Lead usado pelo Dreamtheater

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07


    Pessoal, tem um lead muito usado pelo Jordan Rudess que parece um pouco com guitarra. Tem outros tecladistas de metal como Jens Johansson do Stratovarius e o Henka do Sonata Arctica usam um timbre parecido. Eu estava pensando pegar um Lead, como do Moog e colocar um overdrive nele.

    Alguém aí já fez algo parecido?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Meu lead é composto por várias ondas Saw (8 no total) com leves detunes e atrasos entre si e um pouco de drive. Trocando alguma Saw por Pulse ou Ramp tmb fica interessante. Uso um filtro de leve pra não sobrar agudos estridentes. Uso um delay que varia controlado por um knob.
    Fiz isso em alguns minutos e fiquei sem paciência pra "tweaks". Algum dia eu dou uma mexida melhor e vejo o que consigo, mas por enquanto ele me satisfaz tranquilamente.

    Couto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, veja os tutoriais do Progsounds.com q eles programam leads parecidos com os do Jordan Ruddes, do Derek Sheriniam e do Jens Johansson.

    http://www.progsounds.com/category/tutorials/lead-sculpting/

    Joker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tô ligado qualé, é um patch chamado "Frustrated Guitarrist Lead".

    :P

    Tá, parei.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Joker

    Você não perdoa uma, heim... hahahahahaha
    Esses timbres que lembram guitarra, se usados no modo monofônico soam bem legal, com um portamento leve.
    Só não vale usar palheta hahahahaha.


    Abraços.

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    Eu dei uma olhada aqui. Mexi pouca coisa só pra fazer experiência mesmo. Notei que pegando um Saw e/ou Lead e aplicando um overdrive, já dá um timbre parecido com o que eu esta procurando. O único problema do overdrive que uma tecla que for acionada antes da outra deixar de ser pressionada dá uma pequena sujeira no som.

    Vou dar uma olhada nas suas dicas, no link do Couto e do Mauro.
    Valeu!

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Achei uma dica no Orkut, de um cara ensinando fazer um Lead bem parecido com o do Jens Johansson do Stratovarius no Juno D. Não estou perto do meu teclado agora, mas fica aí a dica. Quando chegar em casa vou tentar. Bom que com o Juno D Editor é rápido editar e salvar novos patches hehe

    PARAM:
    Upper
    No 449 JP8Pls 30
    Filter LFO: PCH
    LFO Rate: +5
    FFO Depth: -64
    Cutoff Freq: - 10
    Attack: -25
    Decay: +63

    Lower
    No 449 JP8Pls 30
    Coarse Tune: -3
    Filter LFO: PCH
    LFO Rate: +5
    LFO Depth: -64
    Cutoff Freq: - 10
    Attack: -25
    Decay: +63

    Lembrando que, todos os parametros que não coloquei, estão em 0, ou desligados.
    A MFX Switch está ativada em ambos, e, eu coloquei o Velo Sens Offs em +63, pra dar mais pegada, mas, vai de cada um.

    Efeitos:
    MFX
    05 Spectrum
    Band1 +5
    Band2 -14
    Band3 +7
    Band4 -7
    Band5 +8
    Band6 +3
    Band7 -5
    Band8 +2
    Q 2.0
    Pan 0
    Level 127
    Lvl to Chorus: - Botei nulo, já que não coloquei Chorus aqui
    Lvl to Reverb: 127

    Reverb
    Plate
    Character 3
    Pre LPF 0
    Level 64
    Time 60
    Delay Feedback 0


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lead usado pelo Dreamtheater