Quase autodidata...

Autor Mensagem
Pianist
Veterano
# jul/06


Falaê pessoal...
Tô aqui porque vi um tópico de alguns membros perguntando sobre escolas de musica e tals...
Daí eu queria fazer a seguinte pergunta.... quantas pessoas aqui estudam sozinhos em casa e aprenderam a maior parte em casa?

Eu por exemplo quando tinha 12 anos fui pra uma escola de teclado(uma porcaria) fiz 6 meses de aula, e nesse tempo não aprendi nada, nem escala, nem como montar acordes, ele pegava uma revista e lá tinha os desenhos das mãos e eu só imitava, sai de lá sabendo tocar mal mal dorme dorme estrelinha...
Depois fiz aula durante 2 meses, isso é eu paguei dois meses mas só tive umas 3 aulas...cretino do cara nunca ia me dá aula... ele me ensino uma cosia que foi a base de tudo, a como fazer as escalas e os acordes... só!
Só me ensinaram isso... O resto de tudo que sei eu aprendi sozinho...
Ouvido... leitura de partitura... e tals... Soou um SEMI AUTODIDATA!

Falou...
Caio César G. Albertassi

João Gilberto
Veterano
# jul/06
· votar


Tive a oportunidade de estudar Teoria Musical numa escola pública de música e um pouco do isntrumento numa particular. Mas a grana tava muito curta, a grande maioria do que sei foi em livros, sozinho mesmo, escutando e etc. Mas vou continuar minha teoria e instrumento assim que a grana melhorar.

Hammond B3
Veterano
# jul/06
· votar


Nunca estudei musica, sou completamente autodidata
mais naum toco porra nenhuma tb hehehe, ta aí a desvantagem
deveria ter estudado

fernando tecladista
Veterano
# jul/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


ha muito tempo atras em uma era muito distante (1985) fizcurso de orgão (não existia de teclado) naquelas escolas que só te ensinam a tocar, teoria só pra leitura de partitura, por um lado foi bom porque me ajudou a ter repertorio e como era aula de orgão aprendi muita coisa sobre baixo e acompanhamento devido a pedaleira

fiz conservatorio de orgão e de piano (1987 a 1993).. tive mais tecnica, teoria (mas só no papel) aula de historia da música que te dá uma cabeça mais aberta referente ao que você faz (só se tem futuro conhecendo o passado) desvantagem é que na area popular não se vê praticamente nada

material anteriormente pra ser autoditata existia muito pouco... não existia internet (download, site, mp3, fórum... o que é isso?) video cassete era novidade (quanto mais video-aula) poucos livros, hoje tem muita coisa na internet dá pra aprender muita coisa sozinho dá pra ouvir muita gente tocando (gente boa e ruim) que antes só comprando o vinil (caso encontrasse)

fiz e faço aula particular por ai mais na area popular, mas como a grana é curta faço aula por um tempo e se a coisa aperta tem que dar uma parada, mas sem professor começo a ficar meio relaxado, algumas coisas de teoria como não dá pra por em pratica no tipo de som que faço no momento começam a ficar enferrujadas então com aula o professor te cobra isso

emanuel macedo
Veterano
# jul/06
· votar


eu comecei com violão lá pelo ano 1977 na turminha de mpb
toque 5 anos tudo audidata ,Depois dei um tempo tinha o meu trampo que cobrava mais e faltava estabilidade o intereçe por teclas apareçeu quando comecei a trabalhar com manuteção de orgão (1983) gianini e outros que nem lembro a marcas a era analogica .Depois comprei um *casio* e apostilas e fui estudar já sabendo do DÓ ao SÍ fui pra noite (1987).
meu lá é que é a verdadeira escola quando vc esta no meio de feras e
senti a vontade de ultrapassa seu limites.
Hoje arranho minha teclinhas e vou continuar estudando mas sei que sempre
vou ser autodidata.
o mas gozado é que a minha paixão era baixos!

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


Hammond B3
Huahuahua tá aí alguém conformado hehehe bem vindo ao clube hauhauah eu também sou assim... a pelo menos você agente não toca porra nenhuma e feliz! Agente chega e fala SOU AUTODIDATA! Tem uns que se mata de fazer aula e são pior que agente, pode acreditar... =]

João Gilberto
Sorte a sua... =]


fernando tecladista
Ou seja de autodidata tu não tem nada hehehe... =]
Carai quem me dera ter a sua sorte e poder estudar tanto assim, e o massa é que quando você começou ainda não existia teclado, era órgão! E tipo pra mim o negocio é Piano e órgão(mesmo sem conhecer muito do mesmo) é que tipo... quem tem teclado deve tocar simulando um Piano pra um dia poder tocar um! E como você estudou órgão a sua coordenação motora deve estar perfeita, porque tem que ter muita atenção, afinal tem clave de Dó não é? Legal cara...


Mais alguém?

fernando tecladista
Veterano
# jul/06
· votar


afinal tem clave de Dó não é?
orgão comecei por cifras igual a curso de teclado que tem hoje, mas depois virou 3 pautas clave de sol mão direita clave de fá mão esquerda e clave de fá na pedaleira

mas quando entrei na minha primeira banda estava començando em conservatorio ai foi muita coisa do tipo "auto ditata" já que em conservatorio eu tinha aula com professor mais erudito que nunca tocou em banda

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Ou seja de autodidata tu não tem nada hehehe... (2)

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


fernando tecladista
clave de fá na pedaleira um... tinham me dito que era clave de Dó na pedaleira...

TONY BLANCO
Justamente auahuahuaha...

mazza
Veterano
# jul/06
· votar


Nunca estudei musica, sou completamente autodidata
mais naum toco porra nenhuma tb hehehe, ta aí a desvantagem

huahuahuahuahehehehehehoooooiiiiiii... fui!

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


mazza
Nunca estudei musica, sou completamente autodidata
mais naum toco porra nenhuma tb hehehe, ta aí a desvantagem
huahuahuahuahehehehehehoooooiiiiiii... fui!


Caracules essa foi boa ahuhauhauhaa...
Vejo que não estou só no mundo como pensava ahuahuaha...

Falou,
Caio César G. Albertassi

João Gilberto
Veterano
# jul/06
· votar


fernando tecladista
clave de fá na pedaleira um... tinham me dito que era clave de Dó na pedaleira...


Tenho várias partituras de orgão e todos são no modelo:

- Mão direita (Sol)

- Mão esquerda (Fá)

- Pedais (Fá)

Tinha pra mim que Dó é uma clave mais aguda. Mas não sei, nunca me deparei realmente com uma em partituras, so ouvi falar.

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


João Gilberto
É pode ser... =]
É que uma vez eu perguntei pro carinha lá que eu fiz aula de teclado e ele me disse que órgão tinha clave de C. E como que é uma clave de C? =/

Falou,
Caio César G. Albertassi

João Gilberto
Veterano
# jul/06
· votar


Aqui tem o desenho dela.

Respondendo ao amigo.

fernando tecladista
Veterano
# jul/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


É que uma vez eu perguntei pro carinha lá que eu fiz aula de teclado e ele me disse que órgão tinha clave de C.
Tinha pra mim que Dó é uma clave mais aguda. Mas não sei, nunca me deparei realmente com uma em partituras, so ouvi falar.

talvez o que o carinha disse seria que o orgão é em dó do mesmo modo que tem sax em mib trombone em sib...

quanto a clave de Dó ela não é nem grave nem aguda o conhecido Dó central fica no meio da pauta diferente da de sol que fica abaixo

mas já vi fotos de originais de BACH onde ele usa clave de Dó pra instrumentos de teclas ex: em uma música com clave de Dó na direita e Fá na esquerda (quando a melodia é mais grave) ou clave de Sol na direita e Dó na esquerda (quando o acompanhamento é mais agudo)
mas hoje essas partituras foram repassadas dentro desse "padrão" clave de sol e fá

-----------------------------------------
pra quem conhece esta invenção vai ver que as notas iniciais -fa-la-fa-do-fa .... na mão mão direita estão escritas um espaço acima, a nota fá está no segundo espaço (clave de Dó na primeira linha)

manuscrito: http://patachonf.free.fr/musique/bach/img/ms/bwv779a.jpg
hoje http://www.mutopiaproject.org/ftp/BachJS/BWV779/bach-invention-08/bach -invention-08-preview.png
------------------------------------------------------------
preludio nº1 do cravo bem temperado
manuscrito: http://www.jsbach.net/images/prelude.jpg
hoje: http://web.mit.edu/pacing/www/images/prelude1.gif

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


fernando tecladista
Agora sim.=]

João Gilberto
Veterano
# jul/06
· votar


fernando tecladista

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


João Gilberto
Salvo a pátria... mas essa clave de Dó eu já tinha visto ahuaha só que tava confundindo com outra cois ahauauha... =]

Rafael Ferraço
Veterano
# jul/06
· votar


ué mas como pode? apareceu uma aba no meu firefox desse tópico do nada heheh (desculpa disvirtuar o tópico)

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


Rafael Ferraço
Fica tranquilo ahuhauahauh...
É o destino... nunca viu LOST não? uahuahuah...

som
Veterano
# jul/06 · Editado por: som
· votar


Autoditada, para mim, seria um sujeito que cresceu isolado numa ilha e, de repente, encontra um piano sob um coqueiro.

Então ele começa a dedilhar o objeto estranho e perceber os sons, as impressões, os acordes, etc.

Alguns anos depois ele está tocando melhor que Liszt, desenvolveu um sistema de notação próprio e compôs mais que Telemann e Villa-Lobos juntos.

Isso é um cara autodidata.

Agora, falando de meu caso: peguei um livro de teoria musical, li-o várias vezes, enchi vários cadernos de música com notas e claves para aprender a caligrafia e a leitura musical.

O meu primeiro teclado tinha músicas na memória e tinha uma tela com um teclado onde apareciam as teclas sendo pressionadas. Aprendi a tocar dez ou doze músicas por aquele sistema.

Peguei uma apostila de harmonia, aprendi a regra de formação dos acordes, escalas, etc.

Venho aqui no fórum e leio diversos tópicos e aprendo muito sobre modelos, técnicas, a respeito de músicos, estilos, etc.

Eu sou autodidata? Apesar de nunca ter tido um professor para me ensinar, tive milhares de fontes de consultas a meu dispor.
Ser autodidata é conseguir ler e entender um livro 'sozinho'?
É conseguir decorar 'sozinho' a posição das notas no pentagrama?

Hammond B3
Veterano
# jul/06
· votar


O meu primeiro teclado tinha músicas na memória e tinha uma tela com um teclado onde apareciam as teclas sendo pressionadas.

A se não fosse o WK1800 que eu tive! sou eternamente grato!
Aprendi umas manhas de blues que nunca imaginava como fizesse graças a esse recurso!

Por isso que eu falo: não atirem pedras!
Esses tecladinhos tem uma serventia do caralho!

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


som
:"( carai não precisava umilhar né? =/
Esse era o tópico pra consolar agente que não toca por** nenhuma e fica dando a desculpa que é quase autodidata...

Mas se você já ouvir falar de alguém que nasceu em uma ilha deserta(nascer sozinho sem mãe é fod* me fala como que faz isso hauhauhaa, daí do nada ele acha um piano por lá, tipo assim mero a caso, um avião passo e deixo cai, daí ele começa a tocar e vira um grande pianista... e depois morre sem saber de sua existencia...) hauhaah se você sabe de alguém assim me fala uahauhauh...
EXISTE ENTÃO ALGUÉM AUTODIDATA?

E sim nós robamos mesmo! Eu olhei, olho e vou continuar olhando aqueles programas e o visor do teclado que mostra como que toca hauhuahuaha... pô eu quero tocar, só isso! Não importa como, se eu tocar pra mim já tá bom! huahuhauha... =]

Hammond B3
A se não fosse o WK1800 que eu tive! sou eternamente grato!
Aprendi umas manhas de blues que nunca imaginava como fizesse graças a esse recurso!

O meu é o WK 1500 ele não tem visor... =/

Falou,
Caio César G. Albertassi.

Hammond B3
Veterano
# jul/06
· votar


Pianist

No teu tem o ritimo Ballad Blues?
Puts, quando aprendi fazer aquela intro e o final, quase tive um orgasmo kra!
E a do Chicago Blues tb uahuahua

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


Sou quase autodidata, é o mesmo que dizer: Sou quase honesto

Ou ele é, ou ele não é. Eu cursei em conservatório, escola particular, e aprendi mesmo sozinho e fuçando pela internet, livros, revistas, e na igreja( católica) que eu aprendi e estou aprendendo.

Conservatório, e escola particular, não me ensinaram o que eu sei hoje

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
Não vai com minha cara né?rs.

Esse tópico era pra nos proteger ahuhauh e poder ter desculpa por n tocar muito bem ehheh...

Hammond B3
Ballad Blues?
Vou ver lá... com isso você aprendeu a tocar blues? ahuhaua...

Falou...
Caio César G. Albertassi

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Esse tópico era pra nos proteger ahuhauh e poder ter desculpa por n tocar muito bem ehheh...

Então tá! Somos semi- autodidata

som
Veterano
# jul/06
· votar


Pianist

Mas se você já ouvir falar de alguém que nasceu em uma ilha deserta(nascer sozinho sem mãe é fod* me fala como que faz isso hauhauhaa, daí do nada ele acha um piano por lá, tipo assim mero a caso, um avião passo e deixo cai, daí ele começa a tocar e vira um grande pianista... e depois morre sem saber de sua existencia...) hauhaah se você sabe de alguém assim me fala uahauhauh...
EXISTE ENTÃO ALGUÉM AUTODIDATA?


É absurdo o que eu disse mesmo, mas porque penso que é um 'absurdo' ficar se orgulhando de ser 'autodidata' sendo que qualquer um de nós tem excelentes fontes de consulta.

se for para significar que autodidata é simplesmente um sujeito que aprende por vontade própria, procura, estuda sozinho, etc, concordo em dizer que há vários autodidatas.

mas se for para usar esse autodidatismo como uma 'medalha', acho rídiculo.

*

Pianist

quanto a tocar bem... não sou um grande pianista, sei tocar um dúzia de músicas, tenho alguns conceitos de teoria, leio partituras como um recém-alfabetizado leria camões, e sei fazer uma ou outra passagem impressionante e expressiva quando alguém fala:

"Ah! Você toca piano, que legal! Toca alguma coisa aí então!

E aí toco por vinte segundos e mudamos de assunto.

Pianist
Veterano
# jul/06 · Editado por: Pianist
· votar


som
"Ah! Você toca piano, que legal! Toca alguma coisa aí então!

E aí toco por vinte segundos e mudamos de assunto.

Hehehe não é que temos algo em comum? hehehe...

Ok... eu não estou usando isso como medalha, então ficamos assim...
No século XXI não existem mais autodidatas...

Autodidata seria Beethoven que compos ALGUMAS POUCAS OBRAS(hauhauhauhauah) tipo umas 100 ou mais ahuhaua em todos os tons possiveis e impossiveis... que mesmo surdo tocava mais que todo o forum junto...

Ah e é claro Mozart não.. hehhe Mozart fez aula com Beethoven, tá certo que ele era um Gênio, mas fez aula com nada mais nada menos que Beethoven ehehhe.. então MOZART vc não é autodidata(carai me arrepiei todo em falar MOZART hauhau deu até medo ahuahuah)...

Alguém sabe mais algum autodidata aí? heheh... Chopin fez aula com quem mesmo? Mozart?

Falou...

som
Veterano
# jul/06
· votar


(carai me arrepiei todo em falar MOZART hauhau deu até medo ahuahuah)...

uahuahuahuh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quase autodidata...