quando eu fui comprar não estava mais na promoção, daí paguei R$50,00 reais por aqui mesmo. Tem um tópico, que eu acho que se chama "Você tem um TR ou TRIRON Le?", ou alguma coisa assim, em que se fala bastante sobre estas memórias... se não me engano era este tópico mesmo. As especificações você encontra no site da Korg do Brasil, mas já respondendo à sua pergunta, o tipo de memória (que eu uso) é:

Memória SIMM EDO, 72 vias, 60ns, 32Mb.

A capacidade pode ser de 16 ou 32 Mb, se não me engano. Não menos que 16Mb. É isso.

Valeu pelo site. Vou ver se consigo samples interessantes lá...

Um abraço.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Couto

O que me animou no site que você passou é que os samples já estão em kmp e ksf,... mas vamos com calma, só vou dar um parecer oficial a respeito depois que ouvir eles (em especial os pianos) no TR. Mas, no Awave, os sons de piano estão bem legais... mas o Awave já me enganou em ocasião anterior!

Leo KB
Veterano
# mai/07
· votar


Fala aew galera!!!!

Olha só, eu infelizmente ainda não consegui o Awave... tenho um lá em casa, só que quando começo a usar depois de alguns segundos ele fecha o programa. Não sei pq acontece isso.
Para começar gostaria de saber onde consigo o Awave. Em seguida, gostaria de saber como pegar um timbre sampleado e colocar no TR.

fábio_soul
Se puder me dar esse help, te agradeço!

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Claro que eu posso. O Awave você acha no e-mail de uma comunidade do Orkut do TRITON Le (não lembro exatamente o nome da comu). Entra lá no Orkut e procura para baixar o Awave. Neste mesmo e-mail tem alguns samples já convertidos para .kmp e .ksf. É só você colocá-los no TR e pedir para carregar o .kmp que ele já carrega as amostras em .ksf. Daí o timbre já está na RAM do key. Bem simples. Quando estiver com o Awave eu falo o que você tem que fazer para converter .sf2 para .kmp e .ksf. Ok? Qualquer dúvida é só pedir.

Um abraço.

mikemax2
Veterano
# mai/07
· votar


o email é do bol

user: triton.le
senha: orkut2006

ve se baixa tambem o awave mapeamento foi eu que fiz hehe ta feinho e tal mas da pra ter uma noção pra vc samplear.

Leo KB
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul
mikemax2
Muito obrigada. Vou instalar hj msm e se tiver dúvidas, pergunto.

Até mais.

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Leo KB

Muito obrigada.

Vc é mulher??? :P

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Vc é mulher??? (2)

mikemax2
Veterano
# mai/07
· votar


afff vcs tão na seca ein hahaha

Leo KB
Veterano
# mai/07
· votar


A. Cordeiro
fábio_soul
É... vcs não perdoam nada! Não sou mulher... sou homem!!!
Foi apenas um erro de português.

mikemax2
Eles devem estar muito mal msm, somente porque troquei um "o" por um "a"....

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Leo KB

Não é isso, não... é que eu sempre te chamei de "cara", etc., por isso achei meio estranho.

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07
· votar


Leo KB

Relaxa man...foi só uma brincadeira...é que eu achei estranho pois o A é tão longe do O...hehe...tô zuando..

Leo KB
Veterano
# mai/07
· votar


A. Cordeiro
fábio_soul
Vlw galera... tá tudo tranks! Foi um erro bobo msm!

chacaosonegrao
Veterano
# mai/07
· votar


ola fabio_ soul, percebo que voce conhece muito do triton le . eu tenho e me depara com problemas para executar alguns midis sendo esses baixado na internet poi quando tento carregar aparece uma mensagem illegal smf data, isso somente nos midis com um tamanho de 100 a 600 k ,gostaria de saber se e que voce pode me ajudar se isso pode ser uma configuraçao do meu triton ou se tenho que converter e como, embora tenho o manual do teclado mas em ingles ai o bicho pega. desde ja agradeço

chacaosonegrao
Veterano
# mai/07
· votar


ola fabio_ soul, percebo que voce conhece muito do triton le . eu tenho e me depara com problemas para executar alguns midis sendo esses baixado na internet poi quando tento carregar aparece uma mensagem illegal smf data, isso somente nos midis com um tamanho de 100 a 600 k ,gostaria de saber se e que voce pode me ajudar se isso pode ser uma configuraçao do meu triton ou se tenho que converter e como, embora tenho o manual do teclado mas em ingles ai o bicho pega. desde ja agradeço

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


chacaosonegrao

Olha só, cara, nunca tentei executar arquivos .mid no meu TR, porém, uma vez, quando fui carregar um arquivo .pcg, da net, também apareceu esta mensagem aí, só não reparei no tamanho dos arquivos. Minhas sugestões são as seguintes:
- Em primeiro lugar, tente falar com o Áureo Galli (nickname "korgman") aqui do fórum. Ele é consultor da Korg e é especializado nesse tipo de produto (teclado) e em outros também. Ele pode te dar uma resposta mais precisa quanto a este problema.
- E a sugestão que eu te dou é tentar converter estes arquivos para .sng em algum programa no pc (não sei qual), pois este é o formato das músicas que o TR (ou o Le) seqüencia. Talvez resolva o seu problema. Agora, não me pergunte o por quê de o formato .mid não dar certo, pois eu não faço a menor idéia...

Um abraço.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Esqueci de falar... você disse que eu entendo muito do Le. Na verdade, eu entendo bem dos modos PROG e COMBI, que é o que eu mais uso. No mais, uma coisa ou outra (você viu que eu não fui capaz, infelizmente, de responder completamente a sua dúvida...

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Caro Amigo chacaosonegrao,

Peço por favor que verifique se realmente o padrão é .mid pois o padrão Kar não pode ser lido pelo Triton Le.

Minha dica é se você puder abrir estes arquivos .mid em um cakewalk.. Sonar.. etc.. O Korg Tr e Triton Le poderrão Lê-los também com certeza.

Se for arquivos padrão .kar, é possível importá-lo para algum software sequenciador moderno que possa carregá-lo e a seguir você salva ele como MIDI format o ou 1, e neste caso ele irá ler.

Lembro também que alguns usuários que trabalham com mp3, e costumam mudar a extesão do arquivo .mp3 para .mid , com o intuito de disfarçar a fiscalização on line...

Por favor envie um e-mail com os resultados que obteu, ou me envie um destes arquivos problemáticos para o meu e-mail korg@pridemusic.com.br

Para que eu passa analizar de que se trata este arquivo.

Afinal o Korg triton Le é um teclado MIDI protocolo 2 o que habilita a reproduzir qualquer tipo de arquivo .mid.

Mas se eu te enciar uma arquivo de texto do word, e mudar sua extensão para .MID o que vai aparecer no visor será

Ilegall data!!

No aguardo

Áureo Galli - Suporte SAc Korg
Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

chacaosonegrao
Veterano
# mai/07
· votar


valeu fabio vou correr atras e depois ,vou postar o resultado

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul korgman
"Em primeiro lugar, se alguém tiver um teclado semelhante ao meu (Korg TR) e estiver com dificuldade para fazer funcionar os samples, é só postar aqui, que agora eu tô manjando esse negócio de samples no TR (eu acho)."

Tenho um Triton Le76 com 2 cartões SmartMedia de 128mb e 64mb + leitor/gravador de cartões e instalei 2 pentes de memória EDO de 32mb cada, totalizando 64mb; Queria aprender a colocar timbres nele baixados da net e já possuo esses pacotes com timbres Kurzweil dentre vários disponibilizados. Minha única experiência positiva foi inserir timbres do pacote do Áureo Galli (pianos e synths) seguindo o excelente tutorial passo-a-passo e os timbres foram diretamente para o program D do meu Triton Le. São timbres excelentes que enriqueceram o banco do teclado. Agora queria inserir timbres do Kurzweil como o PC88 mas não consigo. Baixei o arquivo compactado, descompactei e surgiram o arquivo PC88 Piano e uma pasta PC88 Piano com 16 arquivos do MS000000 ao MS0000015. O arquivo PC88 possui extensão KMP e ao ser carregado no Triton, carrega automaticamente os demais arquivos, mas, ao contrário dos arquivos do Áureo (extensão PCG), não vão para o Program D. No pacote do Áureo, percebi que posso carregá-los individualmente para o Program que quiser (A, B, C ou D). Então gostaria de saber para onde os arquivos KMP vão e como posso acessá-los. Eu os carrego da seguinte maneira: na tela surge "Load Korg Multisample file" PC88 PI~1.KMP (can use */? as wildcard). Dou OK e todos os arquivos MS0000 são carregados. Então procuro o arquivo nos Programs e não encontro nada. Como faço para achar o arquivo no Triton?

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul
korgman
Tenho o Awave, caso seja necessário utilizá-lo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sample: agora deu certo!!! ufa...