Como programo os timbres...

    Autor Mensagem
    CIRO
    Veterano
    # ago/03


    tenho um yamaha psr-540 e no manual num fala nada de como programar os timbres...enfim...alguém se habilita a me dizer como faço isso????

    Ewerton
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    eu tenho um PSR 520 acho que é a mesma filosofia...
    so que estou no meu trabalho agora e to sem o teclado pra lembrar dos nomes dos botoes, mas eu sei como se faz,,,
    meu ICQ 101199808
    meu e-mail: ewer.sc@bol

    entre em contato que eu te explico...
    tens uma foto do teu teclado (ou alguma foto que achou na net do PSR-540 ??)
    se tiver fica mais facil de eu saber que teclado é esse, pq eu nunca vi um de perto
    ME ESCREVA CARA !

    fathertime
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    CIRO

    Eu tb tenho um psr-540 mas não entendi muito bem a tua pergunta.
    Se tu puder ser mais específico posso te ajudar, pois sei quase todas as funções do teclado...

    Eu tb tenho uma dúvida, se puder me ajudar: Como se faz para gravar um determinado ritmo do teclado para o disquete (se é que isso é possível)?

    CIRO
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    fathertime
    a programação facilita o uso de vários timbres e efeitos diferentes numa mesma música...sem precisar ficar mudando os números dos timbres toda hora...

    CIRO
    Veterano
    # ago/03 · Editado por: CIRO
    · votar


    Ewerton
    aqui tem a foto do meu teclado...

    http://www.yamahamusical.com.br/imagem.php?pagina=produto&id=828614955

    fathertime
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    CIRO

    ah...agora eu e entendi. Faço isso toda hora. É bem simples e MUITO útil:

    1-Primeiro seleciona o timbre que tu quer (faz os teus ajustes preferidos nos efeitos-dsp, reverb, harmony, também)
    2-Depois aperta o botão redondo que tem do lado esquerdo dos quatro botões de registros de memória. Acenderá a luz verde ou vermelha, seleciona a verde.
    3-Segura aquele botão vermelho que tem escrito "registration memory" em cima e "one touch setting" em baixo; SEGURANDO o botão, aperta um dos números (1,2,3 ou 4) pra gravar os teu ajustes.
    4-PRONTO!!! Tudo que tiver na tela do teclado na hora que tu tinha apertado o botão vermelho + algum número será gravado (não apenas os timbres, mas todos os efeitos, voice r1,r2,left ligadas ou não, etc...). Depois pra chamar o timbre gravado é só apertar o número.
    O psr-540 tem 32 bancos de gravação com quatro números cada. Se tu quiser gravar mais que quatro timbres é só mudar o banco. Para fazer isto é só segurar o botão "direct acess" e apertar no botão 1 dos "registration memory". Então aparecerá a opção de mudar o banco (tem 32 ao total).

    Só mais uma coisa. Se por exemplo, tu tiver tocando alguma música com algum ritmo no teclado (8beat pop, por exemplo) e tu apertar algum botão de registros que tu tinha gravado antes no meio da música, o ritmo ira mudar também para aquele que estava selecionado quando tu gravou o registro. Para evitar isto, deixe apertada a tecla "freeze".

    Não sei se fui muito claro mas qualquer coisa é só perguntar novamente...

    ...mas acho que tu não deve ter procurado direito no manual. Olha na página 54 em diante.

    CIRO
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    fathertime
    valew cara...

    CIRO
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    só faltava isso pra aprender todas as funções do teclado...

    fathertime
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    CIRO

    Outra coisa. Sempre que tu gravar configurações, grava em um disquete, pois se tu deixar fora da tomada por alguns minutos todas as informações podem ser perdidas.
    Tu já viu a função "bend range"? É muito divertida...com ela a "roda de bend" pode elevar ou diminuir até 12 semitons...

    O Psr-540 (ou o Psr-550) possibilita gravar ritmos do teclado para um disquete? Outra pergunta: O que significa DOC (Disk Orquestra)? Tava lá no manual mas não entendi...

    CIRO
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    fathertime
    valeu a dica...
    sobre o bend range eu já sabia, e uso muito en solos com timbres sintetizados...valeu...

    fathertime
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    CIRO

    Aproveitando que tu tem o mesmo teclado que o meu, eu queria te pedir um conselho. Aqueles timbres lá pelos números 501 (lead/pad) são usados nos solos em algumas músicas do Symphony X ,não são?
    Se possível, queria que tu me dissesse um bom para que eu possa usar.
    Que estilo de música tu toca no Psr - 540? Toca com alguma banda ou apenas sozinho?

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    fathertime
    eu uso bastante lead...gosto de tocar metal progressivo e melódico, e eu tinha uma banda, mas já era...
    nos leads eu misturo dois timbres...502(saw lead)e 168(saw lead).ajusto o dsp no 127 e coloco o efeito rotrysp 5(fast)...fica legal...
    as vezes eu uso outros timbres de lead com ajustes e timbres um pouco diferentes, mas basicamente é isso...

    fathertime
    Veterano
    # set/03
    · votar


    CIRO

    valeu pela dica...

    Eu tb inventei uma configuração muito boa; se tu quiser:

    Voice r1: 038 (eletric organ) volume 75. Dsp: Gate reverb
    Voice r2: 089 (strings) voluume 80.
    ...e coloca uns 80 de reverb nisso tudo.

    O timbre ficará IGUAL aos usados nos solos das músicas Mary-Lou, Full Moon e 8th commandment. do Sonata arctica (não sei se tu as conhece, mas os teclados, e as músicas em si, são muito bons).

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    fathertime
    conheço sim...já usei esses ajustes no meu teclado e o timbre fica legal...mas basicamente eu só uso leads, pianos, cravos e os drawnbars organs...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como programo os timbres...