Oficina de teclado para crianças

    Autor Mensagem
    Josias JPB
    Veterano
    # dez/06


    Pessoal,
    Estou pensando em fazer uma oficina (tipo aulinhas) de teclado para crianças de 7 a 16 anos.
    Em primeiro lugar estava pensando em fazer 2 grupos de umas 8 pessoas cada grupo: um de 7 a 11 anos e outro de 12 a 16 (acredito que são dois grupos de mentalidade e desenvolvimento diferentes). Será que é muita gente por grupo?
    Outra que, como acredito que muita gente vai fazer, pensei em fazer teste seletivo, avaliando interesse, desenvolvimento etc. de cada um, para ver que pode participar da oficina. Alguém tem noção de o que aplicar no teste?
    Um porém é que o pessoal é humilde e eu não tenho verbas para comprar teclados. Pensei em usar um teclado e, para memorizarem as posições das teclas (exercício de casa) mandar folhas com desenho de teclado, com o mesmo tamanho das teclas originais de um teclado para treinarem em casa.

    Preciso destas e de outras informações e/ou dicas.
    Será que alguém poderia me ajudar?

    Abraços,
    Josias

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Onde vc mora?

    Josias JPB
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Josias JPB
    · votar


    Curitiba
    Bairro Pilarzinho

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Que pena, moro em sampa e quero fazer uma oficina com crianças também. Sou psicólogo e músico, portanto...
    Mas a idéia é muito boa, se eu puder ajudar...
    Abraço.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu acho que esse deve ser o número máximo de crianças, com mais é muito difícil trabalhar. Fiz uma oficina de criatividade esse ano com crianças entre 4 e 6 anos, duas turmas de 15! é praticamente impossível conseguir lidar com muitas crianças juntas. Talvez o segundo grupo que você falou (12 a 16) seja mais fácil.
    No teste, não tenho muito o que falar, acho que o principal é verificar o interesse e a disponibilidade dos alunos.
    Essa ideia da folha de papel com as notas é bem interessante, se vc tiver condições, talvez gravar em fitas as notas musicais, e ir gravando as aulas para eles escutarem em casa, aperfeiçoando o ouvido.
    Abraço.

    Tecladista Congregacional
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Fala Josias JPB

    Brother, sugiro que vc monte grupos com no máximo 10 crianças.
    Será mais produtivo e vc poderá dar mais atenção para elas.

    Avalie também a possibilidade de NÃO fazer teste seletivo para o grupo mais jovem.
    Eu penso que para esse grupo (o mais jovem) a coisa deve funcionar como uma diversão e sem privações.
    O teste poderá ser realizado sim, para o grupo mais velho, onde vc poderá direcionar melhor seu esforço.

    Para o caso do grupo mais jovem, a oficina seria uma espécia de inclusão musical, que muitas vezes não existe, principalmente nas comunidades mais pobres e as pessoas convivem unicamente com um tipo de música (funk ou pagode, no caso do RJ ... mas sem preconceitos).

    Como sugestão, mostre de tudo: música clássica (onde inclusive existem alguns filmes que podem ser exibidos, mesmo de Wall Disney, no caso das crianças), pop, rock e principalmente a música brasileira que muitas vezes não é valorizada porque sequer é conhecida.

    É uma pena que não posso lhe ajudar muito pois estou no RJ, mas se trata de um trabalho nobre.

    Parabens pela iniciativa e prepare-se para as dificuldades.

    Grande Abarço.

    Josias JPB
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bom,
    Essa questão das folhinhas seria mais ou menos isso:
    Três folhas para cada um levar para casa: uma teria o desenho de um teclado (apenas uma oitava) com apenas as teclas, outra teria o mesmo desenho, porém com o nome de cada nota. A terceira iria ter o exercício. Seria assim: aperte a tecla tal da folha que tem os nomes, aperte outra tecla tal. Agora aperte a tecla tal da folha sem os nomes e compare com a outra folha para ver se acertou.
    Isso seria para eles memorizarem a posição de cada tecla.

    Bruh_figura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara acho a ideia muito boa...sabe a amiga da minha mae tem um filho de 2 anos e o menininho é simplesmente impressionante ele canta incrivelmente bem e está aprendendo a tocar violão...é interresante pois eu comecei cedo no piano e sempre apoio quem apoia esse tipo de musica...Porem não sei se você já é professor aqui em ctba a questão é que é muito dificil achar alunos principalmente interresados,existe uma escola acho que ali na visc de guarapuava que ensina crianças...
    Mas assim se realmente rolar posso tentar achar aqui em casa minhas primeras apostilas(que como eu era muito pequena trabalha muito com isso)e conseguir ou tentar arranjar alguns aluninhos pra você!ok??

    Paz e musica sempre!

    Josias JPB
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tecladista Congregacional

    Realmente pensei em grupos de 8 pessoas, para, como você disse, ser mais produtivo e eu poder dar mais atenção ao pessoal. E é lógico, para evitar de deixar muita gente de fora.
    Porém, mesmo contra a minha vontade, preciso fazer o teste seletivo, pois a disponibilidade de horário e espaço é pequena, e sei que muita gente iria só para fazer bagunça.

    Josias JPB
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bruh_figura

    Não sou professor, por isso vou fazer uma oficina, bem mais light. Até pra ver se sou capaz mesmo.

    Só quero deixar claro que não pretendo trabalhar com crianças com menos de 7 anos. Acho que não conseguiria.

    Bruh_figura
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Bruh_figura
    · votar


    Josias JPB
    Ah sim claro foi apenas uma observação...e como você pretende montar a estrutura??em casa??ou fora??cara teve um livro que eu usei a muito tempo atras...o nome dele é DUAS MÃOZINHAS NO TECLADO do Mário Mascarenhas...acho que vale a pena dar uma olhada o nome é esquisitnho heheh mais ajuda....e serio cara ensina 1 criança nessa idade é dificl 10...e outra perguntinha..Você vai da um papel pros alunos de 16??será que funciona??achei muito boa a ideia dificil achar pessoas que se preocupam com a musica desse jeito..


    -Paz e musica sempre!-

    krydes
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    parabéns pela sua iniciativa é de gente assim que o mundo precisa poste depois os resultados

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oficina de teclado para crianças