Dúvidas em relação ao teclado PSR e403

    Autor Mensagem
    edu.
    Veterano
    # abr/07


    Falai pessoal, estou com algumas dúvidas em relação ao modelo PSR e403 da Yamaha, qualquer pergunta respondida já vai ajudar bastante, lá vai:

    Por enquanto achei o teclado pelo preço de +-1050 reais, sei que daria para achar mais barato na internet, mas é que eu quero comprar em loja física. Esse preço está decente, ou nem vale a pena?

    Outra pergunta, ainda não consegui entender muito bem sobre a memória interna dele. Dizem que tem memoria interna flash de 373kB, mas me lembro de ter visto em algum lugar que se você corta a energia ele perde os dados gravados por você. É verdade? Gostaria de saber mais sobre isso, já que se for assim, realmente é uma grande desvantagem para o teclado.

    O cabo USB que é necessário usar para conectar no PC, parece ser o mesmo usado por algumas câmeras de foto(como a minha, hehe), ou seja, daria para aproveitar o cabo, ou é algum cabo um pouco mais especial?

    Depois de conectado o cabo USB, daria para usar algum programa e tocar direto pelo próprio computador, usando os auto-falantes conectados no PC e talvez até poder mexer em configurações de sons, timbres, etc? Quais seriam as possibilidades?


    Pessoal, obrigado pela atenção.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    edu.
    se você corta a energia ele perde os dados gravados por você. É verdade?
    FALSO. A memória Flash mantém todo o conteúdo mesmo em queda de energia. Você só perde os dados se estiver transferindo conteúdo do computador para a memória e a luz é cortada durante o processo. Se o conteúdo já está na memória, não há problema.

    edu.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mano_a_mano

    Opa, valeu pela resposta.

    Realmente não faria sentido não gravar pelo motivo da memória interna ser flash. Mesmo assim eu tinha ficado na dúvida.

    Para o pessoal aqui, alguém sabe quais são as possibilidades de conectar esse teclado ao PC com o cabo USB? O que quero dizer é se é possivel tocar pelo próprio PC, usando o teclado apenas como um 'dispositivo' com teclas.
    Ou não da para fazer nada além de passar músicas?

    riceira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    edu.
    "O cabo USB (...)"

    O cabo é daqueles comuns que se encontram em qualquer loja de informática em torno de 7 Reais.

    "Depois de conectado o cabo USB, daria para (...)"

    A função do cabo USB neste modelo é muito limitada: você pode transferir algumas songs do computador para o teclado unicamente através do programa da Yamaha, ou seja, não pode "usar algum programa e tocar direto pelo próprio computador, usando os auto-falantes conectados no PC" e muito menos "poder mexer em configurações de sons, timbres, etc" Como você pode perceber, as "possibilidades" do USB são bem restritas neste modelo. Os pontos fortes do E-403 estariam nos 2 knobs que afetam os timbres em tempo real. a função arpeggio e os bons timbres (o Piano Acústico e o Sax, por exemplo).
    Use a busca aqui no fórum e encontrará alguns tópicos sobre o E-403 incluindo links para obter o manual.

    dberg_242
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Olá Edu,

    o preço de 1050 reais é justo pelo teclado sim, em se falando de loja física, no qual você leva ele na hora. Tenho esse E-403 e acho ele ótimo para iniciantes.

    O cabo USB facilita na hora de carregar MIDIS e transferir conteúdo. Tenho o Encore instalado no meu computador e quando executo uma música no software, ele executa no teclado também, usando os timbres dele. Esse é apenas um software no qual você pode interligá-lo e testar. Acredito que outros softwares também seja possível tal interação.

    edu.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    riceira
    dberg_242

    Obrigado pelas respostas.

    dberg_242

    Já vi muitos falando sobre esse encore, também já ví alguns arquivos com a extensão .enc. Qual exatamente seria sua função, e como seria o uso desses arquivos?

    ---

    Uma pergunta que me surgiu agora, se é preciso comprar uma nova fonte para esse teclado, ou daria para usar sem problema a mesma fonte que uso num PSR bem antigo, já que a entrada parece ser similar. Não sei se daria, mas provavelmente vou comprar uma nova por questão de segurança mesmo.

    Obrigado.

    dberg_242
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    edu.

    Eu compraria uma fonte nova sim. Provavelmente a voltagem de saída das fontes antigas é diferente das novas. Você vai evitar grande dor de cabeça se pegar uma fonte nova.

    Quanto ao encore, ele possibilita você a escrever partituras e executá-las no seu computador ou teclado. Arquivos .ENC contém as partituras do encore. Aqui no fórum em algum lugar tem um post que dá o link para baixar mais de 1500 músicas .ENC. Bastante interessante. Talvez mais pessoas aqui no fórum que usam mais o programa possam dar umas dicas melhores.

    alexandrespa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tenho um Roland E-60 e adquiri um E-403 pra não precisar levar o Roland(mais caro, né) pra todo lugar.

    Uso o E-403 basicamente pra tocar piano. Mas é um excelente teclado. Paguei 1.000,00 por ele. Excelentes aqueles knobs de ajuste em tempo real. E tem uma boa quantidade de timbres, que, ajustados, podem ficar ate legais para um PSR.

    Ainda não vi melhor teclado pra iniciante.

    edu.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    dberg_242
    alexandrespa

    Obrigado pelas respostas!

    dberg_242
    Realmente acho que não faz muito sentido eu ficar com uma fonte velha, mas era mais por questão de curiosidade, no final eu iria acabar comprando uma nova.
    A única dúvida que resta é se faz diferença entre uma 'genérica' ou oficial da Yamaha, e qual seria a variação de preço.


    alexandrespa
    Opa, isso aí me incentiva ainda mais a comprar o e403. Valeu pelo comentário.

    edu.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fui em uma loja hoje para dar uma olhada, testar os teclados, e me deparei com o DGX220, o preço é um pouco mais caro, mas mesmo assim me interessei por ele por ter mais teclas e continua com conexão USB. Parece que no total tem uma oitava a mais que as 5 do e403, vale a pena pagar mais por uma oitava a mais? Sentirei falta dela no futuro?

    O que gostaria de saber mesmo é sobre o que ele tem e o que não tem a mais em relação ao e403, já que o vendedor deixou meio vago isso.

    Baixei o manual do dgx220 e vou começar a ler daqui a pouco, mesmo assim opinem.

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas em relação ao teclado PSR e403