Aos interessados por Farfisa

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07


    Aproveitando um "gancho" no tópico do Lafayette que surgiu aqui agora há pouco, onde vi uma referência aos órgãos Farfisa, resolvi mostrar esta página com boas informações sobre essa fábrica italiana de instrumentos musicais dos anos 60 e 70:

    http://www.caffeinatedrecordings.com/web/farfisa/?id=52

    Tem desde o tradicional órgão até algo tipo um "pianet". Eu achei até bem interessante, não só por ser vintage, mas porque eu (realmente) nunca havia visto nada dessa marca, só ouvido falar (mal e porcamente).

    Mellomoog
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    Os órgãos Farfisa têm um timbre bastante peculiar e retratam bem a sonoridade das músicas pop dos anos 1960 e 70, ao lado dos órgãos da Vox e da Gibson.

    O grande problema desses órgãos hoje é a manutenção. Muitos deles usam componentes de circuitos específicos, criados para os próprios instrumentos. Assim, são dificílimos de serem encontrados atualmente.

    Até três anos atrás, eu tinha um Yamaha Electone DK-40A depositado no meu quarto. Procurei por 3 anos para encontrar um técnico que pudesse consertá-lo (ele não estava funcionando porque a fonte havia queimado). Quando encontrei um técnico disposto, ele trocou a fonte, fez novos rolamentos e tudo, e, quando ligamos o órgão, queimou de novo em seguida. Rodei mais 2 anos e encontrei um japonês de São Paulo que descobriu que alguns resistores, fusíveis e outros componentes também estavam queimados. Lá se foram mais muitos meses para conseguirmos esses componentes novos. Trocamos os que conseguimos, repomos a fonte e ligamos. Funcionou. Mas ainda com defeitos em alguns componentes, cujas peças de circuitos não conseguimos encontrar.

    Três anos atrás eu doei o órgão, porque estava me dando mais dor de cabeça.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eu tinha um Yamaha Electone DK-40A
    tive o prazer de tocar em um destes faz uns 12 anos muito bom
    tenho quase certeza de que esse que toquei ainda se encontra inteiro
    o maximo dentro dessa tipo que tenho aqui é um GMX da gambitt que dá pra ficar brincando de moog com o terceiro teclado e tirando alguma sonoridade deste tipo de orgão mas não se iguala a estes outros

    Mellomoog
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    fernando tecladista,

    Realmente esse órgão é uma peça muito charmosa. A variedade de sons não é grande: só tem presets. Mas, não sei se você lembra, o efeito chorus dele é sensacional! E o tremolo também é bem rico. Sem falar no portamento de camursa, extremamente excêntrico.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Sem falar no portamento de camursa, extremamente excêntrico.
    foi a coisa que mais me chamou atenção nesse modelo

    Joker
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    portamento de camursa

    Tbem gostaria de um acido desse aí, se nao for pedir muito.

    zueira, explica issae.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    portamento de camursa
    zueira, explica issae.


    vê a 3ª foto mais em close do link do DK-40A
    tem uma barra revestida de camursa que funciona parecido como aquele "Continuum" que o jordan rudess usa

    aquele GX-1 da yamaha que o keith emerson usou também tinha um
    http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/foto/23/18435385

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Aos interessados por Farfisa