Livro de teoria para teclado

    Autor Mensagem
    thaty_sousa
    Veterano
    # dez/06


    eu gostaria de saber um livro bom de teoria.
    eu ja fiz aula de teclado por algum tempo, porem aprendi o basico e agora gostaria de me aprofundar.
    Alguem poderia me indicar um livro para teoria num nivel intermediário??

    Bruh_figura
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Bruh_figura
    · votar


    Puts deixa eu pensa...eu sinceramente acho que teoria é uma coisa meio complicada de se aprender sozinho a maioria dos livros são confusos e quase sempre usam linguagens diferentes o que confundem ainda mais a cabeça dos musicos interresados na teoria...
    Eu aprendo teoria por um livro muito bom desenvolvido pelo meu primo o problema é que é um livro que só pode ser utilizado pelos alunos...o que posso fazer são duas coisas...

    1-pergunta a ele os melhores livros(ele aprendeu teoria na realidade bem mesmo com um professor quando ele estudou na europa porem ja leu alguns livros e acho que pode me dar os caminhos para eu te passar).

    2-posso ir te passando aos poucos o livro conforme você vai itendo ou até mesmo te tirando as duvidas....

    acho que é isso campeão se cuida aih qualquer coisa to aqui...

    thaty_sousa
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nossa vlw pela atenção!

    o que aconteçe e que quando eu estudei teclado, eu so aprendi a tocar com partituras e agora eu estava querendo aprender a tocar com cifras!
    e meu segundo problema e que eu aprendi mto pouco sobre escalas, e ainda me confundo com algumas coisas!
    se puder me ajudar com essas duas coisas eu ficaria agradecida!

    Bruh_figura
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Bruh_figura
    · votar


    Se vocês acreditam que quem não sabe ensina...ta aih:

    Seguinte tudo que escutamos tem uma seguencia pré determinada,com as escalas não é diferente...mas...como podemos monta-las?não é lá tão simples, mas vou começar do começo pelos intervalos,se restar alguma duvida...manda ai

    Intervalos...
    Intervalo é uma distancia que existe entre dois sons(notas),a distancia pode ser de um tom ou um semi tom e apartir deles podemos montar escalas e acordes...
    Os intervalos podem ser classificados como:maiores,menores,justos ou perfeitos,aumentados e diminutos se vc conseguir entender os intervalos maiores vai entender os menores e entendendo os justos ou perfeitos entenderá os aumentados e diminutos.

    1-Intervalos maiores:

    Maj2=1 tom acima da tonica
    maj3=2 tons acima da tonica
    maj6=4 tons e meio acima da tonica
    maj7=5 tons e meio acima da tonica

    Exemplo:
    Qual é o intervalo de maj2 de do??

    vamos ver...

    DO RE MI FA SOL LA SI
    1 2 3 4 5 6 7

    Os numeros debaixo da nota são os graus se queremos achar o intervalo de maj2 temos que ir para o segundo grau no caso o ré....
    feito isso vamos ver nos queremos 1 tom de distancia...

    de do para do# temos um semi tom de do# para re temos mais um semi tom então terminamos com 2 semi tons ou seja 1 Tom
    (lembre sempre 2 semi tons=1tom)

    Se temos 1 tom de distancia da tonica para Re seguinifica que esse intervalo está pronto ão precisamos adicionar mais naa como (sustenidos ou bemol)

    Veja porem se pegarmos o intervalo de Maj2 mais agora para a nota MI

    MI FA SOL LA SI DO RE
    1 2 3 4 5 6 7

    O nosso segundo grau esta aonde???no Fá entao eh certeza nosso intervalo esta no Fa...vamos contar...

    de mi para fa temos um semi tom apenas...
    significa que precisamos de mais um semi tom para ter o intervalo que queremos o que significa que temos que colocar um sustenido assim a nota aumenta um semi tom...

    Assim teremos:

    de Mi para fa um semi tom de fa para fa sustenido mais um semi tom ou seja teremos como intervalo Fa#....

    entendeu??

    Intervalos menores...

    b2
    b3
    b6
    b7

    eles correpondem a um semi tom abaixo dos maiores ou seja..

    com o inetrvalo de maj2 tinhamos 1 tom de distancia agora com o intervalo de b2 teremos meio tom (ou um semi tom)de distancia...

    3-Intervalos perfeitos....

    P4=2 tons e um semi tom acima da tonica
    P5=3 tons e um semi tom acima da tonica

    Exemplo:

    O intervalo de P5 da nota Re

    RE MI FA SOL LA SI DO
    1 2 3 4 5 6 7

    O grau numero 5 de re é la então la eh a nossa nota...vamos calcular:

    Re+mi=1tom
    mi+fa=meio tom
    fa+sol=1 tom
    sol+la=1 tom

    final 1+1+1+meio=3 e meio nao precisamos adicionar mais nada...La é o nosso intervalo...

    Intervalos aumentados-

    #4
    #5

    Corresponde a meio tom(ou um semi tom)acima dos perfeitos...

    #9

    corresponde a meio tom acima da maj2

    Exemplo:

    #4 de Re precisamos de 3 tons

    RE MI FA SOL LA SI DO
    1 2 3 4 5 6 7

    o nosso grau é sol...

    RE+MI=1
    MI+FA=MEIO
    FA+SOL=1

    Conseguimos apenas 2 tons e meio e precisamos de 3 então coloca sustenido...
    Nosso intervalo é Sol#

    Intervalos diminutos-

    b4
    b5

    correspodem a meio tom abaixo dos perfeitos

    bb7 corresponde a meio tom abaixo da b7

    exemplo:

    bb7 de do precisamos de 4 tons e meio..BB7 DE RE

    Re Mi fa sol la si do
    1 2 3 4 5 6 7

    O nosso grau é do

    re+mi=1
    mi+fa=meio
    fa+sol=1
    sol+la=1
    la+si=1
    si+do=meio

    Então se temos aqui 5 tons e precismaos de 4 e meio rpecisamos diminuir um semi tom ou seja o nosso intervalo é Dob


    Bom é isso são os intervalos atarves deles vou te explicar as escalas ok???não sabia se você jah conhecia isso então escrevi de qualquer jeito se alguem precisar...qualquer duvida estou aqui...e daqui a pouco volto para explicar como formamos escalas ok??

    c cuida muita paz e musica
    =P

    Bru....


    LEMBRE-SE SEMPRE DE RESPEITAR OS GRAUS

    mazza
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nossa muita coisa tá lôco parabéns pela boa vontade em ensinar valeu Bruh_figura também dei uma lida é sempre bom ver ou rever a teoria blz abraços

    leandro rodrigues
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    sempre bom ver ou rever a teoria blz abraços (2)

    jessica_...
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Oi!

    Gostaria muito que vcs me indicassem um livro para teoria no teclado, algo do intermediário pro avançado. Aprendi bastante na internet, aqui no Cifra, observando músicos,.... Mas agora queria um livro de verdade, que ensinasse sobre a música de forma concreta. Tipo, de onde surgiu tais coisas.. "O que é uma escala: do grego, escada..." Tipo assim, não aquela coisa sem estrutura, músicas prontas, aprenda a tocar ritmos em um dia, mas também nada que limite o livro a um estilo musical, como MPB, samba, rock...

    Livro sério sobre harmonia, partitura... Coisa de quem tem alma de pianista, mas não tem o piano, só um teclado.... (rs)

    Valeu!

    jessica_...
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Oi!

    Gostaria muito que vcs me indicassem um livro para teoria no teclado, algo do intermediário pro avançado. Aprendi bastante na internet, aqui no Cifra, observando músicos,.... Mas agora queria um livro de verdade, que ensinasse sobre a música de forma concreta. Tipo, de onde surgiu tais coisas.. "O que é uma escala: do grego, escada..." Tipo assim, não aquela coisa sem estrutura, músicas prontas, aprenda a tocar ritmos em um dia, mas também nada que limite o livro a um estilo musical, como MPB, samba, rock...

    Livro sério sobre harmonia, partitura... Coisa de quem tem alma de pianista, mas não tem o piano, só um teclado.... (rs)

    Valeu!

    Sapopemba
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    TEORIA DA MÚSICA, de Bohumil Med.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livro de teoria para teclado