Sintetizadores: configurações e detalhes

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/06


    Quero propôr uma troca de conhecimentos para quem configura sintetizadores, ou muda algo em seu Programa de Fábrica: descrever o que fez, em qual teclado, para conseguir aquele som que queria.

    Vou começar:
    Tenho Casio CZ 5000, Analógico controlado Digitalmente
    SP 76, da Kurzweil
    Zoom 505 II (pedaleira de guitarra)

    Descobri que usar dois osciladores, coloando o segundo com sete semitons acima, dá um efeito bem legal.
    Usei uma onda quadrada como OSC 1, e uma senóide como OSC 2. Como o CZ possui 8 pontos (não apenas ADSR) para Envelope, tanto do oscilador quanto do filtro e do ampli, é possível fazer muita coisa com isso.
    Esse foi um exemplo básico, gostaria de trocar experiências com o pessoal que gosta de mexer com essas "coisas".
    Abraços.
    Mauro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Como o CZ possui 8 pontos (não apenas ADSR) para Envelope

    eu tive o cz 101 a uns 17 anos atras não lembrava mais disso, tambem não sabia muita coisa dele porque foi meu primeiro synth (sem manual) e não tinham criando a internet pra postar duvida

    só uma dúvida, acho que vai ser igual o 101 com o 5000 quanto ao envelope, no cz tem as teclas sustain e end
    o sustain só dava pra ser usado entre o ponto 5 e 6 do envelope, conforme eu vi em uma foto do grafico, ou isso dava pra colocar em qualquer ponto, assim criando um envelope simples de 4 pontos

    Waters
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Quero propôr uma troca de conhecimentos para quem configura sintetizadores, ou muda algo em seu Programa de Fábrica: descrever o que fez, em qual teclado, para conseguir aquele som que queria.[i][/i]

    EU comecei a "fuçar" em sintese nos anos 80, e acabei crescendo junto com "os midis, envelopamentos, cutoff e tudo o mais"... Já operei sistema algoritimo dos DX-7 (I), analógicos da Korg (Poly, DS) e acabei descobrindi toda uma lógica (não muito clara), mas que todos os melhores timbres que eu fiz foram assim dizendo, "meio por acidente", e acho que é isso que todos devem começar a fazer, tentando e tentando até entender os porques de cada mudança, os porques de cada "ruído" dos filtros e também tentar ter acesso aos mais variados sintetizadores que forem possíveis para voce achar uma analogia entre eles...
    Espero que eu tenha ajudado (ou atrapalhado), e qualquer duvida sobre sintese tentarei responder, e mesmo se eu não souber, tentaremos descobrir juntos como é que se faz...

    FabioSalgado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Olá amigo, o efeito ( 7 semitons acima ) significa que você está usando o timbre em quintas, isso é muito usado mesmo na maioria dos timbres de synths análogos como Oberheim e Prophet.

    Repare que quando toca Do, soa Do de um Oscilador e Sol de outro, tocando apenas uma tecla, muitos equipamentos digitais possuem esse timbre que no patch é definido com Lead 5th ou coisas assim.

    Abraços!


    Fábio Luiz Salgado
    Consultor Musical
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Fabio Salgado

    É, eu coloquei um timbre básico mesmo, só para dar o pontapé inicial. Eu sempre curti muito Rick Wakeman, testei colocar uma quarta (5 semitons acima). Tem que gostar mesmo, não é qualquer ouvido que se "afeiçoa". Mas tou fazendo umas experiências legais, com o Ring Modulation e Keyboard Folower dá pra conseguir uns timbres bem fodas. E dá pra sobrepor (layer) dois Programs, então ponho um Noise sutil de fundo, ficar como um mar. Eu ADORO mexer nisso.

    OBS: dá pra colocar o sustain em qualquer ponto, ou não colocar. Você tem total liberdade pra usar os oito pontos, é bem interessante...





    Waters

    É isso aí. Eu tento entender pra saber o que estou fazendo, mas até agora só programei alguns timbres básicos. Quando estou inspirado hahaha pego esses básicos e vou fuçando, e junto com uma Zoom 505 II, pedal de guitarra, já fiz coisas alucinantes pela madrugada, mas ainda não gravei nada.
    Vou gravar algumas coisas em breve, falta tempo, e coloco aqui para vocês ouvirem. Vamos trocar informações, é assim que crescemos.


    Abraço.
    Mauro.

    Eduardo 336
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Mauro Lacerda
    Os guitarristas de metal que iam adorar essa da quinta soar sozinha, auhasuhuhas...
    Se repararem os solos de metal sempre tem uns 3 guitarristas, fazendo o mesmo solo, porém um faz a quinta do outro.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Puts, caras, após algum tempo (reparem a data do tópico) estou conseguindo fazer alguma coisa legal com o CZ. E olha que eu não parei, mas comecei do início: estou escutando muuuuuito minimoogs, moogs, etc...
    Mas consegui baixar o Prophet 5, o Pro-53 virtual, e descobri a "tendência" do meu CZ. Caracas, com os 8 estágios envelope dá pra fazer muita coisa. Por exemplo: não tenho controles em tempo real, tipo ressonância ou frequência, mas posso programar ele para variar muuuito em cima disso. Tipo: uuuuUUUUUUOOOOOooooommmmMMMMMmmmmUUUUOOOOooooommmmMMMMMM. Sacaram hahahahahahahaha.

    O filtro é controlado digitalmente, mas não tem a pegada de um filtro legal. Como é síntese por distorção de fase, o filtro apenas retira harmônicos das ondas básicas: triangular, dentes de serra, quadrada...
    Tem umas ondas (6, 7 e 8) que são ondas para simular o efeito da ressonância. Então, você tem que configurar essas ondas para entrar na hora certa, o que suprime, muito dificilmente e muito incopetentemente os efeitos de um filtro controlado por voltagem. Aja paciência!!!!!!
    Mas o legal disso tudo é que, apesar de eu estar quebrando a cabeça a muito tempo com isso, consegui descobrir certos macetes que tornam o meu CZ um synth de verdade. A distorção por fase produz alguns sons inacreditáveis. Eu troquei o meu QSR por esse synth. Não conseguia ficar satisfeito com aqueles sons digitais. Mas peguei um synth no qual você precisa aprender a tirar água de pedra. Mas quando você consegue, é um deleite...
    Ia criar um tópico novo, mas já tinha esse. Para não poluir o fórum, resolvi deixar aqui a minha satisfação em conseguir, após um longo tempo, exercitar meu ouvido de forma a conseguir identificar quais fatores estão em jogo em um sintetizador: tempo de entrada da onda, o que ela faz durante o tempo em que é executada, quais são as variáveis envolvidas.
    É muito gratificante perceber que você pode explorar todos os recursos de seu teclado. Já vi muita gente reclamando de não ter bons sons em seus synths, mas não procurar aprender a trabalhar neles. O meu é um Casio, e atualmente percebo a dedicação que foi direcionada a ele. Não é um Prophet, mas não é qualquer coisa, é muito bom.
    Estou aprendendo agora a mexer no Cubase, aposentei o meu Sonar, e assim que eu conseguir gravar algo de qualidade, posto aqui para vocês para escutarem o que eu estou querendo dizer.
    E deixo aqui também meu " chamado": eu curto muito síntese de synths, adoro trocar experiências, mas percebo que aqui o foco são os Workstations e Arranjadores, mas quem quiser trocar macetes legais sobre programação, estou aqui, extremamente disponível e cedento por novos conhecimentos.
    Ah, daqui a alguns anos, pretendo pegar algum synth mudular, tipo o Moog, pois minha paixão é programação, e eu estudo muito isso...


    Abraços.

    AC_TEC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mauro Lacerda:

    Olá, amigo. Olha, também tô nessa aí de extrair o máximo do meu equipamento, antes da próxima troca. Mas fiz o contrário: aposentei (vendi) meu JV-1010, por perceber certas limitações cruciais para o que EU precisava, e estou com um Alesis S4 Plus, que você conhece bem (o QSR derivou dele, perdendo 4 Mb de waves, 4 knobs de controle em tempo real no painel, em troca de 1 slot extra de expansão e uma porta serial que NINGUÉM deve usar, já que tudo pode ser feito via MIDI sysex...). Engraçado, mas o que gosto nele é justamente o som diferente do comum; acho pesado e "sujo", com efeitos interessantes (tem uns EP's presets com simulação de distorção a altos sinais de velocidade, e coisas assim). Também curto programação, e pretendo estudar muito isso também, mas gosto mais do ciclo estudar-depois-mexer, e não o contrário. Fiquei feliz hoje ao programar os 4 últimos faders do meu UF-7 pra controlar os controles A a D (tempo real) do Alesis, que são associados a parâmetros específicos em cada timbre já de fábrica! Aí achei um órgão em que os controles fazem aquela diferença! Fantástico! Abraços

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    AC_TEC

    Os Alesis são muitos bons, tantos os Quadrasynth antigos, como o Ion, ou mais ainda, o Andrômeda! Mas o meu caso se refere a apenas sons de synths, que são bons no alesis, mas são digitais e perdem nesse sentido( excluindo-se aí o Ion, que é digital, e o Andrômeda, que é analógico). Para quem quer sons de Eps, Pianos (nunca gostei dos Alesis nesse sentido) e outros sons, vale a pena. Quiz dizer na questão Synth, e o Alesis perde feio pro Casio, pois são duas coisas diferentes. O Alesis (série QS) tem os seus sons sampleados, digitais, ou seja, são uma gravação dos sons originais. Não que isso seja ruim, mas é apenas uma gravação, entende?
    No CZ 5000, os sons são feitos analogicamente, e controlados digitalmente. Perde-se o poder de síntese dos osciladores analógicos controlados analogicamente pelos filtros, mas ainda sim são sons analógicos. Os Alesis tem em seu "motor" apenas gravações dos sons, e que, por melhorers que sejam, nunca, nunca mesmo, chegaram ao pé da potência sonora de um oscilador. Para mim, os melhores synths ainda são os antigôes, instáveis, com a afinação variando, aqueles que você tem que ligar no ensaio, 6 horas antes do show, para que o monstro não desafine durante o show. Sinceramente, cada ruído fora de hora, cada efeitinho que se apresenta na execussão der uma música me comovem hahahahahahahaha
    Sou um eterno careta no que se refere a características sonoras (e apenas nisso hahahahaha) e não há quase nada no mundo que eu goste mais do que sentir, intensamente, corporalmente, mentalmente, do que um oscilador velho BERRANDO aqueles sons tão esquisitos, porém inimitáveis, consequentemente, não sampleáveis....



    Abraços.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    ...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    o assunto está ficando bom

    Blackus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    17 anos atras
    não tinham criando a internet pra postar duvida
    ela tinha acabado de chegar ao Brasil.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Blackus
    Somente em 1995 foi a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira. fonte

    AC_TEC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Sem falar no fator popularização, que acho o fundamental de qualquer tecnologia, pois se ela não chega no dia-a-dia, perde sua função prática! Particularmente, conheci a internet há apenas 4 anos...

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: J.Dionatan
    · votar


    Galera, upei o tópico para postar uma "apostila" que explica bastante sobre sintetizadores, muitos entram aqui no fórum cheios de dúvidas e com certeza se dessem uma lida entenderiam melhor e saberiam fazer boas escolhas, espero que gostem, seguem o link

    http://www.easy-share.com/1905579602/Tecnologia dos sintetizadores.doc

    riceira
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    J.Dionatan

    Material muito bom com quase 50 páginas! valeu!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara, fantástico o material. Tem tudo para quem quer saber o que são sintetizadores, muito completo. Valeu!!!!

    Prada
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Muito bom mesmo, bem detalhado e explicado! Parabéns e valeu!

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    que bom que estão curtindo, estou para comprar um sintetizador e creio que este material já me oferece uma boa base para começar neste novo mundo de edição de timbres

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    J.Dionatan
    Cara, muito bom mesmo! Muito bem explicado e ilustrado.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: ThyagoAmaral
    · votar


    Aproveitando... Postei também um Glossário com os principais termos usados nos Workstations e Synths!!!
    http://www.4shared.com/file/110827184/ca06795f/GLOSSRIO_-_KEYS.html


    E quem quiser a apostila de Tenoclogia dos Sintetizadores já em PDF.
    http://www.4shared.com/file/110827164/548554d1/Tecnologiadossintetizad ores.html

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Muito Bom o material!
    Parabéns a todos!

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    valeu amigo, já baixei o glossario e apostila ficou show, ta aumentando a minha biblioteca
    abraços

    mauropsouza
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Gostei do tópico, galera.
    valew pelo material, eu ja tive um Roland Juno 106, pena que quebrou e não achei peças na época, mas os timbres eram excelentes tento emula-los sempre no synth que tiver à mão....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizadores: configurações e detalhes