Dicas 10: dando mais peso ao piano dos teclados DGX

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mano_a_mano


    Aaah... Finalmente, depois de tanto tempo, resolvi fazer meu décimo tópico de dicas. Agora, voltado para a linha DGX da Yamaha.
    Então, vamos ao que interessa:


    1) Ligue a saída PHONES do seu teclado em dois canais da mesa de som, vamos supor, 1 para o esquerdo e 2 para o direito. Certifique-se de usar um cabo P10 stereo de um lado e 2x P10 mono do outro (ou seja: "Y");

    2) Coloque o Pan do canal 1 totalmente para a esquerda, e o do canal 2 totalmente à direita. Isso fará um bom efeito stereo;

    3) Para darmos o "peso" necessário ao som, precisaremos colocar os graves de ambos os canais em uma faixa entre 70 e 80%, e os agudos entre 25 e 35%. Os médios podem ficar no 50% mesmo;

    - NOTA: se o teclado estiver ligado em uma caixa amplificada, ajuste os graves entre 65 e 80% e os agudos entre 20 e 40%;

    5) Ajuste o "Touch Response" do seu DGX para "Hard";

    6) Agora, experimente tocar e tire suas próprias conclusões...


    Detalhe: os ajustes de graves, médios e agudos que coloquei ali podem variar conforme a mesa, o cabo utilizado ou até mesmo o gosto do tecladista. Fique à vontade para mudá-los.

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------

    Só para não deixar dúvidas: fiz o teste aqui com meu DGX-305 e minha Behringer Xenyx 802, mais um par de fones Philips SBC HP-800. Mas o resultado deve ser, senão o mesmo, muito próximo, quando ligado em caixa amplificada ou P.A.

    OBS.: Estas dicas funcionam melhor com os modelos DGX-300, 305, 500, 505, 520 e 620, por possuírem o timbre "Live! Grand Piano".

    Eduardo 336
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Interessante.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Depois vou ver se posto umas demos com o som que eu consegui, fazendo o que está descrito no tópico.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Isso pode variar tb de sistemas de som para sistemas de som =)

    Cuidado com os excessos!!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ThyagoAmaral
    Cuidado com os excessos!!!
    Esses ajustes de 70 a 80% que fiz foram os que eu considerei melhores. Mas cada um é livre para ajustar as freqüências do jeito que quiser, contanto que o timbre seja agradável para quem toca e para quem ouve.

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mas isso não é uma dica pra melhorar o timbre em especifico, é uma dica de equalização no caso, afetaria outros timbres, e não depende só de vc pra equalizar, depende da boa vontade do técnico de som...hehehe
    Brincadeira...
    Não tenho o teclado, mas é uma boa dica pra variar um pouco, vale pra tocar em casa ou em lugares onde a equalização geral seja de sua responsabilidade.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Carlos Sesti
    Com certeza. Não fala sobre edição de timbres, e sim sobre equalização.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Carlos Sesti
    No meu caso eu uso um XENYX 802 da Behringer do lado dos teclados para esses pequenos ajustes... e logico eu aperto uma demo dos teclados e vou pra frente do PA ouvir... kkkkkkkkkkkkk e pedir grave pro mesario!!!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Nossa, de 70% a 80% de peso nos graves vai sair rachando tudo.. heuaheuahea

    Eu gosto de colocar um peso a mais nos graves quando toco sozinho, se estou tocando em uma banda, deixo o grave em flat, senão começa a embolar o som junto com o contrabaixo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ricardo_Adorador
    Como eu falei, esses foram os ajustes que eu fiz aqui e que melhor funcionaram para mim. Isso vai de acordo com o ouvido, o ambiente, a mesa/caixa/PA...

    virtu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Revivendo o tópico.

    Nos teclados DGX qual a melhor configuração de PIANO utilizando as próprias caixas embutidas do teclado?

    Atualmente eu uso Grand Piano, com sustain ON e outras configurações que não me recordo. (possuo um DGX-230).

    Muito obrigado

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    virtu
    Atualmente eu uso Grand Piano, com sustain ON

    Tu usas o sustain sempre em ON ???
    Isto deve "embolar" o som.
    Procura usar um pedal de chave para desligar e ligar este sustain enquanto tu tocas.
    Aí tu pode tocar os acordes com ele ligado, e sempre que mudar de acorde (solta e pressiona rapidamente).

    virtu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tu usas o sustain sempre em ON ???
    Isto deve "embolar" o som.
    Procura usar um pedal de chave para desligar e ligar este sustain enquanto tu tocas.
    Aí tu pode tocar os acordes com ele ligado, e sempre que mudar de acorde (solta e pressiona rapidamente).


    El_Cabong,
    De inicio estou usando sim, pois ainda estou aprendendo a usar as funções do teclado. Tem muita configuração e preciso ler o manual com calma.

    Caso tu tenhas alguma sugestão de configuração para um som de piano melhor do que o próprio grand piano do Yamaha, me passe por favor?

    Muito obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    De inicio estou usando sim, pois ainda estou aprendendo a usar as funções do teclado

    mesmo estando aprendendo, usar a função sustain on ligada direto só serve pra esconder seus erros de dedilhano enquanto toca

    virtu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    mesmo estando aprendendo, usar a função sustain on ligada direto só serve pra esconder seus erros de dedilhano enquanto toca

    Ok Fernando, ontem mesmo já desliguei o Sustain das configurações.

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas 10: dando mais peso ao piano dos teclados DGX