Kawai K1 - ajuda urgente!

    Autor Mensagem
    Blue Jazz
    Veterano
    # jun/06


    Estou pra comprar um Kawai K1 usado amanhã de manhã por 850 reais.

    Toco guitarra, violão, contrabaixo... não sei muito sobre teclados.

    Este teclado é bom? Sei que é tipo "sintetizador"...
    O que mais me importa é o timbre de piano, quero estudar nele música erudita e jazz, além de usar pra compor e fazer arranjos. Vale à pena?
    Alguém já tocou num desses, sabe me dizer quais são suas qualidades e defeitos? Se serve pro que eu quero? E o preço, tá caro?
    Se alguém tiver condições de me ajudar ainda hoje, agradeço sobremaneira.

    Abraços musicais,

    Ricardo.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu nunca vi esse teclado, mas lendo umas reviews pela internet descobri que ele é bem velho e tem bons sons, exceto piano e alguns timbres acústicos. Não sei se vai te servir mto bem. Se souber inglês, veja por si próprio:
    Reviews do K1.
    Infelizmente não posso ajudar mais.

    Abraço e boa compra.

    gustavorino
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Blue Jazz
    Cara.. ele tem sintese aditiva.. o que permite fazer umas coisas bem malucas.. certamente nenhum timbre se parecera real.. mas permite umas viajem bem doidas!

    Blue Jazz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eder e Gustavo,

    Muitíssimo obrigado pela ajuda, foi de grande valia!

    Rick Pac
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Conheço este teclado. Não tem som de bom piano. Por este preço, dê de entrada num Yamaha DGX-305 ( +/- R$ 1600). Estará com teclas e sons melhores. Procure em tópicos do fórum falando sobre ele. Tem um custo/benefício fantástico !

    MetalKey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu tenho um Kawai K1II, que só adicionaramreverb e dalays na versão que você está comprando.
    Ele foi lançado para concorrer com o D50 da Roland.
    Sua síntese aditiva é simplificada, não existe portamento e nem ressonância, mas adicionando harmonicos você consegue um efeito semelhante de ressonância. A ausência de portamento pode ser solucionada com a função auto bend.
    Ele é leve, e tem ótimas teclas!
    Dá para fazer muitos timbres legais de hammond, pianos elétricos e moogs. Timbres acústicos são dificeis de fazer. Fiz vários pianos, mas nenhum acústicos. Ele é muito bom para fazer leads.
    Quanto ao preço eu já vi até de 1.100 no mercado livre. e o seu móduto por 500.
    Espero ter ajudado um pouco.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    MetalKey
    só de curiosidade, como funciona esse auto bend.?

    MetalKey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fernando tecladista
    Você edita o som de forma que quando você aperta a tecla ele parte de uma região mais grave tipo uma oitava e você coloca o tempo que ele percorre até chegar na nota que você apertou. A vantagem no K1 é que quando o timbre esta monofonico, se você estiver com uma tecla apertada e aperta a outra este efeito é bem pequenininho. Então quando você faz um solo com a banda todo mundo pensa que o teclado tem portamento, mas se for conferir o timbre parte sempre de baixo para cima ou entao de cima para baixo e de uma localidade previamente determinada. Ao contrario de que o portamento parte da última nota apertada até a proxima, seja de baixo para cima ou de cima para baixo, apenas com o tempo previamente determinado. A música Octavarium o Dream Theater tem um solinho de moog com portamento e eu peguei este solinho usando este recurso no meu K1 e o efeito é semelhante e o timbre praticamente igual. Já no meu X3 isto não deu muito certo, pois so faz com dois ociladores e um fica estático.

    MetalKey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fernando tecladista
    Você edita o som de forma que quando você aperta a tecla ele parte de uma região mais grave tipo uma oitava e você coloca o tempo que ele percorre até chegar na nota que você apertou. A vantagem no K1 é que quando o timbre esta monofonico, se você estiver com uma tecla apertada e aperta a outra este efeito é bem pequenininho. Então quando você faz um solo com a banda todo mundo pensa que o teclado tem portamento, mas se for conferir o timbre parte sempre de baixo para cima ou entao de cima para baixo e de uma localidade previamente determinada. Ao contrario de que o portamento parte da última nota apertada até a proxima, seja de baixo para cima ou de cima para baixo, apenas com o tempo previamente determinado. A música Octavarium o Dream Theater tem um solinho de moog com portamento e eu peguei este solinho usando este recurso no meu K1 e o efeito é semelhante e o timbre praticamente igual. Já no meu X3 isto não deu muito certo, pois so faz com dois ociladores e um fica estático.

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu tive um k1II e um D20 (no fim dos anos 80), o synt do k ganhava grande do D20, eu conseguia fuçar os parametros e imitar um sax que no D20 nao chegava nem perto. alem de ser menor em tamanho físico. me deu saudades.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    MetalKey

    entendi, pensei que era algum botão magico onde você acionava algo parecido com o portamento

    se comparar com o meu d-20 você edita o pitch env (mas no d-20 não tem modo mono)

    quanto ao X3:
    não deu muito certo, pois so faz com dois ociladores e um fica estático
    eu fui ver isso no meu 01/w, creio que os parametros do 01/w como do x3 são praticamente iguais
    aqui no meu cada oscilador tem um controle de level individual pra isso: pitch EG int:, logo depois do level (volume) do oscilador

    os controles do segundo oscilador só aparecem quando você coloca o OSC MODE em DOUBLE senão os paremetros do segundo ficam escondidos, caso queira dá pra colocar valores diferentes e até contrarios para cada oscilador ou colocar o mesmo nos dois
    talvez no seu seja igual

    testei isso com o timbre de moog do 01/w mas não gostei muito do resultado, a subida fica meio picotada, parecendo disco de 33 rodando em 78, compensa continuar fazer isso no pitch bend manualmente

    MetalKey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    fernando tecladista
    Cara! Pelo que você me falou a estrutura de síntese é a mesma! O 01/w é AI2 também?

    Eu vi que dá mesmo para fazer conforme você me falou e o resultado realmente não ficou melhor que no Kawai. Porém eu não gostei pq cada tecla apertada ele da o auto bend e fica ejoativo. No kawai so dá quanto você nao esta com outra apertada.

    É sempre bom trocar estas idéias de síntese!
    Valeu cara! Um abraço.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    MetalKey

    Cara! Pelo que você me falou a estrutura de síntese é a mesma! O 01/w é AI2 também

    é a mesma AI2 uma vez eu tive a oprtunidade de mexer em um X3 e não muda muita coisa de um para o outro o 01/w não tem banco GM mas no seq tem 48.000 eventos (contra 32.000 do X3) mas não guarda na memoria e a navegação no 01/w é muito mais pratica pelo tamanho e graficos do display (isso mais pra programar, ao vivo não faz diferença)
    os multisounds são diferentes 255 do 01/w contra 340 do X3 mas no total tem 6Mbites os dois (então pela logica dos 255 dentro dos 6 MB alguns teram mais definição) mas no final das contas os dois são otimos
    -------------------------------------

    mas sobre o K1
    No kawai so dá quanto você nao esta com outra apertada.
    isso faz uma diferença enorme

    eu tinha uns artigos sobre essa serie da kawai - K1...K4... feitas pelo "fabio ribeiro" vou procurar pra ver se ainda estam aqui (revista ON & OFF)

    Blue Jazz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Gente,

    Muito obrigado pela força!
    Fernando, se vc achar esses artigos serão muito úteis pro pessoal que tem teclados dessa série... valeu mesmo!

    Abraços musicais,

    Ricardo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kawai K1 - ajuda urgente!