Comprei um Kurzweil SP-76 E já estou com dúvidas

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: mano_a_mano


    Desde o dia 21 deste mês sou feliz proprietário de um Kurzweil SP-76, muito bom mesmo! Eu tinha lá minhas "suspeitas" quanto a esse teclado, mas depois do que vi, ouvi e toquei, mudei totalmente meus conceitos... Ele certamente será parte essencial do meu set!
    Mas nem tudo é um mar de rosas, e já tem algo que está me dando algumas noites de insônia: como fazer MIDI Setups? Eu creio que isso deve ser fácil, mas o manual é tão técnico, complexo e desorganizado que chega a me dar dores de cabeça. E o manual em português então, nem se fala...
    Se alguém tiver um tutorial sobre MIDI Setups no SP-76 (que é o que mais me interessa, pois vou usá-lo com meu módulo), favor postar aqui...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano

    Tente as comunidades no orkut sobre o SP, lá você vai ter bem mais respostas.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Eu não tenho mais Orkut :-P
    Mas e aí, você teria alguma idéia sobre esse recurso?

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano

    Mesmo que você não tenha um profile, é sempre bom deixar uma conta aberta lá pra poder fuçar nessas comunidades. Eu uso o meu pra responder uns recados, mas a maior parte do tempo tô olhando essas comunidades.

    Cara, as vezes que eu toquei em um SP foi só pra olhar os timbres, nunca entrei na parte de programação e MIDI Setups, mas acredito que você possa achar se der uma procurada aqui mesmo no fórum, tem toneladas de tópicos sobre os SP's, em um deles tem que ter essa parte de programação.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano

    1º - Ligue o teclado hahahaha

    2º - Aperte o botão Internal/setup

    3º - Aperte edit

    4º - Vão ficar as duas luzes encima do edit acesas - é aqui que você escolhe qual programa do SP quer usar, se quiser usar junto com algum som do módulo.

    5º - Aperte Row Select - É aqui que você vai selecionar o programa que quer usar do módulo (ou outro treclado)

    6º - Aperte novamente Row Select - aqui você especifica qual banco do módulo você quer usar. Eu nunca usei isso, porque colocava todos meus sons do módulo em um mesmo banco. Essa coisa de Lo ou Hi é algo muito técnico, que não sei bem, mas como eu disse, se vc colocar todos seus sons em um mesmo banco, não tem problema. Se vc quiser usar bancos diferentes, escolha o banco pelo Midi Bank Select Lo.

    7º - Apertando Row select (vou chamar de RS) você passa pro Midi Chanel. Aqui é importante. Note que a luz do L está acesa. Você pode destinar esse L (zona Left) para o SP ou para o Módulo. Por exemplo: a luz tá no L, você decide usar essa Zona com o módulo, e então no Midi Chanel você seleciona, por exemplo, canal 1. Se você apertar edit, a luz irá para o R (Zona Right), que você teoricamente decidiu que será do SP. Então não é necessário escolher canal, porque será o som do SP.

    8º - Aperte de novo RS. Destination. Agora sim você vai escolher os destinos das ZONAS. Quando a luz tiver no L (você pode mudar para a zona rigth pressionando edit) você escolhe MID, que significa que estará destinando essa zona para o módulo. Apertando edit, você agora vai escolher Int. Lembrando que para mudar de MID para Int, como vários outros parâmetros que você vai usar, usasse No e Yes (que são os botões dos programas 13 e 15).

    9º - O resto são configurações mais básicas, como escolha do efeito interno, direcionamento das funções midi, etc...

    Bem, qualquer dúvida, fale que eu te escuto hahahaha.

    Abraços.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Lembrando que, para salvar essas alterações, clique: store, aí vai aparecer: SUSA? vc clica de novo, aí, vai aparecer o 1 piscando. Se vocÊ quiser salvar no 1, cilque de novo no store, senão usa o No ou Yes para procurar o número programa aonde vc quer salvar.

    Abraços.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Valeu, valeu, muuuuito valeu 8-)
    Vou fazer o teste assim que eu voltar do serviço.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano
    Cara... Eu demorei um ano pra aprender... Quando comecei aprendei tudo em 2 dias... hehehehehe... É fácil, é preciso aprender ler o painel e as funções... Entrando no modo de edit vc só necessita usar os botões row select e colunm select pra navegar entre as funções, o os botões up/down/save/enter/cancel para fazer alterações. Está tudo escrito... Dentro de um MIDI program vc pode enviar um internal sound, enviar instruções por canais diferentes em cadas ZONE, o mesmo dá pra fazer com os MIDI PROGRAMS... É só seguir o que o Mauro Lacerda muito bem explicou e ficar atento nessa lógica... As pessoas aqui falam mal pra caramba dele pra controlador, mas na minha opnião é quase perfeito. Não é perfeito por não ter como endereçar filtros e parametrizações em tempo real, porém, a gama de opções em cada PROGRAM MIDI é muito grande, além de possibilitar misturar os timbres dele com o do módulo/teclado slave, usar split com um lado dele e outro do módulo. Enfim... As teclas semi-pesadas estão na medida certa para o que se propõe!!! Gostosas para tocar piano e versáteis para orgãos, acordeões, metais, solos e outras performances... Cara... parabéns pela escolha... O meu eu mandei embora com o JV-1080 pra pegar um JUNO-G e não me arrependo... Mas... sinto muita saudade... !!!

    Abraços...

    storrecilha
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    realmente, para começar parece um parto... nada funciona, depois que a gente aprende descobre como é facil... tenho um tb, qq duvida tamos aí

    aproveitando, ja deixo umas dicas...

    para o kurzweil 0 ou off é a mesma coisa, mas para o modulo não necessariamente então cuidado com esse detalhe; e

    o Midi bank Hi/low funciona para selecionar bancos... se seu modulo tem bancos compostos (bancos dentro de bancos) o Hi aciona o primeiro banco e o Low aciona o "banco dentro do banco", se não tiver, deixa o hi em off e o low com o numero do banco (ou o contrario, pois não me lembro agora...)

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Funcionou! Era muito mais fácil do que eu imaginava...

    Jeferson Fernandes
    storrecilha
    Tem uma outra coisa no SP-76, que são as zonas. Pelo que eu entendi, ele coloca, digamos, um timbre interno em uma zona, e um do módulo na outra. Teria como eu fazer o MIDI Setup ter apenas uma zona, uma vez que não costumo usar split, mas geralmente uso dual?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Você pode selecionar cada um para uma zona e usar os dois juntos. No Key Range Lo e no Key Range Hi é só vc colocar as duas zonas para ocupar o teclado inteiro.

    Abraços.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aproveitando esse tópico, se me permitem, eu queria saber: posso selecionar timbres de algum módulo por exemplo e encaminhá-los pra zonas diferentes e usá-los em split ou layer no M-Audio Keystation 88es??
    Tô com essa dúvida a um tempão..

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Vou experimentar aqui...

    tecladomax
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Com certeza ele completa qualquer setup

    Eu tava só com um Triton Le 76

    e não ficava satisfeito com meus timbres di Piano

    mais agora com o Triton Le 76 + SP76 +JV 1010 estou muito contente

    Tenho qualquer tipo de timbre em exelente quelidade.

    abraços!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    storrecilha
    o Midi bank Hi/low funciona para selecionar bancos
    Isso seria equivalente ao Bank Select MSB/LSB?

    victorio
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Isso seria equivalente ao Bank Select MSB/LSB?

    Exatamente. O protocolo MIDI só manda um byte (8 bits) por vez, então o endereço do banco(que pode ter 16 bits - 2 bytes) tem que ser enviado em duas partes.

    No manual do seu módulo ou teclado q vc está controlando tem o endereço dos bancos do teclado.

    Vc pode tentar umas coisas legais com esse controlador (se já não tentou), tipo colocar um som dele (piano, por exemplo) junto com o de um módulo que esteja ligado nele (strings, por exemplo).Também é legal gravar suas configurações MIDI nos presets dele (ele tem 32).

    Nego fala muito de controle em tempo real, mas tem certas paradas que simplesmente NÃO DÁ TEMPO de fazer ao vivo, principalmente se vc estiver tocando uma música rápida que troca de timbre e efeito e continua rápida (Dream Theater, por exemplo). Aí o lance é vc gravar um preset e na hora é só apertar um botão com uma mão enquanto tá tocando com a outra pra mudar de som e mandar ver.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aproveitando esse tópico, se me permitem, eu queria saber: posso selecionar timbres de algum módulo por exemplo e encaminhá-los pra zonas diferentes e usá-los em split ou layer no M-Audio Keystation 88es??
    Alguém?? É que não quero criar um tópico só pra perguntar isso pois poderá ser um objetivo de compra (depois de um synth, claro!!).

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    A. Cordeiro
    Aparentemente o M-Audio Keystation 88 ES não possui botões no painel, então isso deve ser possível via PC/Mac e um cabo USB. Como se faz, aí já não sei, pois nunca tive um M-Audio...

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano

    E com um módulo?? Seria possível isso? E que eu queria um controlador de 88 teclas pra usá-lo como base no set up, ou seja, muito piano ( EP's, etc...), algumas cordas sintetizadas e só (claro que isso puxando do módulo, né!!). Mas não posso abrir mão de uma função que uso muito que é o layer (o famoso dual), pois as músicas que toco pedem muito isso. E como viu, não precisarei de controles em tempo real, e claro, que esteja num orçamento bom entendeu?!!

    victorio
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    A. Cordeiro

    Só lembre-se de uma coisa: O protocolo MIDI tem 16 zonas, e cada uma só pode ter UM TIMBRE, ou seja, pra fazer um dual com um módulo só, vc teria q mandar um timbre por uma zona e outro por outra. Mas aí tem dois problemas:

    MÓDULO
    O primeiro é q a maioria dos módulos (todos, eu acho) não conseguem mandar dois timbre diferentes, com dois processadores de efeitos diferentes ao mesmo tempo pela saída de áudio (o q é bem óbvio). Ou seja, vc pode até controlar os dois timbres, mas vai sair um só pelo AUDIO OUT.

    CONTROLADOR
    Tem q saber se o seu controlador MANDA os sinais pra mais de um canal ao mesmo tempo, pq se um timbre estiver no canal 1 e o outro no canal 2, por exemplo, se seu controlador só mandar os sinais (das teclas, bend e talz) pro canal 1, por exemplo, o timbre do canal 2 não vai "saber" que vc está tocando as notas.

    JEITOS PRÁTICOS DE FAZER DUAL:

    1 - Use um timbre de um módulo e o outro do outro módulo, pq aí não tem problema. Ou um do módulo e outro do controlador.

    2 - Faça o dual no próprio módulo, pq aí ele vai ver como se fosse um som só, ou seja, vai sair no AUDIO OUT e seu controlador vai controlar sem problemas.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    victorio
    Ahh...entendi. Então acho que o M-Audio que citei dá pra o que eu quero, pois o "x" da questão, pra uma praticidade e economia maior, vai ser ele com um bom módulo. Então vou lutar pra isso...vlw mesmo..

    victorio
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    A. Cordeiro

    Tranquilo. Se precisar, tamos aí. ;-)

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    A. Cordeiro
    victorio
    Agora estou começando a ficar meio enjoado do meu módulo e procuro um outro que seja pequeno e leve, mas ao mesmo tempo com timbres de alta qualidade, para usar com o meu SP-76. Ouvi falar muito bem do Kurzweil ME-1. Será que vale a pena? Não é para eu fazer isso agora, mas lá pelo final do ano ou 2008.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano
    E vc acha que eu pensei em qual módulo pra fazer uma combinação com o controlador?? Hehe...Pra mim, ele fica entre os mais indicados pra um bom piano, strings, e o mais que se usa em teclado base pra um custo/benefício.

    AC_TEC
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mano_a_mano

    Olá, amigo. Parabéns pelo novo teclado. Mas qual é mesmo seu módulo atual?

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    AC_TEC
    qual é mesmo seu módulo atual?
    Roland SC-880

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Kurzweil SP-76 E já estou com dúvidas