MIDI Roland Juno D: um instrumento só

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # set/06


    E aí pessoal? Tudo bem? Gostaria de pedir a ajuda de vocês para usar meu Juno D pela MIDI no meu PC. Como é primeira vez que vou fazer isso estou um pouco perdido.

    O que acontece é o seguinte: Eu estou tentando colocar o Cakewalk e o Encore pra tocar no meu Juno D, só que ao invés de sair múltiplos do MIDI, por exemplo uma guitarra, piano e bateria, só toca um som apenas, que é piano.

    Como faço pra tocar várias instrumentos nele?

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    Leve em consideração que a maioria dos instrumentos musicais modernos possui pelo menos compatibilidade com GM e é multitimbral de pelo menos 16 partes. Logo, para cada trilha que você for usar no Cakewalk, deve colocar um canal de 1 a 16, sendo que geralmente o canal 10 é para bateria (em alguns casos é o 16, em outros casos são ambos).

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    Aí é que tá! O instrumento é compatível com GM e o Cakewalk está usando as partes de 1 a 16. Eu peguei um MIDI de uma banda e mandei tocar pelo programa. O Juno D só toca a parte 1, que no caso é o piano. Flauta, bateria, strings... nada!

    Ah, o Juno tá ajustado em modo patch. Isso influencia algo?

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    Não basta que você esteja usando as trilhas de 1 a 16, tem também que ajustar o CANAL MIDI. Para isso basta clicar com o botão direito sobre a trilha e escolher "Properties" ou algo parecido (faz muito tempo que não uso o Cakewalk) e lá tem o ajuste de "Channel".

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ah, e não se esqueça de colocar o teclado em PERFORM ou TONE.

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Opa! Colocando em Performe foi! Agora o som ficou um pouco estranho. Tipo o som que está configurado no Perform é o que tá saindo, ao invés de ser os trimbres do MIDI. Por exemplo, um piano está no MIDI, mas ao invés disso, sai som de flauta que está no perform. É assim mesmo ou tem como configurar pra o teclado usar o timbre que está no MIDI mesmo?

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    Tem que colocar um timbre para cada canal MIDI.

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ah tá. Então vamos ver se entendi: eu coloco um timbre para cada canal MIDI no próprio teclado, correto? Ou seja, configuro no modo Perform do Juno, os timbres que quero utilizar. E os timbres que eu definir no modo Perform são fixos para cara modo? E tem como colocar pra cada MIDI tocar no teclado o timbre que está na arquivo, ou o MIDI apenas envia para o meu sintetizador informações qual nota ser tocada, velocidade, volume, mas nada de qual o timbre utilizar?

    Desculpe pelas perguntas idiotas, mas é que sou novato nessa área. Era usuário de teclado arranjador que nem MIDI tinha e agora tô com um teclado com mais recursos e estou um pouco perdido hehe

    Até mais e valeu mesmo pela ajuda!

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    eu coloco um timbre para cada canal MIDI no próprio teclado, correto?
    Pode ser tanto no teclado como no PC.

    E os timbres que eu definir no modo Perform são fixos para cara modo?
    Claro que não. Só os canais são fixos: 10 e/ou 16 para bateria, os demais para instrumentos melódicos.

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Entendi! Então se eu definir, por exemplo que o canal 01 é um piano no programa, mas no teclado o perform está flauta, vai tocar é flauta ou piano? Estou um pouco confuso ainda com isso hehe

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JeffersonX
    Isso depende de como está no arquivo SMF que você está programando. Se tiver alguma mensagem de "Program Change" no começo da trilha, o timbre será automaticamente ajustado para o número X no canal 1, o número Y no canal 2, etc. Agora, se só houver informações de notas, aí o timbre válido será aquele configurado no Perform.

    JeffersonX
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ah bom! Agora sim estou captando a mensagem hehe Isso eu faço no Cakewalk. Bom, e aproveitando, hehe, quando eu for tocar, a parte do teclado, eu dou um mute no canal MIDI no programa e toco normalmente no teclado, correto? E como faço as mudanções de som, por exemplo, de piano para flauta no modo perform? Ah, e vi alguns vídeos de tecladistas usando MIDI e que o timbre muda sozinho. Isso faz como?

    Eh bombardeio de pergunta hein hehehe Novato é fogo né hehe
    Até mais!

    key juno
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Olá tenho uma duvida com o JunoD se alguem puder me ajudar!

    eu gostaria de usar o juno via midi no computador eu uso o programa v-sampler... gostaria de saber como faço pra mudar os timbres do computador pelo teclado!! alguem pode me ajudar? pois preciso pra tocar ao vivo com o computador e nao precisar ficar trocando de timbre no mouse... com outros teclados eu conseguia normal mas no juno nao to conseguindo!Obrigado

    lucas_muniz@hotmail.com

    Mr.Grooveguitar
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    eu gostaria de usar o juno via midi no computador eu uso o programa v-sampler... gostaria de saber como faço pra mudar os timbres do computador pelo teclado!! alguem pode me ajudar? pois preciso pra tocar ao vivo com o computador e nao precisar ficar trocando de timbre no mouse... com outros teclados eu conseguia normal mas no juno nao to conseguindo!Obrigado

    Eai amigo conseguiu a resposta? também gostaria de saber. boa sorte.

    TrebleH
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Cara não sei se o Juno D segue o mesmo esquema do Juno Di, mas talvez esse vídeo ajude

    https://www.youtube.com/watch?v=Wx3EyYK4mEo

    Perdoe pelo amadorismo, fui gravando esse vídeo bem espontâneo mesmo.. ai ficou essa merda kkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MIDI Roland Juno D: um instrumento só