Modos Gregos Ajuda

    Autor Mensagem
    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # out/06


    Gostaria q vcs postassem aki os modos gregos "em partitura" porfavor.. por sites ou msn se preferirem... Brigado!

    MSN: mateus.dm@hotmail.com

    leandro rodrigues
    Veterano
    # out/06
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    Ribeiro Tecladista

    Modos gregos em partituras?

    Akira TGC
    Veterano
    # out/06
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    Hãm ?

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
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    Eu sei que os intervalos entre os graus dos Modos Gregos são estes
    T = intervalo de Tom ST = intervalo de semitom

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Jônio: | | | | | | |
    T T ST T T T ST

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Dórico: | | | | | | |
    T ST T T T ST T

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Frígio: | | | | | | |
    ST T T T ST T T

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Lídio: | | | | | | |
    T T T ST T T ST

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Mixolídio: | | | | | | |
    T T ST T T ST T

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Eólio: | | | | | | |
    T ST T T ST T T

    1ºgrau 2ºgrau 3ºgrau 4ºgrau 5ºgrau 6ºgrau 7ºgrau 8ºgrau
    Lócrio: | | | | | | |
    ST T T ST T T T


    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Eder Muchiutti
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    na boa cara, é muito mais fácil vc entender como funciona o básico dos modos gregos - que diga-se de passagem, é muito fácil - do que pedir pra alguém mandar em partitura. Aprendendo como funciona vc vai ver como a lógica é simples.
    Ache a lógica no post de cima.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06 · Editado por: LeandroP
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    Ribeiro Tecladista

    Neste link tem a partitura dos 7 modos, partindo da escala de sol maior.

    O exemplo está em partitura e tablatura. No seu caso é só ignorar a tablatura.

    Você também tem os acordes (básicos) gerado por cada grau.
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/esc_greg.htm

    (clique sobre cada escala e ouça a execução - em tercinas - em midi).

    harofloww
    Veterano
    # out/06
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    Eder Muchiutti
    Aprendendo como funciona vc vai ver como a lógica é simples.
    Ache a lógica no post de cima.


    se eu tiver com um acorde de dó maior na mão esquerda, e tocar a escala de dó maior a partir do dó... vai ser jônio... se eu começar a partir do ré usando a mesma estrutura da escala de dó, vai ser dórico e assim por diante?

    flw
    haroflow

    anonymous4
    Veterano
    # out/06
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    harofloww

    se eu tiver com um acorde de dó maior na mão esquerda, e tocar a escala de dó maior a partir do dó... vai ser jônio... se eu começar a partir do ré usando a mesma estrutura da escala de dó, vai ser dórico e assim por diante?


    Exatamente, mas mas aí sua mão esquerda teria que montar o acorde de ré para poder encaixar o som direitinho.
    Lembrando que alguns dos modos são menores e um é diminuto.

    harofloww
    Veterano
    # out/06
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    anonymous4

    hmm vlw ae...

    flww
    haroflow

    Bob Marques
    Veterano
    # set/08
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    Muitos músicos se matam em decorar todos os shapes dos modos gregos, sem saber que nada disso é preciso. Para isso devemos ter em mente algumas definições, são elas:

    Escala Maior Natural
    Devemos saber que a escala maior natural é formada pelos intervalos

    T T ST T T T ST


    Os modos eles também obedecem estes intervalos (T T ST T T T ST)
    Devemos saber também que a seqüência dos modos é:

    Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio


    Agora vamos colocar os intervalos entre dos modos, pois cada modo representa um grau separado pelos intervalos:

    Assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Agora vamos a uma simulação:

    Que Escala Maior eu uso, por exemplo, no Mi Frigio?

    Bem, se o MI é Frigio vamos colocar –lo no modo frigio, assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jônico

    Se o mi é frigio, Quem é o dórico? Resposta: Ré

    Jônico
    T
    Dórico====Ré
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jônico

    Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

    Jônico===Dó
    T
    Dórico====Ré
    T
    Frigio======Mi
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dó ,começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!


    Outra questão:

    Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

    Bem, vamos colocar o Dó no mixolidio assim fica:

    Jônico
    T
    Dórico
    T
    Frigio
    ST
    Lídio
    T
    Mixolidio====Dó
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST
    Jonico

    Se o Dó é mixolidio,Quem é Lídio?Resposta: Si bemol
    Se o Si bemol é lídio, Quem é Frígio? Resposta : La
    Se o La é frigio, Quem é Dórico?Resposta: Sol
    Se o Sol é DóricoQuem é o Jônico?Resposta:Fa

    Assim fica:

    Jônico=====Fa
    T
    Dórico====Sol
    T
    Frigio==La
    ST
    Lídio===Si bemol
    T
    Mixolidio====Dó
    T
    Eólio
    T
    Locrio
    ST

    Note que eu tenho que descobrir SEMPRE quem é o jônico!!


    Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!

    Flw

    wesleymessias
    Veterano
    # jan/09
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    para aprender os modos o melhor modo é esse mesmo. Mas se toda vez que for usar um modo no improviso vc pensar na escala original, vai perder totalmente o sabor modal. Até porque cada modo tem suas notas orgânicas, de tensão e notas a serem evitadas.
    A música pode estar em C (dó maior) e quando vc usar o acorde Em, utilizar o modo dórico (mi - fá# - sol - lá - si - dó# - ré - mi) no improviso.

    Tente isto: toque uma sequencia em C.

    Em todos os acordes menores (Dm7, Em7, Am7) utilize o modo dórico, em todos os acordes com setima maior (C7M, F7M) utilize o modo lídio e na dominante (G7 e demais variações da dominante) utilize a escala dominante diminuta.

    Vc vai perceber a diferença de sonoridade e a riqueza do improviso.

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