Programação de sons em sintetizadores

    Autor Mensagem
    Jens Johansson
    Veterano
    # set/03


    e ae pessoal eu perdi minha senha, eu era Johansson agora bom...
    eu ouvi dizer q em sintetizadores da pra criar sons novos neh??
    eu queria saber como q faz ja q eu nunca vi um sintetizador na minha frente :D (soh no show do strato)
    tipo, como funciona o q se edita
    valeu pessoal!

    juca
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Gohansson:
    Com certeza vc. pode criar novos sons em sintetizadores programáveis. É um pouco complexo, principalmente para quem nunca mexeu com um. Resumidamente:
    1. Existem os osciladores, que são os responsáveis pela geração de uma forma de onda (ou timbre básico em certo tipo de synts). Vc. escolhe dentre as opções. Para cada oscilador existem vários parâmetros que podem ser ajustados.
    2. Existem então os filtros, que se encarregarão da filtragem sonora dos sons básicos gerados pelos osciladores.
    Da escolha e regulagem dos parâmetros dos osciladores, mais a regulagem dos parâmetros dos filtros, resultará o "som final" que vc. ouve. Podem ainda ser aplicados efeitos como Reverb, Delay, Chorus, Flanger e outros, se o sintetizador tiver esses efeitos "on-board".
    É uma explicação simples (tem muito mais coisas a serem explicadas), mas espero que sirva para dar uma "luz" inicial.
    Valeu?
    [ ]ão.

    ºººº Juca Nascimento ºººº
    Keyboards/Composer/Arranger

    crmedeiroz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tipo... Possuo um Yamaha SY77, a síntese dele é parecida com a do DX7, a AFM. Tem umas paradas de algoritimo que eu não sei nem pra onde é que vai. Como ele trabalha com a AFM e AWM eu ainda consigo me virar. Mas se alguém conhecer alguma coisa... Agradeço desde já.

    Rodriguinho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ei pessoal .. Será que alguem pode me ajudar ? Eu tenho um teclado Roland XP-80 , é um teclado muito bom ...O problema é que não consigo pegar um timbre do teclado e mexer nos parametros de forma a melhorá-los a meu gosto .. Gostaria se possível ,que alguém me ajudasse ,me passando conceitos de parametros fundamentais na edição de um Patch e me dar uns toques no que eu devo fazer ...De forma que eu consiga reforçar os timbres do XP-80 ,pois alguns timbres são fracos ....
    Obrigado ....

    ROTTA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Rodriguinho

    Tenho um XP-80 e conheço bem a programação dele. O que exatamente você quer alterar?

    De antemão, posso lhe dizer que os patches (que é como a Roland chama os timbres) são compostos de até quatro amostras (formas de onda). A cada uma destas amostras você pode aplicar os padrões típicos, já conhecidos (LFOs, TVA, TVF e efeitos). No timbre final você pode aplicar novamente estes parâmetros, e efeitos também. Existem uma série de variáveis que você pode alterar, e elas chegam facilmente às centenas. A utilidade de cada uma vai depender do tipo de timbre que você está programando.

    Não sei se ajudei ou não? De qualquer forma, se puder ser mais específico...

    Abraços.

    Crengou
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    pra quem entende inglês vai aí um link muito bom, tem o beabá da programação de synths, desde a intrudução a onda até programação de determinados tipos de sons! São uns artigos que foram saindo em uma revista e talz... muito bom mesmo!
    http://www.soundonsound.com/search?url=%2Fsearch&Keyword=%22synth+secr ets%22&Words=All&Summary=Yes

    magnomusica
    Veterano
    # out/13
    · votar


    DJ Magnus Synth Workshop & Masterclass

    Aqui vai umas video aulas, para o pessoal ja entender melhor

    https://www.youtube.com/channel/UCr6WoCbrqQF3w40Qbk9Yu2A/videos?view=4 6&shelf_index=2&tag_id=UCr6WoCbrqQF3w40Qbk9Yu2A.3.programa%C3%A7%C3%A3 o-de-sintetizadores&sort=dd

    kokada
    Veterano
    # out/13 · Editado por: kokada
    · votar


    magnomusica
    Ah o cara manja tudo heim! Então eu sou preseteiro!!! Faz um workshop aqui em SP!

    silvG8
    Veterano
    # out/13
    · votar


    kokada
    Tenho planos de fazer vídeos semelhantes... só me falta tempo! :)

    Greenwood
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Rapaz, há muito eu deixei de ser preseteiro (coisa feia, né? parece com "chicleteiro"...)

    Não tem um timbre que eu não edite, sendo com síntese (attack, release, osciladores), sendo com mistura de camadas ou pelo menos com adição de efeitos... É um vício!!! Pode ser o timbre mais bonito do mundo, mas eu vou lá e dou uma mexida.
    E tem mais... dificilmente fica pronto de primeira... geralmente no dia seguinte eu dou uma melhorada! A gente nunca tá com o ouvido e a emoção do mesmo jeito todo dia...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programação de sons em sintetizadores