Yamaha Dgx-203 performance com assistência

    Autor Mensagem
    riceira
    Veterano
    # out/06


    Adquiri um teclado Yamaha DGX-203 e mesmo com manual em português não consegui realizar 2 funções: a performance com assistência (vi um vídeo do cara da Yamaha tocando com os cotovelos e as notas saindo corretas) e o uso com o computador (cabo USB e programa Musicsoft Download) para transferir arquivos do PC para o teclado e vice-versa. Só consigo importar arquivos do PC para o teclado, mas não consigo enviar músicas compostas no DGX para o PC, pois não consigo habilitar a pasta USER.
    Já na assistência, seleciono uma song, aperto a tecla performance assistence, o ícone aparece no painel, mas daí em diante não sei como fazer para tocar uma nota errada e sair uma certa. Quando aperto play, a música é executada (com a melodia) e se toco as teclas, o som sai junto com a melodia. Sei que é uma grande frescura e o recurso lesson é bem mais educativo, mas gostaria de saber pelo menos como funciona.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/06
    · votar


    riceira
    Existe no painel um botão "Performance Assistant". Aperte-o... E pronto!

    riceira
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mano_a_mano
    Já fiz isso, "mano", mas não funcionou. Inclusive o ícone aparece no painel, então eu seleciono a song e aperto play, mas não acontece. Queria que alguém que já usou o recurso me ensinasse passo-a-passo, pois sigo as instruções do manual e não consigo.

    som
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E só apertar o botão mesmo, selecionar a melodia e depois PLAY. Para tirar a melodia é só usar os botões 1 2 3 4 5 A, as faixas, cada um desativa uma delas. Desative todas, só a melodia, do modo que quiser.

    riceira
    Veterano
    # out/06
    · votar


    som
    Não funciona no meu teclado, algum detalhe está faltando. Seleciono a song (Symphonia No 9 por exemplo), aperto o tal botão (um ícone aparece no painel), aperto play e a song começa. Então toco notas erradas e o teclado não executa as notas certas.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/06 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    riceira
    Você tem o manual do DGX-203? Se não tiver, eu sei onde tem, inclusive em português.

    som
    Veterano
    # out/06
    · votar


    putz, então não sei como é :(

    O meu é o DGX-505 e funciona assim.

    cardosi
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    riceira

    Em primeiro lugar certifique-se que a música que escolheu "mostra" os acordes, no modo karaoke ou score, sem isso nada feito e pelo que me consta a 9a. sinfonia não tem.

    Experimente usar a musica numero 1, que deve ser a indefectível "Don´t know why" com Norah Jones, que com certeza tem os acordes necessários para que o PA funcione.

    Teste o PA com STYLE tbm. Ligue o modo ACCMP ON, selecione o estilo, ligue o performance e toque, faz a mesma coisa se estivesse com cifras no MIDI XF.

    boa sorte

    riceira
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    mano_a_mano
    Tenho o manual em português.
    cardosi
    As 30 músicas da memória mostram os acordes, inclusive a 9a Sinfonia.
    Na verdade, deve ser algum detalhe bem trivial que estou esquecendo por ser leigo, mas tudo bem, agradeço a força de todos.

    cardosi
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    riceira

    Desculpe, não sabia que o 203 não mostra score ou karaoke. Li todo o manual dele.

    Quanto ao PA:

    1 - Você testou com a música 1 ou a 3 (killing me soflty)? de fato o manual indica que a 9a. sinfonia tem CHORDS, e no meu 305 não tem, teste outras MIDIS da 1 a 30.

    2 - Se não me engano Harmony ou Dual se acionados não deixam o PA funcionar, experimente deixar todos os outros efeitos OFF.

    Quanto aos dados:

    para transmitir USER DATA, como SONG ou Registration Memory e até da memoria flash você somente poderá fazer com o BULK SEND veja a pag. 67 do manual PDF ou 64 do impresso "Bulk send item" que funciona como back-up apenas, não poderá ser lido por outro meio senão o próprio teclado.

    A página 68 do manual diz que MIDIS podem ser transferidos (0 e 1) são 99 songs, do 36 ao 134, logo user songs do 31 ao 35 não podem, até porque não são midi files standard, e a explicação pode ser a seguinte: no DGX 305 é necessário converter user songs para SMF (standard midi files) só que para executar isso é necessário o Smart Media, que o 205 não oferece.
    Não é possível ler e converter da mesma fonte (flash memory), em nenhum equipto da serie DGX.


    Outro ponto que descobri e escrevi para a Yamaha é sobre o Easy Song Arranger, mudei alguns estilos da MIDI, por exemplo de samba para bossa nova e salvei, posso recuperar a qualquer momento mas não
    é permitido SALVAR como novo midi, a saída é enviar os dados MIDI via cakewalk, uma gravação externa mesmo.

    abcs

    riceira
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    cardosi

    cardosi
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    riceira


    dá uma olhada nesse tópico para entender como funciona e a fazer midi XF com acordes.

    riceira
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    cardosi
    Fiquei decepcionado em saber que não é possível enviar song user compostas no teclado para o computador, só para backup. Então o cabo USB (que para mim parecia uma conexão direta com o computador), na verdade tem estas limitações? É melhor ter o velho drive de disquete. Imaginava que poderia conectar um pen drive no teclado e usá-lo como drive. Pensei que poderia ligar o DGX no PC via USB e enviar e receber arquivos, mas só posso receber e mesmo assim com o Musicsoft Downloader. Vou ter que usar o sistema antigo e ligar o teclado na entrada de som da placa e gravar com o Audacity que é simples de usar.
    Não sei usar o Bulk Send, aperto o +, no visor aparece a transferência, mas não sei para onde está indo no PC.
    Quanto ao Assistant, desabilitei tudo, executei a song Killing me Softing (já sei tocá-la até sem o assistente, pois aprendi usando o lesson), mas não adianta.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    riceira
    o uso com o computador (cabo USB e programa Musicsoft Download) para transferir arquivos do PC para o teclado e vice-versa
    Primeiro você deve conectar um cabo USB entre o seu teclado e uma porta USB qualquer do seu computador. Depois, tem que instalar o driver para que a comunicação entre o computador e o teclado seja possível. Ele está no CD-ROM que acompanha o produto.

    cardosi
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    riceira

    tem algumas coisas que infelizmente a gente só descobre depois que comprou, adotei como prática: anotar tudo que preciso e quero depois vou lá e baixo o manual pra ver se dá.

    Por exemplo o music soft downloader é ótimo pra trocar arquivos midi com o equipamento, por outro lado é essa chateação de não enviar o midi sequenciado no equipamento.

    Pra funcionar com o seu objetivo o ideal é conectar via USB e usar um programa que recebe MIDI, cakewalk, band-in-a-box, sonar, sound forge, enfim que reconheça o dispositivo midi USB, então tem 2 maneiras:

    1 - vc grava no dgx e depois dá um play e rec no software, salva como midi e devolve pro dgx

    2 - toca ao vivo e rec no software

    Para conectar um pen-drive da maneira que vc imagina, tal e qual no windows, o DGX deveria suportar TO HOST, que só tem nos novos, portanto só dá para conversar com o PC e no esquema do downloader.

    Se você desejar MIDI use os programas que indiquei, vc então terá notação musical, se vc só quiser áudio o caminho é mesmo o que vc citou.

    abcs

    p.s. pra não ficar quebrando aqui minha cabeça me esclareça: vc quer com o PA melodia ou acordes?

    riceira
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    mano_a_mano
    Cabo USB conectado e Drive instalado e reconhecido pelo PC.
    cardosi
    A grande questão é que os manuais de instruções dos teclados são péssimos, didaticamente falando. Tenho pouca experiência em teclados e tudo o que aprendi foi aqui no fórum do CifraClub. Tive um PSR-550 e sabia fazer as coisas nele. Depois veio o Triton Le e foi difícil, mesmo com manual em português (muito confuso e mal elaborado). Agora estou decepcionado com o DGX por causa do USB.
    Agradeço por todas as digas e vou me aventurar pelos programas indicados, embora os considere difíceis.
    Quanto ao PA, queria experimentar principalmente a melodia. E aqui volto à questão da falta de clareza dos manuais: não deveriam ser mais claros na questão do PA? Faço o que o manual diz e não funciona.

    cardosi
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: cardosi
    · votar


    riceira

    Eu sei bem o que é isso... decepção + falta de clareza.

    Agora está explicado porque vc não consegue encontrar o que procura no PA, pois bem, desculpe ser o portador de outra má notícia:

    O 203 não aciona PA para melodia, apenas chords, ou seja ou você toca arpejando ou batido, e o máximo que vai conseguir são as cifras e algumas notas dentro disto que casam com melodia, mas nada igual a própria.

    Se quer saber a Yamaha faz umas coisas que não dá pra entender:

    0 305/505 tem PA para chords ou melodia, agora nos modelos novos tem melodia, chords, melodia+chords, fully-keyboard chords, você pode tocar acordes na esquerda e melodia na direita... blá blá blá....enfim tudo que podería ser atualizável por software, mas não, eles não vão soltar atualização de firmware (eu escrevi pra reclamar).

    O TO HOST está disponível agora, e o smart media sumindo do mercado, tenho que comprar mais 2 ou me livrar do teclado.

    Não tenho MIDI IN e OUT e não estava claro quando comprei que não conseguiria comunicar com outros equipamentos MIDI, não encontrei até agora um módulo que se comunique via USB.

    Fica evidente que a idéia é nos fazer estar sempre desejando novo modelo, o mais recente, enfim trocar sempre, não?

    to vendendo....

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    cardosi
    Não tenho MIDI IN e OUT
    Isso foi a maior cagada que a Yamaha já fez: tirar os MIDI IN/OUT dos teclados básicos e intermediários.

    riceira
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    mano_a_mano
    A Yamaha colocou no lugar deles o USB para enganar os consumidores. Veja a propaganda enganosa da Yamaha sobre o DGX-203:

    "O armazenamento na memória ROM Flash e a porta USB "TO DEVICE" (para o dispositivo) para a ligação de periféricos possibilita a transferência de músicas e estilos."

    [i][/i]

    cardosi
    Queria agradecer muito por todos os seus esclarecimentos. Antes de ter aberto o tópico, li todo o manual de instruções e experimentei todas as funções do teclado até esbarrar no PA e USB. Continuaria tentando o impossível, se não fosse você trazer as "más notícias". Veja o que a Yamaha diz sobre o DGX-203:

    "O assistente de execução faz com que cada nota saia perfeita (...) garante uma experiência musical gratificante (...) garante que não tocará uma nota ou um acorde errados (...) ."

    O anúncio da Yamaha insiste:

    "Toque um harpejo perfeito ou acordes seguindo o ritmo da música ou seja realmente "arrojado"e toque a solo. E quanto ao piano "Stride"? Independentemente do que toca, enquanto o botão do assistente de execução estiver "ligado", também você estará "ligado". Imagine ser capaz de dar um cocnerto para amigos ou familiares no primeiro dia em que leva este fantástico teclado para casa. Pois bem, com o DGX-203 e a tecnologia de assistente de execução, pode fazê-lo!"

    Considero isto propaganda enganosa, já que tais recursos pertencem aos outros modelos, mas consta na propaganda do DGX-203.

    Trata-se de um teclado com design de bom gosto, tem bons sons, 6/8, mas tem recursos limitadíssimos em relação ao que deveriam ser seus pontos fortes: USB que não pega pen drives, nem se comunica com outros equipamentos midi; memória flash para 5 músicas que não podem ser enviadas ao PC.

    riceira
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Vendi o DGX-203 e adquiri um Roland GW-7 onde o USB abre instantaneamente um drive no PC com duas pastas: Song e Styles (podendo importar e exportar) - exatamente o que eu precisava. No GW-7 gostei principalmente da facilidade em operar (em se tratando de uma workstation) e o manual é claro e objetivo. Para o meu hobby, senti a falta dos ritmos "DJ" do DGX, pois gosto de criar melodias a partir de ritmos prontos e depois modifico a gosto. Já fiz isso transformando alguns ritmos de balada de PSR para Roland e deu "mais ou menos" certo. Mas infelizmente, não encontrei esses ritmos "DJ" presentes na linha DGX em lugar algum na internet e pediria encarecidamente a proprietários de DGX se não poderiam me enviar esses ritmos "DJ" extraídos do banco de styles da memória. Acredito que isto é feito com o EMC Styles Works 2000. Já vasculhei toda a internet atrás desses ritmos "DJ", mas não encontrei nem de PSR, nem de Roland.
    Um forte abraço a todos.

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    riceira
    Boa aquisição, sem dúvida! Faz um review dele aí quando puder...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha Dgx-203 performance com assistência