Yamaha MM6 - Novo, e estão falando entre 1500 e 1700 pilas

Autor Mensagem
apaixonados por teclado
Veterano
# ago/07
· votar


Pessoal eu conheço pessoas que deixou de
comprar esse MM6 pra comprar a porquera do psr-550.
tem logica?

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Fala moçada!!!

Hoje fui testar o MM6 aqui na minha cidade.

É o seguinte: em timbres, nada de muito espetacular. Muitas coisas herdadas dos PSR's (eu já tive um PSR-740 e identifiquei muitas coisas iguais) e algumas coisas novas. O piano dele é um piano de PSR melhorado (até que é agradável!) e tem alguns outros pianos usáveis.

Na questão do arranjador, realmente ele tem essa função. Rítmos atuais, 4 variações para cada rítmo e mais aquelas frescuras de arranjador. Entretanto, notei pouca variedade de estilos de rítmos, embora tenha alguns espaços de user.

Quanto a ele ser um synth, sinceramente, eu fucei muito nele, mas não achei nada de parâmetros de edição de timbres como, por exemplo, vestígios de alguns recursos do modo PROG dos Korg com HI. Nada disso! A única coisa que achei, quando apertava EDIT, era ajustes de efeitos, volume de R, Dual ou Split, e essas coisas que qualquer outro PSR tem. Sinceramente, esperava mais dele como um synth.

Na verdade, fui testá-lo porque uma aluna minha estava querendo trocar de teclado. Ela tem um PSR-730 e estava querendo vendê-lo, colocar mais uns R$500,00 e pegar um PSR-550. Falei que não valia a pena, então fui ver se o MM6 era interessante. Conclusão: vou falar para ela continuar com o 730 e, quando tiver mais dinheiro, comprar um synth de verdade.

apaixonados por teclado

Se o cara quiser um arranjador, tem lógica, sim, e como tem! Já testou o MM6?

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


apaixonados por teclado
Pessoal eu conheço pessoas que deixou de
comprar esse MM6 pra comprar a porquera do psr-550.
tem logica?


fábio_soul
Se o cara quiser um arranjador, tem lógica, sim, e como tem! Já testou o MM6?

Eu mesmo penso muito nisso. Antes preciso testar o MM6, para ter certeza, mas gostei dos timbres do PSR-550. Gosto dos recursos de arranjador dele, mas é melhor prezar por bons timbres. Como eu já disse, pra mim o MM6 não é um synth, aliás é quase um arranjador. Claro que os knobs e a roda de modulação valorizam muito o MM6. O fato do PSR-550 só ter uma saída de áudio também é meio chato. Além do mais, o MM6 tem saída para dois pedais. Enfim, um quase arranjador com recursos bons para os timbres e um baita arranjador com poucos recursos para timbres. O que você prefere? Eu tenho dúvidas ainda...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

boa análise. Até hoje me pergunto pq a Yamaha não juntou o melhor do MM6 e o melhor do S03...

polifonia, síntese e construção em metal do S03.
Display, knobs, timbres e painel do de botões do MM6.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Também acho uma coisa... a marca "PSR" já está bem desgastada. A Yamaha poderia mudar o nome dos arranjadores dela. PSR-S, PSR-E não muda muito... E deveria ser algo que realmente diferenciasse os modelos de estudo para modelos profissionais (e semiprofissionais). Garanto que quem tem PSR-2100, 1500, 3000 e 9000 detestam o prefixo da frente deles...

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Como eu já disse, pra mim o MM6 não é um synth, aliás é quase um arranjador

Na verdade, ele não é um synth. A única coisa que tem de synth nele são os knobs. Como já disse, os timbres não mudam muito das linhas mais novas de PSR (vide o exemplo que postei em comparação com o meu antigo PSR-740). Além disso, a pouca variedade de estilos de acompanhamento automático também o condena um pouco. Ainda, tem a questão de que os knobs não são configuráveis, assumindo somente aquelas funções que não servem para quase nada: resonância, brilho, ataque e outra que eu não lembro. Seria bom, ao menos, a possibilidade de uma leslie no knob. Sei lá... não gostei muito desse teclado aí não!

Aliás, até agora, não entendi direito o por quê de estar escrito no painel frontal "Music syntetizer"...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


se não me engano, tem como criar timbres pra ele através do PC, não é não?

KBRD
Veterano
# ago/07
· votar


fábio_soul

Como eu já disse, pra mim o MM6 não é um synth, aliás é quase um arranjador

Tem certeza disso? Não era o arpegiador que tava dando a impressão de ser ritmos de arranjador?

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


KBRD

hahaha

Meu amigo, que leu uma matéria sobre o MM6 (e não testou o teclado) também disse a mesma coisa. Mas eu testei o teclado e posso lhe dizer com toda certeza: são acompanhamentos automáticos, sim, apenas não aparece o nome style, como nos outros Yamaha's, mas um simples arpejador não pode oferecer 4 variações, com viradas e acompanhamento de baixo, guitarra, etc... É arranjador, mesmo.

Além do arranjador, também tem o arpejador, mas aí é outra história: nada de fantástico no arpejador! é o comunzão, mesmo.

Aliás, o botão de ligar o arpejador é um e o de ligar o acompanhamento automático é outro.

KBRD
Veterano
# ago/07
· votar


fábio_soul

Então vc deve ta falando dos Patterns. A diferença para um arranjador eh que estes Patterns não mudam o tom quando vc muda de acorde. São algums conpassos prontos pra vc usar em uma música.
Dá uma olhada neste link. Tem fotos de todos os botões. Dá uma olhada se as 4 variações que vc falou não são do painel Pattern Control.

[url=null]null[/url]
Yamaha MM6

"The MM6 has a full set of Patterns that give you rhythmic backing in a wide variety of music stylesincluding Hip Hop, Rap, R&B, Dance, Ambient, Pop, Rock, Jazz and even World styles. These Patterns are just what you need to shake up the dance floor. All dynamic, all powerfulthe MM6 gives you the real thing. Patterns that stay in the groove, but never sound mechanical. Drum loops with a truly human feel that dance and float around the beat, yet remain firmly in the pocket. Riffs and licks that get you inspired, get you moving, and get you creating some serious music"

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


além disso... Apesar do MM6 não ter muito poder de edição diretamente, ele tem 4 vezes mais efeitos que o S03 por exemplo. Nas DSPs são 12 Rotary Speaker, pra se ter uma ideia... Além de vários reverbs, Chorus, e afins. Para alguns, estes efeitos são mais do que suficientes pra se modificar e deixar um timbre ao seu gosto.

pra ser mais exato:

S03
Effect
Reverb: x 11 types
Chorus: x 11 types
Variation: x 42 types

64 no total

MM6
Effect System
Reverb x 25 types
Chorus x 30 types
Variation x 189 types

244 no total

Na verdade, são 3,81 vezes mais efeitos e variações que o S03, o que apesar de não ser síntese, é o suficiente pra se deixar um som ao gosto do freguês...

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


diferença para um arranjador eh que estes Patterns não mudam o tom quando vc muda de acorde.

Muda sim! Eu testei e funciona como um arranjador normal.

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


diferença para um arranjador eh que estes Patterns não mudam o tom quando vc muda de acorde.

Muda sim! O próprio cara do video oficial fala isso mostrando os patterns. Cara, é um quase arranjador, não dá pra fugir disso! Mesmo assim, os outros recursos dele o fazem bem melhor do que um simples arranjador - pra quem não precisa de um arranjador. Se eu quisesse um teclado "pra tocar forró" - como um cara me perguntou se era possível quando eu estava testando-, eu compraria o PSR-550 ainda - digo este modelo pelo preço similar, tá saindo a R$1500,00 aqui no Rio.

além disso... Apesar do MM6 não ter muito poder de edição diretamente, ele tem 4 vezes mais efeitos que o S03 por exemplo. Nas DSPs são 12 Rotary Speaker, pra se ter uma ideia... Além de vários reverbs, Chorus, e afins. Para alguns, estes efeitos são mais do que suficientes pra se modificar e deixar um timbre ao seu gosto.
Posso estar errado, mas esses milhares de DSPs também são típicos de arranjador.

Seria bom, ao menos, a possibilidade de uma leslie no knob.
Nem a roda de modulação serve pra isso? Talvez o pedal de expressão?

Sei lá... não gostei muito desse teclado aí não!
Você ainda me aconselhou ele em outro tópico, lembra? hhehehe Mas eu ainda acho esse teclado bem interessante. Infelizmente a Disconildo nem conhece o teclado e a loja que eu achei que tinha não tem ainda, mas eu tô doido pra botar a mão nele.

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

Você ainda me aconselhou ele em outro tópico, lembra? hhehehe

Para você ver como não dá para tirar suas opiniões sobre um teclado apenas lendo o que dizem sobre ele... Por mais que você leia, não vai ser nunca a mesma coisa de tocar em um. Eu te recomendei este teclado antes de testá-lo, baseado no que os outros dizem. Mas agora, tenho minha própria opinião, e, sinceramente, não recomendo.

Creio que roda de modulação e pedal de expressão não resolveriam o problema... não sei, não cheguei a procurar alguma coisa sobre. Aliás, procurei sim, quando testei, mas não achei nada.

Quanto a ser um teclado interessante, a única coisa que o faz diferente dos outros PSR's são os quatro knobs, lembrando que não são configuráveis. Os timbres, como já disse, são muito parecidos com os dos PSR's e... recursos de edição de timbres (sintetizador)? ESQUEÇA!!!

Não se esqueça de que vídeos e demos que se ouve são feitas por tecladistas excepicionais, quando não por meio de computadores. Então, muita coisa do que você ouve nas demos, quando chega na frente do teclado, não é tão simples para fazer, não.

Detalhe: não conheço o software do MM6. Há ainda uma posibilidade (muito pequena) de ele oferecer algo mais além do que se tem no teclado.

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


Não se esqueça de que vídeos e demos que se ouve são feitas por tecladistas excepicionais, quando não por meio de computadores. Então, muita coisa do que você ouve nas demos, quando chega na frente do teclado, não é tão simples para fazer, não.
Eu e meu pai estávamos comentando sobre isso exatamente hoje. Nunca é possível tirar do teclado o mesmo som das demos.

Detalhe: não conheço o software do MM6. Há ainda uma posibilidade (muito pequena) de ele oferecer algo mais além do que se tem no teclado.
Diz o pessoal lá da comunidade do orkut que não tem como não. Parece ser apenas um gerenciador visual.

Não dá discutir, ele não é um sintetizador. Na verdade, acho que os teclados tendem a convergir mesmo. Sintetizadores com patterns - novo nome pra styles - e arranjadores com "função sampler" ou "função synth"... Por aí vai...

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

Diz o pessoal lá da comunidade do orkut que não tem como não. Parece ser apenas um gerenciador visual.

Foi o que eu pensei, é a mesma coisa do software do JUNO-D, só que no JUNO-D ele é muito mais necessário, por causa daquele mísero visor.

Não dá discutir, ele não é um sintetizador.

Concordo em gênero, número e degrau! Só ainda não entendi porque as palavras "Music Syntetizer" no painel frontal do MM6.

Na verdade, acho que os teclados tendem a convergir mesmo. Sintetizadores com patterns - novo nome pra styles - e arranjadores com "função sampler" ou "função synth"...

Tenho minhas dúvidas...

Música de Preto
Veterano
# ago/07 · Editado por: Música de Preto
· votar


Sobre o que? Por que vc acha que não?

johnny_floripa
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que iria ser uma boa que os teclados convergissem mesmo. Uma vez testei o GEM SX alguma coisa, e gostei! Ele tem tanto funções de synth como funções de arranjador (patterns, não styles, como no MM6).

Eu por exemplo, gostaria de ter um teclado que não me deixasse na mão, tanto tocando em banda, como sozinho, e não precisar escolher se quero um arranjador ou um sintetizador.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


johnny_floripa

isso já existe e se chama Workstation... o que vc queria na verdade, era uma Workstation completa de baixo custo, certo?

apaixonados por teclado
Veterano
# ago/07
· votar


então pode considerar o MM6 um workstation porque a yamaha fala
que ele é um synth mas parece um arranjador .......
vcs concordam?

Couto
Veterano
# ago/07
· votar


Não.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


então pode considerar o MM6 um workstation porque a yamaha fala
que ele é um synth mas parece um arranjador .......
vcs concordam?


não... O MM6 eu não sei o q é... Achei ele legal, mas não sei descrever o q é... hehehe

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


então pode considerar o MM6 um workstation porque a yamaha fala
que ele é um synth mas parece um arranjador .......
vcs concordam?


Jamais!

É até uma ofensa aos tão prestigiados workstations que um teclado como o MM6 seja considerado um workstation. O MM6 não é um synth. Tire dois knobs dele que fica quase um E-403 (aliás, um belo teclado, ótima relação custo/benefício).

Jonathas Lacerda

Achei ele legal, mas não sei descrever o q é... hehehe

O que foi que você achou legal no MM6?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


fábio_soul

O que foi que você achou legal no MM6?

Visual, recursos, timbres e custo benefício. Poderia ser melhor, como já declarei em outros tópicos, a Yamaha deveria ter pego o projeto final do MM6 e adicionado a síntese, a polifonia e a carcaça de metal do S03

Música de Preto
Veterano
# ago/07 · Editado por: Música de Preto
· votar


Jonathas Lacerda
isso já existe e se chama Workstation... o que vc queria na verdade, era uma Workstation completa de baixo custo, certo?
Workstation de baixo custo? Acho difícil...

Jonathas Lacerda
a Yamaha deveria ter pego o projeto final do MM6 e adicionado a síntese, a polifonia e a carcaça de metal do S03
Aí ele seria caríssimo...

Ainda na história da convergência, lembro que vejo teclados arranjadores com "função synth" e "função sampler", como já disse. tem os "synth", como o MM6 com patterns - style, ritmos, que seja. Temos ainda sintetizadores com sequenciador poderosíssimo, como o MO - ou o MOTIF, se não me engano. Tem também as performance memories, outro nome pra registration memory, recurso típico de arranjador. Os arranjadores de hoje têm D-Beam, e talvez já tenha até arranjaor com tecla pesada. Até os pianos digitais já tem 32 timbres!!!! Mas não era pra ser "piano digital"? E aí vai. A série WK, da Casio, tem uma função drawbar, onde vc usa timbres de órgão podendo editar em tempo real. Ah, é um arranjador. Agora, quanto ao MM6 ainda não sei o que ele é. O chato é que nunca dá pra saber exatamente qual é a utilidade dele. Lógico que os timbres são lindos - dizem -, mas serve que tipo de músico esse teclado. Não serve pr quem gosta de síntese porque não dá pra editar muito. Não serve pra quem toca sozinho porque não é tão bom assim como arranjador. A não ser que os timbres sejam a 8ª nova maravilha, estou começando a me desiludir com esse teclado... Só pra comentar, essa história de piano do MOTIF pra mim não cola. Não imagino um teclado de R$1700 tendo o som de piano de um teclado de R$5000, sei lá! Enfim, é o que acho.

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

e talvez já tenha até arranjaor com tecla pesada

Na verdade, o que existe é o contrário: pianolas com acompanhamentos automáticos.

Lógico que os timbres são lindos - dizem -

A não ser que os timbres sejam a 8ª nova maravilha, estou começando a me desiludir com esse teclado...


Os timbres não ganham em muita coisa dos PSR's mais novos. São, digamos, usáveis. Nada de você tocar e dizer: "Nossa! Que som lindo!". São agradáveis, porém, sem muito peso, como o dos PSR's.

Como já disse, eu já havia indicado para uma aluna minha este teclado, na esperança de que fosse tudo o que dizem, porém, depois de testar, disse para ela não gastar dinheiro à toa.

essa história de piano do MOTIF pra mim não cola. Não imagino um teclado de R$1700 tendo o som de piano de um teclado de R$5000, sei lá!

Se o piano do MM6 for igual ao piano do MOTIF, então sempre me enganaram dizendo que o MOTIF tinha pianos espetaculares... O piano do MM6 (o 001) tem uma característica timbrística que lembra o dos PSR's. Obviamente, é um pouco melhor, mas ainda falta muito feijão para ser "o piano do MOTIF". Uma coisa que acho interessante na YAMAHA é que os timbres, em sua maioria, não apresentam defeitos de sampleamento muito discrepantes, como, por exemplo, o piano que vem no Le (Acoustic piano), que, do E4 para o F4, parece que o cara mudou de timbre (ridículo). De qualquer forma, isto não faz do MM6 o teclado que estão dizendo que ele é.

Enfim, se tiverem a oportunidade de testar o teclado, poderão perceber o que estou dizendo.

Jonathas Lacerda

Acho que neste post eu já manifestei minha opinião (contrária à sua) quando você me respondeu sobre o que achava legal no MM6.

KBRD
Veterano
# ago/07
· votar


MM quer dizer Mini MO, e MO é o apelido do MOTIF.

O Motif também tem Patterns, só que tem mais, acho que 8.

Quanto ao piano do Motif, vou dizer o seguinte:
Tenho um S90ES e ele vem com o píano do Motif ES e mais os pianos do S90ES. São bem diferentes. Não tem comparação. Aliais esse era o motivo de eu não comprar o ES8. Não queria ficar carregando samples toda vez que fosse tocar piano.

Quanto ao MM soar como os PSRs novos: muita gente tem dificuldade de admitir que os novos PSRs tem uma qualidade timbrística muito boa. Os timbres do MM são alguns timbres do Motif ES.
Ainda tenho meu antigo PSR730, e quando ponho lado a lado com o S90ES os timbres dele não fica devendo não (excluindo o piano acustico, claro). Agora, é claro que o 730 não consegue fazer 1/1000 dos timbres que o S90ES faz, porque ele não tem edição alguma. No S90ES vc faz o que quiser com o timbre.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto
Aí ele seria caríssimo...

Na verdade, acredito q não seria caro, só q talvez desviasse a atenção dos compradores de Mo 6 pra o suposto "MM-S03", fazendo a Yamaha perder dinheiro, já que o Mo 6 custa bem mais do que 2500 reais, que é o preço q acho que o "MM-S03" teria... e seria basicamente o concorrente do Juno D, q custa nessa faixa...

Ou até fazer algo melhor, pra competir de igual pra igual com o Juno G, por exemplo...

Música de Preto
Veterano
# ago/07
· votar


MM quer dizer Mini MO, e MO é o apelido do MOTIF.
Não. MOTIF é um teclado o MO é outro.

Eu concordo que os PSR melhoraram, na verdade eu acho que eles não eram tão ruins assim. Agora, cá pra nós, se os timbres estão tão bons assim eu vou esquecer o MOTIF! Eu adora a facilidade dos arranjadores e não ligo muito para edição. Eu gostaria de ter "aquele" timbre "daquela" música pra tocar, mas deixo isso pra casa e para os VSTi. Pra tocar ao vivo gosto mesmo é de teclado com 1000 botões!

KBRD
Veterano
# ago/07
· votar


Música de Preto

Não. MOTIF é um teclado o MO é outro.

O Motif era chamado por seus usuários de MO bem antes da Yamaha lançar o MO. E foi por isso que a Yamaha deu o nome de MO pra esse teclado que era derivado do Motif.

Se quiser conferir entre nos tópicos antigos no www.motifator.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha MM6 - Novo, e estão falando entre 1500 e 1700 pilas