Roland EM-50 + Roland SC-880 = "casamento com comunhão de bens"

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mai/06


    Após um certo período de ausência, voltei mais uma vez, agora falando sobre uma experiência interessante que eu tive com dois dos meus equipamentos: o teclado Roland EM-50 e o módulo Roland SC-880.
    Para os mais antigos daqui do fórum, eu já falei um bocado sobre esse módulo, acredito eu - mas ele era emprestado, e não meu mesmo, como é agora. Apesar de já ser (bem) antigo, ele satisfez todas as minhas necessidades quanto a timbres, polifonia, edição, programação, etc. Troquei um Yamaha que tinha por aqui por ele, pagando R$ 400,00 de diferença. Com certeza foi uma boa aquisição.
    Mas agora vamos ao assunto principal...
    Depois que eu finalmente comprei esse módulo, era lógico que seria também necessário ter um teclado controlador. E como o meu EM-50 estava sobrando por aqui (já que agora eu toco mais piano e órgão do que teclado com ritmos), resolvi usá-lo para controlar o módulo. Olha... Nunca vi tamanha compatibilidade... Não sei se é porque ambos são GS, ou porque ambos são Roland, sei lá eu. Só sei que tudo o que eu fazia no teclado se refletia no módulo, desde a troca de programas até o D-BEAM!!! E tem mais: aquele esquema que eu fiz para criar um "mono-lead analógico" (lembram?) também funcionou no módulo, via MIDI, mesmo quando eu estava rodando o arquivo SMF dessas programações todas no drive do EM. Interessante...
    Logo, cheguei a uma conclusão: eu não estava apenas usando um módulo com um controlador. Ambos EM-50 e SC-880, literalmente, se tornaram "um só instrumento". Foi um legítimo "casamento com comunhão de bens"...

    P.S.: Quem teve alguma experiência parecida e quiser postar aqui, fique à vontade.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    pra completar todas as firulas que o d-beam gera são comandos midi (como se fosse alguem de verdade tocando) que é processado em umas das partes midi do proprio teclado, então isso também vai pro midi out

    então daria pra qualquer modulo com padrão GM (mesmo de outra marca) executar os floreios do d-beam, "mas" não teria um resultado 100% já que cada modulo tem suar particularidades de timbre

    mano_a_mano
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    fernando tecladista
    então daria pra qualquer modulo com padrão GM (mesmo de outra marca) executar os floreios do d-beam,
    Todas as mensagens do D-Beam são do tipo "NRPN", e o GM não consegue interpretar essas mensagens. A menos que seja o GM2, que é, ao meu ver, a fusão do GS com o XG.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    correto

    mano_a_mano
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    E agora mesmo eu juntei o Privia nisso tudo...
    Para quem não sabe, há tempos atrás eu elaborei um "mapa" das conexões do meu setup:

    http://geocities.yahoo.com.br/ec_music_maker/conex.jpg

    Bom, esse mapa está mudado. Agora é assim:

    Para estúdio:
    - LINE OUT 1 L/R do SC-880 no LINE IN L/R do EM-50;
    - LINE OUT L/R do EM-50 no LINE IN L/R do PX-300;
    - PHONES do PX-300 no LINE IN da placa de som (Crystal);
    - MIDI OUT do EM-50 no MIDI IN 1 do SC-880;
    - MIDI OUT e MIDI IN 2 do SC-880 na porta MIDI da placa de som;
    - MIDI OUT e MIDI IN do PX-300 na porta MIDI MPU-401 da SiS;
    - FC-4 no SUSTAIN do EM-50;
    - SP-3 no DAMPER do PX-300.

    Para ao vivo:
    - LINE OUT 1 L/R do SC-880 no LINE IN L/R do EM-50;
    - LINE OUT L/R do EM-50 no LINE IN L/R do PX-300;
    - LINE OUT L/R do PX-300 nas entradas do MV-500;
    - Saídas do MV-500 no sistema de som externo;
    - MIDI OUT do EM-50 no MIDI IN 1 do SC-880;
    - MIDI OUT do PX-300 no MIDI IN 2 do SC-880;
    - MIDI OUT do (futuro controller*) no MIDI IN do EM-50;
    - FC-4 no SUSTAIN do EM-50;
    - SP-3 no DAMPER do PX-300.

    * Provavelmente um Yamaha PSS-480 (é isso mesmo, aquele de teclas pequenas).

    Em ambos os casos, o LOCAL do EM-50 fica em OFF.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Roland EM-50 + Roland SC-880 = "casamento com comunhão de bens"