Estética do Teclado - Alternativas, MIDI e afins

    Autor Mensagem
    Garou
    Veterano
    # set/03


    De uns tempos pra cá me interessei por teclado, atraído pela possibilidade de personalizar timbres. Mas depois fui aos poucos me decepcionando com este tipo de instrumento. Bom, vou explicar, teclado é um intrumento legal pra quem gosta de ficar parado atrádo palco, mas pra quem tem na frontline a "sua vida" o teclado acaba perdendo a graça; copmo disse me decepcionei, mas decidí pesquisar mais sobre isso. Então aprendi muita coisa sobre teclado e principalmente MIDI, então percebí que nem só o teclado pode funcionar com MIDI, muitos intrumentos podiam tb! Achei muy legal isso (isso já faz um bom tempo) e resolví continuar mus estudos no teclado. O tempo passou e eu continuei pesquisando e me decepcionei de novo ao perceber que os outros tipos de instrumentos MIDI não têm uma resposta muito boa (não tão boa quanto o teclado). Depois eu encontrei um teclado com nome de AX-7 (da Roland) bonitinho e, o mais interessante, à tira-colo (de pendurar, como a guitarra). Mas ele ainda é meio feínho. Bom, será que existe algum teclado (se alguém conhece) à tira-colo com uma estética legal? Alguém conhece? E sobre intrumentos MIDI, quais dão menos atraso? Existe algum com atraso nulo (igual a 0 ou muito próximo)? Eu lí sobre um tal de GS-33 da Roland (módulo de guitarra Sintetizadora), alguém já experimentou? É bom? O atraso é grande?
    Fica aí o Post, abraços a todos!!!!

    Garou
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Perdão galera, o modelo do Módulo de Guitarra Sintetizadora da Roland é GR-33.
    Ele está lá em
    http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=59

    nukebass
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Não tem muito a ver com a sua pergunta mas... o que eu vejo de horrível nos tecladistas de hoje é a preocupação deles em imitar com perfeição outros instrumentos como: metais, cordas...etc...
    Já notaram que perdeu-se no tempo a vontade de descobrir novos horizontes com timbres sintetizados? Hoje em dia os "melhores" teclados são aqueles que usam samples perfeitos de outros instrumentos...
    Acho que o que falta é os tecladistas de hoje ouvirem mais os caras dos anos 70' como Rick Wakeman, Robert Moog e Wendy Carlos... esses caras realmente tocavam TECLADO... e não ficavam tentando imitar outros instrumentos...

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    nukebass
    concordo com vc...mas muitas coisas boas estão sendo inventadas na parte de timbres sintetizados e afins...mas poucos tecladistas do Brasil, aqueles que tem muito $$$, podem ter acesso à esses produtos...
    existem muitos tecladistas ruins q estão apenas interessados em se promover, sendo q não tem o mínimo de estudo, mas sempre conseguem se promover, pois a mídia escolhe os "artistas de mentira" para fazer o tal do sucesso...um exemplo disso são esses forrozeiros q apenas botam um ritmo medíocre e programa o teclado para fazer o acompanhamento sozinho, e são músicas com 3 ou 4 acordes...inclusive um deles saiu do meu bairro e tá fazendo sucesso, um tal de Robério dos Teclados conhece?
    nada contra os forrozeiros, mas esses caras q acham q tocam, estão desonrando a classe dos tecladistas e músicos em geral...

    Ewerton
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Quanto a primeria msg tenho o seguinte a dizer... Musica não foi feita pra vc tocar se exibindo no palco... Vc tem que ser admirado pela sua técnica, felling em tocar, não como alguns guitarristas (nada contra sou guitarrista tbm) que ficam pulando no palco e fazendo careta.
    A estética do teclado e o fato de vc ficar parado não tem importancia alguma o que importa é "MUSICA"
    Quanto ao ultimo post...
    Quem tem que mudar a imagem (ainda temos imagem ?)dos tecladistas somos nos mesmos...
    Faznedo musica descente, e boicotando os tecladista de araque.
    Falei !

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Ewerton
    falou!!hehe!!!

    Garou
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Nukebass
    Concordo contigo cara, os timbres de outros instrumentos "pertencem" aos outros instrumentos. Tudo bem, nada errado em se usar o terclaco para substituir um ou outro por não haver semelhante na Banda (nem todo banda tem um violinista, um pianista e um violoncelista!!), e se o uso for esporádico e diversificado (usa-se para enriquecer ALGUMAS músicas, e varia-se muito o timbre, de modo que seria "impossível" e "desnecessário" ter tantos intrumentistas no conjunto, e cada um deles tocar em uma ou no máximo duas músicas). Claro que pode-se usar o recurso dos "músicos adicionais" em shows e gravações, mas isso custa GRANA, o que só bandas grandes tem!!! Mas pra mim, um cara que usa um instrumento eletrônico (seja ele um tecldo ou pedal de guitarra) para fazer o que todo mundo faz, sem criar ou inovar (pois a eletrônica foi introduzida na música para que os horizontes da mesma se alargassem) está desperdiçando as possibilidades que tem. É como usar um canhão pra matar um pssarinho!!! Teclados pode e devem ser usados para simular timbres reais, mas o "verdadeiro" papel do teclado (e da eletrônica aplicada na música) é expandir os horizontes, inovar, evoluír!!!
    Cconcordo conitog Nukebass

    Ewerton
    Bom, opniões à parte. Mas aí vai: Se você não liga pra estética, fure seus olhos!!! O que importa é o som é verdade, mas não existe músico que não se sinta atraído e "sinta-se bem" diante de um belo instrumento!!! Estética FAZ parte de um instrumento. Eu penso assim!!!
    Outra analogia (boba essa!!), um carro é feito pra andar não é mesmo? Mas você compraria um carro super veloz e feio? Faz parte do ser humano escolher uma bopa estática (em tudo!!!).
    Fica aí o Post!!!!

    ggenevro
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Garou
    Ewerton
    O seguinte, tem mta gente boa na MPB q toda instrumentos "parados", vamos aos famosos: Tom Jobim (que nos faz falta), Ivan Lins, entre outros, e que tocavam MPB em piano. isto quer dizer que quem toca "parado" tbem pode chegar lá, basta saber o que ta fazendo, saber tocar e cantar, e ter "um empurrãozinho" (não palco abaixo, mas na carreira)

    Garou
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Ewerton
    Gostei do empurrãozinho palco abaixo, você tem razão, empurrem-nos palco abaixo(brincadeira boba!!!)!!!! Bom cara, legal, você citou músicos muito bons que tocam parados, e que tocam MPB!!! Ora, MPB combina com ficar parado!! Mas há certos tipos de música que exigem que você se mexa de alguma maneira (para se expressar). Música é acima de tudo um meio de se expressar, de fazer os outros sentirem o que você quer que eles sintam; então sendo assim artifíos como estética do instrumento, caras e bocas (expressão facial), "dancinhas", enfim, tipos de expressão corporal e/ou visual (dá no mesmo as duas) ajudam a se expressar melhor. Mas devemos ter em mente que AUDITIVO é o princial (afinal é música e não artes visuais) e é ELE que REALMENTE IMPORTA!!!!! POr exemplo se canta-se uma música em que o "sentimento tema" (o que você quer inspirar e sentiu-se inspirado ao compor tal música) seja raiva, se você cantar sentado e com expressão de paz e calma não vai conseguir "tocar" ninguém,a performance/apresentação/interpretação não vai ser convincente (isso tb pode ser feito de propósito CLARO!).
    Bom, é mais ou menos isso que eu penso (não quero me estender demais). Nisso tudo se inclui tb a estética do instrumento, que deve refletir a personalidade/sentimento/gosto/espírito de quem o toca (o instrumento deve se unir a ele em um tipo de "simbiose", sendo então como parte do corpo dele), por isso abrí esta discussão.
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estética do Teclado - Alternativas, MIDI e afins