Cuidado com compra/venda de equipamento no Mercado Livre

Autor Mensagem
Rick Pac
Veterano
# dez/06 · Editado por: Rick Pac


Amigos músicos : Cuidado com compras e vendas no Mercado Livre. acabei de comprar um equipamento de uma pessoa cheia de qualificações positivas. Tudo falso . Não sei como o ML permite tantos criminosos estelionatários se cadastrarem e fazerem o que querem. O pior é que eles não se responsabilizam por nada. Se quiserem ter uma idéia , dêem uma espiada em http://www.ipetitions.com/petition/mercadolivre/ e http://www.reclameaqui.net/sec.htm?conteudo=reclamacoes&cat_id=24&em_i d=928

abraço em todos e FELIZ 2007

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Parabéns, gostei da iniciativa.

Se eles cobram (e caro ainda por cima), deveriam sim se responsabilizar por tantos e tantos golpes que acontecem no site.
Se fosse apenas um site de informações, ou de relacionamentos (no sentido de fazer compradores e vendedores se conhecerem), deveria ter uma taxa única, e não dezenas de diferentes tarifas.

Rick Pac
Veterano
# dez/06 · Editado por: Rick Pac
· votar


OBS.: Eu não sou a pessoa que escreveu o texto do link. Acho que devemos divulgar por email, blogs, discussão, etc, pois assim evitaremos que companheiros caiam nessa armadilha chamada Mercado Livre ( livre para falcatruas).

mano_a_mano
Veterano
# dez/06
· votar


Já comprei e vendi muito no ML, mas devido ao que vem acontecendo ultimamente, desisti de fazê-los.

I.Nosferatu
Veterano
# dez/06
· votar


Eu acho que alguns desses golpes são praticados pelos proprios funcionarios do site que tem acesso a todas as falhas e outras informações no sistema do MercadoLivre, e no nosso país gente espertalhona é o que não falta!

Eu particularmente não acho uma boa ideia que alguem faça compras lá, principalmente produtos de valor razoavel/ elevado como instrumentos e coisas do genero... As vezes por pouquissimo mais voce pega o mesmo produto na loja com mais garantia e segurança!

kevinmoore
Veterano
# dez/06 · Editado por: kevinmoore
· votar


Rick Pac

q q aconteceu com vc?

EDIT: é legal divulgar o q aconteceu pra ficarmos espertos...

Rick Pac
Veterano
# dez/06 · Editado por: Rick Pac
· votar


"Comprei" um DVD com tela de um indivíduo cheio de qualificações positivas de compradores. Fechei negócio, recebi dados pessoais( Nome, telefone e CPF) e bancários (Bradesco Ag Centro de Montes Claros-MG). Pedi CPF para DOC, o qual conferi no site da Receita Federal. Tudo OK- situação regular e o nome era o mesmo da conta corrente. Telefone fornecido : checado e tudo OK. Aí é que vem o esquisito: logo após fazer o depósito recebo um email do Mercado Deus Me Livre dizendo que o vendedor era suspeito e que eu tinha que suspender a negociação. Quando fui checar com mais cuidado os qualificadores, vi que todos eram de Montes Claros e adjacências e os nomes realmente existem, pois conferi no site da TELEMAR "Lista On Line". Certamente o 171 está usando CPF de pessoas da região para fazer falcatruas. O impressionante é que são DEZENAS ( talvez milhares, se formos projetar para o universo de todo o Mercado Deus me Livre).

deco_superego
Veterano
# dez/06
· votar


concerteza no mercado livre existe,pessoas falsas,que dão golpes nas pessoas mas também existe pessoas honestas...

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


Rick Pac
eu já fui enganado no ML tmb. Comprei uma câmera da Sony há mais de 1 ano, paguei e nunca recebi. O cara tinha bastante qualificação positiva mas simplesmente deu o golpe em centenas de pessoas. Cada um pagou R$600. O ML simplesmente bane o indíviduo e fica por isso.

O mais legal: o cara não declara imposto de renda pra tentar se manter longe da fiscalização. Tenho contato com pessoas da Receita Federal e descobri isso. E agora, o que fazer?

I.Nosferatu
Veterano
# dez/06
· votar


É por causa dessas que não recomendo que façam compras lá, de repente voce pensa que ta fazendo um bom negócio e quando vai ver saiu no prejuizo e ai não tem como voltar atrás, sem contar que voce nunca sabe realmente com quem esta tratando e se for correr atrás do prejuizo vai tomar cha de canseira e terá 99 por cento de chance de não conseguir...

kevinmoore
Veterano
# dez/06
· votar


eu procuro sempre conversar com o cara no msn... jogar um verde em cima dele, olhar todas qualificações e ainda por cima ver o jeito de escrever, a cidade de quem qualifica e tudo...

eu só tenho uns 5 pontos lá... mas apesar de fazer pouca coisa lá, nunca tive maiores problemas...

conheço várias pessoas que sempre negociam lá e não tiveram problemas tb... o negócio é sorte e perícia...

keyboardjones
Veterano
# dez/06
· votar


Cara, eu já comprei muitas coisas no Mercado Livre, inclusive meu QS8.2 (comprei novo, com nota de um importador e paguei mais de R$ 1,500 a menos do que numa loja) e nunca tive qualquer problema com qualquer vendedor. Pra mim, esse site é uma mão na roda.

Só que tem alguns cuidados que são necessários, afinal uma transação virtual com pessoas desconhecidas sempre é uma incógnita.

Eu costumo usar algumas regrinhas nas compras que faço, e acho que podem ser úteis pra vocês também:

1 - MERCADO PAGO SEMPRE!!!
Essa é a principal. Com Mercado Pago, as chances de levar um golpe são mínimas, uma vez que tu deposita o dinheiro em uma conta do Mercado Livre e só libera pro vendedor depois que o produto chegar na tua casa.

2 - ATENÇÃO COM AS QUALIFICAÇÕES.
Olho vivo nas qualificações. Não adianta o vendedor ter mais de 100 qualificações se a maioria delas forem negativas. Verifique também qual a data das últimas transações desse vendedor e leia todas as qualificações do último mês, principalmente as negativas (cuidado especial nessa parte, visto que nem sempre o vendedor tem culpa por elas).

3 - PESQUISE
Pesquise o máximo de vendedores com o mesmo produto. Geralmente, tem mais de uma oferta e nem sempre compensa comprar o mais barato. Dê preferência para produtos onde apareçam as fotos originais do mesmo e para vendedores que aceitem Mercado Pago.

4 - PERGUNTE
Sempre pergunte ao vendedor algumas coisas de seu interesse sobre o produto: se tem algum defeito, quanto tempo de uso, procedência, etc...
Eu costumo descartar vendedores que demoram pra responder ou que dão respostas meio duvidosas.

5 - SEJA PACIENTE
Tenha em mente que todo dia entram e saem anúncios de produtos. Se não deu pra comprar dessa vez, logo aparece outro. O importante é não se afobar.

É isso, pessoal.
Espero ter ajudado.

Abração e boas compras.

anjo28
Veterano
# dez/06
· votar


Amigos, tenho uma sugestão. sou novo no ml, mas depois deste comentário, vou ficar mais ligado, estou procurando um teclado para comprar, mas agora deu medo. Que voces acham do sedex a cobrar, não é uma segurança maior quando se compram produtos de valor elevado???

Rick Pac
Veterano
# dez/06
· votar


Ok kevinmoore. só que pelo tempo o ML se popularizou e os bandidos são antenados. Pode ter a certeza que a possibilidade de se tomar um cano agora é muito maior do que há 1 ano atrás. No ORKUT tem algumas comunidades que tratam do tema. O lance é que o ML cobra anúncio, comissão e não dá recibo , nota fiscal, comprovante, nada. Não divulga telefone nem endereço para contato. Tem todas as características de empresa não confiável. A partir do momento que ela não consegue coibir a instalação de um enorme quadrilha de estelionatários dentro dos seus domínios, ou fecha as portas ou se moderniza. Por que ela avisa após o negócio ser concretizado? Tem alguma coisa muito estranha acontecendo ali que só uma rigorosa investigação da Polícia Federal possa resolver. Não julgo o ML culpado de tudo, mas que é conivente é.

keyboardjones
Veterano
# dez/06
· votar


anjo28

Cara, a grande maioria dos vendedores não aceitam Sedex à Cobrar, sem falar que dependendo do tamanho do teclado, só rola por transportadora (Sedex tem limitação de tamanho).

Isso aconteceu comigo. Meu QS8.2 fugia das limitações de tamanho regradas pelos Correios pra Sedex, de modo que tive que conversar com o vendedor e procurar um meio alternativo, o qual acabou sendo uma transportadora.

Não precisa ficar com medo na hora de comprar. Usa o Mercado Pago que é quente.

Abração!!

keyboardjones
Veterano
# dez/06
· votar


Rick Pac

Fala Rick, blz?
Cara, recibo já tem. Nas duas últimas compras que efetuei, recebi um e-mail do ML com um recibo da compra pra mim imprimir.
Agora, se isso aí vale ou não alguma coisa, já é outra história.

Rick Pac
Veterano
# dez/06 · Editado por: Rick Pac
· votar


keyboardjones Você aconselha o Mercado Pago- mas é aí que os usuários mais reclamam. Alguns não recebem e outros levam meses para receber. Às vezes o ML desqualifica ao bel prazer o usuário antes de receber pelo Mercado Pago e aí o coitado fica sem condições de contato com a empresa. É tudo muito esquisito.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Sei de pessoas que já tiveram problemas com MP, inclusive o de não receber!

Mas as outras dicas citadas aí acima, são válidas. Eu negocio há muito tempo no ML, e nunca tive problemas de golpe!
Porém já tentaram aplicar em mim por 3 vezes!!! Tem que conversar muito com a pessoa, analisar se as qualificações não são de fachada! Isso é o principal.

Eu só sou contra aos altos preços que o ML está cobrando hoje, (sem emitir NF então não pagam impostos) e ainda se acontece qualquer problema não se responsabilizam por nada! Isso é errado.

anjo28
Veterano
# dez/06
· votar


Ola amigo Keyboardjones, sou novo no cifra, mas gostaria de umas informações sua , visto que tem esperiencia no ml. Sempre fas compra com mercado pago? Me diz: O site do ml, tem sua politica abrangendo o comprador e o vendedor. Mas nada melhor na pratica do que na teoria,em fim. O que quero saber é,..... (se eu depositar o dinheiro na conta no mercado livre, mesmo a transação sendo feita pelo mercado pago,que é seguro. Se o vendedor não me mandar o produto, por algum motivo não recebe-lo, o ML me devolve o dinheiro? Voce ja teve esta experiencia? Aguardo resposta,obrigado.

keyboardjones
Veterano
# dez/06
· votar


Rick Pac

Sei disso, pois já vi muito por aí.
Só que pra mim, esses vendedores que reclamam são suspeitos, pois leva 2 dias úteis pro Mercado Pago liberar o dinheiro pra eles depois da tua autorização, de modo que o único tempo que eles tem que esperar é o tempo do frete.

Em todas as transações que já fiz usando o Mercado Pago, aconteceu o seguinte:
- Fiz o depósito;
- 2 dias depois o depósito foi confirmado e o vendedor foi avisado
- Assim que o produto chegou, eu liberei o dinheiro
- 2 dias após minha liberação, o dinheiro já estava na conta do vendedor.

Foi assim sempre... Se o vendedor fica reclamando de tempo pra receber e coisa do tipo, eu costumo desconfiar e já descarto.

I.Nosferatu
Veterano
# dez/06
· votar


Concordo com o Rick Pac e acrescento que no final o produto sai mais caro pro comprador e o vendedor tem que bancar mais a taxa na hora da transferencia, acaba não sendo tão bom assim... mais eles tentam ser uma segurança a mais pra quem quer comprar lá.
Mas continuo achando que ir a uma loja é sempre a melhor opção!

keyboardjones
Veterano
# dez/06
· votar


anjo28

E aí, blz?
Bom, funciona assim:
Depois que o teu depósito no MP é confirmado pelo ML, tu tens até 30 dias pra liberar ou recusar o pagamento. Se tu liberar, o dinheiro vai pro vendedor. Caso tu recuse, o dinheiro fica suspenso, aguardando uma resposta do vendedor, que pode tanto concordar com a suspensão (devolvendo o dinheiro pra tua conta do MP) ou recusar, até vocês dois chegarem em um consenso. Só fica de olho vivo no tempo da negociação, pois se passarem os 30 dias e tu não liberar e nem recusar, o dinheiro será liberado automaticamente.

O dinheiro que tu tens depositado lá (tanto o que tu coloca na tua conta corrente do ML quanto o que tu recebe de volta pelo MP, caso teu negócio não tenha dado certo), fica na conta do ML e tu pode usá-lo em alguma outra compra futura. Se não me engano, tu pode pegar ele de volta também (não tenho certeza disso agora, pois faz muito tempo que li as regras).

E respondendo tua pergunta, nunca tive problemas de ter que cancelar negociações pelo MP.

I.Nosferatu
Veterano
# dez/06
· votar


Keyboardjones

Em todas as transações que já fiz usando o Mercado Pago, aconteceu o seguinte:
- Fiz o depósito;
- 2 dias depois o depósito foi confirmado e o vendedor foi avisado
- Assim que o produto chegou, eu liberei o dinheiro
- 2 dias após minha liberação, o dinheiro já estava na conta do vendedor.


Pelo que sei a transferencia pra conta do vendedor após a liberação leva em média 7 dias e é justamente por isso que a maioria dos vendedores não aceita mercadopago, e ainda tem uns compradores que demoram dias pra liberar o dinheiro pro cara e as vezes nem liberam... é só perguntar para os vendedores de lá.

anjo28
Veterano
# dez/06
· votar


KEYBOARDJONE , Desculpe-me ficar lhe incomodando com perguntas, mas prometo que é só mais esta. Supondo que me interesso pelo produto,e deposito o dinheiro na conta do ML, e não na do vendedor,(como que ficasse arquivado, o meu dinheiro entende??)....o vendedor só me libera o produto quando estiver o dinheiro na conta dele, ou mesmo estando o dinheiro em poder do ML, ja posso receber o produto?? Porque se não for assim não da, concorda???

kevinmoore
Veterano
# dez/06
· votar


Que voces acham do sedex a cobrar, não é uma segurança maior quando se compram produtos de valor elevado???

sedex a cobrar nào adianta.... o cara te manda uma pedra dentro da caixa, vc pega a caixa, paga o correio e só dpois pode abrir... aí não adianta...

kevinmoore
Veterano
# dez/06
· votar


fiquem espertos com o mercadopago...

mta gente falsifica o email do mercadopago, mandando para o vendedor falando que já foi pago, qdo na verdade não foi...

sempre que receberem o email do mercadopago, verifiquem no site do mercadolivre tb... e só mandem se estiver mesmo o dinheiro no mercadopago...

A partir do momento que ela não consegue coibir a instalação de um enorme quadrilha de estelionatários dentro dos seus domínios, ou fecha as portas ou se moderniza. Por que ela avisa após o negócio ser concretizado? Tem alguma coisa muito estranha acontecendo ali que só uma rigorosa investigação da Polícia Federal possa resolver. Não julgo o ML culpado de tudo, mas que é conivente é.

se o mercadopago for utilizado com bom senso, em 90% dos casos dá certinho... essa é a solução segura deles... de outro modo eles nunca falaram "vamos garantir que vc receberá seu produto" e etc... então não cabe a eles esta tarefa...

kevinmoore
Veterano
# dez/06
· votar


enquanto esses fdps do governo continuarem com essa porra de imposto de 60% vamos ter que comprar no ML memo...

keyboardjones
Veterano
# dez/06
· votar


anjo28

Fala, anjo.
Pelo MP, o dinheiro fica em poder do ML (arquivado, como tu disseste). Tu só libera o dinheiro pro vendedor depois que o produto chegar na tua casa.

Aconselho dar uma olhada no link do Mercado Pago lá no site do ML. Explica bem direitinho como tudo funciona.

Abraço.

I.Nosferatu
Se leva tanto tempo assim eu já não sei. Pelo menos nenhum dos vendedores com quem eu já fiz negócios reclamou à respeito.

Rick Pac
Veterano
# dez/06
· votar


kevinmoore

Não falei que TUDO o que for negociado dará errado. Mas os seus 90% de acertos são otimistas demais da conta, não ? Dá uma lida nos links que inseri no início e leia tudo com carinho. Inclusive no site www.reclameaqui.com.br. São muitas e variadas reclamações do Mercado Livre e do Arremate (mesmos donos).

leond
Veterano
# dez/06
· votar


mercado livre so para compras pequenas (até 30 reais) nunca tive problemas mas eh logico que sempre vai ter um criminoso querendo tirar proveito, igualmente por ai, que rouba carros e lojas, quando vc se cadastra lá tem um termo de compromisso que ninguem lê e todo mundo aceita, instrumentos caros só compro de loja, sempre!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cuidado com compra/venda de equipamento no Mercado Livre