Alguém sabe p/ q serve a clade de dó?

    Autor Mensagem
    Syl
    Veterano
    # ago/03


    As claves usadas são as de Sol e a de Fá, e eu nunca vi uma partitura q tenha a clave de Do. Alguém sabe pq e p/ q ela existe?

    CIRO
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    eu tb tenho essa dúvida...

    morais
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    sopros muito graves se não me engano tuba etc...

    maggie
    Veterana
    # ago/03
    · votar


    Syl
    CIRO

    Como o morais falou... é pra instrumentos que tiram sons bem graves.

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Syl
    instrumentos de som grave usam muito a clave em Dó.
    Tuba, Baixo, etc...

    Syl
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    valeu aí!
    mas quao grave é a clave de dó? tipo, qts oitavas mais grave q a de sol?

    mazza
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Enganados! A clave de dó é para sons médios.
    Atualmente, a sua utilização se encontra mais em partituras de canto coral, a saber:
    A clave de sol é usada para os sons agudos (sopranos). A clave de fá é usada para os sons graves (barítono e baixo), e a de Dó para os sons médios (meio soprano, contralto e tenor).
    Segue abaixo, exemplos de utilização de claves por instrumentos:

    Agudos (Clave de Sol): violino, flauta trompete, oboé, gaita, violão* , clarinete, cavaquinho e bandolim

    Graves (clave de Fá): contra-baixo, trombone, violoncello, fagote e tuba

    Médios (clave de Dó): viola (pouco usada)

    * o violão, apesar de ter um som médio, é escrito na clave de Sol pelo fato de sua escrita ser anotada uma oitava acima do som real.

    Falou??

    Syl
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Valeu Mazza!! Por acaso vc fez faculdade de música ou algo do tipo??

    mazza
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    naum, sou formado em arquitetura, mas trabalho desde 92 com música (profissionalmente), deu pra aprender alguma coisa, eu acho...

    Syl
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    mazza
    Pensei q vc tinha feito facu de música... é q vc manja mt.

    Andre_Twist
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    É facil Saber o que é a clave de Dó e quando deve ser usada
    é só ler o que o mazza disse acima!!!

    apocaliptica
    Veterano
    # set/03
    · votar


    o unico instrumento em q se usa clave de do e a viola classica...

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # set/03
    · votar


    bom, a clave de do e para sons medios e eh mais usada em concertos e apenas parea algusn intruemntos, para viola e algumas vezes muda-se no meio da partitura para a clave de do em violino
    e tem tres tipos de clave de do
    na segunda linha, na terceira linha e na quarta linha, mas naum se usa mais
    assim como existia figuras musicais muito longas e na musica moderna nau se usa...
    como a breve, longa, semilonga e maxima, que num compasso de 4 por 4 valeria
    breve 8 tempos
    semilonga 16 tempos
    longa 32 temos
    maxima 64 tempos
    mais eh muitoooooooooooooooooooooo anitog

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    e pq dá se mais preferencia p/ a clave SOL e nao a de DO?
    tipo, pq inventaram a clave de DO se nem é mt usada?

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # set/03
    · votar


    inventaram a clave de dó quando inventraram a partitura na itália....
    junto com algumas coisas antigas que nem sabemos mais..., a clave de dó e poucoquissimo usada

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # set/03
    · votar


    na verdade claves são padrões...
    eu pdoeria inventar uma clave doida.... tipo.... clave de ré, desde que o D3 seja no 4º espaço da pauta... e assim ia a leitura

    AlbiereX
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dennis... Acho que sua resposta ao tópico está totalmente fora do tópico...
    O pentagrama também é um padrão, assim como qualquer coisa que pertence à uma linguágem... A partitura é uma linguagem...

    Existem outros instrumentos que usam clave de dó além da viola...
    Mas hoje, para ser mais "fácil" se usa muito a de Sol e a de Fá...
    Mas antigamente era usado a mudança de clave, para permanecer as notas todas mais próximos possíveis do pentagrama... Dificilmente você vê linhas/espaços complementares nas pautas antigas!

    Dennis, a partitura é sempre um texto, em uma linguagem musical, e tudo em linguagem tem seu valor relativo... Nada é exatamente físico, é apenas relativamente conceptual...

    Você pode tomar como exemplo uma partitura de percussão, onde você ve a caixa com a cabeça da nota quadradinha, os pratos em forma de 'X'... Aquilo não significa nada pra quem não entende, assim como o próprio português escrito, pra quem não compreende a palavra... Não é nada importante... Isso é total na partitura, a exemplificação que você deu, serve para o próprio teclado que você toca...

    Você poderia tocar ele, sem saber onde fica o 'Dó' do instrumento, poderia tocar sem saber em que oitava está situada, sem saber que escala, sem saber qua modo, campo harmônico...(Várias pessoas tocam sem saber)... Porque o próprio nome da nota 'Dó' é apenas uma convenção.

    Uma prova mais técnica disso que eu falei, são os instrumentos que não são transpositores usarem uma afinação diferente para as notas que você chama... Os instrumentos de metais, em sua maioria são afinados em 'Sí bemol', mas o próprio 'Sib' é chamado por eles de 'Dó natural'.... Então, o que você falou não tem utilidade nenhuma, sendo que TUDO na partitura é apenas convencional, como em qualquer outra linguagem!

    E você se engana, quando não ser mais usadas claves e notas antigas... No âmbito de orquestras sinfônicas, existem muitos maestros que gostam de usar a obra original...(com notas e claves, incomum para hoje)...Ou seja, são usadas ainda, mas não para composições atuais =)

    E a breve ainda é utilizada, porque existem fórmulas de compasso em 8/4 por causa de frases rítimicas longas!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    mazza

    Agudos (Clave de Sol): violino, flauta trompete, oboé, gaita, violão* , clarinete, cavaquinho e bandolim

    Graves (clave de Fá): contra-baixo, trombone, violoncello, fagote e tuba

    Médios (clave de Dó): viola (pouco usada)


    exato!!

    oliviojunior
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ...(Várias pessoas tocam sem saber)...

    Eu sou uma dessas pessoas ...

    igorgcr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    cara.....
    essas colocações acima são meio válidas...
    não completamente corretas.

    a clave de dó, assim como a de fá e sól, pode ser colocadas em diferentes "linhas"...
    a clave de dó é basicamente usada para instrumentos médios e baixos.

    as diferentes colocações da clave de dó são.

    alto:
    a marcação é na linha central (das 5)
    usada atualmente para viola e trombone (alto) basicamente

    tenor:
    a marcação é na 4ª linha (2ª de cima pra baixo)
    usada para contrabaixos, violoncelos, fagotes, trombone... utilizada também pra parte tenor de um coral

    existem ainda outras duas, a baritone e a mezzo-soprano, que hoje em dia não são mais usadas.

    espero que tenha ajudado...

    eu sei ler partitura (complementando os comentários feitos acima) ! hehahahhahe

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    teoricamente, uma clave pode ser colocada em qualquer linha. Desde que eu queria. Porém, fica meio chato de escrever algo que apenas eu domine a leitura. É como criar um dialeto no idioma das partituras.

    Curiosidade:

    As claves de Fá e Dó têm dois pontinhos sobrepostos logo após o desenho da clave, mas a de Sol não tem.

    Esses pontinhos servem para indicar em qual linha a clave está situada. Antigamente a clave de sol era usada na primeira, segunda e terceira linhas, e possuia os dois pontinhos, mas como caiu em desuso, passando a ser escrita apenas na 2ª linha, ficou meio redundante adicionar os dois pontinhos pra marcar que a clave de sol estaria situada na segunda linha, já que só havia esta posição.

    igorgcr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    teoricamente sim,... mas na prática são usadas essas duas...
    sacou?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    teoricamente sim,... mas na prática são usadas essas duas...
    sacou?


    não saquei. Eu JÁ SABIA disso.

    AGCC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A clave de C é usada para se tocar Órgão, e é respectiva aos pés. Interessante, não?

    igorgcr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    parabens sabidão

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Porra, olhem a data do tópico.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A clave de C é usada para se tocar Órgão, e é respectiva aos pés. Interessante, não?

    não...

    pedaleira de orgão é na clave de fá

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pedaleira de orgão é na clave de fá (2)


    Porra, olhem a data do tópico.

    Porra, olha o tema do tópico!

    Pelo tema, ele pode ser debatido normalmente como se fosse um tópico criado hoje. Pode não servir para responder o criador do tópico, q já deve ter virado Doutor em Música pela Universidade de Havard, mas dá pra desenvolver o tema do tópico facilmente.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Médios (clave de Dó): viola (pouco usada)
    Porra, totalmente errado isso.

    Viola é TOTALMENTE em clave de Dó. Mas pode usar a clave de sol pra trechos muito agudos.
    Violoncello usa fá na 4ª linha, dó na 4ª e 3ª linhas e sol.
    Contrabaixo usa a mesma coisa de Violoncello, e a de fá 1 oitava abaixo.

    Aqui só vai depender da região que for o trecho.

    E partituras pra tenores podem vir em clave de dó também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém sabe p/ q serve a clade de dó?