O que é "TUNING"?

    Autor Mensagem
    Eduardo 336
    Veterano
    # jun/06


    Possuo um Yamaha PSR-260 e ele tem uma função chamada "TUNING"(no meu teclado ela vai de -50 a +50), até agora não intendi o que é esta função, tenho a impressão de que ela não muda a afinação do teclado mas ao mesmo tempo tenho a impressão de que ela muda. Alguém pode me explicar o que é?

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Sou guitarrista, mas essa impressão que muda e não muda a afinação, me leva a conclusão.

    Ela deve alterar o timbre. No começo com mudança de timbre eu as vezes achava que mudava a afinação.

    kevinmoore
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tuning é afinação
    o lá tem 440hz, mas vc pode qrer um lá de 444hz por exemplo... aí vc muda isso

    Eduardo 336
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    kevinmoore
    Pode me exmplicar melhor? não entendi essa parte dos "HZ"...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eduardo 336

    em resumo é onde você afina o teclado (todo, todas as notas ao mesmo tempo)
    esse é um recurso que dificilmente você ira mexer
    geralmente vai usar nestes casos:

    *tocar junto com um piano acustico ou algum outro instrumento que não de pra afinar na hora e este está com a afinação mais baixa
    *pra tirar musica de ouvido e o CD ou fita k7 esta com a afinação um pouco diferente
    *tocar com algum coral em um dia muito frio e o maestro pede pra baixar um pouco a afinação (menos de meio tom) porque os coral não dá pra ficar aquecido (dificil isso mas já tive que fazer)
    * tocar com alguma sinfonica onde tem maestros que gosta de deixar a afinação um pouco acima pra que o som fique mais vibrante (também dificil de ver mas já vi historias de maestros que gostam da afinação em 445 Hz)

    laerguitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    é modifik o carro

    rsrsrsrs

    num sei naun!!!

    flw

    Eduardo 336
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fernando tecladista
    Então quer dizer que o tuning é tipo um transpose só que nele tu pode fazer uma afinação que vai além de meio tom a meio tom certo?

    harofloww
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tipo... você está tocando com um teclado, e tem outra pessoa tocando com outro teclado junto.... dependendo da marca, a afinação varia... não é sempre.. mas já aconteceu comigo isso.. então eu tive que usar o tuning pra afinação do meu teclado ficar a mesma do outro teclado... oO

    flw
    haroflow

    storrecilha
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Eduardo 336
    Então quer dizer que o tuning é tipo um transpose só que nele tu pode fazer uma afinação que vai além de meio tom a meio tom certo?


    sim e não, hehe, o transpose vai alterar a afinação menos que meio tom, o que chamamos de coma.
    para transportar a afinação do seu teclado 1, 2, 3 meios-tons vc usa o transpose... note que o transpose não altera realmente a afinação, só faz mudar o nome da nota no teclado, a altura da nota! (se vc subir meio tom, o C central vai tocar C# certo?)
    agora, usando o tunning vc faz uma alteração tão sutil que mudar alguns numeros, de 0 para +25, vc quase não nota a diferença... seria como apertar muito pouquinho a cravelha de um violão/guitarra/baixo...
    a utilidade disto reside mesmo quando vc acompanha algum instrumento que não pode ter sua afinação alterada facilmente (piano, orgão antigo, naipe de metais, cantor ruim hehe)
    só para constar, se não me engano, 50 Hz é igual a meio tom, então vc consegue subir ou descer meio tom, a partir do ponto 0, mas a vantagem é que vc consegue parar em qualquer ponto, +20, -15...
    espero ter ajudado,

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    storrecilha
    só pra alguns acertos, (acho que sem quere você inverteu os nomes):
    o transpose vai alterar a afinação "menos" que meio tom isso é o tuning
    ---------------------------------------
    só para constar, se não me engano, 50 Hz é igual a meio tom
    isso eu não recordo muito pode ser que isso só se refira ao lá central (440)
    já os Hertz aumentam em em uma PG de base 2 se um lá é 440 o acima é 880 e um abaixo é 220 então uma oitava acima você precisa de +100 hz pra ficar igual o que + 50 vez oitava abaixo

    -------------------------------------------------
    estava procurando sobre isso e encontrei esse link explicando alguma coisa:
    http://www.audionasigrejas.org/Apostila/frequencia.htm


    mas também achei esta apostila otima:
    http://www.cpdee.ufmg.br/~semea/anais/artigos/ChristianHerrera_TR1.doc

    que começa falando sobre hertz e aprofunda até em sintese, é interessante mesmo pra quem não está acompanhando o tópico

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    storrecilha
    só para constar, se não me engano, 50 Hz é igual a meio tom

    Depende cara, de C pra C#, é tantos Hz.
    Mas de G para G#, é um numero em Hz diferente.

    storrecilha
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: storrecilha
    · votar


    fernando tecladista

    valeu, sobre o transpose eu inverti mesmo...
    interessante as apostilas... valeu

    O_Melhor_O_Modesto

    sei não se é diferente pois acho que a distancia das frequencias não varia, pq até onde eu sei (e posso estar muito errado hehe) os tons tem a mesma distancia em se tratando de frequência...

    storrecilha
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O_Melhor_O_Modesto

    quanto a distancia das frequencias, segundo a apostila que o fernando colocou no link, a frequencia aumenta progressivamente de 14 até 27 Hz a cada meio tom, sendo que a progressão se eleva entre 0 e 2 Hz por tom, em principio aleatoreamente.
    Agora seria interessante analisar uma tabela completa com algumas oitavas para ver, pois a tabela da apostila se inicia do C central passando pelo A (440HZ) até a oitava de C.

    Obs: muito interessante esse assunto pq eu nunca tinha me aprofundado sobre isso hehe...

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jun/06
    · votar



    Depende cara, de C pra C#, é tantos Hz.
    Mas de G para G#, é um numero em Hz diferente.


    Auhuauhuauhua, só rindo mesmo.


    é tantos Hz. Mas de G para G#, é um numero em Hz diferente

    E não é a mesma coisa? ahuhahuha.

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    storrecilha

    http://members.tripod.com/caraipora/esc_temp_freq_.htm

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    só pra não dar confusão

    em um sistema temperado o que é igual de uma nota para outra são as "comas" , um tom é dividido em 9 comas


    mas os Hz não

    Dó = 263,63 Hz
    Dó # 277,18 Hz
    diferença é = 13,55 Hz

    Sol = 391,99 Hz
    Sol # 415,31 Hz
    diferença = 23,32 Hz

    -----------
    o primeiro LÁ do teclado é igual a 110 Hz
    o segundo LÁ do teclado é igual 220 Hz
    o terceiro LÁ (central) é 440 Hz
    o quarto LÁ é 880 Hz
    dá pra se ver que um é sempre o dobro do outro, então não é a mesma quantidade de Hz de nota pra nota se fosse igual o terceiro Lá seria 330 no ligar de 440

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    se vc subir meio tom, o C central vai tocar C# certo?)
    agora, usando o tunning vc faz uma alteração tão sutil que mudar alguns numeros, de 0 para +25, vc quase não nota a diferença... seria como apertar muito pouquinho a tarracha de um violão/guitarra/baixo...



    o cara ja disse tudo, pode fechar o topico srrss é isso mesmo!!!

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    TONY BLANCO
    Auhuauhuauhua, só rindo mesmo.


    é tantos Hz. Mas de G para G#, é um numero em Hz diferente

    E não é a mesma coisa? ahuhahuha.


    Não.

    em um sistema temperado o que é igual de uma nota para outra são as "comas" , um tom é dividido em 9 comas

    mas os Hz não

    Dó = 263,63 Hz
    Dó # 277,18 Hz
    diferença é = 13,55 Hz

    Sol = 391,99 Hz
    Sol # 415,31 Hz
    diferença = 23,32 Hz


    Ta ai os dados pra comprovar.

    JeanCarlo
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: JeanCarlo
    · votar


    Só pra citar: eu toco na igreja; um dia cheguei e o Baixo e a guitarra estavam perfeitamente afinados entre si, mas não com o teclado... Como meu teclado era ruim, eu fiquei sem tocar, por que ele não havia tunning e a dissonância era apavorante. Como se fosse o máximo, 1/4 de tom.

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    JeanCarlo
    Mandava os maluco afina de acordo com o teclado.

    storrecilha
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    JeanCarlo

    Mandava os malucos afinarem de acordo com o teclado. (2)

    storrecilha
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    TONY BLANCO
    fernando tecladista

    ihh, o texto que o Tony postou é mais conclusivo, apesar de eu ter notado que a diferença entre os tons não é costante, o texto cita que a distancia segue uma razão, de 1,059, mas não chega nos mesmo valores que o texto que o Fernando postou, qual seria então a informação correta?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    storrecilha

    você fala do primeiro ou do segundo link que postei?

    o segundo na mesma tabela tem dois padrões de afinação:
    temperado e maior justa

    e o maior justa não segue a mesma regra do outro tem uns valores com grande diferença:
    SI 4 = 493,8560 (temperado) e 495,00 (maior justa)

    agora se comparar o primeiro link que coloquei, tem algumas diferenças de arredondamento: ???,99 pra ??,000

    ------------------------------------

    JeanCarlo
    sem tocar, por que ele não havia tunning os teclados que não tem afinação vem em 440Hz
    tem que ver se os caras acharam o tom na orelhada ou se usam aqueles afinadores somente com luzes de + e - que não é muito preciso, melhor são os de ponteiro, ou os caras mexeram no afinador e descalibraram

    storrecilha
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    fernando tecladista

    eu li sobre o temperado, vou pesquisar mais sobre esse assunto que me despertou curiosidade

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é "TUNING"?