Curso de Composição

Autor Mensagem
som
Veterano
# ago/06
· votar


SANDRO PIETRO

Compor com PC em um estúdio, mais as parnafenálias e tais, mais encore eu acho que é mais pra compositor ROBÔ

compositor robô? como?

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Tom Jobin, Toquinho,
Tom Jobim estudou com Villa-Lobos e um outro maestro.
Toquinho é formado em (ou cursou) arranjo, se não me engano.

qual seria uma boa ferramenta?
Finale e Sibelius, sem dúvida. Encore é um lixão.

Eles tiveram sim DOM divino
Isto é desculpa de leigo e/ou de quem se deprecia.

mas o encore dá de dez em praticidade.
De jeito nenhum, o Encore é o soft de editoração de partituras mais bugado que existe!! Tirando o fato que escrever várias vozes nele, na mesma trilha, é uma "maravilha". O Finale dá de 10 a 0 em praticidade. A única vantagem do encore é que ele é pequeno. Tirando que o finale ainda lê os formatos do Encore e do Sibelius, e TIFF também.

(texto de dez anos atrás, mas parece ainda ser válido na comparação de encore e finale)
Há 6 anos os dois eram a mesma merda. Mas, desde 2003 o Finale (que foi comprado por uma grande empresa) tem brigado com o Sibelius pra ter o título de "Word das Partituras". Atualmente o Sibelius é melhor, mas é seguido de muito perto do Finale.

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


finale nao é compositor, compositor é quem escreve musica, o programa serve como uma fonte legivel da grafia musical!! hj em dia ninguem mais aceita manuscrito!! o bomtb é que quem é preguiçoso e nao trabalha com o ouvido interno, voce pode escutar uma orquestra inteira e ver como vai sair teu som, antigamente nao tinha isso, o cara tinha que ter muita noção, é só escutar as musicas do beethoven quando ele foi ficando surdo

storrecilha
Veterano
# ago/06
· votar


voce pode escutar uma orquestra inteira e ver como vai sair teu som, antigamente nao tinha isso, o cara tinha que ter muita noção, é só escutar as musicas do beethoven quando ele foi ficando surdo


putz isso é uma grande verdade e um super avanço dos nossos tempos, Beethoven e Mozart escreviam as partituras no papel sem mesmo tocar no piano... depois de pronto eles convidavam alguns amigos para tocar ou mesmo pagavam uma orquestra de camara (isso aparece nos filmes-biografias destes mestres) e finalmente ouviam sua propria obra, aí mudava-se alguma coisinha para ajustar na hora mesmo!!!

som
Veterano
# ago/06
· votar


Finale e Sibelius, sem dúvida. Encore é um lixão.

o lixo de um é o tesouro de outro.

Encore \o/

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


o lixo de um é o tesouro de outro.

Encore \o/

Você ainda não precisa usar as coisas que eu uso então, para celebrar o encore assim xDDD

som
Veterano
# ago/06
· votar


Ken Himura

não sei se é uma vírgula fora do lugar, mas não entendi direito o que você quis dizer

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


som
Eu uso recursos que no Encore dão muito bug... Tirando o fato que o encore tem um puta problema de compatibilidade (ele abre os *.enc quando quer).

Por isso, chutei o encore.

som
Veterano
# ago/06
· votar


Ken Himura

agora você conseguiu ser claro, não só isso, foi clarividente também, pois sabe os recursos que eu preciso usar 8)

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


olha o encore serve,mas se voce quer um complexo o finale ou o sibelius ,o finale 2007 ja aceita video!!

pra quem quiser um curso bom de finale eu dou aula :P heuaheiuahe tenho que vender meu peixe né heauheiauehaiuehaiuehaieua

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


um complexo ?

O que significa isso? Não seria um mais completo?

Mesmo assim, eu continuo com o meu ENCORE que nunca deu problemas

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/06
· votar


som
X é um compositor? Ou X não é compositor?

Tentando responder da forma mais condensada possível, até pq outros já responderam antes e melhor, mas: x é um compositor, mas, como já disseram, um compositor que demora uma semana pra fazer o que um compositor formado faz em cinco minutos. X é um compositor, mas é um compositor com altíssimas probabilidades de cair nos clichês e no lugar-comum, porque não tem o instrumental pra sair dos limites que a intuição coloca em qualquer produção artística.

Agora, tendo dito isso, é claro que nem todo compositor precisa/vai querer fazer uma faculdade de composição. Se o objetivo realmente só for impressionar a sua família e os seus amigos, seria até uma perda de tempo. Mas se objetivo for fazer a chamada "grande" arte relevante, não tem outra opção. Aliás, até tem, se o cara tiver empenho e disciplina suficientes: estudar sozinho, ou de repente com um professor particular. De modo geral, tem que estudar sim; o que varia, conforme o estilo de música que vc compõe, é o quanto vc tem de estudar.

John Arch
Veterano
# ago/06 · Editado por: John Arch
· votar


Realmente uma pessoa formada em um curso de composição tem, à princípio, muito mais conhecimentos à respeito da coisa. Mas esses conhecimentos tmb podem ser adquiridos em outros cursos de música ou caminhos da vida, e não necessariamente em um curso de composição. Além disso, tem pessoas q nunca fizeram curso de porra nenhuma e sabem muito mais do q um regente formado... td é relativo, só isso.

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/06
· votar


John Arch
Além disso, tem pessoas q nunca fizeram curso de porra nenhuma e sabem muito mais do q um regente formado

Cara, tb não é assim. Me cite um regente formado que saiba menos que um cara que nunca estudou porra nenhuma.

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


regente formado que saiba menos que um cara que nunca estudou porra nenhuma.

Tem vários por esse mundo a fora, mutis regentes formados em escola meia boca, e vai saber muito menos quer muitos que não estudaram nada, mas sabem muito mais que esse regente meia boca.

Ex: Advogados formados em várias faculdades meia boca, não conseguem tirar a carteira da OAB, por não ter conhecimentos desejáveis.
É o caso do maestro, pode ser formado, mas tbém pode não conhecer tudo que um outro regente sabe ou aprendeu numa escola que não seja meia boca

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Regência forma regentes/maestros, não Composição!!! O.o'

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


agora você conseguiu ser claro, não só isso, foi clarividente também, pois sabe os recursos que eu preciso usar 8)
Elementar meu caro - pra você gostar do Encore, você não editora partituras pra uso profissional. Então você só usa os recursos básicos, sem dúvida. ;)

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


O que significa isso? Não seria um mais completo?

voce ja tentou usar o finale??? ele é complexo, nao é dificil, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! complexo e dificuldade sao 2 coisas diferentes, realmente ele é completo eu sei pois trabalho com ele desde o 98, e ele ta cada vez melhor, eu utilizava o encore, ele nao tem muita clave de dó, pra quem escreve pra orquestra ou instrumentos que utilizam clave dó, dependendo da linha nao vai rolar, sem falar que o layout do finale é MUITO melhor que do encore. além do finale agora aceitar instrumento virtual, a versão 2007 vai vir com video, pq??? imagina que voce quer criar uma musica pra uma cena, imagina que aviao explodindo, até tu conseguir sincar a cena com a musica é dificil, ali é vai ficar mais facil!!pra quem trabalha com trilha (eu) fica MUITO mais facil

Eder Muchiutti
Veterano
# ago/06
· votar


ou usa o Nuendo.. rs

Jabijirous
Veterano
# ago/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


ou usa o Nuendo.. rs

não é a mesma coisa!! ali voce ja faz tudo na partitura, eu acho melhor
o nuendo tem a parte de partitura nas nao é igual ao finale

Eder Muchiutti
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous
eu sei q ele não é tão completo.. to só tirando sarro. Mas nas próximas versões vai chegar perto hein?!

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


eu sei q ele não é tão completo.. to só tirando sarro. Mas nas próximas versões vai chegar perto hein?!

quem sabe, ja tem o sonar 6 hehehe vamos ver a diferença

jfguittar
Veterano
# ago/06
· votar


Tá rendendo heinnnnnn.

John Arch
Veterano
# ago/06
· votar


Não coloquem palavras que não existiram...

PagoderoSatanico eu nunca disse que um kra q naum estudou nd sabe mais q um regente, e sim que um cara que NÃO FEZ CURSO DE ND
pode ser melhor. E o SANDRO PIETRO explicou mto bem!

Ken Himura Regência forma regentes/maestros, não Composição!!! O.o'
E quem falou o contrário? Foi só uma observação.

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


Regência forma regentes/maestros, não Composição!!!

na verdade no curso de regencia o cara estuda contraponto, o contra ponto é uma técnica de composição!! e tem aula de harmonia que tb é composição!! entao regente é compositor mas nao sabe :P

Ken Himura
Veterano
# ago/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


na verdade no curso de regencia o cara estuda contraponto, o contra ponto é uma técnica de composição!! e tem aula de harmonia que tb é composição!! entao regente é compositor mas nao sabe :P
Todos os Bacharelados têm contraponto e harmonia (pelo menos aqui no RJ) =]

É imprescindível para um músico desse nível entender como funciona.

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


no conservatorio só regencia e composição que tem contraponto!!

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous
No CBM (Conservatório Brasileiro de Música), todos os intrumentos também tem, tanto no bacharelado quanto na licenciatura. E todas as faculdades de música também

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


No CBM (Conservatório Brasileiro de Música), todos os intrumentos também tem, tanto no bacharelado quanto na licenciatura. E todas as faculdades de música também

nao cbm nao tem, eu estudo lá, e só tem harmonia, contraponto só regencia e composição :P

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


Ken Himura


Jabijirous

Quem será que tem razão, não percam no próximo post, ken ou jabi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Composição