Teclas de arranjadores Roland. Quanto custam?

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/06


    Desde o dia em que eu comprei meu Roland EM-50, ele apresentou uma tecla tocando mais forte que as outras, e é exatamente o mi central. Isso é sujeira ou defeito? Como posso fazer a limpeza? E se for defeito, como trocar aquela tecla específica (ou conjunto de teclas)? E quanto custa(m)?

    yanni540
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    mano_a_mano
    Não sei se vc já mandou consertar o seu teclado, mas isso é sinal de sujeira mesmo, entre a placa CI e as borrachas das teclas.
    Eu estava com um E56 com esse mesmo defeito, só que em outra tecla. Abri o teclado, soltei o conj de teclas, tirei todas as borrachas, observando a sua montagem, deixando fora, numa posição em que eu não errasse na hora de colocá-las de volta ao seu lugar.
    Assim que tirei as borrachas, ficou só a placa de circuito impresso. Peguei o spay de limpa contatos e apliquei o produto sobre toda a placa, do lado das borrachas, é claro e passei um algodão, com cuidado, para não quebrar a CI.
    Peguei as borrachas, uma a uma, para não perder a ordem e nem a posição de montagem, e lavei com agua e detergente neutro a parte do grafite, mas com cuidado.
    Depois sequei as borrachas e coquei nos seus devidos lugares, encaixando bem, aquelas maminhas, até sentir que estavão bem encaixadas (vc ouve um click baixinho).
    Montei tudo novamente e toquei. Ficou zero-bala. Todas as teclas com a sensibilidade normal.
    Não sei se vc tem habilidade para pequenos reparos, mas vai em frente.
    Abração.

    Marcelo Shell
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    mano_a_mano
    Se você não perceber nenhuma diferença entre o mecanismo dessa tecla e as demais quando toca, deve ser sujeira mesmo, eu digo isso por que uma vez já tive problema com uma tecla que ficou meio dura, alguma coisa saiu do lugar e levando ao técnico ele só desmontou limpou e recolocou no lugar, aproveitando para limpar o teclado inteiro por dentro porque o que entra de sujeira não é brincadeira, apesar de meus teclados ficarem guardados dentro de de seus cases e envoltos em plásticos quando não estão em uso. O mais seguro é você levar a um técnico de sua confiança o problema é o custo, na época (uns 8 anos atrás) me custou por volta de R$ 100,00 só pra abrir e limpar sem trocar peça nenhuma. Esse é um serviço relativamente simples de fazer, se você se achar capaz, faça com bastante calma num lugar claro e espaçoso. Eu já fiz isso uma vez num sp76 e confesso que fiquei bastante apreenssivo, mas no final tudo deu certo e eu ainda economizei R$100,00.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas de arranjadores Roland. Quanto custam?