Problemas com conversão de samples no Awave

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# jan/07


E aí pessoal do Fórum...

Estou com problemas para converter arquivos no Awave. Aconteceu o seguinte: eu fui converter um sample, e, ao invés de aparecer um arquivo com o sample todo convertido, apareceu um arquivo de sample para cada nota sampleada do sample que eu queria converter. Ou seja, se o sample que eu queria converter tem 30 notas sampleadas, ao invés de aparecer um novo sample no novo formato, com as 30 notas sampleadas, apareceram 30 samples, cada um com uma nota sampleada. Alguém pode me ajudar?

Um abraço.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Obrigado a todos que postaram!

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Obrigado a todos que postaram!

Não tem de quê, estamos aqui para ajudar...

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

denada...

primeiro: tente ler o help do Awave, é mais rápido do que ficar perguntando aqui... eu aprendi a mexer nele tudo sozinho, e hj manjo 90% de tudo dele...

segundo: qual formato, para qual formato? seja mais específico...

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


O formato que o sample estava eu não sei (está em arquivo), mas eu tentei converter para AKAI S3000 e wav. Ambos apresentaram problemas. Se você quiser, e achar que pode me ajudar, eu posso mandar um e-mail com fotos de todos os passos da conversão (equivocada). (as fotos são com aquele lance do "Print Screen" que tem no teclado do computador)

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

seguinte... se vc pegar um arquivo de sampler, e converter pra WAV obviamente vc terá vários arquivos WAVs de cada nota...

o que é um arquivo de sampler? um arquivo que tem o mapeamento das notas ( exemplo, a wave 1 é do c1 ao c3, a wave 2 do c#3 até o F4 e assim por diante ), várias waves ( os samples, com ou sem loop definido ) e algumas outras informações como nomes e outras coisas ( dependendo do formato )...

então se convertermos este arquivo pra WAV, obviamente vamos perder informações, só vamos ter os samples e seus looppoints ( se tiver )...

um arquivo sf2 por exemplo, tem várias waves e o seus mapeamentos, se vc quiser salvar em WAV, vai ter as waves só ( os samples )...

pra vc converter o pacote inteiro, vc tem que clicar no pacote ( tipo um instrument ), e não salvar wave por wave ( não salvar para WAV tb, salvar para um formato de arquivo desse tipo que citei acima )...

comece aí tentando pegar um sf2 GM, por exemplo, que contenha vários instruments, várias ( mtas mesmo ) waves e tente salvar só o piano desse pacote ( mas salvar o piano em sf2, ou seja, o pacote inteiro, não só as waves )...

vá fuçando assim que vc vai aprendendo, tem collections tb...

exemplo do triton/trinity: vc tem KSF ( que são as waves ) e KMP que é o arquivo de mapeamento... o pacote é formado por esses 2 tipos de arquivo ( ou KSC, que é um script ) e não só por um pacote só como o sf2...

tá entendendo? tem vários tipos de coisas... vc tem q fuçar e ir descobrindo...

mas em resumo: se vc quer converter timbres, tem que salvar pra qualquer coisa menos WAV, MP3, AIFF... tem que salvar o mapeamento e tudo... ( fica na esquerda... instruments )

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


kevinmoore

Estou começando a sacar (mas de leve!). Vamos devagar, e por partes.

Primeiro, qual seria o melhor formato de sample (formato para o qual eu vou converter) para eu mandar para o cartão SD e carregar no Korg TR?

Agora, voltando, especificamente, ao Awave, quando eu abro um sample, à direita, aparecem todas as notas sampleadas, e, à esquerda, e menor do que a parte da direita os "instruments", ou, no caso de um piano que eu baixei, os layers.
Então, para converter o arquivo eu preciso clicar no "instrument", que fica à esquerda, e aí seguir o processo normal?

korgman
Veterano
# jan/07 · Editado por: korgman
· votar


Caro Fabio,

Entre em contato comigo através do e-mail korg@pridemusic.com.br

Para poder identificá-lo, informe seu nick name do forum e bem como, explique no corpo deste e-mail sua dúvida.

Atenciosamente,

Áureo Galli - Vídeo Aulas Korg
E-mail - Korg@pridemusic.com.br
Bio -www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


korgman

Obrigado pela prestatividade. Vou entrar em contato, sim.

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


Primeiro, qual seria o melhor formato de sample (formato para o qual eu vou converter) para eu mandar para o cartão SD e carregar no Korg TR?

eu não vou cobrar como o korgman...

vc terá que salvar os instrumentos em KMP ( e com isso já vai salvar as waves em KSF )...

só que a Korg é mto fdp e vc pode salvar só um layer por vez, e depois programá-los no próprio TR...

por exemplo: piano, 2 layers? salve o layer 1 em KMP, vc vai ter um arquivo KMP e uma pasta com vários KSF ( às vezes ele salva sem criar pasta ), aí vc salva em outro lugar o layer 2 igual...

carrega no TR o layer 1, e o layer 2, depois monte um PROG colocando os layers normalmente...

é bem simples...

se vc quiser fuçar, vc pode também salvar os sons como collection, assim ele já cria a árvore de diretórios certinho... dá pra salvar com KSC que é um script, que só carregando esse script no TR ele já louda todos os samples automaticamente, aí é só vc configurar um PROG usando-os...

mas conselho: não pegue o PCG que o Awave gera, é porcaria de tudo... pegue o KMP, carregue ele, selecione um PROG já feito de piano, mude os osciladores para o que vc cabou de loudar...

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


kevinmoore

Ótimas informações. Valeu aí, cara.

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

conseguiu fazer os esquemas?
eu tô escrevendo tudo rápido... sem seguir uma lógica e tal... pq nem tenho mais o Awave... vendi a placa de sampler do meu teclado, aí nem mexo mais com samples.. senão te passaria tudo certinho, mas nem lembro mais exatamente...

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


kevinmoore

Ainda preciso comprar as memórias SIMM para o TR para depois derreter o cérebro no Awave. Assim que sobrar um tempinho vou mexer nele para ver o que dá. Quaisquer outras dúvidas que surgirem, vou postar aqui. Obrigado pela ajuda até agora.

Um abraço.

korgman
Veterano
# jan/07
· votar


Enviado: 29/jan/07 21:14 "Eu não vou cobrar como o korgman... "

Caro Amigo Kevinmoore,

Com todo o respeito que sempre lhe conferi todos estes anos, e também respeitando a regra comercial incluida no forum recentemente.

Reporto que não vejo pelo que mencionar o meu nome neste tópico da maneira como fêz, justificando que está ajudando alguem de graça e que eu cobraria por isso.

Afinal nunca fiz isso com você e com ninguem aqui no Cifra.

Justifico que em respeito a recente regra comercial do Forum, solicitei que o Fábio que entrasse em contato comigo, "fora dos domínios do forum"

Ele o fez... eu o ajudei em uma duvida, e também sugeri o Vídeo curso para ele...

Se ele não quis.. tudo bem... não usei o Cifra paraisso, mas isso não diz respeito a você.

Regras meu caro... eu apenas as respeitei..

Frequento o Cifra clube a 3 anos.. venho sempre aqui e auxilio os usuários gratuitamente exatamente como faço onde trabalho, escrevendo nos tópicos soluções para dúvidas, enviando programas de sons, estilos, versoes operacionais, e tutoriais de operação pratica e descomplicada que eu mesmo crio e envio dioturnamente para o e-mail dos amigos do forum que assim o solicitarem.

Não tenho certeza mas acho que poucos especialistas de produtos tem "coragem" de fazer este trabalho aqui, eu faço e uso o meu nome.

NOVA MODA SAMPLER??

Quando abri a caixa do "primeiro" Korg Triton le que chegou ao Brasil, "E isso já faz um "tempão" percebi na hora os slots de memórias em separado do slot da placa acessória EXB-SMPL... retirei a tampa coloquei as memórias SIMMS ...carreguei os samplers do meu então Triton Classic... e descobri esta grande sacada tecnológica das séries Le..agora TR.

Com grande empenho e vontade de divulgar esta notícia aos futuros usuários desta série, desenvolvi um tutorial sampler player, distribuí e o distribuo "gratuitamente" até hoje para quem quiser.

Mesmo que esta transformação para sampler player esteja "banalizada" hoje em dia, e qualquer um o saiba fazer, ainda envio por e-mail e gratuitamente este tutorial para muita gente ainda está desinformada a respeito desta poderosa ferramenta.

A criação da vídeo aula de "Sampleamento sem placa EXB-SMPL", se deveu a solicitação dos usuários que adquiriram meus outros dois vídeo cursos de combinação e sequenciamento, e que hoje são "doutores honores causa em edição das séries", nestes dois modos,.Cursos diferenciados e de alto nível tecnico, onde desprendi para cada um quase 5 meses entre pesquisa produção execução telecinagem etc...

Este terceiro vídeo curso que também me custou pesquisa.. tempo.. investimento para fazê-lo, hoje está pronto..., http//www.geocities.com/bandarockshow/samp.htm . Ele possui uma sequencia didática crescente.. na instalação.. nas edições no PC e no teclado.. , com procedimentos para ambos os teclados da série Le e TR, sem o expediente de tentativa e erro.

Se você quer e com certeza pode ajudar o Fabio adequadamente, não vejo pelo que a necessidade de usar meu nome para justificar isso.

Basta ajudá-lo apenas..


Informo que não tive íntensão ofensiva, apenas exerci o meu direito de réplica a um reporte escrito neste tópico onde o meu nome foi citado.


Áureo Galli - Suporte SAc Korg
www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


korgman
kevinmoore

Calma aí pessoal...

korgman

desenvolvi um tutorial sampler player, distribuí e o distribuo "gratuitamente" até hoje para quem quiser.

Manda esse tutorial para mim. Meu e-mail você tem ainda, não tem? Bom, caso não tenha, <fabiorodrigogarcia@hotmail.com>. Qualquer coisa volto a entrar em contato.

kevinmoore

Ontem conversei com um amigo meu daqui da minha cidade sobre o Awave e ele me ensinou um outro método para conversão. Vou ver se vai dar certo.

kevinmoore
korgman

Obrigado pela ajuda até então.

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar


korgman

desenvolvi um tutorial sampler player, distribuí e o distribuo "gratuitamente" até hoje para quem quiser.

Se vc puder enviar para mim também ficaria muito agradecido.
Segue meu email: <leovieira25@yahoo.com.br>.

Obrigado pela atenção prestada a todos nós iniciantes.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


kevinmoore

O korgman é gente fina pra caramba, sempre ajudou aqui no fórum, inclusive eu várias vezes. Meça suas palavras.


fábio_soul

Compra um Kurzweil e não se incomoda mais com esse piano...rs

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


korgman

foi só um chamativo pra ouvir isso de vc... só qria confirmar que vc realmente está agindo corretamente, fique sussegado...

korgman
Veterano
# jan/07
· votar


Caro amigos Fabio_soul e Leo KB...

O Tutorial Sampler Player já foi enviado para seus respectivos e-mails.

Bonus Programs!! - Enviei tambem dois arquivos contendo reprogramações muito interessantes da série Triton Le, válida para a TR também que costumeiramente envio junto com o tutorial sampler player.

Abraço a todos os amigos do forum,

Áureo Galli - Suporte SAC Korg.
SAC Korg - Korg@pridemusic.com.br
bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

korgman
Veterano
# jan/07
· votar


Caro amigo Kevinmoore,

Li o que escreveu no seu ultimo reporte, foi bom ter dado elucidado esta questão delicada.

Agora entendi o porque do que escreveu, sem problemas brother.. caso resolvido.. pedra em cima do assunto.. amizade inabalada!!

Para deixar bem elucidado este mal entendido informo a todos os usuários da marca que o serviço de SAC Korg efetuado por e-mail é gratuito.

SUPORTE GRATUITO

Qualquer pode usá-lo para dirimir dúvidas qecnicas dos produtos Korg, Korg, bastando para isso escrever para Korg@pridemusic.com.br informando o nome verdadeiro e o NICK Name do Forum.

CONSULTORIAS/VIDEO AULAS/LIVRARIAS PARTICULARES

Reporto que tenho autorização da Korg para ministrar aulas particulares, criar vídeo aulas, livrarias sampler e cobrar por elas.. para usuários que estiverem interessados.

Burlei um pouco nossa regra apenas para esta justificativa, que me perdoem os amigos deste forum

Atenciosamente,

Áureo Galli - Suporte SAC Korg.
SAC Korg - Korg@pridemusic.com.br
bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Adicionei você no messenger, tenho uma grande coleção de samples (inclusive prontos, só passar pro teclado), se quiser da um toque.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador

Valeu a intenção, mas esse negócio de messenger é o tal do msn? É que meu e-mail é hotmail mas eu não fiz msn ainda. Vou tentar hoje. Será que tem jeito de você me mandar direto no e-mail esses samples?

Veleu mesmo, cara.

Um abraço.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Só baixa o MSN messenger e pronto, os samples são arquivos muito grandes, não tem como eu mandar por e-mail.

FábioB
Veterano
# jan/07
· votar


Pessoal
Acompanho o fórum há algum tempo. Leio diariamente e tem me ajudado bastante. Fiz meu cadastro recentemente e recebi agora a autorização dos moderadores.
Gostaria de aproveitar o tópico que foi criado, pois tenho uma dúvida referente à conversão do awave.
Gravei amostras em formato wav (praticamente todas as 76 teclas).
Fiz o mapeamento das notas e conversão do formato wave para o padrão korg (ksc, ksf,etc,). As amostras wave soam perfeitamente, da mesmo forma como no wave depois de convertidos.
Contudo, qdo carrego no Triton Le há perda enorme de qualidade; os sons parecem distorcidos; fica impossível usá-los. Qdo mudo o root das notas ele muda os sons, às vezes melhora e quase sempre piora...
Minha dúvida é o seguinte: pra que serve o root e como devo ajustá-lo? Tem algo que eu tenho que observar para fazer esse tipo de conversão?

Novamente quero parabenizar a todos pela qualidade do fórum e agradec pela ajuda.
abraço a todos

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


FábioB

Seja bem vindo ao fórum, entre em contato com o korgman, ele é especialista em produtos da Korg e vai te ajudar.

Áureo Galli - Suporte SAC Korg.
SAC Korg - Korg@pridemusic.com.br

korgman
Veterano
# jan/07
· votar


Caro Fábio,
`
É importante saber se está utilizando memórias SIMMS indicadas para seu Triton Le, geralmente memórias não apropriadas geram distorção.

Mas para saber se é o caso, pergunto.

1- "quando importa apenas uma única amostra WAVE em 44.1Khz ela é reproduzida sem distorção em seu triton??

2- Qual a taxa de amostragem das amostras que estão distorcendo,?? se forem menos que 44.1 sempre irão gerar distorção "naturalmente"

se for o caso me envia apenas uma única amostra das que estão distorcendo para que eu possa verificar este problema

envie no korg@pridemusic.com.br

No aguardo

Áureo

FábioB
Veterano
# jan/07
· votar


Obrigado Ricardo..

Áureo,
as memórias funcionam normalmente, com outros samples.
Vou procurar a taxa de amostragem e ver se é isto.
Mas vou lhe enviar uma das notas.
Desde já, obrigado pela ajuda.

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


FábioB

teu problema me parece simples: vc gravou um C4 por exemplo, e o Awave mapeou ele para C6, por exemplo, e o Triton Le está usando um C4 "esticado" para C6, entende?

o negócio é o seguinte: para testar isso, um esquema simples é guardar a duração da nota original, da wave, e depois colocar no Le e ouvir a duração, mto provavelmente no Le ele vai durar menos (ou até mais) mas nunca o tanto igual... se acontecer isso, o problema é o q eu disse...

outra coisa, menos provável, é que vc esteja usando os efeitos do Le em cima do sample, efeitos e/ou filtros, que modificam o som, tente colocar tudo em bypass...

outras coisa são os loops, se vc nào definir loops, o negócio fica feio... e isso é o q mais dá trampo...

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador
Fala aew Ricardo, tudo bem?
Cara...vi vc falando com o fábio_soul sobre os samplers.
Você teria como passa-los para mim tb?
Eles são tão grandes assim a ponto que você não possa passar por email?
Bom...não acesso MSN faz um tempão pq estou sem net em casa. Mas se você puder me adicionar, eu vou hoje a noite na casa da minha mãe para baixar os samplers. São qtos megas aproximadamente?
Me add aí: leovieira25@hotmail.com
Espero contato.
Vlw cara...te agradeço desde já!

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


Qdo mudo o root das notas ele muda os sons, às vezes melhora e quase sempre piora...
Minha dúvida é o seguinte: pra que serve o root e como devo ajustá-lo? Tem algo que eu tenho que observar para fazer esse tipo de conversão?


só agora fui ler... então o problema é o primeiro mesmo que eu disse...

pra solucionar isso é bem simples: toque uma nota no seu Le com qualquer som, e veja qual nota é ( g4? c#5? ) e depois toque a wave original gravada no computador, e tente achar no seu Le qual é a nota que está a wave, assim vc terá o root da nota

fazendo isso em umas 3 notas, vc irá perceber qual o transpose errado que vc fez, tipo:

toque a wave no micro... um C3
toque no Le até achar uma nota que soe igual (a mesma nota), vc vai achar que é o C4 do seu Le...

qdo for carregar os samples no seu Le, mude as que tiver root C3 para root C4...

bem simples...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com conversão de samples no Awave