TX-5 e a busca pela simulação perfeita de hammond

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # ago/06


    Galera, não sou tecladista, mas tenho acompanhado a repercussão a respeito do novo simulador de Hammond da Tokai. Há um tempo atrás, acompanhei um colega tecladista testando o TX5 plugado num ampli Meteoro para guitarra (Atomic Drive 50).

    A impressão que eu fiquei é que o TX-5 não oferecia muitas variações de overdrives e modulações, mas pode ter sido inexperiência nossa ao testar.

    Bom, recentemente comprei um ampli valvulado da Meteoro e liguei um Casio WK1200 nele para ver no que dava. Fui logo na simulação de hammond do teclado e deixei o ganho do amplificador meio alto para dar um pouco de drive.

    Não é que o som ficou bem legal?

    Aí eu fiquei pensando... se um teclado baratinho tivesse drawbars e algumas modulações, já dava para chegar em bons sons de hammond, bastando para isso estar plugado em um amp valvulado.

    Alguém já fez experiências desse tipo?

    mano_a_mano
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    francisco2004
    Eu fiz algo parecido, mas com meu Roland EM-50 e com um outro amplificador, que não me lembro agora. Fiz um bom som de órgão tipo Deep Purple :-)

    gustavorino
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Aí eu fiquei pensando...

    ai que tá.. nenhum teclado baratinho tem drawbars.. os casio serie WK-3x00
    possuem um simulador.. mas nada mto completo.. e ainda com botoes.. claro que ligando num ampli valvulado.. qualquer som de orgao vai dar uma esquentada.. mas pra simular as drawbars bem eh necessario no minimo 4 timbres misturados..

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    francisco2004

    cara, eu acho que alguns timbres de hammond de sintetizadores são bem legais mesmo, fui ver uns teclados nas lojas da teodoro e tinha um vendedor tocando um MO6, nossa, o hammond dele era muito legal mesmo, MAS era um teclado de 5Mil
    eu tenho um TX5 e to muito feliz com ele... a riqueza de timbres q vc pode gerar com drawbars é enorme, qto ao drive, não tem variação mesmo, é um efeito só para simular o timbre valvulado, mas sobre isso acho q se pode ter um ampli valvulado ou um pré valvulado, ou mesmo um pedal... sei la, o que eu sei é q eu não troco o meu TX hehe

    Hammond B3
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    só lembrando que pra simular um B3, não basta a distorção no timbre, aquela bagunça toda pra ficar parecido hehehe
    Até aí é facil, mais escuta umas coisas do Bill Preston( One more Car, One more Rider é um exemplo fiel) e tenta imitar com um ampli valvulado, isso aqui e ali, nau tem geito! É B3 puro!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    storrecilha
    ...qto ao drive, não tem variação mesmo, é um efeito só para simular o timbre valvulado, mas sobre isso acho q se pode ter um ampli valvulado ou um pré valvulado, ou mesmo um pedal...
    pow bixo .. conversando com o Mr_Mojo ele me deu umas dicas ... consegui chegar em um drive muuuito bom ... pow ... procura Gipsy do Uriah Heep ... eh aquilo ... inclusive se eu conseguir executar legal hoje e gravar eu posto no outro topico ... dae vc tera uma melhor noção ...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    _BLACKMORE_

    Massa, posta ae então, mesmo se vc achar q nao ficou bom!!

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    _BLACKMORE_

    O drive dele é legal, dá para deixar muito bom, principalmente combinado com reverb, mas o que eu quiz dizer é que não tem variação como os pedal de guitarra, pq não dá para alterar gain e outras coisas assim... mas sei lá acho tb q não é necessário pq o objetivo é simular aquele efeito de mola e não fazer um thrash com orgão hehehe

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Massa, posta ae então, mesmo se vc achar q nao ficou bom!!

    eu achar q naum ficou bom? hahah piada ... fiz o q vc me disse... acertei de primeira e ficou du kct !

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    fiz o q vc me disse

    Foi mexendo nas drawbars e combinando com o nível de drive até acertar o timbre pelos harmônicos?? Isso?? hehehe

    Theo22
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    tenta imitar com um ampli valvulado, isso aqui e ali, nau tem geito! É B3 puro!!

    Hammond B3

    Pode crer, eu também acredito que tem coisa que só se tira no B3, com certeza. Apesar do TX-5 ter uma particularidade bastante forte comparado a um teclado sintetizador, o engine dele não é a mesma coisa.

    Teclado com bons sons de hammond, são poucos, eu pelo menos acho a grande maioria um fracasso total. Ainda bem que tem TX-5 que já é um simulador de hammond.

    Curti o alesis que se brigar, se tira algo com 70% de aproveitamento comparado a um TX-5, só que é muito limitado, se for comparar um B3.... nossa.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Essa aqui vai pro Adão Chagas e pros demais "hammondistas" tradicionais:

    E em relação ao Chorus/Vibrato do TX5, é fiel comparado a um hammond real a outros simuladores tops?? Me dá a impressão que o Chorus 3 especialmente é forte demais. Queria saber mais sobre a fidelidade desse efeito, que as vezes fica encoberto pela leslie simulation qdo a galera grava. Se algum dono de TX-5 puder gravar um Dó maior com as drawbars todas em full e ir mudando os niveis do Chorus Vibrato pra galera avaliar, seria do caralho.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    Se algum dono de TX-5 puder gravar um Dó maior com as drawbars todas em full e ir mudando os niveis do Chorus Vibrato pra galera avaliar, seria do caralho.

    vc jah tentou editar os parâmetros do chorus e vibrato?

    depois de instalar o B4 em casa eu percebi que os parâmetros de ajuste do B4 são bem parecidos com os do TX ... será q não pode ser um comparativo?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    vc jah tentou editar os parâmetros do chorus e vibrato

    Já sim, mas queria deixa-los como num hammond original. Se o Adão pudesse fazer como ele fez com a leslie sim, falar os parametros de chorus vibrato que podem ser editados num B3, seria do caralho.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    Já sim, mas queria deixa-los como num hammond original.
    entendi !!

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Olá pessoal,

    Acabei de vender o meu QS6 e minha intenção é comprar o TX-5. Se gostar dele vendo o XB-2 também. Tenho algumas dúvidas ainda, mas só é possível saber as respostas mexendo no TX-5. Com relação ao chorus vibrato, cheguei a montar vários presets em samplers e sintetizadores, mas desconheço os parâmetros do TX-5. No entanto tenho uma excelente referência no meu M-2, que é praticamente igual ao do B-3. e, quando tiver a posse de um TX-5, poderei fazer várias experiências e postar o resultado para a comunidade.

    Um abraço

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    adao chagas

    donde tu es?

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu moro em Mogi Guaçu, a 160Km de São Paulo.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    adao chagas

    pow bixo ... passei uns tempos por ae todos os fds ... trabalhei em minas ... mogiguaçu...mirim...estiva...e etcéteras!! hehe

    to planejando visitar uns amigos em poços.... pow .. dae passo ae pra ver a leslie !!

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pode vir que sera um prazer recebe-lo. Eu moro a cerca de 1 Km da pista que liga Campinas a Aguas da Prata.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    pow ... da sp370 neh?

    é vc q postou uns videos a algum tempo?
    manda eles de novo ae. .. fiquei curioso ...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Carajo, olhem só que puta banda achei nos gúgols da vida:

    http://www.leslieoverdrive.dk/_uk.php

    Tá óbvio o bastante qualé a dos caras pelo nome ou não??

    Ovam.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    pow bixo .. jah ouvi falar neles ... deixa eu assistir ...

    eita pourra !!! q loco !!!

    Theo22
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    haha, nossa que sonoridade, banda td ta show, alias, é um projeto e sonho meu ainda tocar algo assim, pegar uma rapaziada que curti um som assim e montar uma banda nesse estilo.

    Tenho que agradecer por dividir essa pagina ae com a gente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TX-5 e a busca pela simulação perfeita de hammond