Ajuda em Campo Harmonico

    Autor Mensagem
    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07


    Oi povo como anda?...então eu fiz a busca mais não achei naa que respondesse minha duvida uma vez que ela é especifica...

    Parei de estudar teoria e piano uns 2 anos para tocar violão flamenco o que fez com que eu perdesse algumas coisas que tinha aprendido...e uma dela foi a tal da historia do campo harmonico...Hoje tomei vergonha na cara e resolvi estudar um pouquinho até mesmo porque vou precisar disso para slar no violão...

    A pergunta...

    Como recomecei hoje resolvi começar pela situação das escalas maiores onde eu procuro primeiro um "X"7 precedido de um "x"maj7...dando a eles a seguencia quinto e primeiro grau...aih baseado no acorde que estiver em "x"maj7 eu monto a formula para entrar na tonalidade...

    ex:Amaj7-B7-Emaj7

    Peguei então a tonalidade de MI MAIOR montado a seguinte sequencia de acordes...

    Emaj7-F#m7-G#m7-Amaj7-B7-C#m7-D#m7(b5)

    E cheguei a conclusão que os acordes "Amaj7-B7-Emaj7"Faziam parte da tonalidade de MI maior com a seguencia de graus "Quarto Quinto e Primeiro"..

    Até aqui tudo bem...

    Até que cheguei a uma sequencia mais complexa...que seria...

    Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-F#m7(b5)-B7-Em7

    Até o acorde de F3m7(b5) eu estaria usando a tonalidade Sol maior ou Mi menor(ja que elas são equivalentes)...mas a questão é que agora eu não sei como faço pra descobrir da onde diabos esse B7-EM7 surgiram uma vez em que nem a escala melodica,harmonica nenhuma dela na tonalidade mi menor ou sol maior me da um B7 e sim um Bm7..

    Da onde surgiu esse Bm7 o que estou fazendo de errado??

    Se alguem pudesse ajudar e afzer o dia da crinaça feliz...

    Briagada ;)

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É o seguinte:

    Am7-D7-Gmaj7

    Isto é uma cadência perfeita (II - V - I) e, ao mesmo tempo está no campo harmônico de G.

    Gmaj7-Cmaj7

    Mudança normal, dentro da tonalidade. Você sai do "repouso" para o "afastamento", para simplificar.

    Já nesta parte: F#m7(b5)-B7-Em7, seria conveniente que você não considerasse o F#m7(b5) como do campo harmônico de G, pois assim, ele não terá uma função específica. Considere que houve uma cadência perfeita para preparar para o Em7.

    Entendeu?

    Se eu estiver errado, (o que eu acho meio difícil, nesse caso, siga-se de passagem) me corrijam, por favor.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Tem cor de empréstimo modal isso. Mas tá meio esquisita a preparação.
    Pode ser modulação cromática também, mas volta pro tom original muito derrepente.

    No caso de empréstimo modal:
    Seqüência: IV - VII natural - III - VI - II meio diminuta - V do tom homônimo (E maior) - I

    No caso de modulação cromática:
    F#m7(b5) = F#ø

    E ---------- D#
    C ---------- B
    A ---------- A
    F#---------- F#

    F#ø B7 (2ª inversão)


    Tem certeza que é B7?

    victorio
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Há duas possibilidades:

    1 - A música está em tom menor.

    Nesse caso, está tudo perfeitamente normal, pois existem três tons menores, e vc pode variar entre eles durante a música.
    Até o C7M, está sendo usado o modo natural da escala menor, e o F# e B pertencem ao modo harmônico. De quebra, eles ainda formam uma cadência II-V-I (ou cadência perfeita, segundo fabio_soul), que fica bem em qualquer parte da música. O trecho fica:

    IVm7 - VII7 - III7M - VI7M - IIm7(b5) - V7 - Im7
    ou
    IIm7 - V7 - III7M - VI7M - IIm7(b5) - V7 - Im7
    |-------|-------^
    D.S. (Dominante Secundária)

    Vc pode achar estranho uma V7 preparar para um III, mas vou explicar embaixo.


    2 - A música está em tom maior.

    Nesse caso, aquele Em7 NÃO É o final da música, OU a música mudou de tom. Ou seja, tudo é DOMINANTE SECUNDÁRIA.
    Daí, o trecho fica:

    IIm7 - V7 - I7M - IV7M - IIm7(b5) - V7 - Im7
    |-------|-------^ ______ |-------|-------^
    _____________________________DS

    victorio
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Explicando resumidamente dominante secundária:

    No primeiro caso (tom menor), vc quer chegar na III7M (G7M). Daí, vc pode usar uma dominante (V7) pra chegar nela. No caso, o acorde que "prepara"´para G é D7, portanto, a "dominante" de G é D7.
    Como esta não é a dominante "oficial" da música, afinal, ela está em E menor, e a dominante "oficial" é B, chamamos esta dominante de DOMINANTE SECUNDÁRIA.

    No segundo caso, estamos em G maior, e queremos chegar em Em. Primeiro modo de se fazer:

    Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-Cmaj7-Cmaj7-Em7
    ___fiquei repetindo o Cmaj7 até chegar no acorde desejado.

    Segundo modo:

    Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-Cmaj7-B7-Em7
    ____usei uma dominante secundária para "preparar para o Em7
    Lembre que a nota que "prepara" pra E é o B7.

    Terceiro modo:

    Am7-D7-Gmaj7-Cmaj7-F#m7(b5)-B7-Em7
    ____como vimos, B7 "prepara pra E. Bom, se quisermos fazer uma cadência II-V-I pra E, faríamos F#m* - B7 - E. Foi o q fiz. "Coloquei uma IIm para "ajudar" o B7 a preparar pra Em.

    * O F#m pode ser substituído por F#m7, F#m7(9), F#m7(b5), ou qualquer variação desse tipo, CONTANTO que o acorde seja menor.

    Bruh_figura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Povo valeu pela ajuda...mais não era realmente isso que eu estava procurando...mas agora jah entendi é porque ela esta até um pedaço em tonalidade maior aih vai para menor e para melodica...isso explica o porque do B7 em vez do Bm7...
    Mais vlw assim msmo pela ajuda ;)

    victorio
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Hehehe

    Expliquei altas técnicas de harmonia funcional e era só uma mudança de tom... -_-"

    Flw!

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ih é, verdade. B7 é a dominante de Em harmônica. Esqueci da maldita lei das tonalidades menores. -.-

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: leandro rodrigues
    · votar


    Ken Himura

    Esqueceu é? hehehehe...

    Veja isso:
    http://www.nics.unicamp.br/jonatas/aulas/arranjo/aulaO4/reharmonia.htm l

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    leandro rodrigues
    Hehehe foi ementa duma aula de harmonia que eu tive semestre passado.

    kevinmoore
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    leandro rodrigues

    e ae tardelli? blz?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em Campo Harmonico