Cakewalk muda configuração de timbre

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # set/06


    Bom pessoal, conseguei fazer o Cakewalk funcionar aqui, mas notei uma coisa. Só de abrir o Cakewalk Pro Audio 9, por exemplo, se estou com timbre de piano, este timbre modifica o som sozinho. Mantem o som de piano, mas fica meio estranho. Só abrindo o programa, sem nenhum arquivo nem nada acontece isso.

    Isso é normal? Tem como configurar isso? Essa versão que estou usando está desatualizada? Qual a mais nova e recomendada? Ah, meu teclado é um Roland Juno D e minha placa de som uma Creative Live 5.1.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    De repente é porque o Cakewalk deve estar configurado para enviar uma mensagem de "General MIDI ON" assim que iniciado. Se tiver MSN, me adicione: eliseu (dot) cendroncarvalho (at) gmail (dot) com - aí posso tirar bem suas dúvidas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mantem o som de piano, mas fica meio estranho

    se soa como se o piano estivesse com um chorus pode ser qe o que você toca no teclado (que sai pelo midi out) esta voltando pelo midi in então o teclado executa "2 notas" uma pelo teclado e outra pelo midi
    se for isso não sei como faz pra arrumar, tentei fazer isso aqui mas não deu, se alguem souber.... lembro que no outro cakewalk velho que eu tinha e no outro pc acontecia isso
    mas pra ver se é isso depois de entrar no cakewalk e ouvir o som diferente desconecte o cabo que esta no midi in do roland e veja se o timbre volta ao normal

    Qual a mais nova e recomendada
    depois da 9 virou sonar e me parece que está na 5, mas ouvi comentarios dizendo que a 4 é mais estavel, como não uso muito não sei se é isso mesmo

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Beleza mano_a_mano. Acrescentei aqui.

    Fernando, vou tentar isso que você falou. Talvez possar ser isso.

    Uma outra dúvida, no Cakewalk, vi que tem algumas opções para as partes, como Roland GS, Yamaha GS, Soundfonte Device e outras. Qual é a melhor e mais correta de escolher?

    Marcelo Shell
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    Eu ja não uso o cakewalk9 há algum tempo, mas pelo q eu me lembro entre no options>global>midi e procure algo como: "echo system exclusive ou midi sysx echo port" e desabilite essa função. Eu acho q isso deve resolveresse problema de nota duplicada.

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu tentei passar tudo pra General MIDI nas partes e desmarcar o echo system exclusive e tirar o cabo midi da out. Nenhum deu... Não sei se é por causa de nota duplicada ou se é o programa mesmo que muda o som do timbre. É estranho de mais...

    kseven
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Nao há como mudar configuraçao de cada timbre nem no Cakewalk, Sonar , Encore o qualquer outro programa editor de midis. Os timbres desses programas sao de uso universal, sao os 128 adotados mundialmente e nao poderao ser modificados de jeito nenhum na sua origem, mesmo porque o proprio arquivo midi nao preve isso, sendo arquivo basico para uso em qualquer teclado e esse é o proposito mesmo do formato midi. Poderá sim mexer nos tempos, alguns efeitos, etc. Mas nao na sitetizaçao do timbre. Agora já num teclado, vc poderá montar o timbre que quiser e usar numa gravaçao midi, mas se tocar esse midi num teclado que nao tenha esse timbre, ai saira um timbre aleatorio que esse teclado tocador tenha, portanto nem adianta montar midis fora esses 128 timbres padroes.

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tem como mudar o timbre do patch em tempo real? Eu faço isso no programa ou no teclado mesmo?

    Outra coisa: notei que alguns midis que pego na internet ficam ótimos. Agora outros ficam meio estranhos. Aí dei uma olhada nos instrumentos das partes e mesmo apontando o instrumento certo, o timbre não corresponde. Por exemplo, na Season Of Change do Stratovarius, a parte está aponta piano, só que não sai som de piano. Mesmo selecionando outros tipos de piano, não som de piano. E notei que é o arquivo mesmo, porque se eu criar um projeto novo e selecionar piano, guitarra ou que for, sai o timbre correto que eu selecionei. Isso pode acontecer com MIDIs de Internet?

    kseven
    Veterano
    # set/06 · Editado por: kseven
    · votar


    Vc pode mudar sim o timbre q quiser na pista que quiser dentro dos 128. Ai depois poderá salvar mudando o midi original. Pra mexer num programa desses é preciso saber (no original vem manual e ajuda online e custa mais de R$1000 e espero q o seu seja assim).
    Sobre midi ficar bom ou ruim, na verdade só os montados sobre uma base padrao (programas em Pc) ficam bons mesmo pois nao usam efeitos ou timbres fora dos 128 padrao GM. Se um midi ficar ruim, de timbres confusos ou "bagunçados", foram montados num teclado num formato fora do zero (1 ou 2) alem dos efeitos e timbres fora do padrao, rodando mal em outros teclados e Pc. Uma boa soluçao e vc "consertar" ele no Pc e salvar.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sei que o tópico é antigo e ninguém mais deve usar esse programa, mas para que não haja nota duplicada você tem que ajustar a saída do seu tclado apenas para o MIDI out. No meu teclado isso tá na minha cara. Pode ir por aí que a solução é essa. Além do mais, no próprio manual tem um troubleshooting dizendo "my keyboard doubles every note I play". Ele orienta a fazer o que eu disse acima.

    Daniel Gustavo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    A função pra desabilitar é a LOCAL ON/OFF.

    Vc coloca a função para LOCAL OFF.

    Ou seja, o teclado não manda pra saída de áudio o que vem das teclas, mas somente o que foi para o PC pelo MIDI OUT e retornou pelo MIDI IN.

    Meu SP-88 tem essa função, meu PSR tb, e tenho quase certeza que os Roland tb tem, pois já vi algo parecido no XP-80.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Daniel Gustavo
    Isso mesmo. O que deixa o som estranho é que quando a nota é emitida dobrada ocorre um cancelamento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cakewalk muda configuração de timbre