Improvisação ajuda ae

    Autor Mensagem
    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # out/06


    Galera eu saco de improvisação... mas eu num sei exatamente como usar criar solos.. eu sei as escalas maiores, menores, hamônicas e melódicas.. mas tipo num sai nd de minha cabeça na hora da musica..

    Se alguwm tiver algum material ae pa me ajudar.. agradeço

    Mateus.dm@hotmail.com

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara... se vc ja sabe a teoria... não tem apostila que vai te ensinar a improvisar. Talvez vc só precisa de um pouco de inspiração...rs
    Não tem muito o que falar, se vc conhece a parte teórica é só tentar. Tipo faço bastante improvisação porque conheço as escalas, o que vem na cabeça eu mando pros dedos... heuaheuaehau... com o tempo vc vai pegando as manhas e começam a aparecer coisas legais...
    Experimente pegar o teclado sem nenhuma nota a sua frente e só ir tocando passando por todas as escalas e inventando, vc vai se surpreender com o que é capaz de fazer....
    vlw

    cogumelo azul
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ribeiro vou te dar um tok cara improvisaçao e igual a um bicho do mato vai muito por instinto e por isso que tem esse nome vai na fe velho um dia qdo ce menos esperar ce vai ta destruindo cogumela azulllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllll

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # out/06
    · votar


    cogumelo azul

    Sóóó, bicho. Mó viagem. Tem unzinho aí??

    Nasch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ricardo_Adorador
    Experimente pegar o teclado sem nenhuma nota a sua frente e só ir tocando passando por todas as escalas e inventando, vc vai se surpreender com o que é capaz de fazer.........

    Ricardo....eu tb tenho tenho o mesmo dilema do nosso Ribeiro...mas estou começando a fazer o que vc disse acima e olha que está começando a dar resultado...é isso ai...valeu

    fuzatto guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ribeiro Tecladista
    Fala irmão blz!! Meu, uma dica para suas improvisações é criar alguns riffs (sequencias de notas ja determinadas) e intercala-las durante a improvisação. Isso a ajuda a deixar o solo menos enjoativo, como quando se fica a musica toda subindo e descendo escalas. Fica legal tambem usar as vezes notas longas ( tocar uma nota e deixa-la soando) e tambem pausas (as vezes uma pausa expressa mais que mil notas rsrsrsrs), destas forma vc consegue dar mais enfase e brilho em um solo. As vezes quando eu ia improvisar, eu me preocupava mais com a velocidade e deixava de lado a "expressão", o brilho do solo, aquela sequencia que mesmo simples envolvia quem estava ouvindo. Bem, essas informações quando passadas a mim me ajudaram e espero que o ajude também. Que deus os abençoe.
    Ah..... as vezes uma escala cromatica tambem cai bem..

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Me corrijam se eu estou errado, mas a Escala Pentatônica ajuda bastante na improvisação.
    Se por exemplo, você tem que fazer um solo numa música em que o tom é Dó maior.
    As notas da Escala Pentatônica de Dó (C, D, E, G, A, C) sempre se encaixarão em cima de qualquer acorde deste campo harmônico, seja tríade ou tétrade.
    I ,IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIº
    IM7, IIm7, IIIm7, IVM7, V7, VIm7, VIIm7(5-)
    Já as notas que pertencem a Escala Diatônica Maior de Dó, mas não pertencem a pentatônica de Dó (F, B). Hora se encaixarão, hora não se encaixarão.
    Aí vai da tua musicalidade para encaixá-las nos solos.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bom pessoal, o que posso dar de dica, se você conhece as escalas, o resto é criatividade, ir se soltando aos poucos, até pegar o jeito.

    Como dica deixo o seguinte:

    1) Explore bastante os baixos em outro tom, exemplo: Ré com baixo e F#
    2) Se estiver tocando em uma nota e for ir para outra, procure fazer preparações antes de entrar na nota, em 4, 7 e 9. Isso ajuda muito, da um tchan (heuaheua) especial na música, principalmente a 9.
    4) No mais, solte a sua criatividade....

    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu tenhu algumas dúvidas q eu lembro mais assim na hora de tocar..
    mas uma q veio agora em minha cabeça foi a seguinte... eh q eu tava vendo um video-aula de um mestre em imporovização e ele foi mostrar exmplos de improvização com mais d um acorde.. e ele demonstrou o seguinte.. a cada mudança de acorde ele mudava tb sua escala.. (modos gregos) me expliquem porfavor (quem for experiente na área)..

    Outro dia eu posto mais duvidas.. Brigadaum!

    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ahhh.. acabei de lembrar de outra coisa com relação aos campos harmônicos q El_Cabong mostrou.. eu naum entendi esses com sétima e quinta diminuta.. explica ae brother vlw!

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Ribeiro Tecladista

    Se você vai criar um solo numa música em que o tom da mesma seja, por exemplo, Dó. A música pode ir para qualquer acorde destes:
    C ,Dm, Em, F, G, Am, Bº
    CM7, Dm7, Em7, FM7, G7, Am7, Bm7(5-)

    ... que se tu fizer um solo usando as notas (C, D, E, G, A) Escala Pentatônica de Dó. O solo sempre vai se encaixar na música.
    Tu podes até manter um mesmo solo durante várias trocas destes acordes acima, que vai continuar se encaixando.
    Já as notas (F e B) as vezes se encaixarão, as vezes não.

    O acorde VIIm7(5-), ou no exemplo do tom Dó: Bm7(5-) é formado por: B D F A

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Escala de C: C, Dm, Em, F, G, Am, Bº. O B é nota preparatória, as vezes se encaixa as vezes não. Experimente usar as tríades dos tons quando estiver improvisando, sempre funciona. Daí é só variar com 4,7,9 para fazer as preparações quando for cair em outro tom.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Isto que eu falei acima é o que eu costumo fazer quando eu tenho que improvisar ou criar um solo numa música.
    1) Descubro o tom da música.
    2) Acho as notas da Escala pentatônica daquele tom.
    3) Começo a fazer o solo (viajar) em cima destas notas sem me importar muito com os acordes trocando ao longo da música (tudo se encaixa).
    4) De vez enquanto eu arrisco aquelas notas (IV e VII grau da diatônica).

    Esta receita sempre deu certo!! A não ser que a música tenha acordes fora do campo harmônico.

    Ribeiro Tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O q eu num gosto nessa de música eh pq tipo, eu num sabia q existia improvização.. se naum fosse pelo forum eu num aprendia.. agora voltanuh ao meu post.. eu tava vendo um video aula e aprendi q por acorde vc usa um modo grego diferente issuh eh verdade? kero saber tambem do pessoal experiente.. um jeito massa de treinar improvização.

    E pra terminar as outras coisas sobre tecldo e/ou música pa aprender q seja muito interessante.. eu digo coisas q são usadas por akeles professionais tipo Nelson Ayres ou tecladistas otimos como os de dream theater, sonata artica (achu q eh assim q se escreve) etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação ajuda ae