Músicas para casamento. O teclado é a base. Mais quais outros instrumentos são necessários?

Autor Mensagem
Carola
Veterano
# jan/07


Olá pessoal!!!

Sou apaixonada por música e nesse momento sou também uma noiva desesperada em busca de informação sobre qual o mínimo de instrumentos necessários para uma execução de qualidade do repertório que escolhi para minha cerimônia. Como informação é a única coisa que te impede de comprar gato por lebre, peço a ajuda de vocês para saber quais instrumentos devo contratar e qual a média de preço do trabalho de cada instrumentista. Como não tenho conhecimento e sou obrigada a fechar apenas com os profissionais cadastrados da igreja, peço ajuda pra não ser tapeada.
Eis o repertório que escolhi:
Primavera; Ária na quarta corda; Nona Sinfônia; Forrest Gump Theme; Jesus Alegria dos Homens; Minueto de Bach; Bitter Sweet Symphony; Greensleaves; Shire Theme (The Lord Of Ring - The Fellowship Ring); Aragorn Theme (The Lord Of Ring - The Fellowship Ring - a partir do tempo 02m:15s, pois só quero o final da música).
As três primeiras músicas já estão confirmadas. Agora preciso escolher mais três dentre as demais. Ah, preciso também das partituras das 3 últimas pra passar para o maestro.

Desculpem-me se falta alguma informação para que possam me ajudar.
Fico aguardando o contato de vocês.

Muito obrigada desde já!!!

AUTOBOT
Veterano
# jan/07
· votar


Carola

Quantos músicos além do tecladista?

Bah, espero que tu estejas sentada, porque a resposta é: NENHUM!

Pelo menos para esse teu repertório, um tecladista com o equipamento adequado (um bom teclado arranjador ou workstation) dá conta tranqüilo do recado e, dependendo do profissional que tu contratares, faz melhor que muito conjuntinho que tem por aí.

Se tu não entendeu, eu explico: Existem alguns teclados que permitem a emulação perfeita de vários instrumentos, como baixos, guitarras, baterias, violinos... e o tecladista que tem um desses equipamentos pode tocar músicas complexas (como as que tu citaste) através de bases pré-gravadas (sequencer) ou ritmos com auto-acompanhamento.

Por isso, se o teu caso não é de muita pomposidade (neste caso eu te diria para esquecer o tecladista e contratar um quarteto de cordas), escolha um bom tecladista com experiência nesse tipo de evento (ou peça para te indicarem um) e, se quiser colocar uma cereja no som, veja também um guitarrista (que, de preferência conheça ou trabalhe com o tecladista).

Quanto ao preço, depende do artista que tu contratares: Tem neguinho que não toca nesses eventos por menos de R$1.000,00, outros tocam pela metade ou menos e, claro, sempre tem aqueles (eu!!!!) para os quais sendo liberada a ceva, a noite tá mais que paga.

Ps. Infelizmente, não sou mais dessas loucuras.

Ah, e não esqueça de escolher uma boa sonorização.

Abraço.

Hiroaka
Veterano
# jan/07
· votar


Carola

Ola, Carola.

Bom realmente o que nosso amigo AUTOBOT falou é verdade. Um Bom Músico com um Bom Equipamento. Mas não importa só o Teclado, tem que ter os Equipamentos de som: Mesa, Potência, Caixas,Equalizador. (Caso a Igreja não tenha)

Ah e pessa para o musico mostrar algum trabalho dele gravado em CD ou peça para ele tocar ao-vivo, para garantir que esteja levando um bom músico.

Mas eu ainda prefiro um banda: Bateria, Baixo, Teclado, Guitarra/Violão, etc. Para não ficar um coisa meio FAKE.

Ou um quarteto de cordas

Bom , o preço eu não faço a menor ideia xD sorry u_uv

Até mais!

mano_a_mano
Veterano
# jan/07
· votar


Carola
Eu creio que, para casamento, basta um bom tecladista com um bom teclado arranjador, como o AUTOBOT falou. Claro que um conjunto musical básico também seria uma boa, mas aí tem que ter sonorização de alta qualidade, músicos realmente sérios e profissionais, e também o custo da "empreitada" aumenta muito. O melhor é você mesma avaliar as duas sugestões e ver qual a que lhe parece mais interessante.

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


que o teclado faz tudo e etc... não vai ser novidade

mas casamento tem toda aquela pompa de violino entradando junto com as daminhas, toque triunfal de trompas ao lado do altar um tenor ou uma soprano pra cantar alguma coisa
isso o teclado não faz
------------------------------
quanto a sonorização, se for só cerimonia não tem muita frescura, geralmente as igrejas são pequenas ou medias e tem uma acustica boa, geralmente o tecladista somente com um amplificador bom já funciona
se tem trumpete o proprio instrumento já tem potencia pra soar em uma igreja sem usar microfone
alguns violinistas que estam acostumados com igreja tem até um mic sem fio ligado no violino

preço depende da região ou dos músicos
já vi uns que cobram 150,00 200,00 por músico mas tem grupos que cobram bem mais

Carola
Veterano
# jan/07
· votar


Então pessoal, vou contar mais detalhes a vocês pra que possam me ajudar mais!! Ai, muito, mas muito obrigada pelas informações.
A igreja é a Paróquia Santa Teresinha (www.paroquiasantateresinha.com.br), na cidade de São Paulo. É uma igreja pequena, com uma acústica muito boa, conforme dito pelo coral privilegiado pela igreja. Digo privilegiado pq os outros 3 grupos cadastrados não tem acesso a área superior da igreja, onde fica o coral (pode um a coisa dessas?!) A igreja não tem equipamento de som. De acordo com a igreja eu só posso contratar os profissionais cadastrados, caso contrário, devo pagar uma taxa de R$200,00 para acesso dos profissionais.
A pessoa responsável pelo grupo VIP, rs!, disse que eles cobram R$250,00 pelo teclado e cada instrumento que for adicionado custa R$200,00.
Para o meu repertório, ela disse que seria necessários, no mínimo, teclado, percussão, violino, trompete, cello, viola, flauta e oboé, caso contrário não teria qualidade. Eu e meu noivo achamos muita coisa e como estamos buscando algo simples (afinal qualidade e beleza não são sinônimos de pomposidade, no meu ponto de vista) e com preço justo, estamos em busca de informações. Foi quando descobri vcs!!!

Por favor, deem suas opniões sobre meu caso.

Mais uma vez muuuuiiito obrigada!!!

Bjos!!

Rick Pac
Veterano
# jan/07
· votar


É melhor você colocar teclado, violino e flauta. Mas tem um detalhe : tudo muito bem sonorizado ! Bons músicos, bom teclado, microfones Condenser para violino, Shure Sm-58 para a flauta, boas caixas para dar um "punch" no som. Geralmente quando tem um grupo privilegiado dentro da Igreja é porque ele não é bom, pois se fosse bom não precisaria de privilégios, bastaria disputar de igual para igual no mercado. Conheço casos de lugares onde o músico privilegiado, mesmo não sendo o escolhido pelos noivos, recebe um grana( paga pelo casal, of course) como indenização . Eu teria vergonha se as pessoas tivessem que pagar para eu não tocar...rs. As Igrejas têm que se enquadrar no Código de Defesa do Consumidor: ninguém pode obrigar aos noivos contratar serviços "casados" de música, flores, tapete, etc. Um caso engraçado aconteceu com uma amiga que é Juíza : ela exigiu o direito de escolher os músicos ( o de lá era horrível) de acordo com o Cod Defesa do Consumidor e a secretária veio com a seguinte pérola : aqui as leis são outras. Depois que a noiva se identificou ela ficou pálida e até o padre veio correndo acudir...rsrsrs

Hiroaka
Veterano
# jan/07
· votar


Carola

Bom, analizando os novos fatos chego a conclusão q a melhor opção é de você contratar Um Tecladista Muito Bom com Equipamento muito Bom.

E Caso o tecladista não tiver um equipamento de som , contrate uma equipe de som pequena.

Só um tecladista com um Teclado Arranjador muito bom ja resolve.

Até mais !

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


Geralmente quando tem um grupo privilegiado dentro da Igreja é porque ele não é bom, pois se fosse bom não precisaria de privilégios

tem casos e casos... e varia também do ponto de vista, ou do "é dando que se recebe"

quando a um tempo atras eu tocava em igreja tinha alguns privilegios parecidos com esse, mas o porque da igreja ter feito isso:
os músicos de lá tocava-se nas missas, (cheguei acordar cinco da matina pra tocar em missa campal), tecladista acabava virando o tecnico de som da igreja, tinha também ensaios com os grupos de canto, tinha que estudar as músicas novas de campanha da fraternidade entre outras coisas mais tudo isso gratuito
na hora dos casamentos, o que acontecia: aparecia um cara que caia de para-quedas que nem sabia em que hora que tocava o que, usando o som da igreja, usando a tomada de energia da igreja, o banheiro da igreja.... e na entrada da noiva ainda tocava musica do zezé de camargo
então em troca do "esforço" e por ter músicos que conheciam o que pode e o que não pode fazer lá....a igreja dava preferencia pelos músicos que participavam por lá
------------------------------------------

Digo privilegiado pq os outros 3 grupos cadastrados não tem acesso a área superior da igreja, onde fica o coral (pode um a coisa dessas?!)

geralmente quando se tem coro em igreja a parte superior acaba virando "escrito ou deposito" do coral, ficam as pastas de partituras, uniforme e quando outro grupo sobe zoneia o que tem lá pra poder se acomodar (eu zoneava)

AUTOBOT
Veterano
# jan/07
· votar


Carola

Para o meu repertório, ela disse que seria necessários, no mínimo, teclado, percussão, violino, trompete, cello, viola, flauta e oboé, caso contrário não teria qualidade.

Olha, o casamento é teu, então fca difícil o cara palpitar... mas esta seria uma boa configuração que faria um bom som (depende do arranjador do grupo) e ficaria chique no úrtimo:

teclado + cello + flauta (mulher) + oboé (homem)

ou

violino + cello +viola + flauta


Tudo vai te custar menos de 1000 pilas. Se quiser mais barato, lembre que só se casa uma vez (isso é o que os padres dizem ehehehehehe).

AUTOBOT
Veterano
# jan/07
· votar


Eu ficaria com a primeira opção. Se eles fizerem direito os arranjos, fica muito bom sim.

Rick Pac
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rick Pac
· votar


fernando tecladista
Você está confundindo as coisas: se você faz favores para a sua Igreja é ela que te deve , e não os noivos. Além do mais, as Igrejas cobram taxas para se poder usar tomadas e banheiros. O Código de Defesa do Consumidor é muito claro no tocante à ILEGALIDADE ( pelas leis dos homens, não às de Deus) de se vender serviços casados. Para se coibir músicas que vão de encontro à fé de sua religião , basta fazer com que o profissional assine um termo de responsabilidade, registrado em cartório, onde se dá ciência à todas as restrições cabíveis. Caso o infeliz toque Zezé di Camargo e outras bostas similares, processo nele. Se tiver um advogado aqui no fórum , por favor , dê uma opinião mais aprofundada do assunto. Abração .

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/07
· votar


Carola

Pow a melhor opção seria realmente essa q o AUTOBOT falou...
teclado + cello + flauta (mulher) + oboé (homem) agora em relaçao a musicos cadastrado pela igreja... eu acho q isso eh coisa pra comer dinheiro... pq acho q se vc disse q tem seus musicos ( com todo o equipamento instrumentos + som) n tem como empatar nao... eu ja toquei em casamentos e na igreja por um bucado de tempo... e sei como eh isso... tentam empurrar musicos de dentro pra rolar $$$ de toda a maneira... procura referencias com cerimoniais... concervatorios de músicas... esses lugares q vc vai encontrar pessoas serias e competentes...

Agora o fernando tecladista Falou algo certo tb... viramos tecnico de som da igreja... kkkkkkkkkkkk e tb temos musicos bons na igreja... ahhh eu ja acordei de 5:00 pra tocar em missa campal... dentro de kombi... carro de som... na chuva... sem ganhar R$ 1,00...

Tu podia pedir pra ve um ensaio desses musicos da igreja tb... pra ve eles tocando... se presta... kkkkkkkk

fernando tecladista
Veterano
# jan/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Rick Pac

na que eu tocava não era algo imposto, até se pensou de fazer isso, mas deixaram para tras, eu até fui um dos que não gostaram dessa ideia, porque aguentar noiva em casa escolhendo musica é um saco, ainda mais com ela emburrada porque o primo dela não pode tocar na igreja
mas lá sempre era comentado e passado uma lista com os músicos que tocavam por lá e ficava algo no "gostariamos que fosse" porque eles são bons e conhecem como funciona aqui

mas se for aplicar Código de Defesa do Consumidor a risca a noiva teria até o direito de colocar o padre que ela escolher, a venda casada vai configurar dependendo de como for oferecido o pacote "casamento" se a igreja oferecer o serviço "casamento" por um preço X com tudo incluso não vira venda casada, quer prova maior de venda casada do que tele-sena (restaurante você come e não escolhe o cozinheiro, "vem junto")
mas se a igreja falar você só casa se chamar fulano pra tocar ai está certo

se você faz favores para a sua Igreja é ela que te deve , e não os noivos., concordo, mas os noivos nada são do que dois fieis daquela comunidade que vão na missa e cantaram as músicas ensaiadas por aquele músico, que foram salvos de terriveis microfonias por aquele músico, que chegaram na missa campal as 8:00 e encontraram tudo afinado por aquele músico acordou as 5:00, mas na hora de contratar parece que santo de casa não faz milagre

Rick Pac
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rick Pac
· votar


fernando tecladista
porque eles são bons e conhecem como funciona aqui
Técnica de coação
noiva teria até o direito de colocar o padre que ela escolher
Não se pode interferir nesta área
igreja oferecer o serviço "casamento" por um preço X com tudo incluso não vira venda casada
É venda casada
que foram salvos de terriveis microfonias por aquele músico, que chegaram na missa campal as 8:00 e encontraram tudo afinado por aquele músico acordou ...
Se você vai à deterninado templo e se "doa", não pode "cobrar " favores depois. Não é nada cristão.

Não seria melhor debater no " OFF TOPIC" ?

Abraços

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


Rick Pac
Não seria melhor debater no " OFF TOPIC" ?
não, já vou dormir, e pelo nossos posts daqui a pouco a criadora do tópico nem casa mais de medo que os músicos saiam no tapa no meio da igreja, lá no OT tem trocentos tópicos com assunto de religião que não deram certo, um dos motivos de não estar mais em igreja são "essas coisas", estando no meio acaba pensando da forma que postei, de fora se vê com outros olhos
------------------------------------------------

mas pra voltar ao tópico

Para o meu repertório, ela disse que seria necessários, no mínimo, teclado, percussão, violino, trompete, cello, viola, flauta e oboé,

eu não lembro agora quais são os temas das músicas da trilha do senhor dos anéis só tenho o cd 2 e 3
mas acho que na formação acima tem muita gente, dá pra ser com menos pessoas, claro que se tem mais músicos e os arranjos elaborados fica bonito, mas tem grupo que coloca muita gente e é só cabide

se o tecladista sabe trabalhar legal já dá pra limar o cello
a flauta e o oboé fazem trabalhos parecidos dá pra tirar um dos dois
a percussão teria mais destaque nas músicas do senhor dos anéis, as primeiras são mais calmas, talvez não faça diferença
-----------------------------------------
eu já toquei muito com uns 2 instrumentos extras: violino+trumpet ou trumpet+flauta ou violino+flauta, fica um som legal

Carola
Veterano
# jan/07
· votar


Ai meu Deus!!! Rapazes não briguem!!![b][/b]


Muito obrigada pelas orientações todas!!! Eu até fui no procon antes de procurar vcs!! O advogado me falou das vendas casadas!! E disse tb que eu poderia registrar um reclamação.

Mas como o Fernando, vamos voltar ao tópico.

Digam-me, o local onde o coral fica é melhor do que a local próximo ao altar??

Outra dúvida, dá pra fazer percussAo usando o teclado? Façco essa pergunta pq um dos grupos cadastrados diz que dá e outro diz que não dá.

Rapazes, vocês são adoráveis!!! Estão me ajudando muuuuuiiito!!!!


Beijos!!!

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


Digam-me, o local onde o coral fica é melhor do que a local próximo ao altar??

geralmente é melhor porque o som fica livre de obstaculos como bancos, pessoas...
só tenho dó do tecladista pra subir com ampli e teclado lá em cima


Outra dúvida, dá pra fazer percussAo usando o teclado?
depende, se for usar arquivo midi tudo dá, porque vai ficar gravado lá enquanto o cara toca alguma coisa por cima (caso toque) e dependendo do teclado tem timbres de percussão que é muito paia, fica feio

percurssão pra casamento é diferente de percurssão de baile, o pessoal com quem já toquei levava geralmente dois tubos de carrilhão pra dar ideia de sinos, tinha tambem um tambor (tom-tom) e um prato que geralmente costuma-se rufar (aquele trurururururururururu) as vezes levavam caixa quando tinham que tocar o bolero de ravel

o teclado tem todos esses sons, mas se o tecladista fazer isso ao vivo não vai ter mão pra ele tocar a música

Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


O melhor conjunto que eu vi tinha 1 quarteto de cordas + 1 cravo. Aquilo foi perfeito, mas não tocaram músicas que tinham percussão.

Quarteto + piano, Quarteto + órgão, Piano solo também são muito legais.

Quanto às partituras da soundtrack de Senhor dos Anéis, vai ser sinistro de achar, até hoje não vi nenhuma.

Hiroaka
Veterano
# jan/07
· votar


Digam-me, o local onde o coral fica é melhor do que a local próximo ao altar??


Ah concerteza! Como ja falaram , a acustica é bem melhor.

Outra dúvida, dá pra fazer percussAo usando o teclado?

Da sim, teclados arranjadores possuem kit de percussão manuais.

kokada
Veterano
# mai/12
· votar


Posso ressucitar o tópico? De 2007 pra cá a Carola deve ter se casado, como será que foi com os músicos? Lord of the rings???

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Já toquei música do Pink Floyd, Elvis Presley, Chico César e até dos filmes Shrek e Star Wars em cerimônias de casamento em igrejas.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


O último casamento que eu toquei teve a música do último dos moicanos.

mai.com
Veterano
# mai/12
· votar


Teve aqui uma vez uma noiva que cismou que queria entrar com a música "Como uma onda" (aquela do Lulu Santos). Não condiz muito com o momento, não é nada litúrgico, mas no final da conta explicando tudo isso pra noiva, acabei tocando, pq o casamento era dela.

Rick Pac
Veterano
# mai/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


Olhem só alguns repertórios que toquei ,só para sentirem o que as noivas escolhem :

Toquei num casamento ao ar livre no sábado de manhã numa casa de festas top daqui do Rio de Janeiro : Casa das Canoas, em São Conrado. Quem é do Rio deve conhecer.
Repertório que a noiva escolheu para o meu quarteto ( Violino , flauta , baixo acústico e teclado) :
1) Canon in D
2) A Whole New World
3) Viva la Vida
4) Bittersweet symphony
5) Ave Maria de Gounod
6) Endless Love
7) I´m Yours
8) Pela Luz dos olhos teus
6) Aquarela (Toquinho)

No casamento de sexta ao ar livre , clube, e muitos gringos, toquei :
1) What a wonderful world
2) Eu sei que vou te amar
3) O caderno ( Chico Buarque)
4) Concerto de Brandemburgo nº 3( Bach)
5) Aquarela do Brasil( samba de ary Barroso)
6) Por una Cabeza ( tango)
7) A La Hornpipe (Allegro da Water Music de Handel)
8) Rosa ( Pixinguinha)
9) Wave ( Tom)
10) Azul da Cor do Mar ( Flávio Venturini)
Para vocês verem a flexibilidade de repertório que temos que ter na manga.

Neste fim de semana toquei em 5 cerimônias ,
com muito repertório clássico e popular de todos os gostos. Preparei cerca de 4 arranjos novos para o quarteto ( R$ 500 cada devidamente cobrados aos noivos) e mais a administração de estrutura de palco, som, luz , etc.

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Preparei cerca de 4 arranjos novos para o quarteto ( R$ 500 cada devidamente cobrados aos noivos)

Ai... se a realidade da unidade da federação onde resido fosse essa... Aqui só pagam pela apresentação. :/

mai.com
Veterano
# mai/12
· votar


Mas olha o nível dos eventos que ele pega... Só gringo
ashuausha

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Até os gringos que aparecem por aqui são pão duros.

kokada
Veterano
# mai/12
· votar


Rick Pac
Ta loco, não consigo imaginar numa cerimônia, tocando Viva la Vida, Aquarela, Aquarela do Brasil, Wave... versão lenta??? E em que momento da cerimônia? Tem como vc fazer uma demo da Viva la Vida da sua versão?

Caon in D eu acho que não devia faltar em nenhum casamento... Cinema Paradiso tb.

E não falta Trompete pra vc não? Nos casamentos que eu vi, trompete era o que mais chamava a atenção e fazia o diferencial...

Rick Pac
Veterano
# mai/12
· votar


kokada
te mandei recado pelo seu perfil daqui do FCC

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Músicas para casamento. O teclado é a base. Mais quais outros instrumentos são necessários?