Pedal para Roland Juno D

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07


    Eu tenho um Juno D e estava pensando pegar um pedal, principalmente por causa do Sustain. Com isso eu não ia precisar editar os timbres com um Release mais alto e também ganharia mais dinâmica nas músicas. Porém queria saber de vocês quais pedais seriam interessantes para colocar no meu Juno D e oq ue eu teria com cada um. Por exemplo, vi que tem pedal de expressão e tals, só que não entendi muito bem a diferença entre eles.

    Raphael cox
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JeffersonX

    Cara...existe um pedal de expressão e um de sustain..a roland mesmo tem os dois...o de expressão é o Ev- alguma coisa...não sei..custa uns R$125 (eu acho, nao lembro o preço, pode ser mais caro ou mais barato)

    o pedal de sustain da roland custa uns R$30 ..agora a diferença acho melhor o pessoal responder...eu não sei

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JeffersonX
    O Pedal de sustain é simples... É um dispositivo de chaveamento NA/NF o qual aciona o sustain do teclado... Todas as regulagens adicionais a respeito do sustain devem ser feitas pelo teclado... O interface do teclado que recebe o sustain para sua função original é a Hold.
    Os pedais de expressão e volume possuem chavealmento linear, ou seja, gradativo. Eles podem ser utilizados na interface de controle pra controlar, volume, efeitos e outros parametros definidos no teclado, bem como pode ser usado em série com sua conexão de audio para controle exclusivo do volume. Abraços.

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Entendi agora a diferença. E com o pedal de expressão também consigo fazer sustain?
    O que vocês me indica pegar? O pedal de expressão ou o de sustain mesmo já tá de bom tamanho?

    Valeu Raphael e Jeferson pelas respostas!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Entendi agora a diferença. E com o pedal de expressão também consigo fazer sustain?

    não vai dar certo, na parte eletronica pode até funcionar, já que o pedal vai dar os valores de minimo e maximo o que talvez o teclado entenderia como um liga/desliga
    mas na hora de tocar isso não é pratico

    quanto a pedais de expressão existem dois tipos: um que vai ter um cabo só e você liga direto no teclado e outro que tem uma entrada e uma saida de audio onde você liga o teclado no pedal e o pedal pro ampli, o pedal fica no meio do caminho entre o teclado/ampli controlando o volume, esse ultimo não tem como configurar para outra funções


    O que vocês me indica pegar? O pedal de expressão ou o de sustain mesmo já tá de bom tamanho?
    você que tem que ver
    se for pra trabalhar "só" com volume é o de expressão
    se for pra prender as notas como se faz em um piano é o de sustain

    se for pela maioria de uso, trocentos tecladistas usam o de sustain, enquanto só alguns trabalham com o de volume

    e pelo que você comentou:
    estava pensando pegar um pedal, principalmente por causa do Sustain
    tem que ser o de sustain mesmo

    e


    não ia precisar editar os timbres com um Release mais alto
    isso se for colocado valores muitos altos, embola a harmonia, vai entrar no acorde de DÓ ainda ouvido o acorde de SOL, o uso basico do pedal de sustain é você soltar no minimo nessa troca pra não embolar tudo

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tranquilo Fernando. Você e a galera aqui do fórum usam algum pedal? É pro Sustain mesmo ou usam o de expressão?

    Acho que o que eu estou procurando mesmo é o Sustain mesmo. Principalmente pelo que você falou. Às vezes o Release ao invés de ajudar atrapalha um pouco. Com o pedal esse problema irá acabar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JeffersonX
    eu tenho o de sustain

    já usei o de expressão quando eu acompanhava um coral já que eu tinha que seguir direitinho a partitura e não dava pra ficar mexendo no volume enquanto tocava
    mesmo com o teclado sensivel ao toque não dava pra fazer as nuances somente pelos dedos, então no pedal eu fazia uns crescendos de volume

    ou no caso que já toquei em formatura onde eu ficava fazendo fundo musical enquanto o orador chamava os formandos um a um, então no pedal eu abaixa um pouco o volume na hora de cada nome

    mas acho que se for pra tocar mais na pauleira de banda o de expressão não faz muita falta

    _mineiro_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    e o q eh uma half damper? meu dp-8 tem uma chave que alterna entre um pedal de sustain normal e este tal de half damper...

    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Aproveitando o tópico, queria perguntar pra vcs um coisa: eu tenho um pedal DS-1 da Korg (estilo "grampiador") mas não pega de jeito nenhum no meu Juno. Porque? Já inverti a polaridade no teclado mas não dá certo de jeito nenhum. Será que tem jeito inverter no pedal e obter resultados?? Ou tenho que comprar só o da Roland mesmo? Uma coisa eu sei: os da Yamaha funcionam bem, talvez a questão seja por ser Korg.

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ok! Valeu galera pelas dicas!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Aproveitando o tópico, queria perguntar pra vcs um coisa: eu tenho um pedal DS-1 da Korg (estilo "grampiador") mas não pega de jeito nenhum no meu Juno. Porque? Já inverti a polaridade no teclado mas não dá certo de jeito nenhum. Será que tem jeito inverter no pedal e obter resultados?? Ou tenho que comprar só o da Roland mesmo? Uma coisa eu sei: os da Yamaha funcionam bem, talvez a questão seja por ser Korg.

    Alguém??

    key juno
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Olá tenho uma duvida com o JunoD se alguem puder me ajudar!

    eu gostaria de usar o juno via midi no computador eu uso o programa v-sampler... gostaria de saber como faço pra mudar os timbres do computador pelo teclado!! alguem pode me ajudar? pois preciso pra tocar ao vivo com o computador e nao precisar ficar trocando de timbre no mouse... com outros teclados eu conseguia normal mas no juno nao to conseguindo!Obrigado

    lucas_muniz@hotmail.com

    PauloFernando
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pessoal, to precisando de ajuda!

    Comprei hoje o juno d e o dp 8 (pedal). Ligo o pedal na posição continuous na porta hold do teclado e nada acontece qndo piso.
    Já tentei diversas combinações, tem hora que o som some e só sai se eu pisar no pedal, que teoricamente é apenas de sustain e não de volume.

    Alguém pode me dizer qual o procedimento correto pra usar como sustain ?

    JamesHB
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: JamesHB
    · votar


    De repente vc precisa configurar adequadamente a função do pedal que foi ligado no teclado. A máquina te dá diversas opções: volume, modulação, sustain, etc... Procura dentro de 'system setup' (ou algo parecido), e lá você deve encontrar uma tela para configuração de dispositivos de controle, onde poderá ser escolhida a função adequada. Não sei te guiar com exatidão pq não conheço o Juno D, mas o caminho é esse.

    PauloFernando
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    James, valeu pelo help. Foi esse problema mesmo, tem que ir em system > pedal e setar como sustenuto.

    Agora ficou show.

    Gostei bastante da máquina.

    Obrigado pela ajuda.

    Abraços.

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Galera, uma dúvida. Vi que em alguns teclados, o pedal pode também ser usado para mudar o programa/timbre. Tem como fazer isso no Juno D? Se tiver como eu faria e qual pedal precisaria usar?
    Abraços

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PauloFernando

    Cara... Tem certeza que não está usando a porta Control???
    Está usando a porta HOLD.. Normalmente a porta HOLD já vem com o CTRL HOLD configurado como default.

    Abraços..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal para Roland Juno D