notebook com controlador midi vale a pena?

Autor Mensagem
Lugon
Veterano
# mai/07


*Gostaria de saber se investir nesse tipo de equipamento, eu consiguirei obter timbres de pianos, órgãos, etc., bem melhores do que os dos melhores teclados e pianos digitais do mercado?
*Qual seria o notebook e uma placa de áudia externa que me daria uma ótima qualidade no palco?
*Eu preciso de um controlador midi específico para esse tipo de operação?
*Estou meio na dúvida se invisto em um Pc2-x da kurzweil ou em um notebook e controlador midi!

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Isso vai longe, já vi tudo...

Lugon, tem alguns tópicos aqui que tratam disso. Tem muita discussão a respeito disso, e acho que nenhuma conclusão. O principal, penso eu, é o seguinte: um teclado é mais fácil de carregar, não precisa ser expert em MIDI e tecnologia para programar tudo, não tem aquele monte de cabos e não dá pau na hora do show ao vivo. Mas os sons não são tão bons quanto um notebook.
Com o notebook, você tem mais sons específicos, pode ter um B4, um piano bem legal, synths etc... Mas tem que ser um bom notebook, e isso é o principal medo da galera: além de ter que ter o trabalho de programar tudo, vai que o bixo dá pau no meio do show. Você não tem o que fazer. Então são muitos fatores.
Eu, particularmente, quando tiver grana, vou ter o seguinte: dois controladores, um de 88 teclas pesadas, e um de 66 teclas leves, um notebook beeeeem estável, e um módulo bem básico, tipo um Micro Piano, para se algo acontecer durante o show, ainda tenho esse recurso adicional.


Abraços.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


Na minha opnião não vale a pena, pelo menos por enquanto onde o preço de um bom notebook é o mesmo de um bom workstation. Dá muito mais trabalho pra configurar, é muito mais arriscado pra uso ao vivo, é muito mais fácil de quebrar, muito mais difícil de transportar etc...

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Lugon

Sinceramente, EU prefiro pagar R$9000,00 num Workstation top de linha do que gastar uns R$5000,00 em um notebook + controlador, pois, para performance ao vivo, um workstation é MUUUITO mais versátil. Por exemplo: imagine que você tem no notebook o B4 Native Instruments II (que é o melhor simulador de Hammond que existe) e um outro programa para rodar outros timbres. O B4 só tem som de órgão. Então seria necessário, para ter o timbre perfeito de Hammond, você abrir o B4, depois abrir o outro programa, sendo que não dá para dividir o teclado com os dois timbres... Então, se não dá para ter essa versatilidade, eu prefiro ter um bom Work, que, com ele, eu posso ter timbres tão bons quanto do notebook, e uma versatilidade incrivelmente maior!

Minha opinião.

LuizFelipe
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Rapaz, eu consigo dividir o teclado com até 16 timbres, usando meu alesis qs6.1 e um pc celerom 600 em casa, só para brincar... fico imaginando como seria se eu tivesse um bom notebook e um controlador dedicado de 88 teclas...

Eu uso o Kontakt. Aí é só abrir os soundfonts que você quer usar (todos ao mesmo tempo) e endereçar cada um deles para um canal midi diferente. Depois é só configurar os canais midis no seu controlador...

No caso de vsts, eu imagino que deva ter algum programa semelhante que faça o mesmo. Já ouvi falar de um programa, acho que se chama Vstack (não tenho certeza)... ele provavelmente faz a mesma coisa.



Mesmo assim, eu ainda prefiro um workstation top...

Lugon
Veterano
# mai/07
· votar


Será que não dá para trabalhar em um notebook com mais de um programa aberto ao mesmo tempo e configurar os sons em canais midi diferentes e assim conseguir operar com mais versatilidade o meu controlador?
Se não der, aí realmente é muito complicado né...

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


LuizFelipe

Rapaz, eu consigo dividir o teclado com até 16 timbres, usando meu alesis qs6.1 e um pc celerom 600 em casa, só para brincar... fico imaginando como seria se eu tivesse um bom notebook e um controlador dedicado de 88 teclas...

Eu uso o Kontakt. Aí é só abrir os soundfonts que você quer usar (todos ao mesmo tempo) e endereçar cada um deles para um canal midi diferente. Depois é só configurar os canais midis no seu controlador...

No caso de vsts, eu imagino que deva ter algum programa semelhante que faça o mesmo. Já ouvi falar de um programa, acho que se chama Vstack (não tenho certeza)... ele provavelmente faz a mesma coisa


Entendi perfeitamente o que quis dizer, mas eu falei aquilo porque, quando um tecladista pensa em notebook, já vem a cabeça os timbres de 2Gb com 1000 layers por nota, etc., ou seja, os melhores entre todos, e, na realidade, pelo fato de você ter que usar programas diferentes para abrir timbres (que sejam melhores em um programa e piores no outro, como acontece com os teclados... um teclado tem um som melhor, o outro tem outro ponto forte, etc.), aí você tem que escolher entre versatilidade e timbres "perfeitos", não tem como ter os dois, mesmo usando um computador (como o exemplo que citei do B4), ao contrário do que os tecladistas que não conhecem nada sobre isso pensam. O que eu quero dizer com toda essa enrrolação é: um teclado top pode ter sons melhores que um notebook (visto a dificuldade com a quantidade de programas necessários no PC, ou seja, às vezes quem tem um notebook tem que escolher um programa para vários, ou quase todos os timbres, e com certeza, isso não vai lhe oferecer os melhores sons), e com uma versatilidade muuuuito maior.

Mas, embora, com tudo o que eu disse, eu pareça estar contrariando a sua opinião, eu não estou, pois vi que você disse que prefere um work do que um pc, só estou argumentando um pouco em cima do trecho da sua postagem que coloquei em itálico, como se não tivesse visto a sua opinião final, entendeu?

Desculpem pela dificuldade de expressar minha opinião, mas é que é uma explicação um tanto quanto complexa.

Um abraço.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


E tem mais, hoje eu não troco meu TR (uma versão "light" de workstation) por um notebook com um controlador!

E outra coisa que esqueci de dizer: é claro que, se for para usar para gravações, somente, sem performances ao vivo, eu prefiro um notebook, também.

RafaelValeira
Veterano
# mai/07
· votar


Lugon
Eu suponho (e isso é apenas um chute!) que dá pra fazer isso sim, no entanto para tal vc vai ter q ter, no mínimo, um notebook com um processador dual core (para ter menos interferência de um programa com o outro) e memória... mta memória!

Eu estou com o pessoal que prefere um bom workstation do q um bom notebook. Vc vai perder na fidelidade de som, claro, mas acho que a diferença entre um workstation x notebook hoje, pra show ao vivo, não é tão grande. (Querendo dizer que o público não vai perceber tanta diferença - isso se perceber!)

Mas, claro, isso é opinião pessoal! :)

LuizFelipe
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Ah sim... entendi o que você disse, concordo com você.

Se bem que, com a atual tecnologia, logo os teclados (to falando dos que tem um preço acessível e não de um Oasys) terão uma timbragem tão boa quanto a dos melhores vst´s.

E tem outra coisa, acho que um bom workstation, com o tempo, desvaloriza menos que um notebook, por isso (dentre outras coisas) vale mais a pena.

Abraço!

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


LuizFelipe

É isso mesmo.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Tem um programa, Brainspawn Forte. Com ele, você abre quantos VSTs quiser. Devidamente programado, você nem encosta no notebook durante o show inteiro, troca de VST como se trocasse um programa no teclado. Simples assim. E divide em Split, ou Layer. É muito tentador. Na minha opinião, eu não gastaria 9 paus em um workstation, pois utilizo apenas timbres. Mas é minha opinião. Com 4 paus você deve encontrar um notebook muito bom. Mais mil e pouco vc compra um controlador para utilizar todo arcenal do notebook. Deve ser lindo ver os PAs berrando um B4 no toco, com distorção. Eu quero um!!!!!!!!!!!



Abraços.

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Eu trabalho com informática e não resisti dar um palpite hehe

Bom, hoje temos notebooks muito bons com preços mais acessíveis do que antes. Processadores dual core estão se tornando um padrão, visto que tanto por parte da Intel, com o Core 2 utilizado no Centrino Duo, quanto AMD com Turion 64X2, estão ficando cada vez mais comuns no mercado. Em conjunto com os preços da memória RAM e HDs cada vez maiores que estão despencando, temos condição de ter e mãos bons equipamentos.

Porém vem alguns fatores a serem considerados. Um notebook é muito mais sensível que um teclado workstation, já que utiliza HD ao invés de memória flash. A tela de LCD também é frágil. E o principal que é a questão da estabilidade. Eu não teria coragem de fazer um show, por exemplo, confiando na "estabilidade" do Windows. É comum ver Windows travando, ainda mais sendo exigido de softwares pesados.

Também, com o avanço atual a passos largos da indústria da informática, o hardware está se desvalorizando muito rápido. Um HD de 80 GB a pouco tempo era caro. Hoje temos notebooks com HD de 160GB ou mais. Um teclado demora mais pra se desvalorizar, já que o ciclo de vida é bem mais longo que de um micro/laptop. Ainda mais que temos um número bem restrito de fabricantes de teclados. Destaco aqui a Roland, Korg, Yamaha, Alesis, Moog e Kurzweil como as principais. Agora equipamentos de informática temos centenas de fabricantes, desenvolvedores de tecnologia em hardware e software. Com isso a tecnologia se renova a todo momento e desvaloriza. A menos de 10 anos atrás ter um micro com 128MB em casa era um luxo. Hoje tenho um Ipod de 1GB aqui no meu bolso. Agora temos aí um Roland XP 80 funcionando a todo vapor, um Yamaha DX7, um Korg 01/w... Olha o tempo que já tem e como rendem muito bem.

Acho que isso poderia ser pensado: desvalorização da tecnologia, a durabilidade do equipamento (veja que tem teclados com mais de 10 anos rodando em perfeita condição. Um HD em poucos anos se danifica).

Apesar da qualidade de um notebook + VST, ainda teria receio quanto a isso.

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


Olá, amigos. Há de se considerar também os seguintes fatores:

- Não adiata ter uma p... máquina (notebook), 2 núcleos no processador, etc., se a maioria dos drivers de interface midi (seja via meio físico midi convencional ou USB) são "bloqueados" pelo primeiro programa cliente que você abre, sendo que o segundo simplesmente não vai conseguir acessar as portas virtuais; isso se o segundo simplesmente não travar o driver, exigindo reiniciar o sistema... Aliás, quem souber de um driver midi com suporte a acesso múltiplo, por favor me informe, pois ainda não vi nenhum...

- Para aproveitar bem o potencial dos VST's multitimbrais, o controlador também deverá ser multitimbral (que nem o nosso amigo Luiz Felipe faz com o QS 6.1 dele). O meu UF-7, por exemplo, que teoricamente foi feito pra coisa, peca feio nesse quesito, pois transmite no máximo em 2 canais.

Resumindo, acho que note + controlador é tendência e caminho sem volta futuramente, diria até. Mas hoje mesmo, ainda não. Ou pelo menos até os controladores dedicados e desenvolvedores de drivers conseguirem explorar melhor o hardware das novas máquinas que estão por aí. Mas também tem aquela história: máquina nova + sistema operacional novo (e fatalmente bem mais pesado...) = desempenho modesto, aqüém do esperado infelizmente...

Gostaria de chamar a atenção de todos para um detalhe tão intrigante quanto óbvio: vários teclados como os Alesis, desde a antiga série QuadraSynth, e tantos outros, podem atuar como controladores multitimbrais. Ou seja: as fabricantes de teclados, todas, já dominam há muito tempo a tecnologia de produzir os melhores controladores. Mas não o fazem, pois é um contrasenso: estariam cavando a própria cova!

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


$ão vária$ que$tõe$....

JeffersonX
Veterano
# mai/07
· votar


AC_TEC

Falou tudo!

Acho que se for trabalhar com controlador midi, o ideal ainda é utilizar os módulos. Todos os shows de bandas de metal que fui foram assim. Os tecladistas tinha um baitas workstation e sintetizadores, mas também estava acompanhados de módulos MIDIs logo abaixo.

mikemax2
Veterano
# mai/07
· votar


Sei la acho que a questão de instabilidade depende muito do que vc tem na sua maquina.

....... não tem jeito tem que manjar um pouco de informática mesmo esses dias a traz mesmo vi um note turion 160 gigas 1 giga de ram e o caramba, mas cara parecia uma carroça porque o mano não sabia nada pra configurar e ótimizar o micro.

Na comunidade do orkut tem um amigo que esta modificando Xp pra exclusivamente uso de audio.

Pra gravações sem duvida os vsts humilham os workstation, ao vivo realmente tem esse porem da desvalorização e tal, mas tambem se agente for esperar sair o ultimo computador sair vamos esperar pelo resto da vida.

Acho legal no pc hoje e que toda a biblioteca Akai, kurzweil, Roland e mais um monte que era só disponível pelo hardware esta presente facil no micro os programas já reconhecem tudo.

Eu fico um pouco com o pé atraz tambem mas sinceramente fico extremamente tentado a usar uns puta timbres.

Quanto ao negócio de tem que usar o mouse na hora de trocar o timbre de uma musica pra outra abrir janelas e tal ja é passado o Brainspawn Forte ja faz tudo isso alias ele exclusivo pra isso.

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/07 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar


Acho que tem muita gente no fórum dando pitaco em cima de achismos.

Os amigos Mauro Lacerda e mikemax2 citaram O programa: Brainspawn Forte. Ele é o programa certo para performances ao vivo. Você pode criar quantos layers e splits seu pc suportar e não precisa trocar o canal MIDI pra isso. Você pode usar seu B4, Pro53, The Grand, Superwave Performer, etc, (nos splits, layers, etc, se for da sua vontade), alternando entre eles como vc alterna entre patches do seu teclado. Quer mais? Você monta "scenes" e vai passando os patches sequencialmente à vontade - o que possibilita usar só um switch pra trocar os patches, por exemplo - de modo bem mis fácil do que eu já vi na maioria dos teclados.

Uso um pc simples: Athlon64 3200 com 1Gb de RAM e HDs de 7200 RPM SATA, e nunca tive problemas em usá-lo com meu UF-7 ao vivo.
Sim, eu confio mais nos teclados/works quanto à estabilidade, mas já que não tenho opção, extraio o máximo do que tenho em mãos.

Eu também achava que usar um pc era um bicho de sete cabeças... mas isso pq eu não pesquisava quanto à real viabilidade do sistema. Expandam seus horizontes!

ps.: ainda por cima é bem mais fácil programas nas interfaces dos instrumentos virtuais.

MarcosPPA
Veterano
# mai/07
· votar


Lugon

Uso um Sp 76 e um notebook com HD de 80, 1000 e cacetada de MRam e uma placa pre-sonus com interface midi. Software eu só uso o Reason. Te falar a verdade, acho 100000 vezes mais divertido tocar com 10000 de módulos e teclados no palco. O foda é que eu não tenho grana pra investir num sintetizador violento e num keystation pro 88 pra controla-ló... então uso esse mesmo.

Outra coisa ruim da programação no computador é que a variedade e disponibilidade de timbres e tanta que vc acaba achando muita porcaria (o que eu já baixei de sampler *.sf2 lixo num é brincadeira!!) e as vezes e sinto falta de um pacote de qualidade prontinho, ali, pra eu usar, sabe??

Mas sem dúvida nenhuma, se vc tiver tempo pra se dedicar a programação pode ter certeza de que haverão poucos limites a sua criatividade, pode ter certeza de que esses problemas de quantidade de canais, split, etc... são totalmente contornáveis, tanto que eu troco toda programação das minhas músicas, splits, layers, equalização e etc. com uma tecla so no meu sp76 e ainda uso timbres internos misturados com o do laptop em várias músicas...

Se vc tiver paciência vc faz mizeria com um controlador e um tecladinho!!! hehehehehe... (que fique bem claro que eu não faço mizéria pq meu negócio é piano mesmo... hehehehe)

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


Eder Muchiutti:

Olá, amigo. Também tenho um UF-7. Gostaria de saber se você tem alguma placa específica, ou utiliza a on-board + interface midi-usb para conectar o teclado, e como conseguiu o Brainspawn Forte, e também quais os plugins você utiliza.

Pelo que entendi, esse programa hospeda os plugins dos VST's, não ocorrendo o problema que citei de acesso múltiplo, pois essa situação não ocorre.

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/07
· votar


AC_TEC
eu uso PC mesmo, não laptop. Tenho duas placas, uma ESI MAya 44 que está parada e uma M-Audio Delta 1010lt.
O Brainspawn Forte vc pode procurar no site www.magesy.com (precisa de registro). Se você souber inglês, o manual dá o pontapé inicial e o resto vc aprende rapidinho fuçando no programa.
Basicamente meu setup de VSTi's é composto por:
- Steinberg The Grand 2 (pianos)
- Native Instruments B4 (orgão)
- Superwave Performer (Virtual Analog)
- Sampletank 2 (strings mais "light")
- Applied Acoustics Lounge Lizard 3 (EPs)
Tudo facilmente acessível e sem nenhum travamento até o dia de hj. rs

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Resposta a pergunta: não vale a pena! Melhor se contentar com pouco, afinal todo mundo tem uma desculpa fajuta para justificar isso!

mikemax2
Veterano
# mai/07
· votar


Resposta a pergunta: não vale a pena! Melhor se contentar com pouco, afinal todo mundo tem uma desculpa fajuta para justificar isso! 2

ahh caras quando se fala de timbre eu sou chato pra caramba pra mim vale tudo nessa de buscar a perfeição no timbre.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


Eder Muchiutti

Cara, não dá muito trabalho ficar levando o PC pro palco, montando todo o esquema, aquele monte de cabos e conexões, levando em conta também o risco de travar, oscilações de energia etc...?

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


Eder Muchiutti:

Olá, amigo. Quanto saiu o setup de software todo, incluindo o Brainspawn?
Você conseguiu algum desconto na compra do Brainspawn? Abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/07
· votar


Scoth_Pr
não dá muito trabalho. Ainda não usei em palco, só em ensaios (e tenho saco pra levar pra todo ensaio. rs). Demoro ao todo uns 10 minutos pra montar tudo. A vantagem do desktop o preço. Pra vc ter um laptop com performance igual, precisa gastar pelo menos o dobro. Enquanto não me der problema, não posso comentar negativamente quanto à instabilidade so sistema. Por enquanto, tudo em cima.

AC_TEC
todos os softwares que eu uso são warez, afinal é só por diversão mesmo. Original apenas o que uso pra trabalho, ou seja, VSTs e Host (Cubase no meu caso). Até penso em comprar algum VSTi que me apaixone, como o Superwave Performer e talvez o Pianoteq ou Truepianos, depois do meio do ano. Pra órgão, caso eu precise pra algum trabalho, uso o ORGANized Trio da Soundfonts.it, que é gratuito e bem interessante. Infelizmente é um pouco fora da minha realidade pagar uma fortuna num The Grand 2, NI B4, EWQL Silver, só pra brincar de fim de semana. Pra quem usa profissionalmente, eu recomendo fortemente o Forte (trocadilho ruim.. rs) por US$130 direto do site ou o Chainer que acho que custa uns US$60. Comprar software "box" é um saco, como é o caso do Cubase. Os que oferecem a possibilidade de serem baixados são bem mais interessantes na questão do custo, pq vc só paga a conversão da moeda.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Uma pergunta: há algum risco de você por exemplo baixar pela net um B4 da vida e utiliza-lo em shows? Digo, risco de ser preso, ou algo parecido. Porque tem programas Windows de 10 reais no Stand Center da paulista. Você corre o risco de ser preso ou algo parecido? Não tou falando de valores morais, mas sim da coisa prática mesmo...
Porque isso é um fator importantíssimo para se utilizar Pc no palco...


Abraços.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Mauro Lacerda

Se o PC for do "exterior" (entende?) e os caras da Receita Federal baixarem lá, não quero nem pensar no que aconteceria... Depois que eles vissem os softwares pirateados... é pena de morte na certa! Seu destino vai ser o mesmo do Sadam!

hauheuaheuaheuhuua

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


fabio soul


Cruiz Credo! Cê tá doido. Vou até fazer a barba agora pra não ser confundido hahahahahah

Imagina: você tá num palco, arrumando as coisas, cabos, etc... Liga a parafernália... Põe o pc pra funcionar... Aí chega alguém, de algum órgão que faça vistorias em shows (sei que é difícil, mas pode acontecer) e diz: meu amigo, que é isso que você está usando? É pirata? O que que é isso, rapaz... Você tá encrencado. Pode desligar tudo e me acompanhe agora. Sérjão, peguei um neguinho com programa pirata aqui, é hoje... Bora, rapaz, cê tá fudido...
Exageros a parte, acho que é crime federal. E para gravar trabalhos profissionais, também acho que não pode. É um risco...


Só para ter os programas e VSTs que eu queria, iria dobrar o valor do orçamento.


Abraços.

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07
· votar


Mauro Lacerda
Imagina: você tá num palco, arrumando as coisas, cabos, etc... Liga a parafernália... Põe o pc pra funcionar... Aí chega alguém, de algum órgão que faça vistorias em shows (sei que é difícil, mas pode acontecer) e diz: meu amigo, que é isso que você está usando? É pirata? O que que é isso, rapaz... Você tá encrencado. Pode desligar tudo e me acompanhe agora. Sérjão, peguei um neguinho com programa pirata aqui, é hoje... Bora, rapaz, cê tá fudido...

Auhauhuahauhuhau!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a notebook com controlador midi vale a pena?