Meu novo teclado! Yamaha DGX-305: avaliação

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# set/06 · Editado por: mano_a_mano


Para quem ainda não sabe, desde ontem sou um felicíssimo proprietário de um Yamaha DGX-305. Um teclado simplesmente espetacular... E não muito caro. Tem tudo o que eu preciso, e até umas coisas a mais...
E agora, conforme prometido, vou falar sobre os timbres e outras coisas dele.
_____________________________________________________________

CAPÍTULO 1 - TIMBRES

a) Pianos
Esse é o ponto alto do instrumento: pianos. Os acústicos são fabulosos, principalmente o "Live! Grand Piano" e o "Live! Warm Grand Piano". Os pianos elétricos são excelentes também. Destaque para o "Cool! Galaxy Electric Piano" e para o "DX Modern Electric Piano". Nota: 10.

b) Órgãos e acordeons
Maravilhosos! O "Church Organ" é magnífico... O "Jazz Organ" é bem natural, tem até aqueles "clicks" dos antigos órgãos eletromecânicos, muito legal! Só não gostei muito do "Rock Organ", achei com muitos agudos, mas nada que um ajuste na mesa de som não resolva... Os acordeons em geral são muito bons. Nota: 9,5.

d) Guitarras
Os timbres de "Distortion Guitar" e "Overdriven Guitar" são meio artificiais, mas todos os outros dessa categoria são ótimos. O "Steel Guitar" é tão real que poderia ser tocado por algum controlador MIDI em formato de violão (existe isso?)... Nota: 8,5.

e) Strings
Uma só palavra: fantásticos!!! Gostei especialmente do "Live! Orchestra", tem até um "quê" de metais no meio, parece uma orquestra mesmo... O "String Ensemble" tem um pouco mais de agudos do que o normal, mas ainda assim é muito melhor que o "Strings" da maioria dos teclados existentes por aí, que costuma ser estridente demais... Nota: 9,5.

f) Metais
Muito bons. O "Live! Trumpet" e o "French Horn" são excelentes. Do primeiro então, nem se fala... Tem até aquelas nuances típicas de um trumpetista... Os timbres de "Synth Brass" lembram muito os dos antigos sintetizadores polifônicos das décadas de 70 e 80, muito legais. Nota: 10.

g) Madeiras
Em geral, ótimos. O "Sweet! Soprano Sax" é sublime... Os outros timbres estão bem acima da média. Nota: 9.

h) Flautas
Depois dos pianos, estas são as que mais merecem destaque. Todos os timbres de flauta, sem uma única exceção, estão muito, mas muito mesmo, próximos do real. O "Sweet! Pan Flute", tocado usando o Pitch Bend, nem parece que é um tecladista tocando; dá a impressão de que existe algum flautista indígena por aí, escondido no palco/casa/estúdio. É real demais!!! Nota: 10.

i) Sons sintéticos (leads, pads, effects)
Todos ótimos! Nota: 10.

j) Étnicos
Olha... Esses são para tocar fechando os olhos e imaginando estar na Ásia, Canadá, Irlanda, Escócia, Oriente Médio - depende de onde a sua imaginação quer ir. E se afinar o teclado para o Lá diferente de 440Hz então... Meu Deus! Nota: 9,5.

k) Percussão cromática
Os timbres de "Vibraphone", "Marimba" e "Xylophone" não me chamaram a atenção; em geral esses sempre são muito bons em qualquer teclado. O "Tubular Bells" é demais! Ótimo para canções natalinas... Nota: 9.

l) Kits de bateria
O "Standard Kit 1" e o "Standard Kit 2" foram a grande decepção do teclado: muito artificiais. Em compensação, os outros kits de bateria dão um belo show!!! Nota: 7,5

m) Kits de efeitos
São legais, mas no geral eu não uso... Nota: sem nota.

n) Banco XGlite
É bem usável, inclusive ao vivo. Às vezes pode estar faltando algum determinado timbre em certa categoria, mas o banco XG resolve a questão. Nota: 7.
_____________________________________________________________

CAPÍTULO 2 - ESTILOS

Ainda não testei todos, então vou ser "curto e grosso"...

a) 8 Beat e 16 Beat
Muito bons. Nota: 9.

b) Ballad
Ótimos. Nota: 9,5.

c) Dance
Ótimos. Nota: 9,5.

d) Disco
Muito bons. Nota: 8,5.

e) Swing & Jazz
Bons. Nota: 8.

f) Rhythm & Blues
Muito bons. Nota: 9.

g) Country
Ótimos. Nota: 9,5.

h) Latin
Muito bons. Nota: 9.

i) Ballroom
Muito bons. Nota: 9.

j) Traditional
Ótimos. Nota: 9,5.

k) Waltz
Bons. Nota: 8.

l) DJ
Perfeitos! Nota: 10.

m) Pianist
Regulares. Nota: 5.

Ainda tem espaço para um User Style que pode vir tanto da memória Flash-ROM como de cartões SmartMedia (aliás, se alguém souber onde eu posso encontrá-los, me diga, pois são mais raros do que neve em Cuiabá...).
_____________________________________________________________

CAPÍTULO 3 - RECURSOS

O DGX-305 possui todos os recursos encontrados em geral nos arranjadores: dual, split, estilos, gravador (neste caso, de 6 pistas, sendo 5 de melodia e 1 de ritmo), MIDI (conexão via USB), etc. Mas também tem outras coisas úteis: memória Flash ROM interna de 875KB, entrada para cartões SmartMedia 3.3V, possibilidade de conversão das músicas produzidas no gravador interno para o formato SMF, display gráfico 320x240 com controle de contraste (muito melhor que os LCD convencionais, forçam menos a visão e tudo aparece bem definido), e também possui recursos de "Song Lyrics" e "Score", que mostram respectivamente letra e partitura das músicas tocadas no teclado. Para quem gosta de cantar, é uma boa pedida...
_____________________________________________________________

CAPÍTULO 4 - VISUAL

O DGX-305 apresenta um visual imponente. Mas apesar de toda essa "mania de grandeza", ele é muito fácil de usar. Basta uma boa leitura no manual para que se possa "domar a fera". Visto de costas, parece uma workstation...
_____________________________________________________________

CAPÍTULO 5 - O QUE FALTOU?

Bom, isso é complicado... Para mim, ele é completo, pois tem timbres de alta qualidade, 76 teclas semipesadas, baixo custo e isso é o que me basta. Mas há quem sinta falta de:

- Roda Modulation (este só tem Pitch Bend);
- Função synth (embora dê para editar os timbres via MIDI a partir de um seqüenciador externo);
- Construtor de ritmos (o DGX-305 pode carregar, mas não pode criar);
- Maior polifonia (ele tem 32 vozes, funciona, mas 64 cairia bem, ainda mais para um teclado desse porte...);
- dentre outras coisas.

Eu também acho que a Yamaha poderia fabricar uma versão "Plus" do DGX-305, de repente acrescentando estes e outros recursos (que, embora desnecessários para mim, para outros fazem falta), aumentando a polifonia, usando cor preta ou cinza em vez de prateada, etc. Se tiver algum representante da Yamaha aqui no fórum, aí está a minha sugestão...
_____________________________________________________________

CAPÍTULO 6 - CONCLUSÃO

O DGX-305 é um excelente instrumento para tecladistas iniciantes, intermediários e também pode ser útil aos profissionais, especialmente aos que não têm muito dinheiro para investir em modelos caríssimos. Dentre os arranjadores de até R$ 2.000,00 eu considero este o melhor. Quem tem um, sabe por quê...

ThyagoAmaral
Veterano
# set/06
· votar


Eu dizia e ninguem acreditava q o bixo eh bom... kkkkkkkkkkk
PS.: nao uso os ritmos dele...

Bruh_figura
Veterano
# set/06
· votar


Qnt c pago???

mano_a_mano
Veterano
# set/06 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Bruh_figura
Lá na Agevê Music, dei meu "velho" Roland EM-50 como entrada e vou fazer o resto em 5x de R$ 135,00. A primeira parcela já está paga, faltam 4. O preço original era de R$ 1.879,00, mas como já sou cliente deles há muito tempo, consegui um bom desconto ;-)

Bruh_figura
Veterano
# set/06
· votar


mm compro por net ou em loja normal(da rua num da net)??

Bruh_figura
Veterano
# set/06
· votar


ahhh esse teclado devee c mt apavorantiii so q eu ainda vo t q espera uns 2 messes = /

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


Bruh_figura
Na Internet vai ser meio difícil, ele é um teclado já meio antigo, de 2003. Mas você pode ter alguma sorte e encontrar em certas lojas aí da sua cidade...

Bruh_figura
Veterano
# set/06
· votar


É aqui tem uma loja q eu sempre compro e meu primo sempre leva os alunos dele la ai é moh conhecido e eu consigo uns discontos mais serah q c eles nao tiverem a yamaha disponibiliza??ou paro d fabrica e fi trokado por outro modelo??

ThyagoAmaral
Veterano
# set/06
· votar


Bruh_figura
Tu acha ele facil... tem em muitas lojas... eu to querendo pegar um SP76 e da o meu DGX de entrada... feito o mano_a_mano fez... ou entao vender por fora... mais eh um teclado muito bom... vou me desfazer dele com o coraçao apertado....

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


Bruh_figura
A loja deve ter catálogos das marcas de teclado. Sendo assim, se não tiver à mostra por lá, você pode perguntar quanto custa e qual o prazo da encomenda, desde o pedido até a chegada. Eu tive muita sorte, pois o meu estava lá, à mostra, e era o único da loja...

Bruh_figura
Veterano
# set/06 · Editado por: Bruh_figura
· votar


ThyagoAmaralhahah eh neh lembrei do meu velho teclado d brinquedo...eu ganhei ele d natal e meu irmao ficava enxendo pah toca e como eu nao dexava ele tirava as pilhas e escondia eu tinha soh 5 anos e na noite do ano novo deih co tecladinho nele....nunk mais vi meu velho tecladinho hehehe.....
mano_a_manoeh isso aih mt musik aih..e v c consegue afze algma gravaçao..c deve to mttt hehehe

vlw pela atençao aih..

AUTOBOT
Veterano
# set/06
· votar


mano_a_mano

Legal, cara.
Gostei da maneira que tu descreveu o apareio.
Muito bom mesmo.

Dá uma idéia geral e bem massa da coisa pro cara!

Quando eu for fazer um review do meu próximo instrumento, espero fazer um como o seu: Abrangente e claro.

AUTOBOT
Veterano
# set/06
· votar


Parabéns pela aquisição.

Comprou em uma das grandes de POA?

AUTOBOT
Veterano
# set/06
· votar


Ah, e espero fazer uma boa escolha também!

AUTOBOT
Veterano
# set/06
· votar


AUTOBOT
Agevê de Nóia ou Poa?

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


AUTOBOT
Comprou em uma das grandes de POA?
Não, comprei na Agevê Music de Novo Hamburgo, que é a matriz.

gustavorino
Veterano
# set/06
· votar


mano_a_mano

parabens!!

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


gustavorino
Pois é, agora eu tenho um teclado de verdade :-)

harofloww
Veterano
# set/06
· votar


mano_a_mano

parabéns pela aquisição... espero que ele satisfaça as suas necessidades ae xD

ele é parecido com o 505? o 505 seria um 305 com 88 teclas?

flww
haroflow

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


harofloww
ele é parecido com o 505? o 505 seria um 305 com 88 teclas?
Parecido não, igual... O 505 é um 305 com 88 teclas e estante.

Eduardo 336
Veterano
# set/06
· votar


mano_a_mano

Parabéns pela aquisição, em breve pretendo devolver o WK1500 e adquirir um DGX305 ou algum outro modelo semelhante somente para tocar por aí. Agora com essa tua resenha da pra ter uma visão muito melhor do teclado.
Abraço!

Eduardo 336
Veterano
# set/06
· votar


mano_a_mano

Quando tu puder, e se puder, grava alguma coisa com o DGX aí pra gente ver, qualquer coisa mesmo, nada de frescura...

mano_a_mano
Veterano
# set/06
· votar


Bruh_figura
v c consegue afze algma gravaçao

Eduardo 336
uando tu puder, e se puder, grava alguma coisa com o DGX aí pra gente ver

Claro! Em breve estarei produzindo uma música com ele, música completa mesmo, não só demo. Aguardem...

Israelbuiatte
Veterano
# set/06
· votar


mano_a_mano
você acha o DGX 305 melhor que o psr 550 e o Roland E-09?

tecladomax
Veterano
# out/06
· votar


Daqui a pouco tão dizendo que o DGX e melhor que o Motif ES rsrsrs....

Timbres sem peso são bons?

poxa gente manera ai né!!!!

Eduardo 336
Veterano
# out/06
· votar


Israelbuiatte

Comparar o DGX 305 com o PSR550 e o Roaland E09 não foi uma atitude sábia...

Israelbuiatte
Veterano
# out/06
· votar


Eduardo 336
porque nao?

é porque o seguinte é esse, eu só tenho R$2.000,00 e estou querendo comprar um teclado novo. e ouvi falar desses 3 teclados.

por isso fiz a pergunta...

eu queria saber a resposta qual dos 3 eu compro, pois os 3 sao do mesmo preço

Eduardo 336
Veterano
# out/06
· votar


Israelbuiatte
Agora sua pergunta se tornou sábia.

No teu caso eu ficaria com o DGX 305, pelo fato das 76 teclas semi-pesadas e pelo fato de ter timbres excelentes, os outros só pelo fato das 61 teclas não me agradam.

Israelbuiatte
Veterano
# out/06 · Editado por: Israelbuiatte
· votar


mas o Roland E-09 tem 64 polifonia...

da uma olhada nesse video de apresentacao do teclado.. parece ser muito bom.. achei o piano, strings e saxofone muito bom, além de outros

Apresentação Roland E-09

Depois de ver o video me fale sua opniao

Eduardo 336
Veterano
# out/06
· votar


Se tu não faz questão de 76 teclas vai de E-09, mas se for pra pegar o E-09 você também pode juntar um pouquinho mais e pegar um GW-7, só que o GW7 não tem falantes.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Meu novo teclado! Yamaha DGX-305: avaliação