Virtual Analogs: qual o mais 'analógico'?

    Autor Mensagem
    The_Wizard
    Veterano
    # out/06


    Seguinte:

    É uma beleza ter essa quantidade de opções em termos de synths, mas vem uma dúvida: quais desses VA's são verdadeiramente Virtual Analogs? Quer dizer, quais conseguem chegar perto da 'gordura' de um lead analógico, e quais fazem um som próprio, mais digital, fino? Tipo, um Waldorf Q não deixa de ser um synth f***, mas ele não chega nem perto do timbre original de, digamos, um Moog. Quem já testou algum synth neste estilo podia dar uma ajudada ae nessa database de gordura analógica hehe =D

    Abraços

    tolho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Acho difícil encontrar um. Os analógicos são característicos por têm 'defeitinhos' no som. Sério. Pega qualquer um: Juno 106, Trident, OBX, Prophet 5, etc. Faz um pad nele e você nota que NENHUM vai soar redondo, limpo, cristalino. E esse é o ponto oposto dos VA's, pois por mais que sejam simuladores, são digitais. Chip simula o som, mas não registra os 'defeitinhos'.

    Mas de qualquer forma, creio que o que mais parece um analógico pelas características, é o Nord Lead 1. Ele é cruzão. Os Waldorf também acho que estão na ponta, pois são máquinas realmente estimulantes. Se eu fosse fazer um som com característivas vintages, (Air, Zero 7, Stereolab, Boards of Canada, etc..) cairia direto nos analógicos, e deixaria os VA's em segun plano. Mas seo negócio for cover de Yes, Rush, Eloy, etc, vai de JP 8000...

    Abraços.
    tolho

    Casper
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Um dos que sempre me impressionou é
    o Novation. O BassStation já é um
    clássico, mas é analógico.
    O Novation A-Station é digital mas é
    impressionante. Se colocar lado
    a lado com um Moog vai
    enganar 90% dos ouvintes.

    The_Wizard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    tolho, justamente... eu tenho um analógico (tá não é 'ó meu deus, olha aquele analógico' mas é =P) e sei bem desses defeitinhos q deixam o som bem característico. Só que ele é BEM instável, mesmo com os osciladores digitais, não dá pra ficar levando pra todo lado. Queria ver esse tipo de opinião, justamente qual que chega mais próximo, pq igual nenhum fica msm

    Casper, desse A-Station não ouvi falar, só ouvi msm o X-Station. Eles teriam as msms características em termos de síntese ou tô comparando alhos com bugalhos?

    Abraços

    The_Wizard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    tolho, outra coisa: existe alguma diferença marcante no timbre geral do JP-8000 em relação ao Nord Lead ou é mt 'hype' em torno da carcaça vermelha? Ainda não tive a oportunidade de testar o JP, então queria saber...

    Casper
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O X-Station eu nunca ví funcionando. O X-Station
    é mais tipo tudo-em-um - manipula audio,
    multi efeitos, synth e controlador midi.

    O que eu posso dizer, sem medo de errar, é
    que os 3 produtos que eu já usei da Novation
    (BassStation, DrumStation e A-Station) são
    impressionantes. O DrumStation periga ser
    o melhor módulo de bateria eletrônica que
    eu já usei. Pena que não é mais fabricado.

    tolho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    The_Wizard
    tolho, outra coisa: existe alguma diferença marcante no timbre geral do JP-8000 em relação ao Nord Lead ou é mt 'hype' em torno da carcaça vermelha? Ainda não tive a oportunidade de testar o JP, então queria saber...

    Pra mim, há diferenças. O JP, foi uma grande sacada da Roland em 98 por causa dos recursos, e pela quantidade de knobs. Para se ter uma idéia, é só comparar com o AN1X, seu contemporâneo, que era mais discreto quanto a esse quesito.
    Só que no som, era digital demais, ainda mais pra ser chamado de VA. Não sei se foi intenção da Roland fazer isso, pode até ser, um vez que esse synth foi idealizado pra atender também a turma que produzia trance, techno, house, minimal, goa, etc..
    Já a Clavia carrega a característica vintage na sua história. A empresa dedica praticamente 100% do seu tempo sobre essa área. Por isso que os Nords convencem mais que os VA's e virtuais. Seria como comparar um Lamborghini, autêntico esportivo, com algum carro esporte da Audi, por exemplo.

    Já a cor vermelha... Hmm, ajudou a destacar mais ainda o 'tecladinho'..
    Mas eu acho questão de gosto. Aliás, pra mim, os pads mais bonitos do universo VA saiu do AN1X, chamada lá fora de "Nord lead dos pobres", eheheheh

    Abraços..

    tolho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Casper

    O DrumStation periga ser
    o melhor módulo de bateria eletrônica que
    eu já usei. Pena que não é mais fabricado.


    Sério? Nunca nem vi um DrumStation... O A-Station é chapado demais, tão bom quanto o Virus C...

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Virtual Analogs: qual o mais 'analógico'?