Como regular a tensão elétrica?

Autor Mensagem
SnOOpeR
Veterano
# ago/06


Amigos,

Sou tecladista de uma banda católica e viajamos muito em missão - shows e retiros. O problema é que em 90% das cidades do interior aqui do estado a tensão elétrica é muito instável e já sofremos alguns danos por causa disso (a pedaleira do nosso guitarrista e o meu X3 pararam no último show...). Graças a Deus, nenhum desses danos chegou a ser irreversível.

A questão é: que equipamento usar, ou quais medidas adotar para, pelo menos, minimizar os impactos das quedas ou picos de tensão? Já pensei em usar regulador de voltagem, nobreaks, filtros de linha e coisas do tipo.

Alguém aí tem experiência nesse assunto, passa ou já passou por isso e sabe como solucionar esse problema?

mano_a_mano
Veterano
# ago/06
· votar


SnOOpeR
Não tem coisa melhor que um estabilizador ou filtro de linha, desses usados em computadores. É tiro e queda contra instabilidade elétrica...

SnOOpeR
Veterano
# ago/06
· votar


mano_a_mano
Eu uso estabilizador, desses de PC mesmo, e não agüentam o tranco não.
Filtro de linha então...

Quero algo poderoso mesmo.

mano_a_mano
Veterano
# ago/06
· votar


SnOOpeR
Bom, nesse caso aí já fica mais difícil, pois se a tensão elétrica no interior é muito oscilante, não há nada a fazer.

SnOOpeR
Veterano
# ago/06
· votar


Estou quase comprando um regulador de voltagem, de 500 watts, pra ligar os teclados, cubos e a pedaleira do guitarrista.

Queria saber se alguém usa isso.

Ricardo_Adorador
Veterano
# ago/06
· votar


Cara, a única coisa que vai resolver teu problema é um no-break. O único inconveniente dele é a dificuldade para transporta-lo, algo em torno de 15KG.
Estabilizadores conseguem regular variações máximas de 6% na rede elétrica, não protegem contra rápidos blecautes ou picos de energia com mais de 10% da tensão. Filtro de linha? Nem pensar
A solução mesmo é um no-break de qualidade.

gustavorino
Veterano
# ago/06
· votar


SnOOpeR

entra em contato com o pessoal da sonorização.. eles sempre tem uns "aparatos" e devem saber o que fazer..

SnOOpeR
Veterano
# ago/06
· votar


gustavorino
Quando tocamos em eventos maiores, com empresas de som maiores, é o que geralmente faço. Mas nas cidades pequenas, as empresas de som de "fundo de quintal" nem sempre tem esses "aparatos". Pra vocês terem uma idéia, temos que viajar sempre com nossa própria mesa de som e multicabo, pois nem sempre as empresas de som dispõem desses equipamentos, ou são de péssima qualidade. Aliás, às vezes até têm, mas como é pra Igreja vai qualquer bosta mesmo...

De qualquer forma, quero um equipamento próprio, que eu possa levar sempre comigo.

Vou levar esse fim de semana um regulador de tensão pra testar esse fim de semana num show. Se funcionar, fico com ele.

gustavorino
Veterano
# ago/06
· votar


SnOOpeR

o que eu quis quizer é que voce deve perguntar a eles.. pois eles sabem o que tipo de equipamento você precisa...

emanuel macedo
Veterano
# ago/06
· votar


SnOOpeR

Alguém aí tem experiência nesse assunto, passa ou já passou por isso e sabe como solucionar esse problema?

a solução e simples :
o problema não estar na rede e sim como usa-la.

muitos projetos para ambientes com palco os caras pensam por ultimo neste que é um grande erro pois o palco consome muita eletricidades.
depois do equipamento de som vem a iluminação que consome tambem.
para solucionar este tipo de zebra.
aconselho que se faça duas redes uma para o som outra para a iluminação.
estas extenções tem que ser ligadas diretamente na rede eletrica por um eletricista separando cada linha.
o fio tem que ser cabos isolados.
só assim consequir resolver 99% do problema.

chicao77
Veterano
# set/06
· votar


Existem Estabilizadores de tensão, com circuitos operados com Varistores (componente eletronico) que ajuda a controlar a tensão de saída contra picos de energia.

Geralmente esses estabilizadores são mais caros e muito mais seguros que estes simples que vendem para computador, que no meu entender, não deveria passar em teste do INMETRO.

Resumindo: Estabilizadores comuns só aguentam quedas de energia de 1 segundo no máximo. Em picos de tensão, eles deixam passar uma corrente necessária para queimar sua placa, ou fonte (do equipamento) para depois queimar seu próprio fusível.

Peça ajuda à um técnico para ele te indicar um estabilizador de acordo com sua necessidade.

Existe um cálculo à fazer, de acordo com a potência dos equipamentos que srão ligados neste estabilizador.

Espero ter ajudado.

SnOOpeR
Veterano
# set/06
· votar


Olá Chicão.

Pesquisei muito e resolvi investir em um bom nobreak; um nobreak profissional.
Entrei em contato com a equipe técnica de uma das marcas que me recomendaram, dei todas as especificações do meu set e eles me indicaram o melhor modelo para meus equipamentos.

danielcatolico
Veterano
# out/11
· votar


Esses dias passei raiva tocando numa igreja que tinha resistores inadequados; resultado: a energia caiu umas 4 vezes. Isso acontece algumas vezes durante o ano.

O problema, é que o teclado demora reiniciar. Estou querendo comprar um no-break portátil só para o teclado. Pelo que andei pesquisando consigo um razoável por R$300 ou R$400. Mas antes tinha que dar uma pesquisada, também, com os amigos do CifraClub.

O que me dizem...?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


resistores inadequados

cuma?

qto ao no-break ... pode ser que valha a pena sim ... o único problema que vejo é do peso do trambolhinho ...

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


_BLACKMORE_
Disjuntor ... Pouco dimensionado

danielcatolico
Tambem to querendo fechar em um no break nosso teclado exige isso em uma situaçao ao vivo com queda de energia, mas estou compra do um no Carrefour por 190,00, mas não conheço marcas adequadas

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


disjuntor mal dimensionado ... então basta fazer o calculo de potência consumida e trocar os disjuntores poxa ...

do-bandolim
Veterano
# out/11
· votar


SnOOpeR

Meu amigo, o problema é que o método de produção de energia nesse país é um dos mais baratos possíveis,e nós consumidores pagamos uma energia considerada uma das mais altas do planeta. Isso tudo para termos essa po##*## que se bobearmos todo equipamento vai pro saco. Mas num país onde se rouba $ 85bilhões por ano em corrupção (nossos digníssimos parlamentares) tão pouco se lixando se o meu ou o seu equipamento está fritando.
Eh eh eh eh... chiiii acho que tô divagando muito. Mas infelizmente é a realidade.
Amigo, se for para ligar somente periféricos (teclado, pedaleira, etc..) te indico um gerenciador de energia. Um dos melhores, e produto nacional, é o PC-8000 da PENTACÚSTICA. Não fica devendo nada aos melhores importados, pois sendo nacional o pessoal sabe melhor do que ninguém da "BELEZA" de energia que temos por aqui. Vc. só tem que tomar cuidado para não exceder o limite de 15A por tomada.

Agora se a intenção é ligar todo o equipamento a Banda, aí terão que adquirir um gerador próprio. Só que são caríssimos e também tem seus inconvenientes: tamanho, peso, barulho, mas vc. terá uma energia super limpa e segura.

Edson Caetano

Não recomendaria a compra de um no-break, nem estabilizador.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


...da PENTACÚSTICA...

vc conhece o camarada de Sta Rita em MG? to precisando falar com ele mas faz muito tempo que ele não aparece no msn .. se tiver o contato dele me passe em pvt por favor.

me diga pq vc nao recomenda um no-break?

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


_BLACKMORE_
O problema do Kronos que ele leva 2min 15s para reiniciar, se a energia cai, tem que se esperar este tempo até que o sistema fique operacional novamente, por isso acho que um nobreak pode ser interessante, não só para o Kronos como para qualquer equipamento, o chato é o tijolo a mais para carregar

então basta fazer o calculo de potência consumida e trocar os disjuntores
Vai convencer o Pastor da igreja a fazer isso, e outra, este foi um local, e quando for em outros, vai ter que ir antes trocar a fiação para a correta??

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


não vejo problema em vc ter um no-break para preservar seus equipamentos ... se seu pudesse tb teria um.

Quanto a convencer quem quer que seja, o ponto é obedecer a segurança em locais coletivos, e isso não é uma decisão, mas uma obrigação. Os fiéis dão muito dinheiro para as igrejas, tanto que isso virou um negócio muito lucrativo, e para onde vai todo esse dinheiro?
Curiosamente, eu conheço algumas pessoas que tentaram negociar com alguns líderes de igrejas e veja que interessante, nenhum deles quer mais saber de negociar com essas pessoas, pois ou não receberam, ou não receberam como combinado, ou não receberam o combinado ou pior, os contratantes queriam de graça o serviço ou produto em nome da fé ... é triste, mas é a realidade em muitas vezes ...
Este não é assunto para este fórum, não quero nem criar polêmica e nem que seja polemizado, pois o assunto do tópico é quanto ao uso do no-break ... e minha opnião já foi passada.
Araço!

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


_BLACKMORE_
Concordo com você, infelizmente algo considerado essencial, como a segurança é deixada de lado, quando não completamente abandonada

do-bandolim
Veterano
# out/11
· votar


Para quem interessar:

Se alguém quiser tirar dúvidas sobre proteção e questões do gênero, ou adquirir algum produto diretamente da fábrica, basta entrar em contacto com o Henrique (engenheiro, criador dos produtos pentacústica) o cara é super gente fina. O e-mail: enrique@pentacustica.com.br

Em relação ao no-break: Realmente não tem problema nenhum em usá-lo. Sua principal função: manter a energia por alguns minutos quando da falta da mesma, dando tempo para que se possa desligar os equipamentos. Sua autonomia e eficiência varia de aparelho para aparelho, e de preço p/preço. Os melhores possuem maior autonomia e melhor tempo de disparo. Hoje em dia, conforme norma brasileira, os fabricantes são obrigados a incluir filtro de linha em seus equipamentos.
Mas tem um porem: No-breaks comuns na faixa de $190,00, $200,00, $300 ,usam a rede elétrica para alimentar os aparelhos a ele ligados. Suas baterias só entrarão em ação quando na falta de energia. Com isso pode acontecer de algum surto ou sobre-tensão passar por ele e queimar algum equipamento, pois sua principal função não é essa, por isso da importância do "tempo de disparo".
Os melhores No-breaks (on-line) a situação muda de figura, pois eles usam a corrente elétrica para alimentar suas baterias e são essas baterias que vão fornecer energia para os periféricos a ele ligados. Com isso se tem uma energia limpa e segura. Esse sim, seria o ideal, mas seu preço varia na faixa de $9.000,00. Agora alguém vê com frequência, empresas de sonorização ou grandes bandas usar no-breaks para proteger seus equipamentos? sei que esse negócio de proteção de equipamentos gera muitas dúvidas, eu também passo por isso e tenho muitas, aliás o que menos quero é queimar meus eletrônicos. Respeito a opinião de todos mas no-breaks e estabilizadores eu dispenso. Afinal o risco é de cada um.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


tempo de disparo e proteção não tem nada haver uma com a outra ...

a proteção como o nome diz é uma barreira, uma proteção para os circuitos ligados a ele ...
tempo de disparo é o tempo que leva o circuito controlador entre perceber a falta de tensão na rede e ligar os aparelhos nas baterias ... quanto menor o tempo de disparo menos os aparelhos ligaos a ele sentem a falta de energia.
Agora só confirme para mim o mail do cabra ... o nome dele é Henrique ... e o e-mail enrique? sem o H ?? faz uns anos que não falo com ele ... mas tenho quase certeza que tem um h aí ...

danielcatolico
Veterano
# out/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


_BLACKMORE_

"resistor˜ CARACAS não acredito que escrevi isto. Trata-se do português de minha mãe; assim como "enfregar 'isso' na sua cara" (esfregar).

Mas voltando ao assunto, o que dizem deste:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203634346-no-break-enermax-1400 va-power-guard-2-bivolt-garantia-1-ano-_JM

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11
· votar


hehehe acontece ...

então .. eu gostei um bocado dos aparelhos da Microsol (Fortaleza no CE) ... mas agora são da Schneider ... não sei se é possível terem melhorado ainda mais a qualidade, mas o preço ... tenho quase certeza de aumentou.

danielcatolico
Veterano
# out/11 · Editado por: danielcatolico
· votar


Esses da SMS são os que aparentam ideais a minha necessidade - no break leve e prático.

---edit
Pensando assim, talvez pudesse ser um menor, de 700VA (7Kg).

do-bandolim
Veterano
# out/11
· votar


_BLACKMORE_

Ai vai o e-mail do Henrique Elisei: henrique@pentacustica.com.br

Vc. tinha razão é com h mesmo.

danielcatolico
Veterano
# nov/11
· votar


Estou quase me decidindo por um dos modelos abaixo. O objetivo, é "segurar" por pelo menos 15 minutos, com segurança qualquer queda ou perda de energia. Nele, só vou ligar um teclado (60W) e um cubo (140W). Qual escolher?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199764838-nobreak-sms-net-winne r-1300va-bivolt-automatico-c-650watts-_JM

ou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202502692-nobreak-sms-net4-700v a-bivolt-automatico-black-c-490-watts-_JM

do-bandolim
Veterano
# nov/11
· votar


danielcatolico,

Amigo, dá uma olhadinha nesse artigo que te ajudará a decidir melhor.
Abraços.


http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=173

Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


Dando um up pra aproveitar o tópico:

Estou pensando em comprar uma caixinha Hammond daquela pouco maior de uns 60x60mm e montar algo para baixar a tensão dos lugares que toco. No último a tensão chegou a bater em quase 130V por um tempo, pois minha régua tem um mostrador e fico sempre de olho. A ideia seria colocar um plug fêmea na caixa para ligar a régua e um macho do outro lado pra ligar direto na tomada, e ter um potenciometro para baixar para uns 110V ou pouco mais, para os equips trabalharem numa tensão mais próxima da correta. Minha habilidade limita-se a soldar, não faço ideia de como seria esse circuito. Imagino que todo circuito teria uma perda mínima de uns 5% pelo menos, porém nunca peguei um lugar com menos de 115V, então acho que não seria problema, e se por acaso um dia der menos que isso, é só não usar a caixinha. Alguém pode dar uma ajuda? Obrigado!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como regular a tensão elétrica?