síncope o que é?

Autor Mensagem
Manassés Almeida
Veterano
# mai/06


pessoal eu estava estudando uma partitura de blues e de repente o comentarista que estava narrando a explicação,falou sobre quiálteras,sinais de repetição... mas ele falou algo que não entendi... o que danado é síncope na música!!!!! me ajudem um abraço!

Minow
Veterano
# mai/06
· votar


acho que é uma quebra no tempo da musica... nao sei te explicar com maiores detalhes nao

storrecilha
Veterano
# mai/06
· votar


Síncopa – s.f. 1. A acentuação de contratempos, ou seja, os tempos fracos do compasso, criando um efeito de surpresa no ouvinte.

Sincopado – adj. 1. Que é caracterizado por síncopa.

veja aqui

thifm
Veterano
# mai/06
· votar


Síncope: extensão do tempo forte para a parte fraca de uma unidade de tempo.

Exemplo: 1 semicolcheia, 1 colcheia e uma semicolcheia...

Não tem como desenhar figura ritmica aqui. Ficaria mais facil de ilustrar... :(

João Júnior
Veterano
# mai/06
· votar


Manassés Almeida
A sínconpe é um dos elementos característicos do blues (também muitíssimo utilizado no jazz).
É a ALTERAÇÃO do tempo forte do compasso.

Explicando melhor:
Comumente o compasso (4/4 por exemplo) tem como seu tempo forte o primeiro tempo (no comum todo mundo chama de "a cabeça do compasso") e os outros tempos são tempos fracos.
ex:

|| *UM* dois três quatro ||

Quando vc utiliza a síncope vc altera esse tempo forte de lugar.
ex:

|| um *DOIS* três quatro ||

A síncope no tempo dois é mais comum mas ela também pode ser dessas formas:

|| um dois *TRÊS* quatro ||

|| um dois três *QUATRO* ||


Até mais.

thifm
Veterano
# mai/06
· votar


João Júnior
Mandou bem!! :D

mazza
Veterano
# mai/06 · Editado por: mazza
· votar


Manassés Almeida

SINCOPE s.f. (do grego syncope, ação de cortar pelo lat. e fr. syncope) 1. Perda transitória de consciência causada pela diminuição do débito sanguíneo cerebral, muitas vezes associada a uma parada ou diminuição extrema do ritmo cardíaco. 2. Supressão de um ou mais fonemas no interior de uma frase. 3. Processo ritmico que consiste em deslocar, ao prolongá-lo, um tempo fraco sobre um tempo forte ou sobre a parte forte de um tempo.
(Dicionário Larousse Cultural )

João Júnior

É isso aí!!! :D

storrecilha
Veterano
# mai/06
· votar


muitas vezes associada a uma parada ou diminuição extrema do ritmo cardíaco

putz musica pode ser perigoso hehehe

Manassés Almeida
Veterano
# mai/06
· votar


Gente muito obrigado a todos vcs que cooperaram para tirar a minha dúvida, sou tecladista novo e preciso de tecladistas "CRANIOS" como vcs! agradeço especialmente ao João Júnior,Thifm,Mazza e ao storrecilha. VALEU CARAS VCS SÃO D+!!! 1 FORTE ABRAÇO.

Manassés Almeida
Veterano
# mai/06
· votar


pessoal só + uma pequena dúvida: a síncope é representada por um traço na aste da figura musical né? valeu!

storrecilha
Veterano
# mai/06 · Editado por: storrecilha
· votar


a sincope vai ter um acento do tipo ">"

uma barra "-" sobre a nota pede que ela seja tocada martelada (cortando metade do valor da nota e deixando essa outra metada em silencio para destacar) mas sem sincopation

outra forma de sincopation é aparecer uma pausa no tempo forte e a nota no tempo fraco (em jazz e blues muito comum) nesse caso não precisa de acento

Ken Himura
Veterano
# mai/06
· votar


a sincope vai ter um acento do tipo ">"
Acento não é necessariamente síncope. Ele também é usado para criar drama em alguns trechos, mas o 1º tempo continua sendo forte...

E o martelè (-) não tem a ver diretamente com síncopes. É uma variação da técnica de stacatto.

Attila Okada
Veterano
# ago/09
· votar


Alguém de vocês consegue identificar onde está a síncope desta música???

http://www.youtube.com/watch?v=sy_d10_o1l8

Ou será que tá só na letra mesmo??

sensei
Veterano
# ago/09 · Editado por: sensei
· votar


Manassés Almeida
pessoal eu estava estudando uma partitura de blues e de repente o comentarista que estava narrando a explicação,falou sobre quiálteras,sinais de repetição... mas ele falou algo que não entendi... o que danado é síncope na música!!!!! me ajudem um abraço!

Vou tirar sua duvida amigo.

Sincope : é a articulação de um som num movimento fraco do compasso,prolongando-se para o movimento forte

Temos: sincope regular e sincope irregular.

veja as diferenças aqui.

Síncope regular: quando temos notas
Síncope irregular: quando no inicio da nota temos pausa.

Exemplo 2:

Síncope regular
:
Montei aqui varias notas para que vc entenda melhor.

semínima depois mínima = sincope
colcheia depois semínima = sincope
semicolcheia depois colcheia =sincope etc..


Qualquer duvida é só perguntar ai. abraço

A sincope tbm é muito usado em choro,maxixe,samba

sensei
Veterano
# ago/09 · Editado por: sensei
· votar


Minow respondendo?
acho que é uma quebra no tempo da musica... nao sei te explicar com maiores detalhes nao

?

mazza
Veterano
# ago/09
· votar


sensei
que besteira é essa?? isso não tem nada a ver com o tópico....

Minow
Veterano
# ago/09 · Editado por: Minow
· votar


sensei
Amigão, esse tópico tem 3 anos. Eu respondi nele há 3 anos, entendeu? Olha a data.
Se você tem um problema pessoal comigo, vai falar no seu tópico ao invés de upar tópico antigo.

E mais, você mal sabe escrever direito e se diz mestre?
Tá é fazendo papel de palhaço nesse fórum, ninguém te leva a sério aqui.

Bizet
Veterano
# ago/09
· votar


sensei
Eu te levo a sério!!

sensei
Veterano
# ago/09 · Editado por: sensei
· votar


Bizet
sensei
Eu te levo a sério!!


Pode levar a sério sim amigo. até porque as fontes postada por min aqui são todas verdadeiras e de muita valia.

São fonte retirada do meu conhecimento de muito estudo de livros, tais como: Bona,conhecimento geral dos musicos, obras teóricas editada pelo grupo Editorial RICORDIetc....

Bizet
Veterano
# ago/09
· votar


sensei

São fonte retirada do meu conhecimento de estudo e de livros, tais como: Bona,conhecimento geral dos musicos, etc....


Caralho, já deu pra ver que você entende do assunto. É legal ter gente como você aqui, a maioria das pessoas fica só no achismo!!

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


sensei
Ele tá sendo irônico.

Como eu disse: Tá é fazendo papel de palhaço nesse fórum, ninguém te leva a sério aqui.


Bizet
Pára de dar trela. Se ele ao menos fosse engraçado como o Akan, mas ele não é.

Bizet
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Ele pode não chegar ao nível do Mestre, mas pelo menos poderia ser um bom aluno. É um diamante bruto, apenas.

sensei
Veterano
# ago/09 · Editado por: sensei
· votar


Minow
le tá sendo irônico.

Como eu disse: Tá é fazendo papel de palhaço nesse fórum, ninguém te leva a sério aqui.




Ok amigo... vamos lá a pergunta de musico para musicos tá?

voce disse que é musico né..
Eu te Pergunto?

O que é uma apogiatura dobrada?

sensei
Veterano
# ago/09
· votar


Bizet
Ele pode não chegar ao nível do Mestre, mas pelo menos poderia ser um bom aluno. É um diamante bruto, apenas.
Cara eu não acredito que vc duvida de min aqui.....

sensei
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Ele tá sendo irônico.

Como eu disse: Tá é fazendo papel de palhaço nesse fórum, ninguém te leva a sério aqui.

outra pergunta que é bem facil.
O que é uma apogiatura breve/

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


outra pergunta que é bem facil.
O que é uma apogiatura breve/


sensei
O que diabos essa pergunta tem a ver com o tópico? Sério, tchê, para de querer tumultuar! Não existe nada mais desagradável que isso. Para de te achar o "fodão" que aqui tu é igual a todo mundo, se bobear é menos até que o resto do pessoal por ficar se achando e querendo tumultuar.

sensei
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Outra pergunta! o que é uma apogiatura dobrada?

Cara! se voce responder sem utilizar fonte tais como a net que embora tem erros eu te dou um chocolate.

sensei
Veterano
# ago/09 · Editado por: sensei
· votar


Van_Lorien
sensei
O que diabos essa pergunta tem a ver com o tópico? Sério, tchê, para de querer tumultuar! Não existe nada mais desagradável que isso. Para de te achar o "fodão" que aqui tu é igual a todo mundo, se bobear é menos até que o resto do pessoal por ficar se achando e querendo tumultuar.



desculpa ai cara! é que ele vem me provocando e me desafiando nos tópicos... prometo não mais responder aqui. abraço

Bizet
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bizet
· votar


sensei

Cara eu não acredito que vc duvida de min aqui.....


Não acredite. Eu não duvido de suas habilidades, de seu vasto conhecimento... apenas duvido que você consiga alcançar o nível de erudição do Akan. Mas não fique triste, se ele for ouro, você é prata ;)

Disserte um pouco mais sobre as fontes de onde você tira seu saber.

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


sensei
Eu acompanhei a "discussão" e ninguém tava te provocando, tu que tá afim de aparecer mesmo criando caso com o pessoal do fórum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original