Galera Gospel! Dicas e Conselhos

Autor Mensagem
thiagotgc
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3
eae kra.. sumiu do MSN kra? ou me bloqueo mesmo? =(

kra... essa musik eh mto 10... eu consegui um timbre lgl nele, com o meu antigo Yamaha S03

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


alexandrespa
qdo vcs vem pro RJ?

Estarão aki dia 06/Maio no Social Meriti Club

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


ALL Produções
ta na minha agenda agora

Andre XP
Veterano
# abr/06
· votar


alexandrespa
Desculpa a demora... isso mesmo... link e Raiz em maio.

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


alexandrespa
Hammond B3

Concordo plenamente com vcs, antes de qualificacao musical eh preciso qualificacao espiritual. Creio que DEUS nao está procurando super tecladistas e sim músicos que queiram tocar para Seu louvor. Nao precisa tokr mt pra agradar a Deus, e sim precisa-se dar o melhor com sinceridade.

El_Cabong

Verdade, nos devemos treinar e se soltar um puco mais nas musicas. Para isso é preciso dedicacao e estudo, mas vale a pena! A CIFRA É A FRALDA DA MÚSICA!!!!

Hammond B3
XIIIIII, kra realmente para quem nao tm teclado igual ao que o músico do CD usa, fica dificil achar um timbre igual! Mas nao se preocupe mt com isso, ache um timbre parecido e mande ver!!!!

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso

Então, minha preocupação nem é tocar a musica igual ao CD, mais sim, achar esse timbre pra usar em outras...

é fogo, posso ter um Fantom X que não consigo esse timbre, a menos que eu faça uso do sampler rsrs

Eita XP!!!!

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Ae galera estou deixando essas dicas que peguei na net elas exemplificam as dicas postadas por mim e por vcs!

Técnica – a ginástica do tecladista
Não seja sedentário!
por Ivan Teixeira

Um atleta precisa manter a sua forma. Sua performance depende disso. Todos os dias acordam cedo, fazem alongamento, correm, saltam, nadam, levantam peso. Mantém uma vida saudável, e praticam os seus respectivos esportes todos os dias. Alguns atletas, não treinam e são excelentes, são gênios. Mas são exceções. Na música nada é diferente. É preciso praticar muito para obter bons resultados. A técnica precisa ser apurada, para conseguir executar trechos com alto grau de dificuldade com clareza e beleza. Se você é uma exceção e não precisa nada disso, eu não sei. Mas, se você precisa praticar pelo menos todos os dias, ou quer começar a praticar, deixo aqui algumas dicas:
1. Estude livros de técnica de piano clássico. Os melhores métodos para adquirir velocidade, força ou leveza, são estudos da escola clássica de piano. Ex. : POZZOLI, CZERNY, HANON, etc.
2. Exercite escalas e arpegios para aquecimento. Assim como um atleta precisa fazer aquecimento antes de entrar em uma partida, um pianista/tecladista precisa aquecer as mãos antes de começar a praticar. Execute as escalas maiores, sentido ascendente e descendente com as duas mãos simultaneamente e com divisões rítmicas diferentes: tercinas; colcheias; colcheia e semicolcheia ( sincopa ); semicolcheias.
3. Evite esforços físicos demasiados, que envolva força nos punhos, como musculação, handebol, bem como enrijecimento demasiado na musculatura dos ombros e pescoço. ( a maioria dos músculos dos braços possuem terminações e ligações com ombros e pescoço. Enrijecê-los demasiadamente pode lhe causar uma certa “amarração nos braços”, fazendo com que se perca a leveza e a coordenação motora fina, tão importante para nós, tecladista/pianistas. Todos os médicos (inclusive o meu próprio pai), recomendam que façamos alguma atividade física. De maneira nenhuma estou aconselhando os músicos a preservarem suas “barrigas de refrigerante”, nem mesmo seus “pneuzinhos” ( às vezes, “pneuzões”). Só aconselho escolherem algo que não prejudique seu trabalho, sua qualidade e seu potencial musical... Converse com um músico que tenha adquirido uma tendinite (inflamação nos tendões), veja como é difícil a recuperação e a retomada da técnica que demorou-se tanto para adquirir.
Para cada vez mais adquirir técnica, você terá que se dedicar ao instrumento. Dedicação ao instrumento requer tempo e continuidade. Desenvolva na rotina de seu dia-a-dia, um horário específico para estudar. Meia hora ? Uma hora ? Não sei qual é o tempo que você tem disponível, mas faça que este tempo para praticar jamais diminua. Se possível, aumente-o.

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3

EHh, bendito XP!! VC ja tntou usar um modulador?

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


- uma pequena dúvida a parte: "Como eu deixo as letras em Negrito, Italico ou Sublinhado?" Nunca consegui!

VALEU!

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


ALÔ PESSOAL, TÔ DEIXANDO UM TEXTO AÍ, LEIAM É MUITO INTERESSANTE!!!

“O PIANO NA IGREJA”

Logo que se descobriu que o piano era prático para a execução de música evangelística nas cruzadas do começo do século XX, ele também foi bem sucedido na igreja evangélica. Ele costumeiramente era tocado com o órgão, embora algumas vezes aparecesse por si mesmo como acompanhamento para solos ou conjuntos. Durante as duas últimas décadas, em que a música de ritmo bem acentuado começou a ser introduzida no santuário, um número crescente de igrejas das mais tradicionais começou a adicionar o piano aos seus recursos instrumentais.
Precisa ser lembrado que os pianistas enfrentam um problema único quando lhes pedem para tocar em seu instrumento o repertório típico do hinário. A página que contêm harmonia para quatro vozes não coaduna com o estilo do piano; só se estas notas forem tocadas, a contribuição desse instrumento será de fato mínima. Os primeiro pianistas que tocavam nas cruzadas de reavivamento depressa responderam a essa desafia, desenvolvendo estilo de improvisação que são semelhantes aos de música de “jazz” e outros pianistas que tocam música popular comercial. Isso foi chamado “tocar de ouvido”, e provavelmente originou-se com pessoas como Robert Harkness e Henry Barraclough, que tocavam nas reuniões evangelísticas no começo deste século, em que Charles M. Alexander era o dirigente dos cânticos. O sr. Harkness foi autor de uma série de lições de “Execução de Piano para Evangelização” que ele distribuiu como curso por correspondência, durante muitos anos, posteriormente essa série foi publicada em um só volume. Na comunidade fundamentalista em que eu cresci, esperava-se que todo pianista tocasse os hinos “de ouvido”. Em nossa maior parte, éramos autodidatas; a nossa única ajuda exterior vinha do fato de imitarmos os estilos uns dos outros.
Algumas igrejas evangélicas de hoje usam tanto o piano como o órgão em todos os culto regulares de adoração. Outras tendem a restringir o piano ao culto da noite, onde a música informal de testemunho é a norma. Obviamente, o piano contribui com efeitos musicais que não podem ser produzidos por nenhum órgão, e não há razão pela qual ele deva ser excluído do uso em todas as manifestações de adoração. Ao mesmo tempo, podemos limitar a variedade e a flexibilidade se ambos forem usados constantemente, especialmente se eles tendem a tocar exatamente as mesmas notas.
Na adoração matutina, o uso de dois instrumentos para os hinos significa que um dirigente de cânticos é um item obrigatório; se ele não funcionar, ambos os musicistas estarão tentando dirigir a congregação e provavelmente não tocarão juntos. Se um bom órgão for tocado bem e só forem usados “hinos-padrão”, o piano acrescentará muito pouco ao cântico congregacional. No culto da noite, onde um dirigente de cânticos e hinos informais são a regra, ambos os instrumentos podem ser usados com proveito. Mesmo então, é bom usar cada instrumento de per si ocasionalmente, e algumas vezes nenhum acompanhamento, bem como ambos os instrumentos em conjunto. Quando o organista e o pianista tocam juntos, se ambos os musicistas são capazes de improvisar, eles podem entrar em um acordo que em certas estrofes um tocará a melodia original e o outro acrescentará variedades melódicas, rítmicas e até harmônicas.
Os mesmo princípios se aplicam ao acompanhamento de um solo de um conjunto pequeno. Especialmente quando qualquer improvisação está envolvida, até os melhores instrumentistas precisarão de ensaios exaustivos para conseguir tocar juntos e com o solo/grupo; pode ser melhor usar o órgão em algumas vezes e o piano em outras ocasiões. Quando ambos os instrumentos forem usados como o coro, a dificuldade não é grande, visto este sempre tem um regente. Contudo, na maioria dos casos é uma autoderrota tentarem ambos os instrumentistas tocar “tudo o que há na partitura”. Pelo contrário, o ideal é que o acompanhamento seja dividido, tocando o piano as notas e ornatos de teclado (como arpejos, acorde repetidos) e o órgão suprindo os elementos mais fundamentais da música.
Em épocas mais recentes, a arte da execução ou improvisação do “piano evangélico” recebeu muita atenção dos meios de comunicação e da indústria de gravação religiosa. Nos anos em que o rádio era o principal meio de comunicação eletrônico, grande parte dos evangélicos podia identificar instantaneamente o estilo contínuo de oitavas da mão direita de Rudy Atwood, que tocava piano para o programa de rádio “Hora do Reavivamento dos Velhos Tempos” (“Old Fashioned Revival Hour”). Hoje em dia a criatividade peculiar de Tedd Smith, Dino Kartsonakis, Kurt Kaiser, Don Wyrtzen, John Innes e Ron Boud é recondecida por todos americanos. Os seus arranjos de melodiaa de hinos podem ser comprados na livraria evangélica local, e usados como prelúdios, ofertório ou poslúdios na igreja, substituindo ocasionalmente o órgão.
Os pianistas evangélicos devem também lembrar que eles não estão mais restritos do que os organistas à música baseada nos hinos. Há muita literatura padrão que é apropriada: movimentos e peças selecionadas de Beethoven, Schuvert, Mendelssohn, Schumann e Chopin, bem como de compositores mais recentes e grande quantidade de música para teclado dos períodos da Renascença e barroco, inclusive as harmonizações corais de J.S. Bach. O uso deste material em situações apropriadas contribuirá tanto para a variedade quanto para a maturidade da adoração evangélica.

(“A Música na Igreja”, Pg.252, Donald P. Hustad, Jubilate 2ª Edição 1981)

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso
ufa!! eu li tudo isso! nem acredito...


ah.....sou tecladista da Assembleia de Deus tbem! Interior do Rio de Janeiro

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Leandro Barbosa

Ehhhh!! O textinho é um pouco grande, mas é interessante!
Que legal conhecer mais um tecladista gospel!!! Junte-se a nós!!!


AE PESSOAL QUE NAO TÁ MUITO AFIM DE LER, VCS PODEM COPIAR NO WORD E LER MAIS TARDE!!! VALE A PENA EU GARANTO!!!


Se tem alguem interessado em sites com partituras, hoje eu achei o "www.clickmusical.mus.br" - talvez muitos de vcs já o conheçam, lá tem algumas patituras. não é da melhor qualidade mas é um otimo exercício!!!

Antes de eu desconectar eu gostaria de perguntar para vcs suas opinioes a respeito do Korg N364, é que eu fui num casamento e lá tinha um tecladista com esse K, o som de piano, (que era o que ele mais usava), nao tava muito bom. Aí eu fiquei em dúvida "Será que era o teclado que nao tem um bom som de piano ou era o amplificador que mudou muito o som original do teclado?" E por falar em amplificador, alguem sabe algum jeito de regular (grave, médio e agudo) o ampl. "TOUR" (uma caixa pequena, cinza, com uma telinha onde sai o som) de um jeito que fique bm no teclado.



ATÉ MAIS PESSOAL!!!
ESTOU PROCURANDO MAIS TEXTOS QUE POSSAM NOS AJUDAR, QUANDO EU ACHAR UM QUE SEJA UM POUCO MENOR E BOM EU DIGITO E POSTO!!!

alexandrespa
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso
A CIFRA É A FRALDA DA MÚSICA!!!!
ih... entao eu sou um bebê muito cagão. huahuahua
boa essa.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Sobre o teclado N364 eu sei que o timbre de piano dele é muito ruim, ams possui ótimos timbres de metais. Enfim, é um daqueles teclados que não podem ser os únicos em um Setup.

Legal esse espaço Gospel, vamos ver se conseguimos juntar um bom pessoal e deixar sempre up. Cada um podia colocar seus artistas preferidos, de que igreja é, que estilo toca, maiores influência, músico(a) preferido etc...

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/06
· votar


Scoth_Pr
Sobre o teclado N364 (...), é um daqueles teclados que não podem ser os únicos em um Setup.

falou tudo amigo! definição perfeita...


nao sei pq mas ultimamente ta uma frebre por teclados Korg. Nao sei se pelo marketing, ou nome bonito, ou aparencia do teclado...mas sei q ate "leigos" q nao sacam de marcas e nomes de instrumentos dizem coisas do tipo: "Caraaaaca...o cara toca num tecladão Korg!! É fera o cara!"

sinceramente nem os pianos do Korg triton LE eu gostei. Soam muito 'bling bling', lembra som de objeto de vidro ou um dakeles timbres Marimba, Xilophone, etc...conseguem entender a ideia q to tentando passar??

Quanto mais do n364, q alias nao nego qualidade de timbres como strings e metais.

rsrsrsr...sou meio chato pra timbres de piano

ps.: pessoal ai que ja viu o VHS ou DVD ao vivo da Cassiane, COM MUITO LOUVOR, os strings sao de um Korg N364 e os pianos de um Kurzweil PC2x...tem um Yamaha no show q eskeci o nome agora

me corrijam se eu tiver enganado com os teclados q vi, mas tenho quase certeza q sao esses sim.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Já comentei em outro tópico sobre os teclados Korg. A Korg, diferente de marcas como Roland/Yamaha/Kurzweil, se desnvolveu na área de sintetizadores. Conseguiu ótimos sons de órgão, strings, synths, mas deixou muito a desejar nos pianos, o que foi revisto no último lançamento, o OASYS. Mas nada que um bom módulo ou um sampler não resolva.

Kaiowd
Veterano
# abr/06
· votar


[b][/b]Paz do Senhor!!!!!!!!!! ae galera... estou com um problemão.... minha mulher toca teclado porém aqueles arranjos de musicas lentas, introduçoes com dedilhados e coisa e tal, ela não sabe como q faz, será q alguem ai poderia nós ajudar passa uma noção de como ela poderia formar e tipo as teclas daquele acorde que ela poderia usar....

BRIGADÃOOOOOO

GRAÇA E PAZ !!!!!!!!!!!!!!!!!

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


TharsisCardoso

Modulador??????

Como é isso? vc quis dizer módulo?

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Como é isso? vc quis dizer módulo?

Acho que sim

Kaiowd

É meio complicado explicar por computador, mas esses dedilhados geralmente seguem a formação do acorde em músicas mais fáceis. Exemplo: Acorde de C > dedilhado = Dó-Mi-Sol

Você pode também incrementar colocando mais notas como nona, quarta, décima terceira e cromatizá-las, podendo aumentar ou dimnuir 1 semitom.Ex: C9+ = Dó com nona aumentada (1 semitom acima)

tiagothr
Veterano
# abr/06
· votar


Quem é aquele tecladista do DVD de Aline Barros "Som de Adoradores"? o Cara é muito bom e a banda tem uma maturidade enorme. Não tem nada de virtuosidade, mas tudo feito com muita maturidade. Excelente DVD.

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Vou comprar meu B3 logo logo huahuahuahauhauhauha
Como eu queria que isso fosse verdade!
Só não curto as pessoas usarem o nome de Deus pra sair lucrando!
Falta de respeito

xpaulinhox
Veterano
# abr/06 · Editado por: xpaulinhox
· votar


Concordo com Hamond B3, tem muita gente usando o meio evangélico , sem compromisso algum com Deus, apenas aproveitando este ótimo filão de mercado só para ganhar dinheiro.

TharsisCardoso
Sou uma dessas pessoas que não nasceu com o dom, mas me dedico muito e tento melhorar, às vezes dá vontade de desistir pois não vejo muito resultado, mas gosto muito da musica e de tocar nem que for só pra mim.

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Hammond B3

Ops.... MÓDULO!!!!!!

xpaulinhox
Cara vc tem que continuar se esforcando, nao adianta parar. Muitas vezes nós treinamos e quando vamos tocar esperamos que toquemos perfeitamente, mas nao é bem assim. Quando falo em treinar digo em treinar anos e mais anos, nao se assuste os anos passam que vc nem ve, continue treinando vai chegar uma hora que vc vai comecar a fazer coisas que nao conseguia, vai ouvir as músicas no CD e vai falar "Poxa dava pro cara fazer isso!", vc melhora. MAS PRA ISSO NAO PODE PARAR HEIIINNNNN!!!!!!!!


tiagothr
Thiago, eu nao sei o nome dele, mas ele toca muito. É muito bom ver que existem excelentes musicos evangélicos tocando e levando a palavra cantada.
Tb acho os tecladistas, GUstavo SOares(diante do trono), Abucater (idem), EMerson Pinheiro (BAnda 4/1), otimos tecladistas. Lemabrando que Gustavo e Emerson tb sao pianistas. Os caras tokam muito.


ALGUÉM SABE SOBRE AQUELE NEGÓCIO DE MENSAGEM SUBLIMINAR QUE DIZEM TER NAS MÚSICAS DO RAIZ CORAL? EU OUVI OS PRIMEIROS SEGUNDOS DA MÚSICA Nº6 (PEQUENA LUZ - INFANTIL), E OUVI UMA FRASE MEIA PARECIDA COMO: "Brilha Satanás"?
O QUE ACONTECEU????


UM ABRACO! A PAZ DO SENHOR!
tHARSIS CARDoSO

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


ESTE TEXTO FOI TIRADO DO SITE: www.mvhp.com.br


Capítulo 7: As Duas Mãos

Quando tocamos, algumas coisas deverão ficar bem claras:

Na sua opinião,quando tocamos nós estamos solando (tocando a melodia e harmonia), acompanhando alguém cantando ou algum instrumento solando ou estamos acompanhando um conjunto com vários outros instrumento musicais ?

Bom se você achou que todas se encaixam, você errou! O método mais apropriado que servirá de grande auxílio para sua aprendizagem é se você colocar na cabeça que quando tocamos estamos acompanhado alguém cantando ou algum instrumento solando e estamos acompanhando um conjunto com vários instrumentos musicais.

Este método resume-se em uma única maneira de harmonia:


Na mão esquerda com acordes abertos,
Na mão direita com acordes na 1a inversão.


Mão Esquerda (Acorde Aberto)

Um acorde aberto é necessário na mão esquerda pois com esta mão geralmente toca-se os sons mais graves, consequentemente, se tocarmos o acorde na sua posição fundamental soará de maneira ofuscada.

Quanto mais grave for um acorde, mais aberto deverá ser sua formação

Um acorde aberto abrange uma oitava, no caso de C até C:

é formado por:

a) Nota fundamental do acorde C;

b) Quinta G;

c) Nota fundamental do acorde uma oitava acima C;

Acorde de C:

C - G - C

E isto serve para todos os demais acorde da escala e também para outras escalas.


Mão Direita (acorde na 1a inversão)

A mão direita tocará o mesmo acorde, no caso C, na primeira inversão, arpejado ou batido.

a) Segunda nota do acorde (E)

b) Terceira nota do acorde (G)

c) Nota fundamental uma oitava acima (C)

E - G - C



ESPERO QUE ESTAS DICAS POSSAM AJUDAR!!!!
FALO!!!

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


Se tem alguem interessado em sites com partituras, hoje eu achei o "www.clickmusical.mus.br" - talvez muitos de vcs já o conheçam, lá tem algumas patituras. não é da melhor qualidade mas é um otimo exercício!!!

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


PESSOAL QUE PARTICIPA DO "GALERA GOSPEL, DICAS E CONSELHOS:

A minha citação:

ALGUÉM SABE SOBRE AQUELE NEGÓCIO DE MENSAGEM SUBLIMINAR QUE DIZEM TER NAS MÚSICAS DO RAIZ CORAL? EU OUVI OS PRIMEIROS SEGUNDOS DA MÚSICA Nº6 (PEQUENA LUZ - INFANTIL), E OUVI UMA FRASE MEIA PARECIDA COMO: "Brilha Satanás"?
O QUE ACONTECEU????


não tem como fim abrir um debate sobre este assunto, visto que este já foi esclarecido em outro tópico.
Peço que esse assunto não se propague no tópico, pois creio que não é intenção de nenhum de vocês redebater este tema, uma vez que este espaço é para crescimento musical e ético dos músicos participantes.

Achei por bem fazer esta citação, depois de ter lido o tópico referente ao assunto e ter encontrado discussões não objetivas e pouco maturas. Portanto fica claro que a resposta à minha citada pergunta não precisa ser respondida, pois já estou ciente do assunto.

Desculpe o transtorno e peço que continuem postando suas mensagens. Vamos deixar este tópico up!!!! Um abraço e até mais!

TharsisCardoso
Veterano
# abr/06
· votar


ah! se vocês quiserem conhecer um pouco mais sobre a minha igreja (que nao é mt conhecida) podem acessar o site: http://www.icpb.com.br/home.htm

Jair Filho
Veterano
# abr/06
· votar


Sou evangélico, da Assembléia de Deus em Santos-SP. Não sou nenhum expert na área, mas ouso dar um conselho para os músicos evangélicos.

Cresçam tanto no conhecimento técnico como no conhecimento de Deus. Busquem aperfeiçoamento no seus instrumentos, teoria musical, estruturas harmônicas, harmonia, improvisação, arranjo, leitura de partituras, etc.......mas não se esqueçam da leitura bíblica diária, oração e jejum. Tudo isso, quando praticado, o torna diferente. Não nos esqueçamos que o nosso objetivo principal não é fazer a melhor música ( não usem isso de muleta ) mas sim levar as pessoas ao conhecimento de Deus através da música.

Pra quem quiser conversar mais sobre o assunto, jairxgfilho@bol.com.br

Leclaudino
Veterano
# abr/06
· votar


Dez este tópico. Realmente temos que aparecer.

Frequento a igreja Sara Nossa Terra em Campos/RJ mas de mudança para Minas Gerais. Toco Teclado e violão.

alexandrespa
Veterano
# abr/06 · Editado por: alexandrespa
· votar


S'imbora!
paz pra todos nessa nova semana!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera Gospel! Dicas e Conselhos