Galera Gospel! Dicas e Conselhos

Autor Mensagem
tiagothr
Veterano
# mai/06
· votar


keys_all
Obrigado por suas colocações. Quando o Grupo Lógos tocou em minha igreja, o tecladista estava usando este tipo de "loop" com o auxílio de um mp3 player. Com uma fita adesiva ele grudava o player no teclado; "jogava" o metrônomo do Triton Le nos fones de retorno do resto da banda (recurso do Le que é bem bacana) e soltava uma faixa em mp3. Quem estava na platéia ouvia só o loop de bateria, os músicos ouviam o loop e o metrônomo até o final da música.

O que acho que ele fez foi criar esse loop no próprio Triton, salvou com algum programa de Home Estúdio (tipo cakewalk ou similar), transformou em mp3 e salvou no mp3 player.

Como minha interface entre pc e teclado não é tão boa (minha placa de som é uma porcaria) eu estou procurando na net alguns loops prontos para salvar em MP3. Mas acho que vai ficar artificial demais. Bom... acho que é isso que vou ter que fazer (e comprar logo um mp3 player óbvio). Uma coisa bacana (isso ele mesmo me falou) é que a gravação feita com instrumentos de cordas (violino, etc) também estava em mp3. Então nos shows do lógos os "strings" não são do teclado, mas do mp3 player que está "grudado" no teclado.

Ah, e, de fato, o timbre de piano modificado que o Rogério usou é bom pacas!

Desculpem o trecho longo!

Abraços,

tiagothr
Veterano
# mai/06
· votar


É óbvio que poderia usar o sequencer do Triton... mas acho mais complicado e menos prático.

keys_all
Veterano
# mai/06
· votar


tiagothr
Ha cara, que legal, mas que banda é essa?

Eu Acho legal o lance de Sequencer, no entanto, é meio aritifical! sei la!

Ah, e, de fato, o timbre de piano modificado que o Rogério usou é bom pacas!

Qual será sua combinação!, muito interessante!

Abraços

tiagothr
Veterano
# mai/06
· votar


keys_all
Ok. O Grupo Lógos é um dos pioneiros da profissionalização e expansão da música evangélica no Brasil. Junto com Vencedores por Cristo, Rebanhão e outros, eles marcaram nossa história unindo música e técnica com vida de adoração. São deles músicas como Autor da Minha Fé; Mão no Arado; "Calmo, Sereno e Tranquilo"; e Portas Abertas.
Até hoje estão na estrada fazendo missões. De fato abriram muitas portas para os músicos evangélicos da atualidade.

Eu Acho legal o lance de Sequencer, no entanto, é meio aritifical! sei la!


Então, eu acho que depende muito de como é utilizado. Mas acho bem mais complicado do que o outro recurso de que falei. No entanto, já utilizei sequencer em algumas músicas na igreja e ficaram com um certo diferencial. Estou tenatado a substituir o sequencer pelo mp3 player. Embora isso sirva para MEU uso, possivelmente em outros contextos o sequencer deve ser uma opção melhor.

Abraços...

keys_all
Veterano
# mai/06
· votar


tiagothr
Interessante amigão!

Valew pelas informações!

Abraços

Keyboarder_PIBI
Veterano
# mai/06
· votar


Olá! Sei que este não é o intuito do tópico, mas gostaria de me apresentar (este é o meu primeiro post). Já me sinto familiarizado com o FCC pois já "frequento" há algum tempo, mas só agora consegui me cadastrar...Bom, meu nome é Igor Lopes, sou membro/tecladista da Primeira Igreja Batista em Inhaúma RJ (Pr. Alexandre Macedo), toco no Ministério de Louvor há 10 anos e tenho, graças à Deus, podido abençoar vidas através desse dom maravilhoso que é a música! Estou muito feliz por estar aqui e poder compartilhar um pouco daquilo que Deus têm separado para nós. Espero poder ajudar no que for possível. No mais, podem contar comigo!

No amor de Cristo,

Igor Lopes

tiagothr
Veterano
# mai/06
· votar


Keyboarder_PIBI
Bem vindo mano. Luz nunca é demais!

Keyboarder_PIBI
Veterano
# mai/06
· votar


tiagothr

Valeu...estamos na área!

SoulFree
Veterano
# mai/06
· votar


Estou voltando pra Assembléia de Deus depois de uma loooooonga jornada no “Vale da sombra da morte”, parei de estudar música aos 14, agora, aos 30, resolvi voltar com tudo, tocava metais na época, canto black music no banheiro, comecei a fazer canto popular e piano erudito, numa tacada só...hehehe..

Pra vcs verem a importância da música na vida “dum cabra”, o que me motivou profundamente a voltar ( pra igreja e estudar ), é que tem uma igreja na minha cidade onde estão montando um coral estilo “Kirk Franklin And Family” ( manja ? aliás, grande pianista ), o líder que está coordenando é cantor e pianista experiente.

Estou procurando um piano digital, e tirei muitas dúvidas de qual comprar nesta comunidade nota 10, e também resolvi fazer parte oficialmente. A galera é show, tenho inveja deles, pois a maioria já toca piano ou teclado, mas um dia chego lá.

Fiquem na paz.

Keyboarder_PIBI
Veterano
# mai/06
· votar


SoulFree
É isso aí, cara!
Realmente, a música é um instrumento poderoso...continue firme nesse propósito de servir a Deus. A vida dentro da Igreja não é fácil, principalmente pra nós, músicos, que estamos servindo de exemplo pra muita gente...mas podes crer que a vida lá fora não compensa. Adorar a Deus através da música é, pelo menos pra mim, algo muito recompensador, por isso não abro mão nunca.

Muito bom estar aqui...

Fique na Paz!

SoulFree
Veterano
# mai/06
· votar


Valeu o apoio moral ! Que Deus nos ajude.

Mitilico
Veterano
# mai/06
· votar


Amigos, estou iniciando no FCC, já acompanhava o trabalho de um amigo aqui no Cifra, comecei a vasculhar esse site e descobri esse forum.....espero aprender mais sobre música e teclado pois eu já vi que tem muita gente fera na área Como me interessei um pouco tarde e com a correria do dia a dia (trabalho, facul) estou impossibilitado de treinar e estudar com um professor, logo toda dica absorvida por aqui será útil já que estou numa "roubada" de ter que tocar na minha igreja...só pra ajudar o músico mais experiente do louvor saiu da igreja....a bucha ficou comigo..hehe..mas Deus é fiel....
Desculpe pelo prolongamento, mas é uma apresentação.....
abraços e fiquem com Deus!! Mitilico

Keyboarder_PIBI
Veterano
# mai/06
· votar


Mitilico
Seja bem vindo...

TharsisCardoso
Veterano
# mai/06
· votar


keys_all
Cara eu nunk vi esse DVD da Fernanda Brum!! Não sei o que ele usa não.

Keyboarder_PIBI
Mitilico

Não só eu mas tb todo pessoal do tópico queremos dar a vcs boas vindas. Tenho certeza que juntos vamos evoluir muito não só como músicos, mas tb como servos de Deus!!!!

SoulFree
Parabens por ter voltado a igreja. Agora eh recuperar o tempo perdido! LEgal encontrar um "fã" de Kirk Frankli!!! Eu me amarro mttttt no som dele!! A banda toka demais d+d+d+d+d+d+d+d+d memo!!!! Além de tudo o kra toka piano no imensa expressão!!

Mitilico
Agora mais do nunka vc vai precisar de treino! Sei que não é nada facil arranjar tempo, mas procure nas horas livres sempre estar lendo algo que te motive a tokar e se dedicar, nao digo para vc ler teoria (deixa isso pra quando vc for realmente treinar), leia cronicas, intrevistas, dicas etc. ISto te inspira e motiva a tokar!!!! Fazendo isso concerteza vc irá sentir mais gosto por tokar. Também aconselho ouvir muita musica e ver muitos DVDs!!!!!

Um abraço!!!
Tharsis

ALL Produções
Veterano
# mai/06
· votar


tiagothr
"jogava" o metrônomo do Triton Le nos fones de retorno do resto da banda (recurso do Le que é bem bacana) e soltava uma faixa em mp3.

Thiago,
tu tem certeza que o metronomo estava vindo do Triton ? É que eu tenho o Triton LE 61 e nunca ouvi falar deste recurso.
Lá na igreja nós usamos este tipo de recurso também (loop + click), só que está tudo no MD (ou mp3 player). O segredo tá na montagem desse loop (seja em Cd, mp3...enfim). Qdo for gravar ele, grave numa outra pista o click, só que com o pan virado, pois na hora do evento, você faz o mesmo na mesa. Por isso que o click só sai pra banda no phone.

Não sei se ficou clara a explicação, mas de qq. modo, se existir esse recurso que você falou no Triton, me avise como é...fiquei curioso...rss

Abraço ae

fernando tecladista
Veterano
# mai/06
· votar


ALL Produções
"jogava" o metrônomo do Triton Le nos fones de retorno do resto da banda (recurso do Le que é bem bacana) e soltava uma faixa em mp3.

ficou meio embolado aqui

uma coisa que eu fazia no meu 01/w era jogar uma trillha com um instrumento de bateria (cowbell, chimbal) para a saida D (4) , mas pelo comentario acima parece que sai do player

no triton le deve ser as mesmas saidas individual 1 e 2

Mitilico
Veterano
# mai/06
· votar


Pessoal, valeu pelas boas vindas!!! ficarei sempre ligado por aki....caso queiram add no msn, mitilico e o resto do hotmail
abraços!!

tiagothr
Veterano
# mai/06
· votar


ALL Produções
E ai Brother? blz?
Seguinte: na video aula do Aureo Galli sobre o trioton Le, ele ensina a enviar o sinal do metrônomo para uma outra saída que não a principal (L e R) do Triton Le. Meu problema é falta de tempo para re-ver essa parte. Mas vou tentar fazer isso nesse final de semana e posto novamente neste tópico, ok?
Músico de final de semana é fogo!!! Só tenho tempo de pesquisar coisas do teclado no final de semana mesmo.

Abraços,

tiagothr
Veterano
# mai/06
· votar


fernando tecladista
ALL Produções
Ok ok, não tive paciência de esperar até o final de semana. :) dei uma escapada e olhei as videos aulas. Seguinte:

Para gerenciar o metronômo do Triton Le para saídas específicas basta que você
1 - adicione um cabo extra na saída "individual 1" que fica atrás do teclado perto da saída L/R.

2 - a outra extremidade do cabo vai para o monitor de quem você quer enviar o sinal: baterista (normalmente) ou outro músico. Se estiverem "fonados" (com fone) basta mandar para o gerenciador (mesa) em um canal diferente do que o teclado está situado com a saída L/R.

3 - na função SEQ, aperte o botão F6 e vc irá para a tela de preferências.

4 - No lado direito na parte inferior há a opção BUS, que é o gerenciamento do metrônomo. Situe essa opção no número da saída auxiliar que você escolheu. No caso 1

5 - quando disparar o metrônomo ele será audível apenas no canal que estiver conectado a saída auxiliar do Le.

Problemas: obviamente, você terá que trabalhar no modo sequencer. Isso quer dizer que você pode programar os timbres combi para estar na faixa utilizada, ou salvar os efeitos que escolher em um program específico. Mas com certeza você perderá mobilidade na troca de timbres.
Com alguma preparação é bem viável. Não sei se existe um modo mais fácil de fazer a mesma coisa. Se existir por favor me passem. Mas, até então: dá certo.
Alguém pode dizer... ah, com o MD é mais fácil. Bom, pra isso tem que ter um MD. O recurso que mostrei é viável tendo apenas o Triton Le.

Se ficou algum dúvida pode mandar. Desculpem o texto longo.

Abraços,

storrecilha
Veterano
# mai/06 · Editado por: storrecilha
· votar


Pessoal,

Me deem uma força no topico
que eu criei por favorrrr!!!

Valeu fiquem com Deus

ALL Produções
Veterano
# mai/06
· votar


tiagothr

Po, blza....dessa do metronomo eu não sabia.
Mas como vc disse, a troca de timbres fica comprometida né.., mas enfim, é um recurso a mais desse excelente instrumento.

Vlw ae.

fernando tecladista
Veterano
# mai/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


tiagothr

Alguém pode dizer... ah, com o MD é mais fácil. Bom, pra isso tem que ter um MD. O recurso que mostrei é viável tendo apenas o Triton Le.

eu não entendi onde o triton e o MD se comunicam
-----------------------------------

Problemas: obviamente, você terá que trabalhar no modo sequencer
Mas com certeza você perderá mobilidade na troca de timbres

nas sequencias que eu faço e tenho que usar também o mesmo teclado pra tocar eu gravo uma trinha somente com a troca de timbres
exemplo basico: começo com piano e no refrão (compasso 36) vai entrar strings

etão na trilha 01 que está como canal midi 01 (o mesmo canal midi do modo global) eu coloco um Prg Change do piano no compasso 1 e no compasso 36 coloco um prog Change de strings
assim o sequencer já muda automaticamente o timbre sem eu ter que apertar nada

se é algum midi baixado ou copiado de algum lugar é só mudar o que tem na trilha 1 para outra trilha vazia

ALL Produções
Veterano
# mai/06
· votar


tiagothr

É mesmo,... como é que se faz para "sincar" o click do triton com o MD na hora do ao vivo ?
Isso ficou confuso.

Keyboarder_PIBI
Veterano
# mai/06
· votar


TharsisCardoso
Parabéns pelo tópico. Que Deus continue te abençoando cada vez mais!

Abraços.

Mitilico
Veterano
# mai/06
· votar


Pessoal,
Não sei se já foi discutido isso aki, pelo menos eu não encontrei...se vcs tem uns conselhos para eu tocar na igreja sozinho.....mas qdo digo sozinho, seria só o Piano mesmo...o timbre varia um pouco com um dual voice...por enquanto no PSR530 e no futuro se Deus quiser no Juno-D ou no S03.....vcs podem dizer...usa o acompanhamento do teclado....mas minha igreja se perderia no ritmo com certeza.....então como os músicos q me acompanham faltam muito ao culto então fico na mão as vezes...e sinto que o ritmo fica prejudicado....a igreja sente falta da batera. Eu nunca fui de usar pedal sustain....achava desnecessário, mas quando fiquei sozinho e usei eu percebi sua imensa utilidade. Se puderem postar uma dicas e conselhos úteis eu agradeço muito...já peguei dois livros sobre Harmonia e Improvisação que irão me ajudar muito....mas de qualquer forma se alguém tiver alguma idéia pra, ficarei muito grato...
Valeu

Scoth_Pr
Veterano
# mai/06
· votar


Mitilico

Olha amigop, já passei pela mesma situação que você. Antigamente nossa igreja tinha uma banda muito boa, onde o tecladista usava 2 teclados, e era fera em questão de instrumentos e equipamentos de áudio. Nessa época eu ainda tocava +/- , e usava um teclado arranjador PSR duzentos e alguma coisa. Um dia essa banda saiu da igreja, e´pra suprir a falta de "preenchimento" nos hinos, eu tive que fazer o máximo possível no meu teclado. Eu usava sempre ritmos pra cantar com a igreja, se a pessoa que estiver consuzindo souber o tempo certo de entrar e esperar, não se preocupe que a igreja seguirá essa pessoa. É só você dar uma ensaiada com essa pessoa antes do cultos, e é sempre bom usar o pedal de sustain pra não dar a impressão que as notas somem depois dos acordes.

Faça uma introdução do hino no teclado mesmo e tente suprir a falta dos outros músicos no que você puder.

Abração

Mitilico
Veterano
# mai/06
· votar


Scoth_Pr
Prometo que irei tentar no ensaio....digo o resultado depois....valeu irmão!!!
fica com Deus
Abraços

Jair Filho
Veterano
# mai/06
· votar


Quando for tocar sozinho, aconselho a não usar só piano acústico. Veja bem: não disse que é proibido usar....disse pra evitar usar só esse som o culto inteiro.

Procure usar eps. Como s timbres do PSR não tem "aqueeeeeele" peso, misture dois. A velha combinação piano + strings tbm funciona muito bem quando está tocando sozinho.

leo-guitar
Veterano
# mai/06
· votar


Oi galera evangelica!!!!!! tbm sou evangelico da ass. de Deus e gostaria de trocar informações com todos vcs. Sou guitarrista, e tambem toco um pouco, baixo e teclado. No momento estou aprendendo a fazer vocal.

Hammond B3
Veterano
# mai/06
· votar


Uns timbres mais cool, uns Epianos, são muito bem vindos na hora da ministração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera Gospel! Dicas e Conselhos